AEmpresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), responsável pela gestão de 45 unidades de saúde na capital e no interior do Estado,publicou o edital de abertura de seu novo concurso público, que oferta 1.000 vagas para diversas carreiras de nível médio e superior. O Blog detalhou tudo que você precisa saber sobre o certame.
Vagas
O concurso oferta 60 oportunidades na área médica em diferentes especialidades, 630 vagas para as funções de enfermeiro e de técnico de enfermagem, além de 310 vagas distribuídas para os cargos de biomédico, bioquímico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em saúde bucal, advogado, analista administrativo, jornalista e assistente administrativo.
Inscrições
Os interessados em participar da seleção poderão realizar as inscrições de 15 de dezembro a 09 de janeiro de 2018, pela internet, através do site da banca organizadora Instituto AOCP. Para confirmar a participação no certame os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 80 para nível médio e técnico e R$ 120 para nível superior.
O candidato deve escolher a Regional de Saúde para a disputa da vaga no ato da inscrição. A distribuição dos candidatos aprovados no concurso será de acordo com a necessidade/conveniência das unidades de saúde nas regionais as quais os candidatos se inscreveram.
Provas
O concurso será composto de provas objetivas e prova de títulos para os classificados dentro do número de vagas previsto no edital. As provas serão aplicadas no dia 18 de fevereiro de 2018. O local, a sala e o horário de realização das Provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do Instituto AOCP www.institutoaocp.org.br, a partir de 19 de janeiro de 2018.
strutura das Vagas para Concurso Público da Emserh
Biomédico: 15 vagas
Bioquímico: 10 vagas
Enfermeiro UTI – Adulto: 40 vagas
Enfermeiro UTI Pediátrica/Obstetra/Neonatal: 30 vagas
Farmacêutico: 60 vagas
Fisioterapeuta: 28 vagas
Fisioterapeuta UTI Pediátrica-Neonatal: 10 vagas
Fonoaudiólogo: 15 vagas
Nutricionista: 20 vagas
Odontólogo: 15 vagas
Psicólogo: 15 vagas
Terapeuta Ocupacional: 15 vagas
Técnico de Enfermagem: 560 vagas
Técnico em saúde bucal: 26 vagas
Médico cardiologista: 8 vagas
Médico – clínica médica: 9 vagas
Médico – endocrinologia: 13 vagas
Médico – ginecologia e obstetrícia: 9 vagas
Médico – ortopedia: 7 vagas
Médico – pediatria: 10 vagas
Médico-psquiatra: 4 vagas
Área administrativa da Emserh
Advogado: 2 vagas
Analista administrativo: 44 vagas
Jornalista: 5 vagas
Assistente administrativo: 30 vagas
Detalhes concurso Emserh:
Concurso: Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Concurso Emserh)
Banca organizadora: Instituto AOCP
Cargos: Diversos
Escolaridade: Nível médio e superior
Número de vagas: 1.000
Remuneração: Até R$ 7 mil
Inscrições: A partir do dia 15 de dezembro até 09 de janeiro de 2018
O julgamento em segunda instância da condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no processo do triplex no Guarujá, será realizado no dia 24 de janeiro de 2018, na sede do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4).
A data foi marcada nesta terça-feira (12), pela 8ª Turma da Corte, com sede em Porto Alegre.
A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça condenou a ex-prefeita de Paço do Lumiar, Glorismar Rosa Venâncio, conhecida como Bia Venâncio, a um ano, 11 meses e 15 dias de detenção, em regime inicialmente aberto. De acordo com a sentença, a ex-gestora também está impedida de exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.
Motivaram a Denúncia do MPMA, que resultou na sentença proferida em 23 de novembro, diversas contratações temporárias, efetivadas por Bia Venâncio, sem qualquer critério e, muitas vezes, como recompensa por apoio político.
Ofereceu a Ação Penal contra a ex-prefeita, a promotora de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard. Proferiu a sentença a juíza Jaqueline Reis Caracas.
