Júnior Verde reforça mandato participativo e percorre municípios maranhenses

Durante este final de semana, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) deu continuidade às viagens pelo interior do Estado se reunindo com lideranças e colhendo demandas. O parlamentar percorreu Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Itinga e São Francisco do Brejão, no Sul do Estado.

A agenda por municípios maranhenses faz parte do mandato participativo. Em Buriticupu, na última quinta (15), trabalhadores do Sindicato da Pesca e Aquicultura apresentaram uma série de reivindicações de melhorias para a categoria. Na oportunidade, Júnior Verde visitou a Associação dos Idosos e a sede do Conselho Tutelar, onde encontrou as conselheiras tutelares Elda Farias, Andreia e Mirian, e reafirmou seu compromisso com a atividade.

Em Bom Jesus das Selvas, o deputado teve mais um encontro com trabalhadores da Pesca e da Aquicultura. Em Itinga, acompanhado de assessores e correligionários, se reuniu com lideranças políticas.

Na manhã desta sexta-feira (16), Júnior Verde conversou com o prefeito Adão Carneiro, secretários e vereadores sobre demandas para o município, especialmente nas áreas da saúde, educação e esporte.

“Sou muito grato pelos gestos que o deputado tem feito ao nosso município. É sempre muito solícito conosco. Tem tido uma atenção especial para comigo e o nosso Governo. Saberemos reconhecer a parceria de Júnior Verde com São Francisco do Brejão”, destacou o prefeito Adão Carneiro.

O deputado retorna à sede do município no próximo dia 7 de abril, quando acontecerá o Brejão Folia (carnaval fora de época). “Por falar no Brejão Folia, nossa vaquejada, o lava-pratos de 2017, a festa da virada, tem as digitais do deputado Júnior Verde”, destacou o secretário de Cultura, Magno Siqueira.

“A agenda desse final de semana é mais uma etapa do nosso mandato participativo. Percorrendo os municípios maranhenses, conversamos com o povo e conhecemos de perto suas necessidades. É um trabalho constante, que realizamos desde o início do nosso mandato. Além de receber demandas, também recebemos o carinho das pessoas. É muito gratificante”, disse Júnior Verde.

COMENTÁRIOS

Maranhão mantém gasolina mais barata do país, segundo pesquisa nacional

A gasolina mais barata do Brasil está no Maranhão, segundo levantamento mais recente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de março de 2018. O Estado lidera a pesquisa nacional há cinco meses.

A última coleta de dados foi realizada entre os dias 4 e 10 de março, em 122 postos maranhenses, 49 a mais do que o levantamento de novembro de 2017. De lá para cá, os maranhenses continuam pagando o menor preço por litro de gasolina do país.

A pesquisa mais atual mostra que a média cobrada no Maranhão é de R$ 3,848, valor mais vantajoso que o cobrado em estados como o Rio Grande do Sul, onde o litro apresenta uma média de R$ 4,333 no mesmo período.

Fiscalização e ICMS
Entre os fatores que fazem com que a gasolina seja mais barata no estado estão a fiscalização para o combate a fraudes com combustíveis, realizada pelo Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e do Consumidor (Procon/MA) e pelas polícias, além da aplicação de uma das mais baixas tributações estaduais sobre combustíveis do país.

Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, as fiscalizações continuam. “Por orientação do governador Flávio Dino continuaremos com as fiscalizações a fim de garantir qualidade e preços justos em todo o Estado”, afirmou.

COMENTÁRIOS

Ministério Público pede afastamento do Prefeito de Coroatá por irregularidades na Educação

O promotor de justiça Denys Lima Rego, atualmente respondendo pelas 1ª e 2ª Promotorias de Coroatá, ajuizou uma Ação Civil Pública em desfavor do Prefeito de Coroatá, Luis Filho (PT), por estar realizando contratações de professores de forma irregular. Na ACP, o promotor pede ainda que todos os contratos temporários sejam anulados sob pena do prefeito ser afastado do cargo.

O Ministério Público tomou essa decisão após receber denúncias de várias contratações sem a realização de Processo Seletivo para a rede municipal de ensino, obrigatório tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei Municipal 02/2017 de autoria do próprio Poder Executivo em Coroatá. Há denúncias de que diversos cargos estão sendo trocados por favores políticos, além de graves acusações de abuso moral e sexual para obtenção da vaga de emprego. Um dos casos foi denunciado pela deputada estadual Andrea Murad.

