Em nova pesquisa, desta vez, feita pelo DATA ILHA, a candidatada a Prefeitura de Buriticupu, Francisca Primo, aparece novamente como sendo a grande vitoriosa no pleito municipal, no próximo dia 2 de Outubro. Segundo o levantamento a deputada tem 53,81% das intenções de votos dos Buriticupuenses, contra 41,23% do atual prefeito José Gomes. O estudo revela ainda, que 4,96% dos eleitores estão indecisos, não sabem ou não quiseram opinar. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 02849/2016.

Francisca tem como companheiro de chapa, o vereador Cleber Flor(PR), que juntos, fazem parte da coligação “BURITICUPU EM BOAS MÃOS” , e que tem recebido o carinho e o apoio do povo Buriticupuense durante toda a campanha.
Além do apoio popular, Francisca Primo conta também com a força dos maiores líderes políticos do município, como por exemplo, o ex-prefeito Primo, ex-prefeito Gildan, vice prefeito Dr. João, presidente da câmara Ely Josélio, deputado federal Zé Carlos(PT), Davizinho(PR), deputado estadual Antônio Pereira(DEM) e do governador do estado Flavio Dino, que é do mesmo partido da candidata.
Blog do Jo Fernandes, com edição
Os candidatos às eleições deste ano vão apresentar nesta quinta-feira (29) os últimos programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão referentes ao primeiro turno. Nestas eleições, o tempo da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. .
O horário eleitoral gratuito vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio. Na televisão, a propaganda é transmitida das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já as inserções são veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.
Hoje também é o último dia para a realização de debates no rádio e na TV, e para a propaganda, mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e carros de som.
Pesquisa do Instituto Ibope divulga na noite desta quarta-feira (28), no JMTV 2ª edição, da TV Mirante, confirmou que o deputado estadual e candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), estará no segundo turno das eleições disputando com o atual prefeito e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Mesmo sendo alvo, diariamente, de ataques e notícias inverídicas produzidas pela campanha de Edivaldo Jr, que continua usando a máquina pública a seu favor, Wellington, em todos os cenários – seja na pesquisa estimulada ou na contabilização apenas dos votos válidos – aparece bem posicionado na segunda colocação e garantido na próxima etapa do pleito eleitoral em São Luís.
Quando foram levados em consideração somente os votos válidos, excluindo-se brancos e nulos, o candidato progressista apareceu com 32% das intenções de voto. Edivaldo Jr. pontuou com 42% e Elizane Gama (PPS) com apenas 9%.
Na pergunta estimulada, na qual são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos, Wellington apresentou 28% das intenções de voto, 20% a mais que Eliziane. O atual prefeito pontuou com 38%.
Rejeição – Wellington também com um dos menores índices de rejeição. Apenas 16% dos entrevistados afirmaram não nele no dia 02 de outubro.
Elizane Gama é a mais rejeitada, segundo a pesquisa, com 24%. Edivaldo Holanda Júnior aparece em segundo lugar com 23% dos entrevistados afirmando não votar nele de maneira alguma.
A pesquisa Ibope, contratada pela TV Mirante, ouviu 805 eleitores, entre os dias 24 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-05305/2016.
Na reta final de campanha destas eleições municipais 2016, o presidente da Câmara Municipal e candidato a Prefeitura de Raposa, Eudes Barros, segue firme para se eleger o próximo prefeito da cidade. Na tarde do último domingo (25), Eudes realizou a maior passeata já vista na história política do município. A onda azul, literalmente, invadiu as ruas da cidade, mostrando a força do grupo 22, que tem tudo para chegar a vitória no próximo dia 2 de Outubro.

Amigos, correligionários e simpatizantes, ao lado de Eudes Barros e do candidato a vice-prefeito, Professor Afonso, , saíram do Aracagy, passando pelo Santo Antonio e pelas principais avenidas do Centro de Raposa, mostrando total apoio ao candidato Eudes Barros. A coordenação de campanha calculou a participação de mais ou menos cinco mil pessoas na caminhada.
E assim segue a campanha de Eudes Barros rumo à Prefeitura de Raposa: Leve, animada, com boas propostas e na certeza da vitória!


O Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil, cumpriu mandado de busca e apreensão em uma aeronave e em seus tripulantes, nesta terça-feira, 27, na pista de pouso do município de Passagem Franca. Na operação, foi verificado que o avião monomotor A210 estava carregado com R$ 50 mil.

A aeronave pertence a Juarez Alves da Silva, sogro de Adailton Alves Guimarães Duarte, candidato a prefeito do município de Lagoa do Mato, pela coligação Unidos pelo Povo, que reúne os partidos PRB, PSD, PTB, PEN, PSDC, PMN, DEM, SD e PSB.
O montante de R$ 50 mil foi apreendido. A Polícia Civil investigará o crime de compra de votos, previsto no Código Eleitoral. A ação poderá subsidiar o MPMA para o ajuizamento de uma Ação Eleitoral.
Coordenou a operação o promotor de justiça Carlos Allan da Costa Siqueira, titular da referida comarca. O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo juiz Josenilton Silva Barros, atendendo solicitação do MPMA.
A ação foi motivada por uma denúncia encaminhada à Promotoria de Justiça da Comarca de Passagem Franca, informando que uma aeronave oriunda da cidade de Itaituba, no Pará, com destino a Passagem Franca, pousaria carregada de dinheiro, que possivelmente seria utilizado para a compra de votos nas eleições 2016.
Um sonho antigo deixa o papel para mudar a vida da população da Baixada Maranhense. O governador Flávio Dino deu a largada, nesta terça-feira (27), em Bequimão, na construção da ponte sobre o Rio Pericumã. Um sonho antigo dos moradores, a ponte ligará Bequimão à Central do Maranhão, beneficiando, além das duas cidades, mais de 10 municípios da região, gerando empregos durante a obras e garantindo renda a pelo menos 450 famílias.

Ao assinar a ordem de serviço, que autoriza o início da construção, o governador lembrou os impactos que a ponte trará. “Acredito muito nessa região. É um investimento de quase R$ 70 milhões, que vai gerar imediatamente 400 empregos, é uma ponte que vai beneficiar diretamente 10 municípios e dinamizar atividades econômicas, como a agricultara familiar, a pesca, o turismo. É uma obra esperada há cinco décadas, que vai integrar os municípios à capital do Maranhão, acima de tudo gerando oportunidade às pessoas antes esquecidas, porque essa obra nunca foi prioridade, mas no nosso Governo é”, enfatizou o governador, lembrando que será um passo importante até para tornar mais conhecidas as belezas do litoral ocidental do Maranhão, garantida a facilidade no acesso.
Com 589 metros de extensão, a ponte tem um projeto de engenharia de complexidade técnica. O engenheiro responsável pela obra, Luís Calil, explicou que na região onde será construída a ponte há 26 metros de espessura de solo mole, e além do rio, também existe a influência de marés. “Essa obra só se compara a ponte do Rio Negro, no Amazonas, com fundações de características iguais a essa. É uma obra de um grau de dificuldade técnica muito grande, porque é uma obra de execução sobre lâmina d’água de 17 metros e no subsolo tem uma coluna de solo mole. Mas nós temos técnicas apuradas e vamos executar com dignidade, como o governador espera”, destacou o engenheiro.
Para a mão de obra, o governador solicitou que fosse dada prioridade à população local, o que animou os moradores, como Lúcia Cristina, que vê uma grande oportunidade se abrindo. “Vai gerar emprego e aqui precisa muito. Além disso, vai ficar mais perto para quem precisa viajar entre os dois municípios. É um sonho muito antigo”, pontuou.
Fechando com chave de ouro uma campanha ética, limpa e vitoriosa a prefeita e candidata à reeleição, Rosa (PP), da Coligação ‘PRA FAZER MUITO MAIS’ convida toda população de Porto Rico do Maranhão para juntos formarem uma multidão azul durante o arrastão e comício nesta quinta-feira, dia 29.
A programação do evento terá início às 15h, com concentração em Rabeca, de onde a nação 11 seguirá em passeata pelas principais ruas do município em direção à Praça da Bíblia, onde estará localizado o palanque.
A cada dia que passa, o grupo “São Luís de Amigos”, vem crescendo e se fortalecendo. A cidade clama, tem sede de mudança! O candidato a vereador, Umbelino Junior tem se fortalecido, e vem fazendo arrastão por onde passa. Suas propostas, atitudes e palavras cheias de compromisso, honestidade, responsabilidade e amizade, tem tido grande aceitação pelos eleitores da Ilha do Amor.

