Toda a frota de ônibus irá circular neste domingo (2) na região metropolitana de São Luís. A decisão foi tomada por rodoviários e empresários de transporte, após reunião com o governador Flávio Dino, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) e da Prefeitura de São Luís, realizada neste sábado (1°), no Palácio dos Leões. Para combater os recentes ataques incendiários e garantir um pleito eleitoral tranquilo à população, o governo estadual reforçou a segurança nas ruas.
“Não será a frota de dia de domingo, será a frota de dia útil. Ou seja: 100% da frota estará em circulação, das 8h às 18h”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), José Luís Medeiros. O objetivo é dar condições ao cidadão para votar com tranquilidade, uma vez que o Governo do Estado tomou medidas de reforço à segurança, com escolta policial aos coletivos e policiamento ostensivo nas ruas.
“Qualquer pessoa votará neste domingo. Não temos dúvida nenhuma de que será uma eleição em todos poderão participar”, afirmou José Medeiros. O presidente do SET explicou, ainda, que a partir das 18 horas, a frota será reduzida ao contingente normal de veículos postos em circulação aos domingos. A redução deverá ser em torno de 30%.
Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários (STTREMA), Isaias Castelo Branco, a imediata resposta do governo estadual aos ataques de facções criminosas trouxe mais confiança para a categoria. “Essa escolta é importante para a segurança, não só do trabalhador rodoviário, mas do usuário de transporte público”, ressaltou.
Estratégias de segurança
Durante a reunião, a Polícia Militar apresentou as estratégias de segurança a serem executadas no dia 2 de outubro. De acordo com o comandante de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), Coronel Pedro Ribeiro, haverá presença de policias militares dentro dos coletivos desde a saída das garagens, ainda no amanhecer do domingo. O policiamento também será ostensivo nas proximidades das zonas eleitorais e em pontos estratégicos da Região Metropolitana.
Segundo Pedro Ribeiro, a rápida resposta do Governo do Estado aos atentados incendiários está surtindo efeito, que pode ser observado pela redução gradativa de ocorrências. “Essas ações de prisões de elementos, organização do sistema penitenciário em termos de vistoria, e o controle operacional através da polícia ostensiva nas ruas, inclusive escoltando os ônibus, tem diminuído as ocorrências desse tipo de crime”, afirmou o coronel.
Força-tarefa
Por meio da Operação ‘Eleições 2016’, o governo montou uma força-tarefa para garantir eleições limpas e seguras em todo o estado. Na Grande Ilha, o reforço foi ainda maior, em virtude dos atentados incendiários a ônibus e prédios públicos que seriam utilizados como zona eleitoral. Foi realizada, então, a ‘Operação Resposta’, com efetuação de prisões, revistas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, identificação e transferência dos 23 mandantes dos ataques para presídios federais.
O reforço na segurança foi garantido pelo governo através da união entre as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e por meio de solicitação da presença de tropas federais no Maranhão, formadas por homens do Exército Brasileiro e da Força Nacional. O governo firmou, ainda, uma parceria com a Prefeitura de São Luís, que disponibilizou agentes da Guarda Municipal para somar forças ao contingente policial.
A pesquisa Escutec contratada pelo O Estado trouxe números importantes que remetem a uma eleição de segundo turno em São Luís. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%, a pesquisa teve como entrevistados 800 pessoas nos dias 28 a 30 de setembro e foi registrado no Tribunal Eleitoral sob o protocolo MA05600/2016.

De acordo com os dados, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), tem 41,5% dos votos; Wellington do Curso (PP), tem 27,5%; Eliziane Gama (PPS), com 8,38%, Eduardo Braide (PMN), tem 7,25%; Fábio Câmara (PMDB), aparece com 4%; Rose Sales (PMB), 2,75%; Zeluís Lago (PPL), 1%, Valdeny Barros (PSOL), e Cláudia Durans (PSTU), não pontuaram. Não sabem ou não quiseram responder 3,75% e disseram votar em branco 2,63%.
Nos votos válidos a pesquisa mostra que a eleição realmente será de dois turnos: Edivaldo tem 44,3%; Wellington com 29,4%; Eliziane Gama tem 8,9%; Eduardo Braide 7,7%; Fábio Câmara 4,3%; Rose Sales 2,9%; Zeluís Lago 1,1%, Valdeny Barros 0,8% e Cláudia Durans 0,5%.