HISTÓRICO
Em 2009, o Ministério Público encaminhou ofício à Prefeitura de Paço do Lumiar requisitando informações sobre as contratações, além de Recomendação esclarecendo que contratações temporárias ferem a norma constitucional, bem como as consequências desta conduta. Também foi recomendado que fosse cessado o pagamento dos salários dos servidores contratados irregularmente.
Após novo ofício, a Procuradoria Geral do Município informou que teria sido decretada situação de emergência em Paço do Lumiar, o que supostamente justificaria as contratações temporárias.
Diante da resposta, a promotora de justiça Gabriela Tavernard requereu da Câmara de Vereadores a lei municipal que autorizou a contratação dos funcionários sem concurso público.
A Câmara informou que havia aprovado a Lei nº 412/2009, estabelecendo a contratação temporária mediante processo seletivo simplificado e com ampla divulgação. Além disso, as contratações teriam tempo determinado, não podendo ultrapassar o prazo de um ano. A lei também dispunha sobre os cargos que poderiam ser providos sem concurso, número de vagas e vencimento.
Mas, segundo a Denúncia do MP, as nomeações realizadas pela ex-prefeita desobedeceram a lei municipal. Não houve processo seletivo simplificado e muitas contratações foram feitas unicamente para premiar pessoas que ajudaram na campanha, parentes ou amigos da então prefeita.
Para burlar a lei, Bia Venâncio demitia os contratados no final do prazo permitido e os contratava novamente.
Ao longo das investigações, o Ministério Público atestou um grande número de contratações temporárias, efetivadas no período de janeiro de 2009 a fevereiro de 2010, após quebra do sigilo bancário dos servidores da Prefeitura. A quantidade de contratações ultrapassava o número previsto na lei municipal, que posteriormente foi declarada inconstitucional.
Segundo a promotora de justiça, as contratações não tinham qualquer caráter de excepcional interesse público. “Na verdade, os servidores com contrato temporário ocupavam cargos básicos da administração pública, que deveriam ser providos por concurso”, concluiu Gabriela Tavernard.
O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, participou no último sábado (09) do encerramento do curso de filetagem da carne de pescado para piscicultores e pescadores do município, oferecido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI), em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
O objetivo do curso, realizado na Casa da Marisqueira, é de capacitar os produtores a agregar valor ao pescado, por meio de várias técnicas de preparo e processamento para o melhor aproveitamento da carne, fomentando a renda dos produtores e movimentando e economia local.
Muito feliz com o resultado do curso, o prefeito Luis Fernando parabenizou os alunos, agradeceu pela parceria com o SENAR e ressaltou as iniciativas da sua gestão em favor das políticas públicas em prol da melhoria da renda dos piscicultores e pescadores.
“Quando retornamos à prefeitura encontramos a Casa da Marisqueira fechada e com seus equipamentos destruídos. Uma das nossas primeiras determinações foi no sentido de reabrir este importante aparelho público inaugurado na nossa primeira gestão, e colocar os equipamentos para funcionar novamente. E hoje estamos aqui com esta máquina de filetagem funcionando e servindo aos nossos produtores nesse processo de aprendizagem que com certeza vai ser ampliado não só para quem está fazendo o curso, mas todos os demais membros da família que ajudam os pescadores e piscicultores”, destacou o prefeito.
Ele completou ainda que “a prefeitura está cumprindo seu papel, levando aos ribamarenses qualificação e oportunizando a geração de renda. Um curso na área da culinária, que é esse de Processamento de Carne de Peixe, traz novas oportunidades numa área que ainda é pouco explorada e que possui tantas possibilidades. O curso trouxe inovações, como a carne de hambúrguer e recheios de peixe. Queremos ampliar essas parcerias para que possamos sempre levar ao maior número de pessoas cursos de qualificação como esse”.
Para um dos participantes, a experiência e o conhecimento adquirido será de grande valia. “Quando vim para o curso não sabia da proporção de onde a gente poderia chegar. Ter uma qualificação para poder processar o filé do peixe e transformá-lo nessas variedades de produtos para vendermos no mercado, isso vale muito, acrescenta muito na nossa vida e na vida das nossas famílias”, comentou Kellson Roberto Lima.
