Devido à precariedade da iluminação pública no povoado Pachorra, no município de São Vicente Férrer, o Ministério Público do Maranhão propôs, em 20 de julho, Ação Civil Pública de obrigação de fazer contra o referido Município, solicitando que a Justiça determine a reposição de lâmpadas defeituosas, bem como a colocação de novos postes nos logradouros, no prazo sugerido de 60 dias, na referida localidade.
Em caso de descumprimento, foi sugerida a imediata suspensão da cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública aos moradores do povoado, até o completo restabelecimento do serviço.
Também foi sugerida a cobrança de multa diária no valor de R$ 5 mil, a ser paga por quem estiver à frente do Executivo Municipal.
Ajuizou a manifestação a promotora de justiça Alessandra Darub Alves.
PRECARIEDADE
O MPMA constatou, após denúncia de um morador do povoado Pachorra, as péssimas condições da iluminação pública oferecida na localidade, incluindo a precária conservação dos postes que distribuem a rede elétrica.
A promotora de justiça Alessandra Darub Alves destacou, na ação, que mesmo com a oferta de um serviço bastante deficiente, a cobrança da taxa continuava a ser imputada nas contas de energia elétrica fornecidas pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A responsabilidade pela iluminação pública é da Prefeitura.
“Além dos moradores serem lesados pelo Poder Público, que não oferece o serviço em contraprestação ao tributo pago, os moradores do povoado Pachorra padecem de segurança em seus lares e ruas, em razão do aumento, no povoado, da prática de ilícitos penais, facilitada pela precariedade da iluminação pública e ausência de efetivo policial”, completou Alessandra Darub.
Uma verdadeira onda azul tomou conta da cidade de Raposa na tarde do último domingo (31). O motivo de tanta alegria era a convenção que oficializou a candidatura a prefeito da cidade, Eudes barros (PR), atual vereador e presidente da Câmara, e de Afonso Wemersson (PMDB), candidato a vice-prefeito. O Partido da República terá o apoio de mais nove partidos na disputa eleitoral para Prefeitura e Câmara de Vereadores de Raposa. Líderes dos partidos coligados também participaram do evento, que marcou o início da disputa para as Eleições de 2016.

A coligação “Unidos por uma Raposa cada vez melhor” é composta pelos partidos PR, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Ecológico Nacional (PEN) ,Partido Social Cristão (PSC), Partido Trabalhista Nacional (PTN), Partido da Social Democracia Cristã (PSDC), Democratas (DEM) e Partido Humanista Social (PHS) . Além de oficializar a candidatura de prefeito e vice, a coligação homologou a candidatura de 42 pessoas ao legislativo municipal.
Ao som de “meu amor é azul”, populares cantavam e dançavam, numa clara demonstração de apoio total ao candidato Eudes Barros. Bandeiras, gritos, aplausos, mensagens de apoio, abrilhantaram a grande festa, que já ficou marcada na história de Raposa.
“Hoje, o PR inicia uma caminhada que vai levar Raposa para a retomada do progresso e desenvolvimento, que vai melhorar a vida das pessoas. Uma caminhada de gente jovem temperada pela experiência de quem sabe o que quer para o futuro de nossa cidade e de quem vai transformar a vida das pessoas”, disse Eudes.

O Senador João Alberto (PMDB), o Dep. Federal João Marcelo (PMDB), e o Prefeito Clodomir Santos (PMDB) também participaram da Convenção.
Em um discurso firme, João Alberto deixou claro que o candidato Eudes Barros conta com seu apoio incondicional, e que, com Eudes na prefeitura, Raposa passará pelo seu maior ciclo de desenvolvimento, pois se comprometeu a direcionar, juntamente com o dep. Federal João Marcelo, grandes projetos para o município que beneficiarão grandemente a população raposense.

A candidatura de Eudes Barros ainda conta com o grande apoio do ex-vereador e líder político Félix Moreira (PEN), que abriu mão de sua candidatura a prefeito do município e resolveu apoiar a candidatura do PR. “Uma união em prol do desenvolvimento da cidade”, assegurou Moreira.
Os valores que os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador poderão gastar nas eleições de 2016 foram atualizados. O novo limite consta na Portaria 704/2016, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz para os gestores uma tabela com os valores e chama atenção para outros aspectos importantes do pleito.
