AOJE-MA lança campanha e cobra do TJMA prorrogação de concurso para ampliar nomeações

A Associação dos Oficiais e Oficialas de Justiça Estaduais do Maranhão (AOJE-MA) iniciou uma mobilização pública em defesa da prorrogação, por mais dois anos, da validade do concurso do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizado em 2024. A proposta é garantir mais tempo para que os candidatos aprovados possam ser convocados e fortalecer o quadro de servidores do Judiciário maranhense.

A decisão de lançar a campanha foi aprovada durante reunião plenária da entidade, realizada na última quinta-feira (18), e faz parte de um compromisso firmado entre a AOJE-MA e a Comissão de Mobilização dos Aprovados no concurso.

Com o slogan “Alô, TJMA! Prorrogação Já!”, a campanha será concentrada principalmente nas redes sociais, buscando sensibilizar a administração do Tribunal sobre a importância da renovação da validade do certame e ampliar o apoio da sociedade à iniciativa.

Segundo a associação, todo o trabalho será acompanhado pelas assessorias jurídica e de comunicação da entidade, que atuarão na defesa da proposta junto aos órgãos competentes e na divulgação das informações sobre a campanha.

A AOJE-MA ressalta que a prorrogação não beneficiaria apenas os aprovados para o cargo de oficial de justiça; a medida, também, poderá contemplar candidatos de outras carreiras do quadro efetivo do TJMA, permitindo futuras nomeações sem a necessidade imediata de um novo concurso e contribuindo para recompor o número de servidores da Justiça estadual.

A expectativa dos aprovados é que o Tribunal de Justiça analise o pedido nos próximos meses. Para eles, a extensão do prazo de validade representa uma oportunidade de ampliar o aproveitamento dos candidatos já aprovados e atender às necessidades da estrutura do Judiciário maranhense.

COMENTÁRIOS

Gestão histórica: Bacabal vai ganhar maternidade regional de alta complexidade

Bacabal viveu, nesta sexta-feira (19), um momento histórico para a saúde pública com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Maternidade Regional de Alta Complexidade. A solenidade foi realizada na Avenida João Alberto, ao lado do IFMA, local onde a maternidade será construída, e reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além da população em geral.

O equipamento será uma Maternidade Porte II, com 150 leitos, e integra os investimentos do Novo PAC Saúde. O projeto representa um dos maiores aportes da história recente da saúde materno-infantil na região, com investimento total de R$ 153 milhões, sendo R$ 60 milhões destinados às obras e R$ 93 milhões à aquisição de equipamentos, além de contrapartidas do Governo do Maranhão e da Prefeitura de Bacabal. Durante a solenidade, o Secretário Adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, representante do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, destacou a dimensão da obra e seu impacto regional.

“É uma das maiores obras do PAC Saúde, com orçamento direto de 153 milhões de reais. É a garantia do cuidado, prefeito, não só das mulheres de Bacabal, mas da região vizinha. De forma que nós entendemos pela nossa pactuação regional, iremos atender 2 milhões de habitantes, as gestantes no período do parto e pós-parto e quando precisar. Temos também ali uma estrutura de UTI neonatal e pediátrica.”

A nova maternidade será referência em atendimento de média e alta complexidade para Bacabal e toda a região do Médio Mearim, alcançando também municípios das regionais de Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Zé Doca, somando cerca de 82 municípios e uma população estimada em aproximadamente 2 milhões de habitantes.

O governador Carlos Brandão destacou a parceria entre os entes federativos e a importância estratégica do investimento para o Maranhão.

“Uma das maiores maternidades do estado do Maranhão. É uma parceria do Governo Federal, através do presidente Lula, do Governo do Estado e do Governo Municipal. O Roberto nos doou este terreno aqui, que ele conseguiu com a UFMA. Essa maternidade será construída na Avenida João Alberto, ao lado do IFMA e vai atender mais de 2 milhões de pessoas.”

A estrutura da unidade contará com atendimento humanizado e serviços de alta complexidade, incluindo urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, internação hospitalar, terapia intensiva, atendimento ambulatorial, banco de leite humano, salas de acolhimento para vítimas de violência, além de suítes para pré-parto, parto e pós-parto e centros de parto normal intra-hospitalares.