Por uma São Luís de amigos, Umbelino Jr visa o futuro e progresso de nossa cidade, pois ele acredita que, o melhor para o município, é um legislador atuante e com vontade de trabalhar em prol da população.
A cada caminhada, a cada abraço, conversa e aperto de mão, Umbelino Jr pôde sentir, por parte das pessoas, que elas realmente almejam uma renovação na Câmara de São Luís, e escolheram depositar nele essa confiança, de realizar um trabalho bom que, de fato, beneficie não apenas uma parcela da população, mas sim, a cidade de São Luís como um todo.


Ser vereador, é ter responsabilidade e lutar por melhorias para a sociedade, e Umbelino Junior, renova essa esperança por dias melhores, por uma São Luís de amigos! Suas propostas sempre visam melhorias para cada ludovicense como, por exemplo:
Saúde: Propor a criação de novas unidades básicas de saúde (USB)
Educação: Solicitar, junto a administração municipal, melhorias, reforma e construção de novas creches e escolas, além de lutar para aprovar a criação de uma Universidade Municipal
Segurança: Instalação de novas câmeras em diversas áreas da cidade, para auxiliar a polícia militar no controle e segurança da população.
Esporte: Criação do “Esporte na Praça”.
Infraestrutura: Sinalização das principais vias de São Luís e discutir junto ao executivo, melhorias no asfaltamento da cidade, rede de esgoto, internet, etc…
Além de apoiar os centros culturais e ainda buscar muito mais melhorias em outras áreas como Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Econômica e quesito Gestão.
Você sabe qual o papel de um vereador e quais suas principais funções?
O vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sua atribuição é auxiliar a administração por meio de indicações e/ou requerimentos. Os vereadores têm quatro funções principais, são elas: Função Legistativa, que consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade. Função fiscalizadora, onde o vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
Função de Assessoramento ao Executivo: onde está função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual ( poder de emendar, participação da sociedade e a realização De audiências públicas ). E a função Julgadora, onde a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos vereadores.
O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna da assembléia legislativa, na manhã desta terça-feira (27), para destacar a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina – UEMASUL, projeto de lei de autoria do executivo estadual, encaminhado à assembléia legislativa pelo governador Flávio Dino na última segunda-feira (26).
Na ocasião, Marco Aurélio parabenizou o governador pela iniciativa, medida que dará autonomia financeira e administrativa para os campi da Universidade Estadual em Imperatriz e região. “Todos os campi da UEMA na nossa região padeciam com a falta de autonomia financeira e administrativa, fato que de certa forma prejudicou o desenvolvimento do ensino superior na região. A partir de agora, com a incorporação dos quadros educacionais, patrimônio e a criação de uma unidade administrativa, teremos a descentralização da universidade, o que dará autonomia à região, possibilitando assim o melhor desenvolvimento de suas atividades.” Destacou o parlamentar, completando que a criação da UEMASUL, com a devida condição orçamentária, ajudará a adição de novos cursos de graduação e de extensão (mestrado e doutorado) na região, pois somente a UFMA tem curso de mestrado na região, dentre as universidades públicas.
O deputado citou ainda os investimentos que o governo do estado vem realizando no ensino superior da Região Tocantina. O campus de Açailândia, por exemplo, teve aprovada a deliberação para a criação do curso de Engenharia Civil, uma demanda antiga da região que terá uma resposta por parte do governo. Em Imperatriz, foi aprovada a construção do Campus Agrário da UEMA, um investimento na ordem de R$ 15 milhões que contemplará os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária, entre outros. A obra já foi licitada e deverá ter início nos próximos dias.