Ministrante do curso, a professora Ocilene Maria Correia, doutora em engenharia e ciência de alimentos, comemorou os resultados. “Os participantes puderam conhecer as técnicas de processar todo peixe, não só do filé. O objetivo foi proporcionar aos nossos produtores a familiarização com as tecnologias de processamento da carne de peixe, onde os participantes do evento experimentaram todos os produtos produzidos, durante o curso, através do processamento da carne do peixe”, afirmou.
Além do prefeito Luis Fernando, marcaram presença no encerramento do curso, o vice-prefeito Eudes Sampaio, o reitor do IFMA, Professor Torreão, o líder do governo, vereador Cristiano Pinheiro, o secretário Isaque Buarque (SEMAGRI), além de lideranças e moradores da comunidade.
O movimento municipalista maranhense está em festa. A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) irá inaugurar, na sexta-feira (15), a Casa do Municipalismo Prefeito Humberto Coutinho, a nova sede da instituição que representa as cidades e os prefeitos do estado.
A nova sede da entidade era uma reivindicação antiga dos gestores públicos municipais e torna-se realidade em menos de um ano da gestão do presidente e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema.
A inauguração, também é importante frisar, faz parte da programação festiva em homenagem aos 32 anos de criação da FAMEM. O nome dado trata-se de uma justa homenagem ao ex-prefeito de Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho.
Com uma área construída de mais de 1.600 metros, o moderno prédio fica situado na Avenida dos Holandeses, nº 06, quadra 08, no bairro Calhau, uma das regiões mais bem localizadas de São Luís. Todo o espaço é climatizado, além de possuir área segura de estacionamento e um auditório com capacidade para receber até 130 pessoas.
Os setores técnicos da Federação, assim como suas diretorias e coordenadorias, foram instalados de uma forma que permite integração entre os funcionários.
Além disso, foram destinados espaços amplos e bem equipados para abrigar os Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS- MA) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (UNDIME –MA).
Na nova sede da FAMEM, o prefeito e prefeita associados irão dispor, além de acompanhamento técnico gratuito, de ótima infraestrutura.
Duas salas destinadas aos gestores, por exemplo, com computadores interligados a Internet e climatização, foram criadas. No amplo auditório, cursos gratuitos de capacitação destinados aos técnicos municipalistas voltarão a ser ministrados através da Escola de Gestão Municipalista, que está sendo totalmente reestruturada pela diretoria da Federação.
Programação – A cerimônia de inauguração terá início às 19h e contará com as presenças de diversas lideranças políticas, dentre elas o governador Flávio Dino. Também serão feitas homenagens aos ex-presidentes da FAMEM; ex-prefeitos; e outras pessoas ligadas ao movimento municipalista no Maranhão.
O QUE: Inauguração da nova sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
QUANDO: Sexta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 19h.
ONDE: Avenida dos Holandeses, nº 06, quadra 08, bairro Calhau
O Ministério da Saúde e Hospitais de Excelência iniciaram, nesta segunda-feira (11), reunião técnica com 120 hospitais do país selecionados no Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, em São Paulo, com a participação da equipe do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. A unidade, instalada pelo Governo do Estado na Região Tocantina, é referência para 43 municípios das regiões de saúde de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda.
O evento, que se estende até a próxima quarta-feira (13), tem como principal objetivo orientar os profissionais de saúde quanto as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma equipe formada por cinco profissionais do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto embarcou, neste fim de semana, para São Paulo para participar do Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que terá duração de três anos.
O diretor administrativo do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Felype Hanns, destaca que a unidade já possui e aplica normas e procedimentos internos relacionados à segurança do paciente. Além disso, a participação no projeto vai possibilitar ainda mais a qualificação do serviço.
“Vamos identificar o que ainda pode ser implementado para garantir a segurança desses pacientes. O programa é importante, pois vai possibilitar que o nosso hospital seja referência para outras unidades do país no cuidado ao paciente”, explica Hanns. Também participam do evento Francisco Alves, Eliete Carvalho, Sara Pinto e Ruilane Lima.
As 120 unidades selecionadas serão divididas em grupos coordenados pelos seis Hospitais de Excelência: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS).