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, ressaltou o significado do momento para o município e para toda a região.

“Para nós é a realização de um grande sonho da nossa cidade e da nossa região. Essa maternidade vai garantir a vida das nossas gestantes e todas as crianças que, em algum momento, precisarem de um tratamento de alta complexidade. Teremos UTIs garantidas para crianças, UTI materna garantida para as mães. E dessa forma, com nossa união com o presidente Lula e o governador Brandão, temos construído coisas importantes para nossa cidade e, acima de tudo, garantido saúde de qualidade para toda a nossa população”, disse o gestor.

A solenidade também contou com a entrega de 306 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), além da entrega de três motocicletas para mototaxistas e motofretistas, por meio do Programa Avança Maranhão, reforçando o conjunto de ações integradas de fortalecimento da saúde e da mobilidade no município.

COMENTÁRIOS

TRE-MA cassa mandatos do prefeito e vice-prefeito de São João Batista

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, nesta quinta-feira (18), cassar os mandatos do prefeito de São João Batista, Emerson Livio Soares Pinto, conhecido como Mecinho (Republicanos), e do vice-prefeito Willame Barros (PSDB). A decisão foi tomada durante sessão plenária da Corte Eleitoral após o julgamento de recurso relacionado às eleições municipais de 2024.

A ação teve origem em um recurso apresentado pela coligação do então candidato Carlos Figueiredo, adversário político da chapa vencedora no pleito. Em primeira instância, o pedido de cassação havia sido julgado improcedente pela Justiça Eleitoral. No entanto, a decisão foi reformada pelo TRE-MA após análise do recurso.

Durante a tramitação do processo, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se favoravelmente à cassação dos mandatos. A relatora do caso, desembargadora eleitoral Rosângela Prazeres, votou pela procedência da ação, entendimento que foi acompanhado pelos demais membros da Corte.

Segundo os autos, Mecinho e Willame Barros foram acusados de práticas consideradas ilícitas durante o período eleitoral, incluindo compra de votos, contratações irregulares e realização de serviços com potencial impacto na disputa eleitoral. Para o tribunal, houve configuração de abuso de poder político e econômico, o que motivou a cassação da chapa eleita.

A decisão representa uma reviravolta no cenário político de São João Batista, já que os gestores haviam sido eleitos pela coligação “Unidos Para Fazer Mais”. O julgamento foi unânime entre os integrantes do TRE-MA.

Apesar da decisão, o caso ainda não está encerrado. A defesa do prefeito e do vice-prefeito poderá recorrer às instâncias superiores da Justiça Eleitoral, buscando reverter a cassação. Os detalhes completos do acórdão e os fundamentos jurídicos da decisão deverão ser conhecidos após a publicação oficial do julgamento.

A cassação dos mandatos abre um novo capítulo na política do município da Baixada Maranhense e pode provocar mudanças significativas na administração local, dependendo dos desdobramentos judiciais que ocorrerão nos próximos dias.

COMENTÁRIOS

Presidente nacional do União Brasil reafirma apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo

O presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, e o líder da legenda na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes, reafirmaram nesta terça-feira o apoio do partido à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026.

A manifestação ocorreu por meio de um vídeo gravado em Brasília, com a presença do próprio Orleans, poucas horas após o anúncio do deputado federal André Fufuca (PP) como pré-candidato ao Senado Federal na chapa encabeçada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), pré-candidato ao Palácio dos Leões. PP e o União Brasil integram a federação União Progressista.

Durante o encontro, Antonio de Rueda e Pedro Lucas Fernandes reiteraram o compromisso do União com a candidatura do emedebista, fortalecendo a construção de uma aliança política para a disputa estadual.

Ao comentar a manifestação de apoio, Orleans Brandão destacou a união do grupo político e a confiança no projeto que vem sendo construído para o Maranhão.

“Um time unido, com propósito e compromisso com o Maranhão. Hoje estive ao lado do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e do presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, que reafirmaram o apoio ao nosso projeto. Um projeto que acredita no trabalho, nos resultados e em fazer ainda mais pelo nosso estado. Seguimos juntos, com a força da juventude e um time preparado, com compromisso, lealdade e respeito ao povo maranhense. Vamos continuar avançando”, afirmou.