Com Informações do Blog Neto Ferreira
A Justiça Eleitoral garante que o esquema montado para as eleições, que conta com apoio do Exército, Polícias Federal, Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, permitirá a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral que culmina com a votação do próximo domingo, 2 de outubro.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta, 30 de setembro, os desembargadores Lourival Serejo e Raimundo Barros, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (respectivamente), e o tenente coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, pediram tranquilidade aos eleitores e esclareceram acerca do transporte de urnas até os locais de votação com escolta policial.
O desembargador Lourival Serejo declarou que a responsabilidade da distribuição das urnas da região metropolitana é dos juízes de primeiro grau acertada com os Correios, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e que não há hipótese de atrasar o início da votação, marcada em todo o país para as 8h.
Já o corregedor explicou que o início da distribuição das urnas estava prevista para a manhã desta sexta, porém, devido aos últimos acontecimentos e ameaças de queima dos equipamentos, ela foi suspensa para ser feita com escolta policial.
Por sua vez, o comandante do 24º BIL informou que, com a autorização do TSE para que tropas federais atuem em mais 7 cidades do estado, somam em 850 homens do Exército que trabalharão durante as eleições, sendo que o efetivo do Maranhão será completado por batalhões do Pará.
Venda de bebida, locais de votação alterados e onde votar
De acordo com a Portaria 720/2016 da Secretaria Estadual de Segurança Pública, entre as 18h deste sábado (1º) até a meia-noite do domingo (2), está proibida a venda, fornecimento e consumo de bebida alcoólica ou de substâncias de efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público.
Cinco seções eleitorais que funcionavam nas escolas Carlos Saad, da Vila Mauro Fecury I, funcionarão na Unidade Cônego Sidney Castelo Branco Furtado da Vila Ariri. Já 2 seções da escola Darcy Ribeiro do Sacavém foram deslocadas para o Jardim de Infância da própria escola. A mudança decorre dos ataques que estas escolas sofreram na noite da quinta-feira, 29. Mesários e administradores de prédio já foram avisados sobre a alteração.
Quem tem dúvidas de onde vota é só acessar o endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias eleitor / título e local de votação ou ligar para o número 0800 098 5000 (Disque Eleitor).
Participante do debate na TV Mirante, após conseguir aparecer com 5% da pesquisa do Instituto Ibope MA-05305/2016, o deputado estadual e candidato do PMN à prefeitura de São Luís, Eduardo Braide, falou sobre sua trajetória política que, segundo ele, seria limpa, proba.
Contudo, num embate com o candidato pela coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), sobre o envio de emendas para o esquema criminoso que atuou na prefeitura de Anajatuba, Braide afirmou que nunca foi investigado. Ele falou a verdade?
Documentos oficiais mostram que não.
COAF
Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) — órgão federal que fiscaliza verbas federais que são destinadas às administrações estaduais e municipais —, aponta que o candidato foi alvo de investigação do órgão, que encontrou movimentações financeiras atípicas feitas por ele.
Sigiloso, o documento é de uso exclusivo das autoridades encarregadas de apurar crimes de “lavagem” de dinheiro, e mostra, no trecho “pessoas incluídas pelo COAF”, o nome de Eduardo Braide marcado como “consta”.

Ministério Público Federal e Polícia Federal
Devido as movimentações financeiras atípicas feitas por Braide, o Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Polícia Federal, no dia 17 de março de 2014, a instauração na Notícia de Fato nº 1.01.004.000033/2014-31.
O documento mostra que Eduardo Braide supostamente praticou crimes, e que a investigação contra ele, foi iniciada a partir de Relatório de Inteligência Financeira, encaminhado pelo COAF, com notícias sobre movimentações financeiras atípicas, envolvendo as sociedades empresarias Vieira e Bezerra Ltda – ME, A.J.F. Júnior Batista Vieira – ME, Escutec – Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda e A4 Serviços e Entretenimento Ltda, bem como outras diversas pessoas físicas e jurídicas a elas relacionadas.
