Wellington representa o Maranhão na 7ª Reunião do Parlamento Amazônico em Belém-PA

wellbelem1Na última quinta-feira (19), o deputado estadual Wellington do Curso esteve em Belém (PA), representando o Maranhão na VII Reunião do Parlamento Amazônico. Além do deputado Wellington, participaram do evento os deputados Júnior Verde (PRB) e Hemetério Weba (PV), além de parlamentares de vários outros estados.

“Essa é a 7.ª vez em que representamos o Maranhão nas reuniões do Parlamento Amazônico. Com isso, temos a oportunidade de discorrer sobre os investimentos na Amazônia Brasileira, uma discussão nacional, mas que reflete em nosso estado. Apesar de a Amazônia maranhense sofrer com os desmatamentos, com a retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão e caça excessiva, a biodiversidade ainda é típica em nossa região, o que muito nos honra. Por isso, estamos aqui para debater e propor ações pautadas em uma visão sustentável e que almejam ao zelo por aquilo que é patrimônio de todos: o meio ambiente”, ressaltou o deputado Wellington.

wellbelem

Sobre a reunião do Parlamento Amazônico

O evento iniciou às 09 horas, na Assembleia Legislativa do Pará, e estendeu-se pelo restante da manhã, tendo por palestra inicial a discussão sobre a ““Integração regional com uma nova matriz de desenvolvimento, com a participação da SUDAM e do BASA”, ministrada pelo Dr.Inocêncio Gasparim (diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de atração de Investimentos da SUDAM) e pelo presidente do BASA, Marivaldo de Melo. Posteriormente, discutiu-se sobre “Uma nova rota para o oceano pacífico (passando pela a Amazônia) Manta/Manaus”, tendo por palestrantes José Roberto da Silva, diretor presidente do Porto Providência (Equador); o deputado Sinésio Campos (presidente do Parlamento Amazônico) e do Senador Sérgio Petecão (PSD/AC). O ciclo de debates foi concluído com a palestra “Exploração mineral em áreas indígenas”, que teve por mediador o deputado federal Édio Vieira Lopes- relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, encarregada de proferir parecer do PL 1610, que trata da exploração de recursos minerais em Terras Indígenas.

COMENTÁRIOS

Mensagem da cúpula da Segurança para a População maranhense

 

COMENTÁRIOS

Câmara irá arquivar representação contra Waldir Maranhão

waldir-maranhaoEm mais um sinal de apoio à manutenção do deputado Waldir Maranhão (PP-MA) como presidente interino da Câmara, o PSD — um dos partidos que integra o “centrão” — retirou o apoio à representação contra ele no Conselho de Ética da Casa. No último dia 9, o PSD e o DEM representaram contra ele no conselho, pedindo a cassação do seu mandato em razão do ato que assinou anulando a votação do impeachment na Casa. Até esta sexta-feira o documento não tinha sido enviado ao órgão, e a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Casa disse que há um problema em relação à assinatura dos representantes do DEM. Por isso, a representação será arquivada pela Casa.

O “centrão” articulou com Maranhão que ele continuará interino, mas dentro de uma solução de “gestão compartilhada” da Casa: Maranhão fica com o título de interino, mas quem preside as sessões são outros integrantes da Mesa Diretora. Na última quarta-feira quem presidiu foi o segundo vice-presidente, Fernando Giacobo (PR-PR).

 

 

Pelo PSD, tinha assinado a representação o presidente licenciado da legenda, ministro Gilberto Kassab. De acordo com o presidente em exercício do PSD, Guilherme Campos, a saída do partido da representação se deu em atendimento a um pedido do líder da legenda, Rogério Rosso (DF). Ele explica que, como o próprio Maranhão revogou o ato de suspensão do impeachment no mesmo dia e aceitou não conduzir as sessões plenárias da Câmara, o partido retirou o apoio.

– Ninguém mais do que nós nos sentimos feridos com aquela equivocada é revoltante decisão, mas ele revogou o ato, pediu desculpas e aceitou se afastar da condução dos trabalhos no plenário. Muitos técnicos e juristas entendem que o objeto da ação pode ter sido prejudicado. Nós entendemos que a Câmara precisa de estabilidade e normalidade para votar as matérias que serão enviadas em breve pelo presidente Temer e as demais já em tramitação na Câmara – disse Rosso acrescentando:

– Preferimos aguardar os próximos dias para ver se a estabilidade pretendida se confirma. Caso contrário, o partido ingressará com uma ação própria contra Maranhão, porém, em outros termos, argumentos e dispositivos constitucionais e legais.