 

COMENTÁRIOS

Arraial da Assembleia reúne grande público e celebra cultura, inclusão e tradição na noite de abertura

Arraial da Assembleia reúne grande público e celebra cultura, inclusão e tradição na noite de abertura

A primeira noite do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (18), foi marcada por grande participação popular, muita animação e uma programação que exaltou a riqueza da cultura maranhense.

O evento, aberto oficialmente pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (MDB), reuniu parlamentares, autoridades, artistas e centenas de famílias que prestigiaram as apresentações culturais e a estrutura preparada para receber o público.

Prestigiaram a abertura, os deputados Davi Brandão (MDB), Ariston (MDB), Glalbert Cutrim (MDB), Antônio Pereira (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Júnior Cascaria (Republicanos), Dr. Yglésio (PRTB),  Wellington do Curso (PSD) e Kekê Teixeira. Eles destacaram a importância do arraial como espaço de integração entre o Parlamento e a população.

Também compareceram ao espaço junino, o secretário de Estado de Cultura, Abimael Berredo; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe, além dos artistas humoristas Dijé e Clarisse, da Companhia Pão com Ovo.

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, a presidente Iracema Vale destacou que o arraial foi planejado para ser um espaço seguro, acessível e acolhedor para todas as famílias. A parlamentar também ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa e do governador Carlos Brandão com a valorização da cultura popular maranhense. Aniversariante do dia, a principal anfitriã da festa foi homenageada com um bolo, ‘parabéns a você’ cantado em ritmo de toada pelo Boi de Axixá e pelo carinho do público.

 “O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui, na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.

A programação de abertura levou ao palco grupos tradicionais do São João maranhense, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradições, como o Forró Pé de Serra – Raimundinho, Quadrilha Juventude do Sertão, Boi Valente da Ilha, Boi D’Itapari, Dança Portuguesa Vira Luzitanos, Companhia Vem BB, Boi de Upaon-Açu, Boi de Axixá, Boi da Pindoba, Boi de Morros e o Boi Tamarineiro.

Gastronomia típica

Além das atrações culturais, a gastronomia foi um dos grandes destaques da noite. Barracas e carrinhos instalados no espaço ofereceram pratos típicos da culinária maranhense, como arroz de cuxá, peixe frito, tortas de camarão e caranguejo, mingau de milho e outras iguarias.

A iniciativa também fortaleceu a economia local, com a participação de empreendedores dos programas Mais Renda e Minha Renda, gerando oportunidades de trabalho e renda para dezenas de famílias. O público elogiou a organização, a limpeza e a variedade de opções oferecidas no arraial.

Estrutura

Outro diferencial destacado pelos visitantes foi a estrutura de acessibilidade e inclusão, com espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência, rampas de acesso, intérpretes de Libras e áreas adaptadas para garantir conforto e participação de todos.

As famílias também aprovaram o Espaço Kids, que disponibiliza gratuitamente brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas e escorregadores infláveis, garantindo diversão para as crianças em um ambiente seguro.

Segurança

A segurança foi reforçada com a atuação integrada do Gabinete Militar da Assembleia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de saúde. Cerca de 100 agentes participam da operação, que conta ainda com ambulância de prontidão, equipe médica multidisciplinar e sistema de transporte gratuito entre o estacionamento do Multicenter Sebrae e o local do evento.

Aprovação

Com uma combinação de cultura, lazer, inclusão social, segurança e geração de renda, o primeiro dia do Arraial da Assembleia confirmou o sucesso da festa e reforçou sua posição como uma das mais aguardadas programações do calendário junino maranhense.A programação segue até domingo (21), com mais de 40 atrações e entrada gratuita para toda a população.

Confira a programação do Arraial da Assembleia para esta sexta-feira (19):

17h30 — Cofo de Sotaques

18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa

18h30 — Boi Mirantes da Ilha

19h10 — Companhia Encantar

20h — Quadrilha Alegria Caipira

20h30 — Boi Estrela da Cohab

21h15 — Boi de Nina Rodrigues

22h — Cacuriá do Jhon

23h — Boi da Lua

0h — Boizinho Barrica

1h — Boi Pirilampo

1h45 — Boi de Maracanã

COMENTÁRIOS

Professor Marco Aurelio assume mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão

Professor Marco Aurelio assume mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão

O Professor Marco Aurélio (PSB) assumiu, na manhã da última quarta-feira (17), o mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Ele assume o lugar do deputado Carlos Lula (PSB), que pediu licença das atividades parlamentares nos termos do artigo 72, inciso II e III do Regimento Interno da Casa.

