Rumo ao Senado: Zé Reinaldo recebe apoio da classe política em Tuntum

Gratidão. Esse foi o sentimento do evento que reuniu mais de 50 lideranças políticas entre prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e federais, além de vereadores, ontem (06/05) em Tuntum. Capitaneado pelo prefeito da cidade e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, no 1° Encontro da Gratidão os gestores destacaram por que o deputado federal José Reinaldo Tavares deve se candidatar ao Senado Federal no próximo pleito.

De acordo com Tema, Zé Reinaldo tem como marca registrada o municipalismo, o que o tornou um político admirado pelos prefeitos maranhenses. Tema ressaltou ainda a coragem de Zé em lutar e ser o grande mentor da mudança no Estado.

“Ele está entre os três maiores políticos do Maranhão. A ideia do evento surgiu para agradecer o que o Zé é, o que o Zé foi e o que ele ainda pode fazer pelo Maranhão. Na vida política é comum ver ingratidão mas a gratidão é a mãe de todas as virtudes. A classe política é grata a ele e o povo mais ainda”, disse para uma plateia de cerca de 2 mil pessoas.

Secretário Estadual de Comunicação e Articulação Politica do Governo do Estado, Marcio Jerry lembrou um dos feitos mais marcantes da biografia do homenageado como o fim “da política do chicote” quando iniciou a verdadeira mudança do Maranhão.

“Ele não precisa de nenhum retorque em sua biografia porque ele é um homem preparado para assumir uma cadeira no Senado”, explicou antes de completar. “Muita gente confunde jornalismo com fofoca e tem uma turma que me faz rir muito porque todo dia inventa uma confusão. Entre nós não tem briga nenhuma porque a gente sabe qual é o lado do rio. O PCdoB reverencia essa biografia e assina embaixo porque vai finalmente saber pra que serve um senador”.

Homenageado da noite, Zé Reinaldo destacou que a gratidão é recíproca e que o encontro foi uma reunião de velhos amigos e companheiros de lutas porque a política só funciona se for feita com entrosamento e união.

“Foi uma festa sobre a gratidão que deve haver na política. Fiquei muito feliz como todo esse reconhecimento porque eu sou político como eles. A diferença de ser prefeito, deputado ou senador é só na graduação do cargo. Já desisti do Senado duas vezes mas aprendi a lutar pelo que eu acho certo. Dessa vez não tenho porque abrir mão”, contou o político responsável pela Ferrovia Norte-Sul e pelo esqueleto do projeto de transposição do Rio São Francisco, ambos quando então diretor do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS).

Participaram do evento o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho; a prefeita de Governador Archer, Dra. Jesus; o prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda; o prefeito de Coroatá, Luis da Amovelar FiIho; o prefeito de Gonçalves Dias, Toninho da Patioba; o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, o prefeito de Santa Filomena, Idan Torres; o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira; o prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas, entre outros prefeitos.

Os deputados federais Aluisio Mendes e Deoclides Macedo; o deputado estadual Rafael Leitoa; ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa; e o ex-prefeito de Vitorino Freire e ex-deputado estadual, Juscelino Rezende além de diversos outros nomes da política maranhense.

COMENTÁRIOS

Em Cidelândia, Marco Aurélio prestigia final do Copão “Bola Cheia” e anuncia emenda para a iluminação do estádio municipal

Em visita ao município de Cidelândia, na tarde deste sábado (06), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), juntamente com o superintendente de Articulação Política, Eustáquio Sampaio, acompanhou a final do Copão Bola Cheia, campeonato que há sete anos reúne desportistas dos municípios da região Tocantina e tem por objetivo integrar e promover o esporte.

Esta edição reuniu 16 times de 9 municípios e teve as equipes de Vila Nova dos Martírios e Cidelândia como finalistas. A partida final foi realizada no Estádio Teixeirão. O organizador do evento, Professor Rogério Mourão “O Copão foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de disseminar o esporte na nossa região e integrar nossos municípios vizinhos. Ficamos muito felizes com a presença do nosso deputado e toda a atenção que ele sempre tem dado para nossa região”,  declarou Rogério.