O volume nas movimentações financeiras de Braide e das empresas, segundo o documento informa, supera a casa dos R$ 25 milhões. E mais: uma das pessoas investigadas pelo COAF, Matilde Sodré Coqueiro, que aparece em várias operações em espécie tituladas por essas empresas, seria empregada da Vieira e Bezerra Ltda – ME e da Escutec – Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda, ao mesmo tempo em que era funcionária de cargo em comissão da Assembleia Legislativa do Maranhão, nomeada justamente no gabinete de Eduardo Braide.


Caso Anajatuba
Toda a investigação do COAF, MPF e do pedido para a entrada da PF no caso, é explicado pela descoberta de um esquema criminoso que roubou dinheiro público dos cofres municipais de Anajatuba — além das prefeituras de Caxias, Trizidela do Vale, Tuntum, Itapecuru Mirim, Codó, Alcântara, Parnarama e Mirinzal.
O esquema envolvia, conforme documento oficial da Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão, a empresa A4 Serviços e Entretenimento Ltda, dentre outras empresas controladas por um dos chefes da Organização Criminosa (Orcrim), o agiota Fabiano Carvalho Bezerra — e chegou a ser alvo de reportagem do quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do programa Fantástico, da Rede Globo.
A documentação aponta ainda, que o pai do próprio candidato do PMN, o ex-deputado estadual Carlos Braide, também atuava com agiota no esquema, e que o homem responsável pela montagem dos processos de fraudulentos, José Antônio Machado de Brito Filho, mais conhecido como Zé Filho, também era nomeado como assessor do candidato Eduardo Braide.
Nas investigações, o MPF apurou ainda, que até mesmo a esposa do agiota Fabiano Carvalho Bezerra, Natasha Alves Lesch, também era assessora de Eduardo Braide na AL-MA.

Mesmo com todas essas provas, Braide sempre negou tudo, processou todos os jornalistas e blogueiros que revelaram as investigações, exigindo que as publicações sejam retiradas do ar — inclusive a do Atual 7, e anda pra cima e pra baixo com uma declaração dada pela PF quando não quer espantar seus investigados. Afinal, quem quer pegar galinha, não diz xô.
Atual 7
A polícia confirmou o envolvimento de 35 detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas com os ataques contra ônibus e prédios públicos na capital, na quinta-feira (29). Destes, 23 foram identificados como líderes de grupos criminosos e serão enviados a presídios federais. A medida foi confirmada pelo secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, durante coletiva à imprensa, na tarde desta sexta-feira (30). “Iniciamos essa operação ‘pente fino’ para retirar qualquer tipo de ilícito de dentro das unidades e reforçamos o policiamento em todas as unidades prisionais do sistema para evitar fugas, motins ou rebeliões neste período eleitoral. Não vai prevalecer ato violento que venha a dar alguma ordem ao cidadão maranhense. A polícia está com sua força nas ruas para impedir esses criminosos”, enfatizou o titular da SSP-MA.
Portela afirmou que a motivação dos criminosos para os ataques foi prejudicar o processo eleitoral e acrescentou que a declaração foi confirmada pelas próprias mulheres durante a manifestação que tentou interditar a Avenida Beira Mar. “Foi comprovado, ainda, que esses criminosos determinaram a ordem de ataque para integrantes dos grupos aqui fora. Todos foram criminalmente responsabilizados. E o importante é que, considerando a gravidade dos atos cometidos e as reiteradas práticas criminosas, o Poder Judiciário deferiu a solicitação da Segurança e vamos transferi-los para presídios federais”, enfatizou o secretário de Segurança.
Os detentos foram autuados por organização criminosa e depredação de patrimônio público. Todos ficarão em regime de isolamento até que a transferência seja realizada para Catanduva, Mossoró e Acre, onde cumprirão pena em regime isolado. O Ministério da Justiça já disponibilizou um avião para o transporte dos presos. Os demais, que permanecem nos presídios da capital, ficarão sob monitoramento irrestrito. O secretário Jefferson Portela destacou que as vagas no sistema federal foram garantidas após reunião entre o governador Flávio Dino e chefes da Justiça – Ministério da Justiça, Superior Tribunal Federal e Tribunal de Justiça do Maranhão. O Ministério da Justiça comunicará à SSP-MA a data para envio dos criminosos.
