Waldir Maranhão desiste de consulta à CCJ que “salvaria” Cunha

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), desistiu hoje (20) da consulta que havia encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, questionando o rito de cassação de parlamentares na Câmara.

cunha3

Na consulta, Maranhão questionou que procedimentos deveriam ser adotados após a votação do parecer sobre processos de cassação pelo Conselho de Ética e se o texto a ser apreciado pelo plenário é o parecer do relator ou um projeto de resolução sobre a decisão do colegiado.

Hoje, Maranhão explicou que consulta já foi respondida pela comissão em pelo menos duas oportunidades – em março de 1994 e setembro de 2005 – e tiveram a mesma resposta: em decisões sobre quebra de decoro parlamentar, o que vai à votação no plenário é o parecer do Conselho de Ética e não um projeto de resolução.

A consulta foi alvo de inúmeras polêmicas na CCJ. Além de partidos, como o PT e o PCdoB, que já eram declaradamente contrários à manutenção do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – presidente afastado da Câmara desde março, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) – outras legendas, como o DEM e PSDB, aderiram às críticas.

Para o grupo, que por mais de três sessões da CCJ impediu que a resposta do relator Arthur Lira (PP-AL) ao questionamento fosse lida e submetida à votação, a consulta configuraria mais uma manobra de aliados de Cunha para abrandar sua pena. Na última semana, o parecer foi lido mas um pedido de vista adiou a votação por duas sessões e o resultado poderia ser proferido hoje na reunião da comissão.

Diferentemente dos episódios lembrados por Maranhão, o relator, afirmou desta vez que o que deveria ser submetido ao plenário era um projeto de resolução e, desta forma, caberiam emendas. Mas Lira destacou que o teto de punição é o que foi decidido pelo Conselho de Ética e as emendas só poderiam ser apresentadas para abrandar a pena, ou seja, abriria brechas para que a cassação fosse revertida em uma suspensão por tempo determinado.

Terra.com

COMENTÁRIOS

Segundo FPM de junho será no valor de pouco mais de R$ 1,6 bilhão

fpm2As Prefeituras brasileiras vão receber o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na segunda-feira, 20 de junho. Com montante um pouco maior que o esperado, o montante a ser partilhado entre os governos locais será de R$ 1.632.773.120,62, considerando a retenção constitucional destinada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Sem o porcentual da Educação, em valores brutos, o segundo decêndio do Fundo soma R$ 2.040.966.400,78.

Cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indicam que o montante será 8,49% maior que o valor repassado no mesmo período de 2015 – R$ 1.881.193.787,05. Porém, se considerar os efeitos da inflação, o aumento se torna pouco expressivo, de apenas 0,03%. Ainda segundo a entidade, ao somar os dois repasses do mês e compará-los com os do ano passado, a redução nominal se mantém acentuada, em 6,36%.

As duas primeiras transferências de junho de 2015 somaram R$ 5. 045.879.721,79 e as deste ano chegam a R$ 4.724.812.632,45. De acordo com a CNM, em valores brutos, a retração é de 6,36%. “Cenário extremamente preocupante, pois deixa os gestores em uma difícil situação de menos recurso para custear o aumento de obrigações a eles impostas somado ao aumento de preços consequente da inflação”, destaca o levantamento da entidade.

Acumulado
Do início do ano até agora, o FPM soma nominalmente R$ 41,501 bilhões e no mesmo período de 2015 o acumulado estava em R$ 42,051 bilhões. Em termos nominais, o somatório dos repasses caiu 1,31%, o que caracteriza uma redução nos valores efetivamente repassados. Se considerar os repasses feitos por mês, o Fundo registrou decréscimo em janeiro de -12,71%; em março 10,73%, e abriu -1,67% e agora em junho -1,94%. Se considerar o impacto da inflação, o FPM acumulado de 2016 tem redução expressiva de 10,56% menor. Todos números são em comparação com os registrados no ano passado.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) previu redução de 7,2% para este mês, mas com o  pequeno aumento registrado nesse repasse, a estimativa de retração para junho diminui. Em comparação com o mês anterior, o relatório da STN prevê redução de 24% – em maio/2016  foram repassados pouco mais de R$ 2,1 bilhões. “Isso causa preocupação, e torna mais difícil o  cumprimento das obrigações financeiras municipais e a continuidade do planejamento realizados pelos Municípios”, diz a nota da CNM.