Durante a premiação, o deputado Marco Aurélio anunciou emenda parlamentar para instalação de iluminação no estádio municipal. “Primeiro gostaria de parabenizar aos organizadores e às equipes que participaram do campeonato, o vencedor não é necessariamente aquele que levanta a taça, mas todos aqueles que ajudam a fomentar o esporte na nossa região. Gostaria também de anunciar a emenda parlamentar que estou destinando  para a instalação de iluminação no Estádio Teixeirão, aqui em Cidelândia, e também para melhorarmos os campos do Marreca e da Curvelândia, em Vila Nova dos Martírios”, afirmou o parlamentar.

Para Eustáquio Sampaio a iluminação é muito importante para toda a comunidade esportiva local. “Essa emenda é muito bem vinda e ajudará de forma considerável aos desportistas de toda a região, uma vez que hoje não é possível continuar com a prática esportiva durante os períodos noturnos”, afirmou o superintendente de articulação política da região Açailândia

O prefeito de Cidelândia agradeceu a presença do deputado Marco Aurélio e o anúncio da emenda. “Primeiro dizer da nossa felicidade em estar recebendo o deputado em um dia festivo para nós de Cidelândia, bem como agradecer pelo compromisso com a iluminação do estádio Teixeirão. É com a ajuda de amigos como o Marco Aurélio que continuaremos fomentando o esporte no nosso município e proporcionando lazer para nossos amigos de toda a região”, declarou Fernando Teixeira.

COMENTÁRIOS

Bandidos explodem agência bancária em Itinga do Maranhão

Bandidos explodiram por volta de 1h da madrugada desta segunda-feira (8), a agência do Banco Bradesco, no município de Itinga do Maranhão, a 615 km de São Luís.

Segundo o superintendente da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), delegado Tiago Bardal, a ação criminosa teve a participação de sete assaltantes. “Por volta de uma e meia da manhã cerca de sete elementos num veículo L200, prata, foram até ao Banco do Bradesco, fizeram algumas pessoas que estavam lá de reféns, explodiram o banco e empreenderam fuga”, relatou.

O superintendente da Seic disse ainda que toda a equipe policial da cidade de Açailândia está participando da operação para tentar localizar e prender os bandidos envolvidos no assalto. “O assalto a banco é um crime constante haja vista essas quadrilhas interestaduais que fazem rodízio entre os estados. Nós tivemos inclusive neste final de semana duas explosões em Teresina. Toda a guarnição militar de Açailândia está participando da operação para tentar desbaratar mais essa quadrilha que está havendo no interior do Estado”, finalizou.

A gerência da agência do Bradesco em Itinga do Maranhão, ainda não revelou a quantia roubada pelos assaltantes nesta madrugada.

G1 Maranhão

COMENTÁRIOS

Flávio Dino está entre os cinco governadores mais eficientes do Brasil

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) está entre os governadores que mais cumpriram as promessas de campanha em pouco mais de dois anos de gestão. Em ranking elaborado pelo site de notícias G1, Dino aparece como o segundo governador mais eficiente do país, com 78,37% das promessas de campanha total ou parcialmente cumpridas.

Além de ser um dos governadores que mais conseguiu por em prática o que prometeu durante o período eleitoral, em 2014, Flávio Dino também aparece entre os sete gestores que com seguiram manter as contas estaduais “no azul”, segundo G1.

Contas equilibradas

De acordo com dados do Sistema de Informações Fiscais do Setor Público (Sincofi) do Tesouro Nacional, apesar da grave recessão nacional, o Maranhão iniciou o ano de 2017 sem precisar cortar investimentos, parar obras, atrasar salários ou 13º do funcionalismo estadual, descumprir com o pagamento de fornecedores e anunciar ou avaliar a possibilidade de decretar estado de calamidade pública, como aconteceu com estados de grande receita, como é o caso do Rio de Janeiro.

Em 2014, durante a campanha que o alçou ao comando do Estado e deu fim a 50 anos de poder do grupo Sarney no Maranhão, Dino anunciou programas como, por exemplo, ‘Escola Digna’, ‘Bolsa Escola’, ‘Pacto pela Paz’, CNH Jovem’, além da criação de uma secretaria de Transparência e Controle para combater a corrupção na máquina pública.

Segundo o G1, todos esses programas e ações já estão pelo menos parcialmente em execução no Maranhão.

COMENTÁRIOS

Júnior Verde recebe estudantes do Centro de Ensino Fernando Perdigão na Assembleia

Mais 40 estudantes da rede pública estadual de ensino foram recebidos pelo deputado estadual Júnior Verde (PRB), nesta sexta (05), na Assembleia Legislativa, por meio do projeto Jovens no Parlamento. Desta vez, foram os alunos do Centro de Ensino Professor Fernando Perdigão.