No caso do DEM, assinaram o vice-presidente do partido, Mendonça Filho (PE), que é ministro da Educação, e o líder, Pauderney Avelino (AM). Segundo informação da Secretaria-Geral da Mesa, quem tem que assinar a representação é o presidente da legenda, José Agripino Maia (RN). O vice-presidente poderia, desde que apresentasse também uma procuração do presidente. Segundo os assessores, falta apenas a assinatura de Giacobo para que a representação vá para o arquivo.

A representação foi usada pelos partidos como pressão para que Maranhão renunciasse. O presidente interino da Casa anulou o próprio ato na noite de segunda-feira. Dentro de seu partido, também foi aberto um a processo de expulsão, mas muitos deputados acreditam que ele não seguirá adiante. Maranhão resistiu e tem avisado que não renunciará ao posto. A solução encontrada pelo “centrão” foi mantê-lo no cargo, mas como uma espécie de “rainha da Inglaterra”.

Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Secretário de Infraestrutura do Estado manifesta indignação com notícia caluniosa

clayton noletoO Secretário de Estado da Infraestrutura Clayton Noleto expressou indignação ao tomar conhecimento de notícia caluniosa em “blog”, sobre supostas irregularidades em contratos estabelecidos com a empresa Pactor, que presta serviços de manutenção e conservações de rodovias estaduais ao Governo do Maranhão.

Clayton Noleto esclareceu que a empresa participou da licitação, ainda no governo anterior, e venceu o certame para prestar os serviços considerados de natureza contínua, que podem ser aditivados por iguais e sucessivos períodos, de acordo com o art. 57 da Lei 8.666, que trata dos processos licitatórios.

“Para não ocorrer prejuízo à sociedade com a paralisação dos serviços, aditivamos os dois contratos de 2013 para a manutenção e conservação de rodovias, nas regionais de Grajaú e Santa Inês, rigorosamente dentro da lei”, frisou Noleto.

O Secretário voltou a reiterar que a relação da Secretaria de Estado da Infraestrutura, com as empresas contratadas, se baseia no mais estrito cumprimento da Lei e dos princípios da Administração Pública, e que não aceita qualquer tipo de ilação caluniosa e difamatória contra os princípios éticos, morais e legais empregados na gestão da pasta. “A liberdade de expressão é um importante direito democrático, mas não significa autorização para criar e divulgar mentiras”, destacou Clayton Noleto, acrescentando que a sociedade não compactua com esse tipo de comportamento obscuro e oportunista.

Sobre as providências, o Secretário de Estado da Infraestrutura informou que tomará as medidas judiciais cabíveis, para que os autores das informações caluniosas e sem fundamento sofram as consequências da prática de seus atos, dentro dos rigores da Lei.

“Vamos representar criminalmente e também entraremos com uma ação de danos morais, não permitindo jamais que práticas como esta venham a prejudicar o trabalho sério, transparente e honesto em favor dos maranhenses”, finalizou o secretário.

COMENTÁRIOS

Prorrogado prazo de vacinação contra H1N1 no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), anunciou na manhã nesta sexta-feira (20) a prorrogação do prazo de vacinação contra o vírus Influenza A, transmissor da gripe H1N1, no Maranhão. O anúncio foi formalizado em reunião da Comissão Intergestores Bipartide (CIB), que incorpora representantes do estado e dos municípios em encontros mensais, onde são feitas as pactuações entre os gestores.

“A nossa pauta em CIB é extensa, mas uma das principais que gostaria de ressaltar, é o fato de que o Maranhão estenderá a campanha de vacinação contra a influenza A por mais 15 dias em todo o estado. Convocamos a população englobada no público prioritário a procurar os postos de saúde para imunização, agindo de maneira preventiva e segura”, pontuou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

vacina

A campanha nacional foi encerrada nesta sexta-feira (20), porém, segundo comunicado do Ministério da Saúde (MS), os números relacionados à quantidade de pessoas vacinadas poderão ser incluídos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) até o dia 10 de junho. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde para os grupos prioritários da campanha. Ao todo, são 1.794 postos de vacinação, sendo 158 na capital, São Luís, distribuídos em 62 Unidades de Saúde e 96 postos volantes.

A campanha é direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros. Até a manhã desta sexta-feira, a cobertura vacinal da campanha apontava 67% da meta.