A ação visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde no país, entre elas, infecção da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e a infecção do trato urinário (ITU). A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos.
Referência
Desde que foi inaugurado pelo Governo do Estado em agosto de 2016, o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, tem oferecido aos maranhenses atendimentos especializados. A unidade, que alcança a população de 43 municípios, tem cumprido na Região Tocantina um importante papel no que se refere aos cuidados na área de urgência e emergência, oferecendo atendimento ambulatorial, especialidades médicas e exames especializados aos maranhenses.
Segurança do Paciente
Em 2013, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos – incidentes que resultam em danos ao paciente, como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos nos serviços públicos e privados.
Entre as principais ações do programa está a implantação de uma gestão de risco e os núcleos de segurança do paciente nos estabelecimentos, além de envolver pacientes e familiares nas ações e fomentar a inclusão do tema no ensino técnico, graduação e pós-graduação de saúde.
PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema.
Entre 2015 e 2017, estão em execução 132 projetos nos seis hospitais de excelência, Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital do Coração, Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Samaritano. Atualmente, há 10 projetos relacionados a segurança do paciente e qualidade de serviços por meio do PROADI-SUS.
Por iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Maranhão, foi realizada na manhã deste domingo, 10, na Avenida Litorânea, a primeira edição da “Corrida Contra a Corrupção”, em São Luís.
O evento esportivo teve o objetivo de mobilizar a sociedade e estimular o debate a respeito da prevenção e do combate à corrupção. No sábado, 9, foi celebrado o Dia Internacional contra a Corrupção.
Os 500 participantes concorreram em duas categorias: comunidade e integrantes da Rede de Controle, em percursos de 5km e 10km.
Entre os corredores estiveram membros e servidores de instituições como o Ministério Público do Estado do Maranhão, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC), Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, Controladoria Geral do Município de São Luís, Tribunal Regional Eleitoral, entre outras.
Todos os que concluíram a prova receberam medalhas de participação. A organização e realização da corrida ficou a cargo da EuCorro – Eventos Esportivos.
OS VENCEDORES
Entre os integrantes da Rede de Controle, alguns membros e servidores do Ministério Público do Maranhão subiram ao pódio. Nos 5km para mulheres, em primeiro lugar chegou a promotora de justiça Ana Luíza Almeida Ferro, com o tempo de 31min e 46seg.
Nos 10km para homens, o vencedor foi o servidor Alan Robert da Silva Ribeiro, coordenador de Modernização e Tecnologia da Informação, com o tempo de 50min e 21seg. Em segundo lugar, chegou o promotor de justiça Fernando Berniz Aragão, da Comarca de Timon, com 50min e 50seg. Entre as mulheres, a segunda colocada nesta categoria foi a jornalista Daucyana Castro, da Coordenadoria de Comunicação, com o tempo de 1h.04min.51seg.
Inscritos na categoria comunidade também foram premiados os servidores Rubson Pinheiro, auxiliar de serviços gerais, lotado no gabinete do procurador-geral de justiça, que chegou em segundo lugar nos 5km; e Ecleomar Gomes Martins, também auxiliar de serviços gerais, que obteve o 3º lugar nos 10km.
Na premiação, representantes das instituições que integram a Rede de Controle da Gestão Pública entregaram aa medalhas aos vencedores. O promotor de justiça Marco Antônio Amorim, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ, representou o MPMA.
O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven, o superintendente da Controladoria Geral da União no MA, Francisco Alves Moreira, o secretário de Estado da Transparência e Controle, Rodrigo Lago, o juiz eleitoral Rodrigo Terças, representando o TRE-MA, e Jackson Castro, pela Controladoria do Município de São Luís, também participaram da entrega das medalhas.
O vídeo foi gravado pelo Vereador Sá Marques (PHS), que é professor, e mesmo depois de eleito vereador de São Luís, não abandonou as salas de aulas.
Ao blog, Sá Marques declarou que esse foi um compromisso de campanha assumido.
“Foi um compromisso de campanha, e faço com maior orgulho e amor. Enquanto Deus me permitir, estarei em sala de aula contribuindo com a educação das pessoas e ajudando na formação”.