Confederação Nacional dos Municípios

COMENTÁRIOS

Pela primeira vez, Matões recebe visita do secretário de Educação do Estado

Foi com muito entusiasmo e emoção que a prefeita de Matões, Suely Pereira, recebeu o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, na manhã deste sábado (18). Na oportunidade, a prefeita acompanhou o secretário nas visitas feitas as Escolas Eugênio Barros, João Paulo I e à nova creche municipal, que já está em fase de conclusão.

É com muita alegria que recebemos o secretário Felipe Camarão, pois, em dois anos de mandato, esta é a primeira vez que a nossa cidade recebe a visita de um secretário da área de Educação. Aproveitei a ocasião e mostrei a ele obras as quais entregamos para a população, e ele aprovou, o que nos deixa muito felizes“, revelou a prefeita Suely.

suelycamarao2

A gestora destacou também o bom trabalho que sua equipe vem fazendo, pois, segundo ela, é necessário que todos trabalhem juntos, dentro de um mesmo propósito: “Esse bom resultado da educação é fruto do esforço de todos: Comunidade, Alunos, Pais, Secretaria, Prefeitura, todos trabalhando com um objetivo em comum“, disse.

Já o deputado federal Rubens Pereira Jr, comentou sobre o bom momento em investimentos para Matões e Região. “Apesar do cenário nacional adverso, temos conseguido avançar com o apoio do governo Flávio Dino e da liberação de nossas emendas parlamentares, várias obras seguem em ritmo acelerado e devem trazer avanço e desenvolvimento à região,” ressaltou.

suelycamarao1

O secretário Felipe Camarão destacou a importância da parceria político/institucional no apoio ao funcionamento das escolas. “Deixo meu agradecimento público à prefeita Suely Pereira pelo apoio na manutenção dos professores, sem esse apoio não teríamos como progredir no desenvolvimento da educação de Matões. Iniciamos as reformas e hoje vim para levantar quais as demais necessidades para que possamos encaminhá-las nos próximos dias”, confirmou Felipe.

Participaram da visita ainda, a secretária de Educação do município, Nete Pereira, o deputado estadual Rafael Leitoa, diretor institucional da Assembleia Legislativa, Rubens Pereira, além de vereadores, correligionários e a população em geral.

COMENTÁRIOS

Eleições Municipais 2016: Confusão no PRP de Raposa

Os pré-candidatos à vereança pelo PRP (Partido Republicano Progressista) do município de Raposa, Roberto Sousa Alves (ex-secretário de obras), Nonato Melo (líder comunitário) e Luís Lima (Agricultor), se dizem surpreendidos e totalmente contrariados com a decisão, segundo eles, tomada de forma arbitrária e antidemocrática pelo presidente da comissão provisória do partido, Márcio Leonardi, ao firmar compromisso político sem consultar a opinião de seus membros e filiados.

prp

O trio foi categórico ao afirmar que, caso a direção da sigla não reconsidere sua posição, não irão mais disputar as eleições municipais deste ano, e devem se desligar completamente do partido nos próximos dias.

Os pré-candidatos afirmam terem sido traídos pelo presidente da agremiação ao qual pertencem.

Essa briga promete…

Com informações do Blog Adrianinho Mais

COMENTÁRIOS

Mais uma dor de cabeça para Edivaldo Jr

Tempos nebulosos se formam sobre o Palácio Lá Ravardiére, e pelo que se desenha, o prefeito Edivaldo Holanda Jr terá mais dores de cabeça nesta semana que se inicia. O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL, decidiu por unanimidade, deflagrar indicativo de greve, com grande mobilização a acontecer na próxima segunda-feira, 20, em frente a Câmara Municipal.  O anúncio foi feito durante Assembleia Geral Específica, realizada na tarde da última sexta-feira (17). A presidente do SINDEDUCAÇÃO – Elizabeth Castelo Branco e o presidente – licenciado – do SINDJUS/MA – Aníbal Lins, também fizeram questão de participar do ato, em demonstração de apoio irrestrito à categoria.

sinfusp

Durante o encontro, os servidores, revoltados com a proposta vexatória de reajuste salarial 2016 de apenas 2% oferecido pela Prefeitura de São Luís, manifestaram de forma bastante calorosa decepção e insatisfação com a revisão salarial, que nem de longe contempla a classe. O SINFUSP/SL, desde a 1° reunião de negociação com o Executivo, apresentou proposta de 15% de aumento para os servidores, mas, infelizmente, foram surpreendidos com a contraproposta indecorosa de 2% apresentado, completamente abaixo do índice inflacionário.