Esta será a primeira eleição na qual as empresas não poderão fazer doações para os candidatos a prefeito e vereador. Nas campanhas eleitorais, só será permitido o financiamento por parte de pessoas físicas. A Confederação também lembra que as arrecadações virtuais estão proibidas e os candidatos deverão obedecer a um limite de gastos.
No caso de São Luís, o limite de gasto para Prefeito, será no valor de R$ 3.142.045,97 no primeiro turno. Já no segundo, R$ 942.613,79. Já para os vereadores, o limite de gasto será de R$ 442.586,93.
Veja a tabela abaixo:

As principais orientações constam na Lei 9.504/1997 e na Lei 13.165/2015, conforme lembra a área técnica de Contabilidade Pública da CNM. Assim, os candidatos precisam ficar atentos às atualizações da legislação para que não tenham suas prestações de contas eleitorais desaprovadas. Se isto ocorrer, a Entidade lembra que pode haver o cancelamento do registro de candidatura e, até mesmo, se já eleito, a cassação do diploma em caso de desaprovação.
Veja aqui a tabela completa!
Confederação Nacional dos Municípios
Como se sabe, o período de convenções partidárias se encerra nesta sexta-feira (05), e agora os candidatos, mais do que nunca, correm contra o tempo para formar suas chapas que disputarão estas eleições municipais, que, sem dúvida nenhuma, serão as mais concorridas dos últimos tempos.
E quem oficializou sua candidatura rumo a Prefeitura de São Luís no último domingo (31), foi a vereadora Rose Sales. O Partido da Mulher Brasileira (PMB) não se coligou a nenhum outro, e, além de Sales, o Partido indicou Sidinei Lima para candidato a vice.
Rose Sales é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Candidatou-se a vereadora em 2008 e é foi eleita sendo a única representante feminina na Câmara Municipal de São Luís.
Além do nome de Rose Sales, PMB lançou os nomes de 43 candidatos a vereador em São Luís. O partido diz que o programa de governo terá foco na restauração das políticas públicas e no desenvolvimento econômico da capital, tendo como base a sustentabilidade e inclusão social.
O governo Flávio Dino realiza o maior investimento na área do ensino tecnológico e profissionalizante da história do Maranhão. Paralelamente, os incentivos à pesquisa e extensão são os mais relevantes disponibilizados por uma gestão estadual. A criação de programas de estímulo ao aprendizado, a execução de reformas e construções de unidades de ensino técnico e o lançamento de editais contemplando também a área social estão no conjunto de medidas. Só na formação técnico-profissional e apoio a projetos científicos são mais de R$ 300 milhões em recursos.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti), Jhonatan Almada, ressalta que são oportunidades aos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, para que possam alcançar êxito pleno em seu processo de formação. “Nosso trabalho se pauta na democratização do ensino profissional-tecnológico, apoio à pesquisa científica e implantação da política estadual de ciência, tecnologia e inovação com diversas linhas estratégicas, considerando as demandas das regiões atendidas”, reiterou o gestor.

Uma das mais destacadas ações está na implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Já somam três as Unidades Plenas em funcionamento, oferecendo ensino técnico em tempo integral em São Luís, Pindaré Mirim e Bacabeira. As sedes em Axixá, Coroatá, Cururupu, Timon e São José de Ribamar estão com as obras em fase de finalização com previsão de serem entregues ano que vem.
Novos prédios em construção em Coroatá, Matões, São Domingos, Carutapera e Santa Helena. Ainda este semestre serão inauguradas as Unidades Vocacionais de Balsas, Codó, Bequimão e Caxias. Integram o projeto as Unidades Vocacionais, sendo duas na Praia Grande com capacitação em turismo e cinema; e outra no Estaleiro Escola, no bairro Anjo da Guarda, oferecendo formação em logística portuária.
A mais recentemente inaugurada, a Unidade Vocacional de Ribeirãozinho, tem foco na produção de artefatos de couro, causando grande impacto social no município, valorizando a vocação local e possibilitando a inclusão. “Estamos construindo a maior rede de educação profissional do Maranhão com o projeto dos Iemas”, enfatizou o titular da Secti.
A rede dos Iemass oferece mais de 20 cursos técnicos. No cronograma está auxiliar administrativo, logística, meio ambiente, mineração, recursos pesqueiros, serviços jurídicos, eventos, agropecuária, agricultor familiar, cabeleireiro assistente, auxiliar em eletroeletrônica de manutenção, ajudante de pedreiro, empreendedorismo, programador de web e atendimento ao turista. São promovidas ainda ações itinerantes como palestras, seminários e intercâmbios culturais-científicos levando a educação técnica a todo o Maranhão. Serão mais de 35 Iemas em funcionamento até 2018.