O Concurso para preenchimento no quadro da Polícia Militar do Maranhão, estava previamente marcado para Janeiro de 2018, mas foi antecipado para este mês.
O vereador Prof° Sá Marques, ocupou inúmeras vezes a tribuna para fazer um apelo ao Governador Flávio Dino, para que voltasse a data anterior, para garantir mais tempo de estudo aos candidatos. Por enquanto, a data da prova do concurso da PMMA está mantida para o dia 17 de dezembro. Os alunos também fazem o apelo.
Lagoa Grande, Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes, Lago do Junco e São Luís receberam, na última semana, novas escolas que foram revitalizadas, reconstruídas e uma delas construída pelo Escola Digna, maior programa educacional da história do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado para melhorar a educação maranhense.
Entre as novas escolas entregues nos últimos dias está a Unidade Integrada Roseli Nines, localizada no Assentamento Cigra, Vila Kênio, em Lagoa Grande. “Foi a primeira escola do campo inaugurada em área de assentamento de reforma agrária. Isso é uma conquista que fortalece a educação do campo, principalmente porque é uma escola que atende alunos de quatro municípios e deve receber mais estudantes de outras cidades que demonstram interesse em estudar aqui a partir de agora”, disse Jonas Borges, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
“O Escola Digna está presente em todas as regiões do Maranhão. A cada dois dias entregamos uma escola nova ou reconstruída, motivando os professores, funcionários, acima de tudo os estudantes, que se sentem respeitados e valorizados e, assim, melhoramos cada vez mais a educação, que é o projeto estruturante de uma sociedade desenvolvida”, destacou o governador Flávio Dino.
A comunidade escolar de Santo Antônio esperou 47 anos pela reforma do Centro de Ensino Dr. Genésio Rêgo que, além de reconstruído, teve a quadra poliesportiva recuperada. “O governador Flávio Dino firmou compromisso com a comunidade de que a escola seria totalmente reformada e a entregou climatizada e pronta para atender os alunos com a qualidade que eles merecem”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O estudante de Dom Pedro, Robério Fernandes Damasceno, comemorou a entrega do C. E. Veriano Moraes, que desde sua construção, em 2008, nunca havia passado por reforma. “A sensação hoje é de gratidão. Estamos de volta para nossa casa, que realmente é digna de receber alunos e professores”, enfatizou, depois de ressaltar que ele e os colegas estudavam em um prédio da rede municipal.
Também foram entregues à comunidade escolar os Centros de Ensino Dr. Clarindo Santiago no bairro Olho D’Água, em São Luís, e José Malaquias, em Lago do Junco. Esse último teve a quadra poliesportiva recuperada e a construção de uma passarela coberta de acesso ao pátio e às salas de aula.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) começa na manhã desta segunda-feira (11) o restabelecimento gradativo do abastecimento de água pelo Sistema Italuís. Como previsto nesse domingo (10), as empresas Edeconsil Construções e Locações, PB Construções, EIT Construções e Memps concluíram a conexão emergencial do sistema, após retirada de uma peça danificada.
As equipes trabalharam desde o fim da noite de sábado (9) para resolver um problema na conexão feita no novo Sistema Italuís. A falha tinha sido detectada após o reinício do bombeamento de água na nova adutora.
O problema estava numa peça fabricada por uma das empresas contratadas para fazer a instalação da nova adutora. Essa foi a peça retirada.
Ainda nesta manhã, a direção da Companhia vai conceder uma entrevista coletiva na sede da Caema para detalhar o assunto.
Perícia
Uma equipe da Polícia Civil esteve nesse domingo no local onde foi registrado o problema na conexão, às margens da BR-135. Os profissionais estão fazendo uma perícia para identificar o que causou essa situação.
“Houve uma estranha ruptura numa peça em formato de Y. Isso formou uma espécie de ‘bucho’ na peça, como se tivesse havido a retenção do fluxo de água por alguma razão. Eu determinei que a Polícia Civil venha e faça uma perícia para examinar o que aconteceu tecnicamente”, disse o governador Flávio Dino, que esteve durante todo o domingo supervisionando o trabalho dos técnicos e engenheiros no local.