Ex-aluno do curso de matemática no campus da UEMA em Imperatriz, o próprio Marco Aurélio contribuiu com R$ 1 milhão de reais, em emendas parlamentares, para aquisição de livros, computadores e melhoria da infraestrutura do campus de Imperatriz. “Como filho da Universidade Estadual do Maranhão, como uma pessoa que teve todas as oportunidades de crescimento profissional, de fortalecimento de uma compreensão e amadurecimento pessoal graças à universidade, eu entrava na UEMA há vinte anos com muitos sonhos, filho de uma costureira, adentrava a universidade com o objetivo de ser professor. A UEMA me proporcionou todas as possibilidades de inclusão social, de acreditar que a educação me faria vencer. É por isso que destaco o fortalecimento da UEMA em nossa região, com a nova estrutura administrativa da UEMASUL, pois terá condições de contribuir com o crescimento desta instituição e com o futuro de tantos jovens que por lá alicerçarão seus caminhos”, concluiu.
A cabina de votação é o local reservado da seção eleitoral em que o eleitor pode expressar, com total sigilo e inviolabilidade, seu voto na urna eletrônica. Assim, quando se dirigir à cabina de votação, o eleitor deve tomar cuidado para respeitar as proibições contidas na legislação eleitoral para que tudo corra dentro da normalidade no instante do voto.
Com o objetivo de assegurar o sigilo da votação, não é permitido ao eleitor, na cabina, o uso de celular (inclusive para tirar “selfie” do momento do voto). Também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer esse sigilo. Cabe à mesa receptora reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga ressalta que “quando o eleitor se dirige ao local de votação, é necessário ter em mente que está ali para o exercício de um direito de alta relevância na sua condição de cidadão”. “É um momento solene, em que ele exerce o seu direito de se expressar democraticamente para escolher, dentre os candidatos que concorrem, aqueles que entenda serem os mais aptos para exercer os cargos em disputa: cargos que determinam o exercício, pelo prazo de quatro anos, do mandato de prefeito e vereador, por exemplo, que cuidam das competências executivas e legislativas, respectivamente, no plano municipal”, acrescenta.
Sobre o sigilo do voto, o ministro salienta que “tão importante é esse direito que o cidadão deve exercê-lo com absoluta liberdade, ou seja, é dever da Justiça Eleitoral zelar para que o eleitor vote sem qualquer assédio, intervenção ou constrangimento”. “Mais que isso, a garantia do sigilo do voto se projeta como benefício para a sociedade, haja vista que a percepção de liberdade, para se manter íntegra, não pode ser abalada por episódios que se convertam em desconfiança contra o processo democrático. Com efeito, atuar contra a liberdade do voto, em qualquer hipótese, tem repercussão contra os interesses da sociedade e do país como nação. Isso porque o direito ao voto livre e consciente é um direito de igual valor para todos os cidadãos que estejam no pleno gozo de seus direitos políticos”, afirma o ministro.
Admar Gonzaga alerta que atentar contra a liberdade do voto é crime, conforme previsto no artigo 312 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). “Portanto, caso o eleitor se apresente ao local de votação portando algum tipo de equipamento (máquina fotográfica, filmadora, celular, tablet etc.) capaz de registrar o próprio voto, deverá ser advertido a não utilizá-lo pelos mesários a serviço da Justiça Eleitoral”, observa.
“No caso de desobediência ou que a utilização desse tipo de equipamento seja apenas percebida após o exercício do voto, o fato deverá ser registrado em ata, pelo presidente da Mesa Receptora, para fins de apuração da hipótese de crime ou outra espécie de ilícito, dentre os quais a corrupção eleitoral, que, além de igualmente constituir crime, pode determinar a cassação do mandato do eleito, caso se apure a participação direta ou indireta do eleito no ilícito”, destaca o ministro.
Lembrete
No momento de votar, o eleitor pode levar para a cabina uma “cola”, um lembrete, ou seja, um papel com os números de seus candidatos para que possa marcar na urna eletrônica.
Manifestação silenciosa
No dia da votação, é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.