Durante a coletiva, Portela anunciou ainda que as operações nas ruas, iniciadas imediatamente após os ataques, continuam e serão intensificadas até a próxima segunda (3), para garantir a segurança do processo eleitoral. Os ônibus permanecem com escolta policial dentro e também fora dos coletivos; e os bairros onde ocorreram casos e locais de votação terão prioridade no deslocamento da segurança. Em apoio à Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, está ainda a Guarda Municipal. Serão 170 policiais que farão monitoramento nos Terminais de Integração, durante 24 horas.
A operação continua para dar cumprimento a outros mandados de prisão já autorizados pela Justiça. “Temos que nos manter vigilantes e coibir os ataques aos ônibus e ao patrimônio público, além de dar garantia ao cidadão de ir cumprir o seu papel no dia da eleição”, disse Portela. O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira, também se posicionou durante a coletiva e informou que “as tropas estão cumprindo missões especiais. Hoje mesmo o serviço de inteligência já prendeu três criminosos. Estamos num trabalho incessante, além de escoltar os ônibus”, ressaltou.
A operação policial decorrente dos ataques culminou ainda com a prisão de outros 14 envolvidos, que foram autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação. A Segurança vem trabalhando incansavelmente, desde os primeiros ataques, com prisões de envolvidos em tempo recorde.
Moradores da Vila Itamar, Zona Rural de São Luís, festejaram, nesta sexta-feira (30), a confirmação da presença do candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), no segundo turno da eleição na capital maranhense.
Wellington realizou, no período da manhã, uma grande carreata pelas ruas do bairro e que também percorreu localidades próximas. Por onde passou, o candidato progressista recebeu manifestações de apoio e carinho.
“No segundo turno, o Wellington terá mais tempo para mostrar para a população todos os seus compromissos para retirar São Luís do caos que se encontra hoje. Tenho certeza que o povo sairá vitorioso”, disse o professor Anibal Figueiredo.
Para o comerciante Elias Silva, ao longo deste primeiro turno da campanha eleitoral, Wellington ganhou a simpatia maciça do eleitorado porque possui propostas concretas para cidade.
“Além disso, o deputado Wellington é um homem honesto, um político que trabalha muito pela população. É, sem dúvida, um dos parlamentares mais atuantes de nosso estado. E será, com fé em Deus, o melhor prefeito da história de São Luís’.
Os moradores também criticaram fortemente o atual prefeito e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). A doméstica Isabel Sousa relembrou a participação do gestor no debate de ontem à noite na TV Mirante.

De acordo com ela, Edivaldo, ao ser confrontado pela verdade exposta pelos demais candidatos, limitou-se apenas a mentir e tentar, sem sucesso, passar uma falsa imagem sobre a situação da capital.
“Essa São Luís perfeita e sem problemas só existe nos sonhos do prefeito e na sua propaganda paga. Edivaldo é um gestor de faz de conta. A cidade, com ele, já perdeu tempo demais”, afirmou.
Wellington agradeceu o carinho e apoio dos moradores. Ele garantiu que domingo, dia 02 de outubro, será apenas o primeiro passo para mudar a realidade da capital.
“Com o apoio do povo, estaremos no segundo turno e continuaremos realizando uma campanha propositiva, mostrando os problemas e apontando soluções para resolvê-los. No segundo turno, teremos tempo igual de televisão. Poderemos apresentar ao eleitor, de forma mais completa, os nossos compromissos para mudar verdadeiramente São Luís”, explicou.
O candidato a prefeito da coligação “Aliança Democrática Ribamarense”, Luis Fernando Silva (PSDB), realizou na noite desta quinta-feira, dia 29, o último comício de sua campanha eleitoral em São José de Ribamar. Além da presença de cerca de 7 mil pessoas, em apoio ao tucano e ao vice, Eudes Sampaio, o evento contou com a presença do governador Fávio Dino (PCdoB).
O comunista aproveitou para agradecer pelos votos que teve em São José de Ribamar em 2014, reafirmou o compromisso de trabalhar ainda mais pela cidade a partir do próximo ano e pontuou o nome de Luis Fernando como o ideal para administrar o município.
“Por tudo que ele já fez e por tudo que ele pretende fazer, Luis Fernando é o nome certo para administrar São José de Ribamar. Tenham a certeza de que a partir de Janeiro de 2017 o Governo do Estado e o Município estarão juntos trabalhando em favor da população”, declarou Flávio Dino em seu discurso.