 

 

COMENTÁRIOS

“Quero garantir à população que a cultura da paz vai vencer”, diz governador Flávio Dino

fdpazO governador Flávio Dino pronunciou-se na manhã desta sexta-feira (20) sobre os episódios de incêndios criminosos a ônibus registrados em São Luís. Ele garantiu que o sistema de segurança do Governo está totalmente mobilizado para garantir a paz e evitar qualquer tipo de ocorrência, especialmente no período da noite. “Nós estamos neste momento com a cidade em absoluta normalidade porque há essa mobilização. E nós estamos prontos exatamente a continuar aquilo que temos feito”, destacou.

Flávio Dino reuniu com dirigentes do sistema de segurança pública e penitenciária ainda na madrugada, e imediatamente providências foram tomadas no que se refere à identificação dos mandantes da determinação criminosa. “Eu quero pedir à população muito especialmente, que não leve em conta boatos, mensagens falsas, porque essa é uma estratégia, inclusive desses grupos criminosos, quando eles buscam criar uma instabilidade na ordem pública eles se utilizam muito especialmente do WhatsApp”, enfatizou.

De acordo com Flávio Dino, o Governo está com todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, com engajamento da Guarda Municipal, com a colaboração determinada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Quero garantir a população que vamos vencer essa etapa, e que a cultura da paz vai vencer, que as pessoas de bem podem ter a tranquilidade que nós vamos, progressivamente, com a autoridade da lei, garantir que essas organizações criminosas deixem de atuar como infelizmente vem atuando há muitos anos no Maranhão”, ressaltou.

O governador reiterou também que o Governo tem uma atuação clara e determinada de enfrentamento ao poder das organizações criminosas, tanto que não se registrava uma ocorrência desse tipo há 17 meses. “Nosso Governo está tomando todas as medidas para retomar a autoridade do Estado sobre o sistema penitenciário e garantir paz nas ruas no que se refere a esse tipo de ocorrência”, explicou.

Ele esclareceu, ainda, que o comando para os ataques foi emitido por uma das gangues que comandam o Maranhão há décadas, mas que houve uma atuação imediata do sistema policial, frustrando outras ocorrências e culminando na prisão em flagrante de pessoas portando instrumentos que foram usados na prática de crimes, alguns destes, inclusive, já haviam participado, ainda no governo passado, em 2013 e 2014, deste tipo de ataque. “Aproximadamente são oito presidiários, integrantes de uma facção, envolvidos diretamente nesta ocorrência”, informou.

Avanços na segurança

O governador Flávio Dino citou também os esforços que vem sendo realizados para recuperar a autoridade do Estado na área da segurança pública. Ele realçou as ações para garantir maior eficácia, como a incorporação de 1500 novos policiais, novas viaturas e novas armas, além da organização do sistema penitenciário. “Nós, muito recentemente, tivemos o fato histórico de um ano sem nenhum homicídio no sistema penitenciário. Isso mostra exatamente que nós estamos recuperando a autoridade do estado que estava degradada”, frisou.

COMENTÁRIOS

Presos suspeitos de ataques a ônibus em São Luís

Suspeitos pelos ataques a ônibus ocorridos na noite desta quinta-feira (19), foram presos na madrugada desta sexta-feira (20). De acordo com a Secretaria de Segurança do Maranhão,  ao todo, 14 pessoas foram detidas, dentre eles, cinco homens e duas mulheres.

Na noite de ontem (19), quatro ônibus foram incendiados, no Jardim Tropical (São José de Ribamar), na Vila Cafeteira (área do Maiobão, em Paço do Lumiar), na Raposa e na Liberdade. Aconteceram também duas tentativas frustradas, na Cidade Verde e Vila Marly Abdalla (ambos bairros de Paço do Lumiar).

Em entrevista ao ‘Bom Dia Mirante’ , o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, garantiu que todo o efetivo foi acionado para garantir a segurança da população e que os esforços são para identificar os mandantes dos ataques. As ordens, que de acordo com Portela, partiram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Logo mais a tarde, a Secretaria de Segurança fará a apresentação dos suspeitos para a Imprensa.

Daqui a pouco, mais informações.

vagabundos

COMENTÁRIOS

ABSURDO:Prefeitura de Buriticupu vai gastar mais de 5 milhões para mobiliar apenas quatro Secretarias

buriticupuPelo visto, a cidade de Buriticupu, administrada pelo Prefeito José Gomes (foto), está com “dinheiro sobrando” no caixa. Isso mesmo!  Simplesmente, quatro contratos firmados pela prefeitura de Buriticupu no valor total de R$ 5.096.054,00 (cinco milhões, noventa e seis mil e cinquenta e quatro reais) apenas para a aquisição de móveis e eletrodomésticos para quatro secretarias do município, foram publicados no Diário Oficial do Estado de 1º de abril de 2016.