A posse do novo deputado foi feita pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Antônio Pereira (MDB), que conduzia os trabalhos da sessão plenária.

Após o rito de praxe da posse, Professor Marco Aurélio, em seu pronunciamento, afirmou que chega ao Parlamento estadual com humildade e responsabilidade, honrando os votos que recebeu.

“É uma enorme honra retornar a este Parlamento, de cuja história fiz parte em duas legislaturas. E eu agradeço a Deus por este momento de voltar com a experiência que tive ao longo de toda a minha trajetória. Comecei na sala de aula, disputei eleições, perdi várias, até que fui eleito vereador de Imperatriz. Depois, fui eleito deputado estadual e, aqui nesta Casa, fui liderado por pessoas a quem tenho grande gratidão, a quem tenho grande amizade e eterno reconhecimento, a exemplo do presidente Humberto Coutinho, a exemplo do presidente Othelino Neto. E aqui fiz grandes amigos”, assinalou Professor Marco Aurélio.

Ele acrescentou que a política é boa, porque dá oportunidade de fazer grandes amigos: “E nós, ao longo dessa caminhada, nas duas legislaturas, pudemos transformar muitos sonhos em realidade. Eu destaco o principal deles, que é a luta pela criação da UemaSul, que, junto com o Flávio Dino e com a comunidade acadêmica, nós tivemos a honra de transformar a realidade do ensino superior em nossa Região Tocantina, ampliando portas, criando inúmeras novas vagas, novos cursos e novos campi”.

Professor Marco Aurélio proferiu palavras de gratidão ao deputado Carlos Lula e a diversas personalidades políticas do Estado, destacou a importância dos investimentos no ensino superior e, especialmente, na educação básica.

“Lutamos por estas bandeiras e isto nos dá um orgulho muito grande, sobretudo para quem faz o mandato, para quem faz política, para criar a independência das pessoas e não um ciclo de dependência, que muitas vezes é o que se busca por parte de alguns políticos”, assinalou.

COMENTÁRIOS

Fiscalização do IPVA 2026 já começou; dois em cada três condutores estão regularizados

A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (SEFAZ-MA) alerta que, neste mês de junho, foi dado início às ações de fiscalização do calendário do IPVA 2026. A medida tem como objetivo verificar a regularidade dos veículos cujos prazos para pagamento do imposto já venceram, conforme o cronograma estabelecido para cada final de placa.

Os resultados alcançados até o momento demonstram uma elevada adesão dos contribuintes maranhenses ao calendário de pagamento. Atualmente, cerca de dois em cada três proprietários de veículos já estão com o IPVA 2026 regularizado, refletindo o compromisso dos condutores com suas obrigações tributárias e contribuindo para o fortalecimento das receitas que financiam serviços públicos essenciais no Estado.

A fiscalização ocorre de forma escalonada, acompanhando as datas previstas no calendário do IPVA 2026 para cada grupo de placas. Os proprietários que ainda possuem pendências devem regularizar a situação para evitar multas, juros e demais restrições decorrentes da inadimplência.

A SEFAZ reforça que todos os serviços relacionados ao IPVA podem ser realizados de forma totalmente digital. Para consultar débitos, emitir o Documento de Arrecadação (DARE) e efetuar o pagamento, o contribuinte deve acessar a página do IPVA no Portal da Fazenda:

Portal da SEFAZ-MA – IPVA

 O pagamento pode ser realizado por meio dos canais bancários autorizados, inclusive via PIX, utilizando o QR Code disponível no DARE.

A Secretaria orienta os proprietários de veículos a acompanharem atentamente o calendário do imposto e manterem sua situação fiscal em dia, evitando transtornos durante as operações de fiscalização realizadas em todo o estado.