Formação superior
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) vive o maior ciclo de crescimento e investimentos. “A instituição nunca foi tão valorizada por um governo, tanto pelo ponto de vista financeiro, quanto do reconhecimento pela sua referência no ensino superior estadual”, pontua Jhonatan Almada.
O Governo do Estado investe na construção de novos campi em Imperatriz, São Bento e São João dos Patos; a estruturação do campus de São Luís; e destina cerca de R$ 30 milhões aos projetos de pesquisa acadêmica desenvolvidas na instituição.
Foram abertas oportunidades de trabalho com as 52 vagas para professor efetivo, cujos concursos estão em andamento. “Representa uma ampliação expressiva no quadro da universidade, uma necessidade que está sendo atendida pela gestão”, ressalta. A criação de mestrados e doutorados, incluindo formação na área de Engenharia Aeroespacial, somam no projeto de reestruturação da universidade.
A Uema está integrada ainda no programa ‘Mais IDH’, por meio do ‘Mais Extensão Universitária’. A ação é realizada durante as férias e reúne professores e estudantes em atividades extensionistas nos 30 municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano. Durante 15 dias os estudantes permanecem nas cidades realizando ações de alfabetização e capacitação.
O acadêmico de Direito, Daniel Rodrigues, recentemente apresentou em Brasília, no Plenário “Ulisses Guimarães”, da Câmara Federal, o Projeto de Lei “Mais Gestores” na 11ª Edição do Programa Politeia, que é um projeto da UNB (Universidade Nacional de Brasília) em parceria com a Câmara dos Deputados.
O programa visa aproximar os jovens estudantes universitários de todo o país do parlamentarismo brasileiro. Em entrevista ao Blog Matões Notícias, Daniel Rodrigues falou sobre sua participação em Brasília; ” É uma vivência incrível, pois os trabalhos começam desde a elaboração dos projetos de lei até a aprovação no plenário, onde as discussões envolvem muita troca de experiência e debates tensos entre os membros participantes”.
O projeto ” Mais Gestores” no qual Daniel foi relator, capacita agentes públicos para atuarem nas prefeituras que apresentam piores IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) e visa aproximar o Estado da população, através dos jovens. O acadêmico atuou ainda, na Comissão de Educação, na deliberação e votação dos projetos. O encontro aconteceu entre os dias 18 a 22 deste mês.
Matões Notícias
Na convenção do Partido Progressista (PP), na última quinta-feira (28), foi oficializada a candidatura a vereador , do jovem jornalista, contador e blogueiro Neto Cruz.
Cruz, que pela primeira vez disputará uma eleição no município de Paço do Lumiar, é mais uma das gratas surpresas que podem acontecer no dia 2 de outubro, após a abertura das urnas. Neto, que possui um blog homônimo de link netocruz.blog.br, cobre a política local com visão crítica e analítica nos últimos 6 anos, sendo hoje um dos blogueiros mais acessados e de credibilidade em Paço do Lumiar.
Além disso, o jovem Cruz é empresário do ramo da contabilidade. “Sempre estudei para ser um motivo de orgulho para minha família. Não deixei com que as adversidades da vida me desestimulassem. Passei em 6 vestibulares e hoje ajudo os jovens da minha comunidade, seja dando apoio moral, seja direcionando os mesmos pelo caminho do bem”, declarou. Cruz tem o apoio do deputado estadual Wellington do Curso (PP), com quem possui uma relação de amizade e lealdade.
O ato de convenção contou também com a presença do deputado e pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington, que fez referências boas ao blogueiro. Amigos, familiares e simpatizantes acreditam que Neto Cruz tem muito a oferecer ao município, pois se trata de alguém que conhece de perto a realidade do município.
Com o avançar das articulações políticas no município de Raposa chegamos a um momento em que praticamente todos os pré-candidatos a prefeitos já definiram seus respectivos companheiros de chapa.
O primeiro grupo a decidir, foi o grupo liderado pelo vereador Eudes Barros (PR), que escolheu nome do jovem e promissor, professor Afonso Wemersson (PMDB).
Já, a pré-candidata do PRB, Ociléia Fernandes, optou pelo nome do empresário Osmar do Feirão Carne.