Júnior Verde explicou que o objetivo do projeto é integrar os estudantes com a atividade parlamentar, viabilizando uma visão de aspectos da democracia participativa e preparando-os para o pleno exercício da cidadania. “Estas visitas à Casa do Povo são muito importantes porque a nossa juventude precisa ser estimulada a participar da vida pública. Não há democracia sem participação. E os nossos jovens precisam se engajar nesse processo, de forma direta e consciente”, salientou o deputado.

Acompanhado de Léo Fontes, coordenador do projeto, Júnior Verde levou os estudantes a conhecer, inicialmente, o Salão Nobre, onde fica aberta à visitação pública a Galeria de Ex-presidentes da Casa. Os estudantes também tiveram a chance de visitar o Plenarinho, a Sala das Comissões e o Plenário Deputado Nagib Haickel, onde os 42 deputados se reúnem para debater e votar sobre projetos de interesse da população.

“Nossa satisfação é imensa em ver resgatado este projeto tão importante para a cidadania, pois aproxima o Parlamento dos nossos estudantes”, frisou Júnior Verde. Ele aproveitou para discorrer sobre projetos e proposições de sua autoria, e sobre seu trabalho como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

Durante toda a visita, os estudantes receberam explicações, conheceram o funcionamento da Casa, formularam perguntas e esclareceram dúvidas. No Plenarinho e no Plenário, o deputado Júnior Verde respondeu a perguntas e esclareceu os trâmites de votação e aprovação de Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos.

Ao final da visita, o vice-diretor do Centro de Ensino Fernando Perdigão, Flávio César Pereira Rocha, disse que esta é a segunda vez que alunos desta escola têm a chance de fazer visita à Assembleia Legislativa, como parte do Projeto Parlamento Estudantil. “Foi uma manhã enriquecedora para os alunos da nossa escola. Agradecemos a oportunidade e, acima de tudo, parabenizamos a iniciativa do deputado Júnior Verde”, ressaltou o professor Flávio César.

COMENTÁRIOS

Prefeitura de Paulo Ramos recebe ambulância e melhora sistema de saúde

A população da cidade de Paulo Ramos está em festa. O motivo foi a aquisição de uma ambulância nova, que vai melhorar muito o sistema de saúde do município, e consequentemente, a vida das pessoas. O prefeito Deusimar Serra, recebeu o veículo na tarde desta sexta-feira (05), das mãos do governador Flávio Dino e da deputada Ana do Gás, no Palácio dos Leões.

Desde que iniciou o mandato de prefeito, em Janeiro deste ano, Deusimar Serra não tem medido esforços na luta para mudar o cenário triste da saúde pública que recebeu da gestão anterior. E prova disso, são as grandes conquistas alcançadas em menos de cinco meses de administração. Hoje, a saúde pública do município é destaque e já é vista como referência na região. Esse novo equipamento, que virou realidade graças a emenda da deputada estadual Ana do Gás e Governo do Estado, é estruturado com a mais alta tecnologia, e servirá para o transporte de pacientes entre unidades hospitalares na região ou adjacências, caso necessário.

O prefeito Deusimar Serra, destacou a ação como de extrema necessidade para salvar vidas e garantir um serviço de saúde mais acessível à população. “Esse era um momento muito esperado por todos nós. Desde que o Governo começou a entregar, a gente vem sonhando com isso. A ambulância que tem lá é alugada. Tenho certeza que a felicidade vai ser geral quando esse veículo chegar no município”, ressaltou o gestor.

Estrutura das Ambulâncias

Os veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

Ainda na estrutura, as ambulâncias são equipadas com sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.

Ao final da solenidade de entrega, o Prefeito Deusimar Serra saiu tão feliz com a nova aquisição, que saiu pilotando a ambulância. Veja o vídeo abaixo:

COMENTÁRIOS

Marco Aurélio acompanha vistoria e inaugurações de obras do governo do estado em municípios da Região Tocantina

Em agenda realizada durante a última sexta-feira (05), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), acompanhou o secretário estadual de infraestrutura, Clayton Noleto a uma série de vistorias em importantes obras que estão sendo realizadas pelo governo do estado na Região Tocantina.

