TESTADO E APROVADO: Luís Fernando e o sucesso do Planeja

Com o oitavo “Planeja, O Cidadão Decidindo”, realizado no bairro Piçarreira, na última terça-feira, dia 10, o PSDB de São José de Ribamar, encerrou a primeira etapa da bateria dos seminários. Conforme explicou o ex-prefeito e presidente da Executiva Municipal do PSDB, Luis Fernando Silva, todas as regiões administrativas da cidade foram contempladas com os chamados Planejas Territoriais. “Agora, vamos partir para os Planejas Setoriais”, anunciou.

lf

A ideia da versão do Planeja Setorial é coletar propostas diretamente dos profissionais das diversas áreas da gestão e ao mesmo tempo esmiuçar tecnicamente as demandas apresentadas pelos cidadãos nas oito edições.

“Na discussão da educação, juntaremos a população envolvida na formulação de políticas para a área e debateremos sobre o tema num Planeja Setorial. E assim ocorrerá nas outras áreas, tais como saúde, segurança, saneamento, etc. Como na primeira parte, a sociedade participará de forma efetiva, ajudando a formular políticas públicas capazes de melhorar a qualidade de vida do ribamarense”, explicou o ex-prefeito.

lf1Nesse primeiro momento dos seminários, dois pontos mereceram destaque: a forte presença da comunidade das regiões, onde os seminários foram realizados, e a gama de propostas apresentadas pelos cidadãos para a reconstrução da combalida São José de Ribamar. “O que percebemos é que as pessoas estão querendo reivindicar e melhorar a cidade. E essas reivindicações constituem no melhor caminho para melhorarmos São José de Ribamar”, avaliou o ex-prefeito. Mais de mil propostas apresentadas pelos cidadãos foram registradas pelos chamados facilitadores, profissionais incumbidos de anotar as propostas e editá-las tecnicamente. Demandas relacionadas essencialmente às áreas de infraestrutura, segurança, saúde e educação estão dominando a lista de reivindicações até o momento.

COMENTÁRIOS

Ao lado do governador Flávio Dino, deputado Marco Aurélio comemora importantes obras para Imperatriz e região

maimperatrizEm ato realizado na manhã desta quinta-feira (12), o governador do Maranhão,  Flávio Dino, esteve em Imperatriz para anunciar o lançamento de importantes obras e serviços que irão melhorar a qualidade de vida de milhares de moradores da região Tocantina.

maitzA luta pelas obras teve a participação e articulação direta do deputado estadual Prof. Marco Aurélio,  que desde o início de seu mandato, dialogou com o governo Flávio Dino a fim de garantir a execução das obras. “É com grande alegria que acompanho a assinatura das ordens de serviço e não tenho a menor dúvida que todas trarão um impacto imediato para as vidas dos beneficiados. Investimentos na Educação e saneamento básico, este, que reflete diretamente na saúde das pessoas. Obrigado, governador!”, agradeceu o deputado.

Necessidade histórica dos moradores do grande Parque Alvorada e Vilinha, a escola de Ensino Médio do bairro irá finalmente se tornar realidade. Esta, que é uma das regiões mais populosas de Imperatriz, há muito padece com a falta de uma escola de ensino médio. O deputado Marco Aurélio garantiu a destinação de recursos para a construção da escola, junto ao governo do estado, que homenageará uma das grandes personalidades maranhenses, que também já emprestou seu nome a outra famosa escola de Imperatriz, o saudoso jornalista Amaral Raposo.

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto reafirmou o comprometimento do governo Flávio Dino com o crescimento e desenvolvimento de Toda a Região Tocantina. “Estamos atuando em um ritmo muito intenso, com obras estruturantes que irão realmente mudar as vidas das pessoas, essa é a marca do governo que tem compromisso com sua população. A Região Tocantina, em especial a cidade de Imperatriz, são exemplos desta filosofia de trabalho”, citou o secretário.

marcoaurelio

No grande Bacuri, uma obra impactante foi lançada,  que é a instalação de 11 Km de rede de esgoto e deve beneficiar diretamente mais de 10 mil pessoas. “Fico feliz em fazer parte desta luta desde o princípio,  essa é uma necessidade histórica dos moradores do Bacuri. Sao décadas sem o menor investimento em esgotamento no bairro, desta forma, agradeço à parceria com o secretário de Infraestrutura,  Clayton Noleto,  com o presidente da CAEMA, Davi Telles e, sobretudo, pela sensibilidade do governador com a causa’, ressaltou Marco Aurélio. Ainda sobre a Caema, a Companhia vai investir mais de R$ 20 Milhões no tratamento e abastecimento de água em toda Imperatriz, obra que visa mudar a realidade da falta de abastecimento em vários bairros.