O grupo do PCdoB, liderado pelo encrencado na justiça, José Laci, teve bastante trabalho nesta tarefa e optou pelo nome do empresário Alan Madeireira (PSDB), desbancando no “apagar das luzes” o ex-vereador Márcio Greik (PSDB), nome que até então era dado como certo para compor com Talita Laci, pré-candidata comunista.
A escolha de Alan, foi um prato indigesto para o “mega” articulador, Marcio Greik e seus aliados, que não conseguem disfarçar a tristeza e lágrimas, pelo duro golpe sofrido.
Aliados mais ferrenhos do grupo comunista, avaliam que a escolha de Alan, reflete-se na confiança do grupo em seus militantes mais antigos, por outro lado, evidenciam a falta desta na pessoa do ex-vereador, Márcio.
Há quem diga que a corda dada, e depois puxada ao ex-vereador tucano, trata-se de uma “vingança” dos comunistas, grupo ao qual o mesmo faz parte hoje em dia, pela traição sofrida na eleição de 2012, quando Márcio Greik liderava a coordenação de campanha do atual prefeito do município, Clodomir dos Santos (PMDB), combatendo ferrenhamente Talita Laci.
Faltando menos de dois dias para a realização das aguardadas Convenções partidárias municipais, dificilmente este cenário deve mudar, no entanto, a cautela é sempre uma boa aliada, principalmente tratando-se de política.
Em ato realizado na tarde desta quinta-feira (28), o deputado federal Rubens Jr. (PCdoB), participou da convenção de oficialização das candidaturas de Adelbarto Santos e Júnior Furreca à prefeitura e vice-prefeitura de São Francisco do Maranhão. Os candidatos foram derrotados nas eleições municipais de 2012 para o atual prefeito, Valdivino Nepomuceno, então, este ano decidiram unir forças para construir um futuro melhor para São Francisco.
O evento aconteceu em clube da cidade, reunindo centenas de lideranças e aliados do projeto que simpatizam com o projeto de mudança. Na ocasião, a população conheceu os candidatos aos cargos de vereador que integram a chapa “Desejo de Mudança” e puderam ouvir sobre as propostas dos mesmos para o município.
Para Rubens Jr., o ato reforma consolida a força do grupo político, que terá total apoio de seu mandato. “Além de todo o apoio que estamos dando desde o início deste projeto, estaremos lado a lado para garantir a boa gestão de Furreca e Adebarto após a vitória deste ano. Em novembro, quando decidimos pela destinação de nossas emendas parlamentares, irei recebê-los em nosso gabinete em Brasília, para tratar de emendas que possam ajudar no desenvolvimento da cidade”, garantiu o federal.
Em uma atitude inédita para a cidade, Adelbarto apresentou uma série de propostas que visam alavancar o desenvolvimento do município baseadas no grande trabalho realizado pelo governo Flávio Dino em todo o Maranhão. “Há muito estamos percorrendo todo o município em busca de alternativas para integrar ações que possam beneficiá-la e que reflitam o grande trabalho feito pelo governo do estado no restante do Maranhão. Iremos trabalhar firmes e unidos com nosso governador, com nosso deputado federal Rubens Jr. e conseguiremos trazer a mudança para São Francisco”, afirmou o candidato.
Rubens Jr. agradeceu o carinho dos presentes e informou que voltará durante a campanha, ao lado do governador Flávio Dino para reafirmar o compromisso com São Francisco e o projeto de Adelbarto e Furreca pela cidade.
Com o período oficial das convenções se encerrando, os partidos já começam a correr contra o tempo para definir as candidaturas a Prefeito e Vereador nestas eleições. Na cidade de Chapadinha, as oposições resolveram se unir e ir com tudo pra cima da Prefeita Belezinha.
Os deputados Levi Pontes e Paulo Neto, Dr Talvane e a ex Prefeita Danúbia, se reuniram nesta semana e decidiram apoiar (até agora), o nome do ex deputado Magno Bacelar para a Prefeitura da cidade nestas eleições.
Acontece que Magno Bacelar até um tempo atrás possuía pendências na Justiça, assim como Dr Talvane. Diante dessa incerteza quanto ao nome oficial que terá o apoio do grupo, o deputado Levi Pontes já tem a solução. “Caso os dois não consigam se viabilizar, o candidato serei eu”, avisou.
A convenção que homologará a chapa oficial que disputará a Prefeitura de Chapadinha acontece no próximo dia cinco de Agosto, último dia do prazo eleitoral.
PS: A titular do Blog tentou entrar em contato com o ex deputado Magno Bacelar, mas não conseguiu.