Na cidade de Imperatriz, a comitiva esteve nas obras da Beira-Rio, cuja primeira etapa está orçada em R$ 3,1 milhões. A primeira etapa contempla o aterro de uma lagoa artificial para a construção de uma praça de eventos e a contenção da erosão da margem do rio Tocantins. O método utilizado para a contenção é considerado um dos mais modernos do país.

Em seguida, Marco e Clayton foram recebidos pela professora e reitora Elizabeth Fernandes nas obras de reforma, ampliação e adequação do Campus da UEMASUL em Imperatriz, investimento de R$ 4 milhões. O secretário destacou, que no próximo dia 19, o governador Flávio Dino estará em Imperatriz para assinar a ordem de serviço para o segundo campus da UEMASUL em Imperatriz. Um investimento de R$ 11.3 milhões de reais. “Essa é a forma de trabalhar do governo Flávio Dino. Identificando as necessidades com muita coragem e determinação, trabalhando para encontrar as soluções.”

Em Ribamar Fiquene, a comitiva foi recebida pelo prefeito Edilomar Miranda para vistoriar as obras de construção da escola de ensino médio com seis salas. Um projeto orçado em quase R$ 1 milhão, realizado pelo governo do estado através de recursos do FNDE.  O município também recebeu um grande presente, que foi a inauguração do estádio municipal, construído pelo governador Flávio Dino, pela secretaria estadual de infraestrutura.

Marco Aurélio destacou os avanços que o governo Flávio Dino têm conseguido levar através de importantes obras e serviços públicos em todas as regiões do estado. “O governador tem avançado significativamente nas mais diversas áreas e em todos os municípios do Maranhão. Neste momento, o governo está realizando mais de 1000 obras em todo o Maranhão, obras como as vistoriadas e inauguradas por nós aqui em Ribamar Fiquene, que além de contribuir com o lazer da população ajuda a construir o futuro das próximas gerações”, ressaltou o deputado.

A série de agendas findou com a inauguração da unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, no município de Ribeirãozinho. Na ocasião, a comitiva foi acrescida do secretário estadual de ciência e tecnologia do estado, Jhonatan Almada, do Secretário estadual de indústria e comércio, Simplício Araújo, além de deputados e autoridades locais, todos sendo recebidos pelo Prefeito Geraldo Braga, um entusiasta deste projeto, ao lado do Sindicouros.

A unidade do IEMA Vocacional de Ribeirãozinho oferece os cursos de inglês e artefatos em couro. Com um polo industrial considerado um dos maiores do Norte/Nordeste, o município agrega quatro curtumes que, juntos, somam mais de 1.500 postos de trabalho. Com a implantação da escola, a região poderá se transformar em um polo coureiro atacadista e empregar milhares de pessoas capacitadas por meio de cursos oferecidos pelo Iema.

Para o prefeito, Professor Geraldo Braga o IEMA marca um momento de transição e irá ajudar a fortalecer a economia local, além de qualificar e incentivar os jovens da região.

“Temos aqui uma importante ferramenta de desenvolvimento, pois só através da educação é que podemos construir uma nação forte e próspera. Agradeço imensamente ao governador Flávio Dino, ao nosso deputado Marco Aurélio e ao secretário Jhonatan Almada, ao secretário Clayton Noleto e Simplício Araújo, pois sem o apoio de cada um destes nada disso seria possível”, enfatizou o gestor.

Marco Aurélio destacou ainda, que a unidade vocacional do IEMA em Ribeirãozinho cria uma nova perspectiva em toda a região, pois integra os fatores determinantes para a independência das pessoas: a Educação e o Trabalho.

COMENTÁRIOS

Justiça obriga Município de Barão de Grajaú a fornecer transporte escolar seguro e eficiente

Prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende

O juiz David de Morais Meneses deferiu, no dia 3 de maio, pedido de antecipação de tutela em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Maranhão e determinou ao Município de Barão de Grajaú que forneça, no prazo de dez dias, transporte escolar eficiente, seguro e confortável para os estudantes da rede municipal de ensino, até às escolas e de volta pra casa, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

Segundo informações do Ministério Público, o serviço de transporte escolar da cidade é precário e os estudantes da zona rural são transportados em carros com carroceria, onde os alunos ficam sentados em tábuas de madeira soltas durante o trajeto até a Escola Municipal Luzia de Sousa Resende, localizada no Povoado Rodagem. Em decorrência desse transporte inadequado, no dia 26 de novembro de 2015 a estudante V.C.A sofreu um acidente, quando uma das tábuas do veículo em que era transportada atingiu sua perna esquerda, fraturando a tíbia e o pé.