Após a cerimônia de assinatura das ordens de serviço,  a comitiva realizou uma vistoria nos 10 ônibus que irão integrar a linha do Expresso Metropolitano, linha gerenciada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana-MOB, e que irá ligar os municípios de Imperatriz – João Lisboa – Senador LaRoque. A frota conta com ar – condicionado,  wi-fi, elevadores para portadores de necessidades especiais e assentos acolchoados.

Em pronunciamento, o governador Flavio Dino destacou outras grandes obras que vêm sendo realizadas em Imperatriz e toda a região Tocantina, como a construção do Hospital Macrorregional, que será entregue no segundo semestre, aparelhamento e custeio da UPA do São José, programada para ser inaugurada no mês de Junho, além das obras do mais asfalto, iluminação da Av. Pedro Neiva de Santana, dentre tantas outras.

MARCOCLAYTON

Flávio agradeceu ainda o empenho do deputado estadual Prof. Marco Aurélio,  na busca de soluções para os problemas da Região. “Nenhum outro governo fez tanto para Imperatriz e a Região Tocantina em tão pouco tempo, disso nao tenho dúvidas, mas isto só é possível devido as parcerias que tem contribuído dia e noite com nosso trabalho, e um dos grandes parceiros que temos na região é o deputado Prof. Marco Aurélio, um grande conhecedor da região, de suas carências e que tem sempre nos ajudado a encontrar as melhores formas de resolvê-las”, concluiu o governador.

COMENTÁRIOS

NÃO LARGA O OSSO: Waldir Maranhão diz que não vai renunciar a Presidência da Câmara

waldir maranhãoO primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur, conversou nesta quinta-feira (12) com o presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão, que contou que, apesar da pressão, não deixará a presidência da Casa “de jeito nenhum”.

Com a decisão de Maranhão, tomada na segunda-feira (9), de tentar anular a sessão do impeachment na Câmara, líderes partidários passaram a pressioná-lo para que renunciasse ao cargo de vice-presidente, abrindo mão, assim, da presidência interina.

Por conta da repercussão negativa, Maranhão acabou revogando a medida no fim do dia e pediu até esta quinta para dar uma resposta se renunciaria ou não ao comando da Câmara. “[Ele me] ligou e disse que não sai de nenhum, não quer deixar a presidência”, afirmou Mansur ao G1.

Diante desse cenário, a proposta do primeiro-secretário é que, pelo menos nas próximas duas semanas, Maranhão saia da linha de frente dos trabalhos e as sessões da Câmara sejam conduzidas pelos demais integrantes da Mesa Diretora, com a anuência dos líderes partidários.

“Sinto que não deveríamos judicializar essa questão [da presidência]. Nos próximos 15 dias, o Colégio de Líderes pode tocar as sessões”, afirmou. Mansur argumentou que novas eleições neste momento na Câmara poderão, eventualmente, atrasar a discussão de matérias a serem enviadas pelo novo governo do presidente Michel Temer ao Legislativo.

O DEM e o PSD chegaram a acionar o Conselho de Ética apresentando uma representação contra Maranhão sob o argumento de que ele cometeu abuso de poder ao tentar anular o resultado de uma votação decidida no plenário, medida que não tem previsão regimental.

Líder do DEM na Câmara, o deputado Pauderney Avelino (AM) está irredutível e afirma que o partido não irá retirar a representação contra Maranhão. “Eu sou completamente refratário, eu disse para os demais líderes que não vou aceitar que Maranhão presida nenhuma sessão. No máximo, vou aceitar nessas duas semanas o Colégio de Líderes comandar o processo. Não quero conversa com o Maranhão. Não devemos manter essa situação, é vergonhoso para a Casa”, afirmou Pauderney.

G1

COMENTÁRIOS

Ministro do Meio Ambiente pela segunda vez, Sarney Filho diz que “No governo Temer, muita coisa vai ter que melhorar”

sarney filhoEm entrevista a Rádio Mirante AM, na manhã desta quinta-feira (12), o deputado federal Sarney Filho confirmou que vai assumir o Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez, agora, no Governo Michel Temer.

“Plantei a semente de tudo o que o Brasil está colhendo internacionalmente. Agora, é uma missão nossa, eu sei, que muita coisa vai ter que melhorar”, diz Sarney Filho, que foi ministro da mesma pasta entre janeiro de 1999 e março de 2002, no governo  Fernando Henrique Cardoso.

Sobre o novo governo, Sarney Filho disse que, em reunião com o então vice-presidente, Temer garantiu a manutenção dos avanços sociais do governo Dilma. “Houve muita boataria. Ontem [quarta-feira], eu tive uma reunião com o presidente Michel Temer, e uma das coisas que ele garantiu foi os programas sociais. Ele me garantiu que esses avanços sociais não vão retroagir. Eu jamais aceitaria participar de um governo que não assegurasse esses avanços sociais duramente conquistados na Democracia brasileira”, defendeu.