Representando a categoria dos profissionais da saúde, o médico Allan Garcês, do Socorrão I, defendeu que o SINFUSP/SL está forte dentro das bases e classificou o reajuste de 2% como imoral. Somos a categoria de funcionários públicos municipais e merecemos respeito. Queremos o que é justo e o que é nosso por direito. Acredito que no país, nenhum gestor teve a imbecilidade de oferecer um reajuste imoral como esse e a gente não aceita. Quero dizer que os médicos do Socorrão I vão paralisar sim”.

“Nós não podemos aceitar esses 2% como aumento. O prefeito é desrespeitoso e está querendo nos enrolar. Essa é uma proposta que está é nos empobrecendo, pois só a inflação está muito acima dela. Precisamos mostrar para o prefeito que temos valor e que temos força”, revoltou-se outro servidor.

Ao final da Assembleia, os servidores aprovaram o indicativo de greve que vai ser encaminhado à Prefeitura e, na oportunidade, foi criada uma Comissão de comando de greve.

Mobilização

O SINFUSP/SL convoca todos os servidores municipais para um Ato de mobilização em frente a Câmara Municipal, na segunda-feira, 20, a partir das 8 horas da manhã, em repúdio à mensagem do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) de reajuste salarial de 2% para votação e aprovação na Legislativo Municipal.

Sem dúvida nenhuma, mais uma bomba prestes a explodir no colo do prefeito em pleno ano eleitoral.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

COMENTÁRIOS

Governo autoriza 75 mil vagas para o Fies

No Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, concedeu entrevista coletiva sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e o presidente em exercício Michel Temer assinou ato de autorização de 75 mil bolsas para o programa no segundo semestre de 2016. Durante a entrevista, o presidente em exercício disse que “educação é prioridade para o governo” e que “R$ 450 milhões foram direcionados às novas vagas do Fies”.

cronfies

Nesta edição, a renda mensal bruta per capita das famílias dos atendidos pelo Fies passou de até 2,5 salários mínimos para no máximo três salários mínimos.”Espero que o máximo de famílias que sonham com essas vagas possam ter acesso ao ensino superior”, observou o ministro da Educação.

“Com o corte de orçamento para este ano, não havia espaço para mais vagas. Mesmo assim, conseguimos ampliação para mais 75 mil vagas”, comemora o ministro da Educação. Segundo o ministro, isso é importante para incluir muitas famílias que não conseguiam ter acesso ao programa.

O edital para a abertura das vagas será publicado nesta sexta-feira (17). As inscrições serão entre 24 de junho e 29 de junho. A divulgação dos resultados e classificação da lista de espera sai até 30 de junho. A chamada dos classificados sairá em 1º de julho. A convocação da lista de espera está prevista para começar em 4 de julho com prazo para terminar até 10 de agosto. Para os estudantes do Rio de Janeiro, por conta das Olimpíadas, o calendário será diferente.

Segundo o ministro, o ato confirma o comprometimento do Governo Federal com a educação. Mendonça Filho ressaltou o caráter de inclusão social promovido pelo Fies e garante que as novas vagas não comprometerão a programação orçamentária do Ministério da Educação (MEC).

Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Citado em delação, ministro Henrique Alves pede demissão do Turismo

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, enviou na tarde desta quarta-feira (16/6) uma carta de demissão para o presidente em exercício Michel Temer. Alves é um dos citados na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado como beneficiário de um pagamento de propina no valor de R$ 1,55 milhão para a campanha ao governo do Rio Grande do Norte em 2014. É o terceiro ministro do governo temer a cair por denúncia de envolvimento na operação Lava-Jato.

O ex-presidente da Transpetro diz ter pago a Henrique Alves R$ 1,55 milhão. Alves já estava na mira do governo por conta do acúmulo de notícias negativas contra o peemedebista e interlocutores do presidente em exercício já pressionavam pela sua saída, alegando que a permanência dele no cargo contrariava a fala de Temer de que, surgindo denúncias, a autoridade atingida deveria pedir demissão do cargo.

As denúncias de Sérgio Machado, no entanto, atingem grande parte da cúpula do PMDB. Até Temer foi citado na delação do ex-presidente da Transpetro.  Para responder as acusações, o presidente em exercício convocou na manhã desta quarta uma coletiva de imprensa. Na ocasião, Temer afirmou que as denúncias são criminosas, mentirosas e irresponsáveis.

Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Flávio Dino defende novas eleições presidenciais

O governador Flávio Dino, se manifestou mais uma vez sobre o momento atual da política do nosso País. De acordo com Dino, em situações críticas, só a força da soberania popular pode recompor as instituições, e por isso, apoio a ideia de plebiscito e novas eleições.

Vale lembrar que o governador foi defensor ferrenho da presidente afastada Dilma Rousseff, durante seu processo de Impeachment.

 

fdeleições

COMENTÁRIOS

Francisca Primo reúne multidão e anuncia pré-candidatura a Prefeita de Buriticupu

A deputada estadual Francisca Primo (PCdoB) reuniu uma multidão na noite do último sábado (11), para anunciar sua pré-candidatura à Prefeitura de Buriticupu nestas eleições municipais. A convenção que vai oficializar a candidatura de Francisca e do seu candidato a vice-prefeito, o vereador Cléber Flor (PR), deve acontecer entre o fim do mês de Julho.

primo

O evento foi realizado pelo Partido comunista Brasileiro (PCdoB) e contou com a participação de militantes, lideranças políticas, comunitárias, religiosas, empresários e da sociedade que lotaram as dependências da Associação.

primo2O presidente do PCdoB e secretário de Comunicação e Articulação Política do Governo, Márcio Jerry também participou do evento. Em seu discurso, ele reafirmou o compromisso do governador Flávio Dino com o povo de Buriticupu e que seu apoio à Francisca Primo faz parte desse compromisso. Jerry destacou também a importância do mandato da deputada e o quanto ela tem ajudado o governo do estado na Assembleia Legislativa.

“Francisca Primo tem se empenhado junto ao governo para trazer benefícios para o povo de Buriticupu e região. Um exemplo desse esforço foi a regularização das terras urbanas do município que agora graças ao empenho e luta incansável da deputada, o problema foi resolvido”, disse o secretário.

francisca 1

Francisca Primo lidera todas as pesquisas de intenção de votos no município com grande vantagem e já conta com os apoios do PT, PSB, PMN, PRTB, PSDC, PTC, Solidariedade e PHS.

primo3

COMENTÁRIOS

Aliados aconselham Cunha a renunciar para manter direitos políticos

Um grupo de deputados vai visitar o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nas próximas horas para sugerir que ele renuncie ao mandato para escapar da cassação em plenário e, consequentemente, da suspensão dos direitos políticos por oito anos. O principal argumento do grupo aliado a Cunha é que, com o pedido de cassação aprovado pelo Conselho de Ética, ele não tem a menor chance de escapar na votação em plenário prevista para as próximas semanas. Eduardo-Cunha2Pesam contra o deputado o fato de que o Supremo Tribunal Federal o transformou em réu na Operação Lava Jato, em decisão unânime, e a procedência da denúncia por quebra de decoro –  segundo a acusação, Cunha mentiu à CPI da Petrobras quando, em março de 2015, negou ter contas secretas no exterior ou ter recebido vantagens de qualquer esquema de corrupção.

Os mensageiros do pedido serão o deputado Laerte Bessa (PR-DF), Carlos Marun (PMDB-MS), Wellington Roberto (PR-PB) e João Carlos Bacelar (PR-BA), quatro dos principais defensores de Cunha na Câmara. “Vamos dizer a ele que não há a menor chance no plenário de aprovar outra punição mais branda que a cassação”, disse Bessa, porta-voz da tropa de choque que por sete meses tentou livrar Cunha da punição máxima no Conselho de Ética.

O grupo não acredita na possibilidade de reverter a decisão do Conselho por meio da análise dos recursos impetrados pelo grupo pró-Cunha na Comissão de Constituição e Justiça. Com uma eventual renúncia, a votação do relatório de Marcos Rogério (DEM-RO), aprovado por 11 votos a 9, é declarado nulo e, sem o objeto da acusação, Cunha se livra de perder seus direitos políticos.

A conta que os conselheiros de Cunha fazem é que, com a renúncia, Cunha evitaria ficar inelegível até 2026, oito anos após o fim do mandato que teria a cumprir até 2018. Os advogados e amigos do presidente afastado da Câmara acreditam que, se for condenado pela Justiça por crimes como evasão de divisas, ocultação de patrimônio e corrupção, a pena seria menor do que o prazo em que ficará inelegível caso tenha o mandato cassado.

Congresso Em Foco

COMENTÁRIOS