Ele disse que a gestão estadual tem muitos planos em favor dos ribamarenses e destacou que dará total apoio, também, a uma das bandeiras levantadas por Luis Fernando que é o da metropolização. “Os quatro prefeitos e o governo do estado precisam trabalhar juntos em favor de todos”, afirmou.
Luis Fernando agradeceu pela presença e pela declaração de apoio de Flávio Dino e reafirmou seu compromisso de reconstruir a cidade e fazer uma administração ainda mais profícua. “O governo estadual será uma força importante nesse processo de reconstrução de São José de Ribamar para mostrar para o Maranhão e para o Brasil que esta cidade vai voltar a ter desenvolvimento e pode ser muito melhor”, garantiu.

O tucano também agradeceu pelo carinho que recebeu da população, durante toda a campanha, e pela parceria dos mais de 130 candidatos a vereador das coligações que defendem o nome de Luis Fernando e Eudes Sampaio. Fizemos uma campanha limpa, propositiva e conversando com as pessoas. Fui recebido com muito carinho e respeito pelo povo e pelos candidatos que me acompanharam. E tudo isso será retribuído com muito trabalho nos próximos quatro anos”, assegurou o candidato.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu a distribuição de 1.968 urnas que aconteceria na manhã desta sexta-feira (30), em São Luís. De acordo com o órgão, a medida foi tomada depois dos ataques realizados na noite desta quinta-feira (29), quando bandidos atearam fogo em vários ônibus na cidade.

Duas Escolas, que seriam locais de votação, foram incendiadas por criminosos. Ainda nesta sexta-feira (30), haverá uma reunião no Fórum Eleitoral para discutir sobre a medida tomada.
IDifusora.Com
O último comício da campanha vitoriosa de Ferdinando Coutinho, aconteceu na noite desta quinta-feira (29), no povoado Pedreira, onde o candidato nasceu e cresceu junto de seus irmãos. Uma multidão se fez presente para ouvir, mais uma vez, as propostas e a certeza de que Ferdinando Coutinho dará continuidade ao trabalho realizado pela prefeita Suely Pereira.
“Nós vamos continuar todo o belíssimo trabalho que a Suely fez por Matões e garanto que vamos crescer muito mais”, ressaltou o próximo prefeito de Matões Ferdinando Coutinho 40.
Pesquisas realizadas na cidade, desde o começo, já apontavam a vitória de Ferdinando nas urnas, resultado que deve se confirmar no próximo dia 2 de Outubro.


Foto da Internet
O governador do Maranhão solicitou, nesta quinta-feira (29), ao governo federal, o envio de tropas federais para reforçar a segurança no estado durante o período eleitoral. Já há 7.500 policiais militares escalados para garantir a lisura do pleito nos 217 municípios maranhenses.
Desde hoje, as forças de segurança do estado também já contam com o apoio das Forças Armadas, que estão no estado. O pedido feito pelo governador Flávio Dino tem o sentido de reforçar ainda mais a paz durante o período eleitoral. “Diante da súbita mobilização de facções criminosas visando tumultuar as eleições em São Luís, solicitamos o suporte federal para a Ilha”, anunciou Dino.
Operação ‘Eleições 2016’
Com a Operação ‘Eleições 2016’, houve aumento no efetivo policial por meio de parceria entre as polícias Civil, Militar e o Exército Brasileiro, além da convocação de militares lotados em cargos administrativos e oficias que estariam de folga para cumprir jornada extra operacional remunerada. A Operação ‘Eleições 2016’ foi deflagrada ainda no período pré-eleitoral, apurando denúncias de compra de voto, pistolagem e agiotagem nos municípios.
O aumento do efetivo policial nas ruas é garantido por meio da convocação de oficiais (tenentes, capitães, majores e coronéis) e praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes), incluindo militares de funções administrativas e aqueles que estariam de férias, para reforço do contingente policial que deverá atuar nas ruas no dia de votação. “O efetivo escalado para operar no período de votação irá garantir eleições limpas sem prejuízo ao patrulhamento policial realizado normalmente”, disse coronel Pereira. “A população pode se tranquilizar, porque estará protegida”.