COMENTÁRIOS

Impeachment: Saiba como votaram os senadores maranhenses

Depois de aprovado o processo de Impeachment da Presidente Dilma, no Senado Federal, na manhã desta quinta-feira (12), o próximo passo será colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.

senadores

Veja como votaram os senadores maranhenses:

João Alberto (PMDB-MA) NÃO AO IMPEACHMENT.

Edison Lobão (PMDB-MA) SIM AO IMPEACHMENT. O ex-ministro de Minas e Energia de Dilma Rousseff, lembrou que a votação no Senado desta quinta (12) não encerra o processo de impeachment da presidente. “Quero afirmar que o voto que proferirei hoje, não significa a antecipação do meu julgamento na sessão final, que ocorrerá nos próximos meses”, disse o peemedebista.

Roberto Rocha (PSB-MA) SIM AO IMPEACHMENT. Por meio de sua Assessoria, o senador se manifestou sobre impeachment de Dilma, dizendo que fez minucioso estudo, para votar pela abertura do processo de afastamento da presidente. Rocha afirmou que seu Estado, o Maranhão, foi o que mais deu votos à presidenta Dilma, e foi o que menos recebeu recursos durante seu governo. “O povo do Maranhão é o maior credor do governo que estamos julgando”, disse.

COMENTÁRIOS

Mesmo afastada, Dilma manterá Palácio da Alvorada, salário e avião oficial

dilmaA presidente Dilma Rousseff poderá manter, enquanto estiver afastada da Presidência da República, salário de R$ 27.841,2, o uso do Palácio do Alvorada (residência oficial do presidente da República), segurança pessoal, assistência saúde, avião, carro oficial e a equipe a serviço de seu gabinete pessoal. A manutenção das prerrogativas foi anunciada nesta quinta-feira (12) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

A aprovação da admissibilidade do processo de impeachment  recebeu 55 votos a favor e 22 contra.  O vice-presidente da República, Michel Temer, assumirá o comando do Executivo.

A presidente será notificada às 11h, segundo Secretaria-Geral da Mesa do Senado, pelo primeiro secretário da Casa, senador Vicentinho Alves (PR-TO).

“A partir do recebimento desta intimação, está instaurado o processo de impedimento […] por crime de responsabilidade. […] Mantendo a presidente Dilma Rousseff durante esse período as prerrogativas do cargo relativas ao uso de residência oficial, segurança pessoal, assistência saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço do Gabinete pessoal da Presidência”, anunciou Renan Calheiros.

Eduardo Cunha
A manutenção de direitos de Dilma será usada como parâmetro para o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segundo informou nesta quarta (11) o primeiro-secretário da Casa, deputado Beto Mansur (PRB-SP).

O peemedebista foi suspenso do mandato e do comando da Câmara, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

COMENTÁRIOS

Por 55 votos a 22, Senado aprova processo de impeachment e Dilma é afastada

Após mais de 20 horas de debate, o Senado Federal aprovou por 55 votos a 22, nesta quinta-feira (12/5), a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Não houve nenhuma abstenção. Agora, a petista será afastada de suas funções por até 180 dias e o vice-presidente, Michel Temer, assumirá o Palácio do Planalto.

Brasília- DF- Brasil- 01/01/2015- O vice-presidente Michel Temer e a mulher, Marcela Temer, ao lado da presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Após o resultado da votação, Renan informou que Dilma será notificada ainda nesta manhã da decisão do Senado. O senador Vicentinho (PR-TO), primeiro-secretário da Casa, fará a notificação pessoalmente.

Apesar do afastamento da presidente, o processo de impeachment ainda não foi concluído. Dilma terá até dez dias para apresentar sua defesa ao Senado. Na sequência, a matéria será analisada por uma comissão e, novamente, levada ao plenário da Casa.

O afastamento foi o mais recente ato de um processo que começou em 21 de outubro do ano passado, quando o pedido, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, foi entregue à Câmara dos Deputados. A matéria tramitou na Casa por quase seis meses antes de ser aprovada pelo plenário, em 17 de abril e seguir para o Senado.

A mineira Dilma Vana Rousseff tornou-se a primeira mulher presidente do Brasil em 2010, sob indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem havia sido ministra de Minas e Energia e da Casa Civil. Em 2014, recebeu 51,4% dos votos válidos e foi reeleita, derrotando o senador peessedebista Aécio Neves.