COMENTÁRIOS

Em encontro na Cohab, Júnior Viana segue ouvindo as comunidades

A noite de quinta-feira (18), foi especial para o bairro da Cohab, em São Luís, palco de um importante momento de diálogo e construção coletiva. O pré-candidato a deputado estadual, Júnior Viana, participou de uma roda de conversacom a comunidade, ao lado do pré-candidato a deputado federal Vinícius Ferro. O encontro foi organizado pelo co-vereador Ricardo Hortegal e reuniu cerca de 200 pessoas que puderam apresentar sugestões e expor as demandas de sua região.

Júnior Viana destacou a importância de manter um diálogo próximo com as pessoas e reafirmou seu compromisso de trabalhar por iniciativas que promovam mais qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento para os maranhenses. Não sou pré-candidato a deputado estadual por acaso. Essa condição foi construída percorrendo o estado durante 30 anos, onde sempre estive presente nas cidades. Conheço todos os municípios maranhenses por estar presente e ajudando na chegada de obras e ações. E assim continuarei sendo na Assembleia, dedicando muito trabalho e coração pelas cidades”, afirmou.

Os participantes levantaram temas relacionados à geração de oportunidades, fortalecimento das comunidades, apoio às lideranças locais e a construção de parcerias para fortalecer essa caminhada política baseada na escuta, no diálogo e na participação popular.

Ricardo Hortegal ressaltou a importância de ter pessoas como Júnior Viana, ouvindo e se propondo a ser um representante da comunidade.

O encontro reafirmou o compromisso das lideranças presentes com um projeto construído de forma coletiva, ouvindo as pessoas e valorizando as demandas de cada comunidade e marcou mais um passo no fortalecimento de uma caminhada política pautada, acima de tudo, pelo diálogo, pela união e pela confiança.

COMENTÁRIOS

Davi Brandão e Orleans Brandão se reúnem com vereadores de Bacabal e fortalecem parceria municipalista

Em mais um gesto de unidade política e compromisso com o desenvolvimento do Maranhão, o deputado estadual Davi Brandão (MDB) reuniu, nesta terça-feira (16), em São Luís, vereadores da Câmara Municipal de Bacabal com o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão.

O encontro teve como principal objetivo fortalecer o diálogo entre as lideranças locais e reafirmar o apoio em torno da continuidade de um projeto que, nos últimos anos, tem promovido avanços importantes em diversas regiões do estado.

Participaram do encontro os vereadores Alex Abreu, Elizabeth Matias de Sousa Barros, Fernando da Luziana, Patrícia Pereira Teles, José Alberto Veloso Sobrinho, Serafim, Ivonete Paiva, Natália Duda, presidente da Câmara Municipal, Paulo Brandão, Reginaldo do Posto, Elizângela da Colônia, Maninho e Batata do Frigorífico.

Durante o encontro, Davi Brandão destacou que sua parceria com Orleans Brandão e com o governador Carlos Brandão é construída ao longo dos anos, sempre pautada pelo diálogo e pelo compromisso com os municípios. Segundo o parlamentar, essa união tem proporcionado importantes conquistas para Bacabal, fruto de uma relação institucional sólida e de um trabalho conjunto em favor da população.

“A parceria que construímos ao longo do tempo tem gerado resultados concretos para Bacabal. Temos trabalhado lado a lado com o governador Carlos Brandão e com Orleans Brandão, sempre buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais avanços para a nossa gente. A continuidade dessa parceria representa a continuidade de algo que vem dando certo”, ressaltou o deputado.

Por sua vez, Orleans Brandão agradeceu o apoio e a confiança recebidos da população e das lideranças de Bacabal. Em sua fala, ressaltou o carinho que tem pela cidade e reafirmou seu compromisso com os municípios maranhenses.

“Tenho uma gratidão enorme por Bacabal e pelo carinho que sempre recebi aqui. É uma relação construída com respeito, trabalho e parceria. Seguiremos juntos, ouvindo as  pessoas e trabalhando para que o Maranhão continue avançando” , afirmou

Orleans, que também agradeceu ao deputado Davi Brandão pela parceria e pela mobilização das lideranças locais. Ao final do encontro, Davi Brandão celebrou a união do grupo político e resumiu o sentimento da reunião em uma frase: “O time segue unido e fortalecido!”.