Enquanto a cidade agoniza com o desgoverno do Prefeito, ele se preocupa apenas em mobiliar, com tudo do bom e do melhor, quatro secretarias escolhidas a dedo. Porque será?  Qual a explicação para isso? Enfim…

As empresas “sortudas”, foram: J. R. P. Silva Eletrodomésticos, CNPJ nº 41.488.941/0001-01 e MC.WC. Moveis Ltda – EPP, CNPJ nº 02.178.899/0001-62, cada uma com dois gordos  contratos.

A empresa J. R. P. Silva Eletrodomésticos, fechou um contrato com a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento no valor de R$ 130. 630,00 (cento e trinta mil, seiscentos e trinta reais) e outro com a Secretaria Municipal de Educação no valor de R$ 2.664.615,00 (dois milhões, seiscentos e sessenta e quatro mil, seiscentos e quinze reais).

Já a empresa MC.WC. Moveis Ltda firmou contrato com a Secretaria Municipal de Assistência Social no valor de 1.138.420,00 (hum milhão, cento e trinta e oito mil, quatrocentos e vinte reais) e com a Secretaria de Saúde totalizando R$ 1.162.659,00 (hum milhão, cento e sessenta e dois mil, seiscentos e cinquenta e nove reais).

contrato buriticupu

Com informações do Blog Marcelo Vieira, com edição

COMENTÁRIOS

DIRETO DO MARANHÃO: Guaraná Jesus chega a São Paulo, Minas e Paraná

jesusDe cor rosa, com sabor doce e peculiar, o Guaraná Jesus é um refrigerante típico do Maranhão e ícone do Estado nordestino.

A bebida, que só era comercializada em sua terra natal e em alguns estados da região, agora também estará disponível para cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Os consumidores poderão encontrar o Guaraná Jesus nas prateleiras dos supermercados em latas com 350ml por um preço sugerido de R$ 4,65.

Embora o produto fosse exclusivo de alguns estados do Nordeste, o turismo na região não permitiu que sua fama ficasse restrita a população local.

Os diferenciais de cor e sabor chamaram a atenção de quem visitava o local e a internet fez o papel de viralizar a bebida há um tempo.

“Hoje, mesmo sendo ainda um produto regional, o Guaraná Jesus é adorado por consumidores do Brasil inteiro. Na área da Coca-Cola FEMSA Brasil isso não é diferente e estamos contentes por poder trazer mais esta opção de sabor diferenciado para nosso consumidor”, comemora o gerente de marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil, George Leite.

Segundo o gerente, o lançamento aumenta as opções no portfólio da empresa para um segmento tão importante como é o de produtos premium. “A chegada do Guaraná Jesus possibilita que os consumidores da nossa área possam ter acesso a essa bebida cujo sabor típico e prestigio estão consagrados no Nordeste”, concluiu George.

Época.Com

COMENTÁRIOS

Ônibus são incendiados em ataques no Maranhão

Três ônibus foram incendiados no início da noite desta quinta-feira (19) na região metropolitana de São Luís.

Segundo informações do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, os ataques tiveram início por volta das 19h30 na Vila Roseana Sarney, no município de Paço do Lumiar, e nos bairros da Cidade Operária e Liberdade, na capital.

onibus33

“Confirmados nós tivemos apenas esses três primeiros ataques que foram na área de Paço do Lumiar, Cidade Operária e Liberdade em São Luís”, revelou o secretário de Segurança do Maranhão.

Ainda conforme o secretário, equipes especiais das Polícias Militar e Civil, além do Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Serviço de Inteligência já foram acionados para tentar conter novos ataques em São Luís. “Nós já acionamos todas as polícias e isso inclui o pessoal da Civil e Militar, e mais o GTA e o Serviço de Inteligência para fazer a segurança”.

Por telefone, o assessor de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema), Ciro Mineiro, disse ao G1 que a ordem a partir de agora é recolher todas as frotas de ônibus que circulam em toda a região metropolitana da capital a fim de evitar novos ataques. “A direção do sindicato se reuniu e achou propor o toque de recolher em todas as linhas até no máximo dez horas da noite”, finalizou.

Informações do G1 Maranhão

COMENTÁRIOS