Mesmo sem ter o nome envolvido nas investigações, a petista teve sua imagem manchada e a popularidade dizimada pela Operação Lava-Jato, que revelou o esquema de corrupção na Petrobras. Com a decisão do Congresso, Dilma torna-se a segunda presidente afastada do cargo antes de completar o mandato, desde a redemocratização do país.

Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Deputado Wellington visita Projeto Social “Casa da Família”, em São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (11), para parabenizar o projeto social Casa da Família, idealizado e mantido pelo vereador Francisco Chaguinhas (PP), e que tem como objetivo garantir a inclusão social, propiciando o lazer e atividade física aos moradores.

wellcasa1

O pronunciamento do deputado Wellington é um registro de visita feita por ele, que o permitiu conhecer de perto, a eficácia do projeto. Para o deputado Wellington, a Casa da Família é a comprovação de que é possível sim a articulação de ações que garantem a inclusão, principalmente, dos mais humildes.

“A Casa da Família, ao permitir que pessoas de diversas idades pratiquem atividades físicas, por exemplo, nos faz ter a certeza de que é possível sim promover ações que garantem a efetividade de direitos como o lazer e a saúde. Ao conhecer de perto, percebemos que o público é diverso: encontramos crianças, adolescentes, idosos, evidenciando assim que a população quer praticar exercício físico, falta apenas o local apropriado.”, afirmou.

wellcasa

Ainda sobre a Casa da Família, Wellington parabenizou a iniciativa do vereador Chaguinhas e ressaltou que ações como essa devem ser enfatizadas e contempladas por políticas públicas.

“Não há como apontar pontos negativos em um projeto que tem feito tão bem às pessoas, principalmente às carentes. Essa é uma iniciativa que deve nortear e servir de exemplo para outras ações em nossa capital. A alegria expressa no sorriso das crianças, de adolescentes e dos idosos nos faz perceber que é possível sim o cumprimento do direito ao lazer e, também, de outras garantias sociais.”, afirmou. Ao receber a congratulação, o vereador Chaguinhas declarou o seu objetivo com o projeto. “Nós procuramos fazer aquilo que está ao nosso alcance, direcionando mais dignidade ao nosso povo. Esse projeto beneficia pessoas de todas as partes de São Luís. Para nós, é bom saber que ideias como essa têm um grande alcance social e que sua amplitude seria bem maior caso fossem contempladas por políticas públicas.”

O QUE É A CASA DA FAMÍLIA?

É um espaço criado para beneficiar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Atualmente, possui postos em determinados bairros de São Luís como, por exemplo, São Raimundo e Ipem São Cristóvão. Nos locais, várias pessoas participam de aulas gratuitas de dança, aeróbica e ginástica. Para participar do projeto, o morador precisa apenas ter vontade e fazer a avaliação física com o profissional da Casa da Família.

COMENTÁRIOS

Universidade de Harvard realiza pesquisa com prefeitos para criar ferramenta de políticas públicas

No primeiro evento desta quarta-feira, 11 de maio, na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a representante da Universidade de Harvard, Diana Moreira, apresentou a pesquisa que está sendo realizada durante o evento. O objetivo final, após coleta de dados com os prefeitos e posterior análise, é obter ferramentas de comunicação nas políticas públicas.

marcha

A escolha do Brasil foi simples. Primeiro, pelo fato do país ser continental e possuir milhares de prefeituras. Outro ponto importante, foi a disponibilidade de dados administrativos sobre educação, saúde por exemplo. É necessário entender o que os gestores falam, mas também o que fazem.

O questionário demora 25 minutos a ser preenchido e é bem simples, apenas com perguntas sobre a situação da prefeitura. Segundo o estudo, a definição de políticas públicas é o conjunto de ações que o prefeito toma com objetivos específicos. Até este momento, 150 prefeitos já preencheram o estudo, com o objetivo de identificar políticas públicas existentes.

Confederação Nacional dos Municípios

COMENTÁRIOS

Rubens Jr e Junior Amorim festejam com os Trabalhadores em Miranda do Norte

O mês de Maio começou com uma grande festa para o povo de Miranda do Norte. Os trabalhadores tiveram um momento de comemoração, em um evento lindo, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Servidores Públicos, Colônia dos Pescadores e Agropesqueiros. Presente na festa dos Trabalhadores também, o deputado federal Rubens Pereira Jr., que reafirmou o apoio em lutar por dias melhores para Miranda do Norte.

miranda

O superintendente de Articulação Política, Nando Aguiar, um dos organizadores do ato, destacou a necessidade de valorizar os trabalhadores de Miranda. A liderança política e pré-candidato a prefeito, Junior Amorim, esteve presente no ato, reforçando que o povo de Miranda do Norte deve ser mais valorizado “quem deveria fazer não fez, por isso estamos aqui fazendo”, disse Junior Amorim, para os trabalhadores de Miranda.

COMENTÁRIOS