Por sua vez, Orleans Brandão agradeceu a confiança e o apoio das lideranças bacabalenses, destacando a relação de proximidade que mantém com a cidade e o compromisso permanente com o fortalecimento dos municípios maranhenses.

“Bacabal sempre me recebeu de braços abertos. Tenho um carinho especial pela cidade e uma enorme gratidão por toda essa parceria construída ao longo dos anos. Seguiremos trabalhando, ouvindo as pessoas e buscando cada vez mais ações que possam contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou.

Ao final da reunião, Davi Brandão resumiu o clima de união e alinhamento entre as lideranças presentes: “Time unido e fortalecido”.

Nos bastidores, o encontro foi visto como mais um passo na consolidação de uma parceria política e administrativa que tem rendido frutos para Bacabal e para a região. A expectativa é de que novas movimentações e agendas conjuntas sejam intensificadas nos próximos dias, reforçando o compromisso das lideranças com a continuidade de um projeto voltado ao desenvolvimento dos municípios e ao avanço do Maranhão.

COMENTÁRIOS

Eleições 2026! Eliziane Gama e Roseana lideram em rejeição em pesquisa para o Senado

A mais recente pesquisa eleitoral realizada no Maranhão pelo IPPI Pesquisas e Consultorias divulgada pelo Café Quente revelou um dado que chama atenção na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal em 2026: a ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney (MDB) e a senadora Eliziane Gama(PT) aparecem como as candidatas com maior índice de rejeição entre os nomes testados.

De acordo com o levantamento, ao serem questionados sobre em quem não votariam para senador, 16,9% dos entrevistados citaram Roseana Sarney. Em seguida aparecem Eliziane Gama (PT), com 13,7%, André Fufuca (PP), com 6,7%, Roberto Rocha (Novo), com 5,5%, e Weverton Rocha (PDT), com 4,7%.

Os demais nomes registraram índices menores de rejeição: Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) aparece com 3,5%, Simplício Araújo (DC) com 2,5%, Antônia Cariongo (PSOL) com 2,4%, Duarte Júnior (Avante) com 2,3%, Dr. Hilton Gonçalo (Mobiliza) com 2,1% e Franklin Douglas (PSOL) com 1,6%.

Apesar de liderar a rejeição, Roseana também aparece na dianteira das intenções de voto para o Senado, evidenciando um cenário de forte polarização em torno de seu nome.

Intenções de voto para o Senado
Na disputa senatorial, em que cada eleitor poderá escolher dois candidatos, Roseana Sarney lidera o primeiro voto com 17,4% das intenções. Em seguida aparecem Weverton Rocha (PDT), com 14,1%, Duarte Júnior (Avante), com 10,2%, Eliziane Gama (PT), com 8,6%, Roberto Rocha (Novo), com 8,3%, André Fufuca (PP), com 6,2%, e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), com 4,2%.

Os indecisos somam 15,8%, enquanto 10,2% afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

No cenário do segundo voto para senador, os indecisos lideram com 27,5%, seguidos por brancos, nulos ou nenhum, com 17,6%. Entre os candidatos, Roberto Rocha aparece com 10,1%, Weverton Rocha com 9,3%, Roseana Sarney com 8,6%, Eliziane Gama com 6,7%, André Fufuca com 6,3%, Duarte Júnior com 5,4% e Pedro Lucas Fernandes com 4,3%.

A pesquisa também avaliou a corrida pelo Palácio dos Leões. No cenário estimulado, o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lidera com 41,1% das intenções de voto.

Na segunda colocação aparece Orleans Brandão (MDB), com 23,7%, seguido por Felipe Camarão (PT), com 6,1%, Lahesio Bonfim (Novo), com 5,5%, André Luís (Missão), com 2,6%, e Enilton Rodrigues (PSOL), com 0,9%.

Outros 13,5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 6,5% declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Considerando apenas os votos válidos, Eduardo Braide alcança 51,5%, contra 29,6% de Orleans Brandão e 7,6% de Felipe Camarão.

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho de 2026, ouvindo 1.500 eleitores em 79 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-03193/2026.

COMENTÁRIOS