Conforme informa os autos, o transporte escolar da rede municipal de ensino de Barão de Grajaú é feito em caminhões e caminhonetes contratadas pela prefeitura, existindo na frota apenas um ônibus. Diante disso, o Ministério Público concluiu que esses veículos não estão aptos a prestar o serviço de transporte escolar e colocam em risco a vida, a saúde e a segurança das crianças e adolescentes que fazem uso desse serviço.

DEVER – Em sua decisão, o juiz David Meneses argumentou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/96) obriga o município assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. E que a Lei 10.880/2004 que instituiu o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), a ser executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa “Brasil Alfabetizado”, com o objetivo de oferecer transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos Estados e aos Municípios.

O magistrado argumentou ainda, com base na Constituição Federal, que é dever do Estado manter crianças e adolescentes “a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. E, que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente também é dever do Estado “assegurar à criança e ao adolescente atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde”.

COMENTÁRIOS

Prefeitura de Paulo Ramos reorganiza e melhora trânsito na cidade

A Prefeitura de Paulo Ramos, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, de forma gradativa, vem organizando o espaço público no centro comercial com intervenções durante a semana, agindo em paradas, circulação e estacionamentos de veículos, motos e caminhões, assim como regulamentando a carga e descarga de caminhões, que antes eram feitas de maneira desordenada.

A área do trânsito também é uma das prioridades na gestão do Prefeito de Paulo Ramos, Deusimar Serra, que, em menos de 120 dias, vem desenvolvendo um grande trabalho, onde já conseguiu resolver um dos problemas crônicos da cidade, a exemplo dos congestionamentos na área central.

De acordo com Caio Fialho, diretor do DMTT da cidade, as medidas de intervenções durante o horário comercial, surtiram bastante efeito.

“Nosso trabalho é o de reorganizar e melhorar o trânsito da cidade, proporcionando mais segurança aos motoristas, pedestres, passageiros e transeuntes, pois a determinação do Prefeito Deusimar Serra é que o trânsito flua cada vez melhor, sem nenhum transtorno, e os motoristas possam ter mais um pouco de conforto ao trafegar pelas ruas do município. Vale ressaltar que esse também é um trabalho integrado entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito”, enfatizou o diretor do Departamento de Trânsito.

COMENTÁRIOS

Sá Marques critica ausência de ações do Prefeito Edivaldo Holanda Jr e cobra resposta para seus requerimentos

Desde quando assumiu o mandato de vereador, em fevereiro deste ano, o Professor Sá Marques vem trabalhando e solicitando melhorias por toda a capital maranhense. São inúmeros requerimentos feitos por ele, já aprovados pela Câmara Municipal, que visam atender a sociedade de forma urgente, como asfalto e saneamento básico, bem como a questão do piso salarial dos professores, pleitos estes que até hoje nunca tiveram uma resposta do poder executivo municipal.

Diante da situação lamentável, onde a ausência do Prefeito Edivaldo Holanda Jr é cada vez mais notada e sentida, o vereador utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para cobrar publicamente ações do gestor em prol da população de São Luís.

“Falo hoje em nome da população de São Luís, para que o Prefeito Edivaldo saia da sua zona de conforto, levante da sua poltrona, o povo pede a sua  sua presença, os vereadores desta casa exigem respeito, essa casa exige atenção de vossa excelência”, discursou o parlamentar.

Ainda durante seu pronunciamento, Sá Marques disse que daqui pra frente, vai adotar uma postura mais incisiva em relação a cobranças ao Prefeito, para que o mesmo atenda seus requerimentos, que são de extrema importância para os ludovicenses.

“Já se passaram 4 meses e nada. O povo não pode mais esperar. São Luís não aguenta mais tanta agonia, tanto descaso. Daqui pra frente, terei uma postura mais tenaz, mais incisiva em relação a Prefeitura de São Luís, pois fui eleito com a credibilidade que conquistei ao longo da minha vida e lutarei todos os dias para termos uma cidade melhor”, finalizou o parlamentar.

COMENTÁRIOS