“Chamei a atenção das autoridades e do Ministério Público na última sexta-feira, quando denunciei o assédio sexual e moral sofrido pela professora Iolanda, justamente porque não teve o seletivo e condicionaram a contratação dela a um almoço sugestivo. A educadora denunciou o caso ao Ministério Público, registrou queixa na Delegacia de Coroatá, foi humilhada, desmoralizada, e agora o MP tomou essa importante decisão para que a Prefeitura cumpra com a lei, realize os seletivos como deve ser. E continuarei acompanhando de perto o inquérito criminal do caso de abuso contra a professora, os acusados não podem sair impunes”, destacou Andrea Murad.

A Ação Civil Pública exige ainda que o prefeito de Coroatá realize no prazo de 10 dias o seletivo com critérios objetivos para provimento de cargo de professor temporário e em 120 dias a realização de concurso público.

COMENTÁRIOS

Abertas as inscrições para o Concurso “Musa Moto Club 2018”

Já estão abertas as inscrições para o Concurso “Musa do Moto Club 2018”. A partir de agora, você já pode se inscrever e concorrer a uma vaga na Seletiva. Para participar é muito fácil, é só entrar nos links que estão no final desta publicação e fazer o download do Regulamento do Concurso e da nossa Ficha de Inscrição.

Enviar a ficha preenchida com 03 (três) fotos para o e-mail que está no regulamento.

De acordo com a organização, é de suma importância que todas as pré-candidatas estejam de acordo e sigam o regulamento, por isso, é imprescindível que leiam todas as cláusulas antes de solicitar sua participação na Seletiva.

As inscrições para o Concurso, que iniciaram desde o último dia 14, vão até o dia 23 de Março. A Musa eleita receberá premiações e representará o Moto Club em todos os seus eventos, jogos e afins no ano de 2018.

Passo a passo: Clique nos links no final da postagem e façam os downloads dos arquivos do Regulamento e da Ficha de Inscrição.

LEIA TODOS OS ITENS DO REGULAMENTO:

Lido o regulamento, preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail que está na primeira página (musamotoclub2018@gmail.com) com assunto: CANDIDATA A MUSA DO MOTO CLUB 2018, com as 3 fotos em anexo como exige o regulamento.

Qualquer problema com relação ao download do arquivo e visualização do regulamento, entrar em contato via direct (Instagram) ou inbox (Facebook).

Agora, é só se produzir, vestir a camisa rubro negra, e torcer para ser a mais nova musa inspiradora da torcida do PAPÃO! #musadopapão2018 #motoclub.

Link para download da Ficha de Inscrição: https://tinyurl.com/ya6f5z3u

Link para download do Regulamento: https://tinyurl.com/ya35gr7j

COMENTÁRIOS

Serrano do Maranhão: Mantida condenação de ex-prefeito pela 5ª Câmara Cível

A Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão negou provimento ao recurso do ex-prefeito de Serrano do Maranhão, Leocádio Olímpio Rodrigues, e manteve a sentença de 1º Grau que o condenou por improbidade administrativa. As sanções impostas a ele são a perda de função pública, caso exerça; suspensão dos direitos políticos por quatro anos; multa civil no valor correspondente a dez vezes o valor que recebia à época dos fatos; e proibição de contratar com o Poder Público por três anos. A decisão de base foi proferida pelo juiz Douglas Lima da Guia, titular da Comarca de Cururupu.

O ex-prefeito recorreu à Corte, por meio do recurso de apelação, com pedido de nulidade da sentença, defendendo, principalmente, o pressuposto de que não houve dolo ou má-fé nas irregularidades apontadas.

O relator, desembargador José de Ribamar Castro, afirmou que o não encaminhamento de documentos legais ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), assim como a contratação de serviços e obras, sem licitação, em um total de mais de R$ 1 milhão, que levaram o município de Serrano do Maranhão à lista de inadimplentes, justificam a manutenção da sentença condenatória.

O desembargador Raimundo Barros e a juíza Alessandra Arcangeli, convocada para compor quórum, também acompanharam o voto do relator.

COMENTÁRIOS

TV Assembleia veiculará programa em parceria com o Ministério Público

Fruto de parceria entre o Poder Legislativo e o Ministério Público do Estado do Maranhão, foi gravado, na tarde desta quarta-feira (14), no estúdio da TV Assembleia, no Complexo de Comunicação, o programa piloto “MPTV”, que terá 30 minutos de duração na grade da emissora.  O termo de cooperação foi firmado entre o presidente da AL, deputado Othelino Neto (PCdoB), e o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, por meio da Diretoria de Comunicação e da Assessoria (Ascom) do MP.

O programa “MPTV” deverá estrear na primeira quinzena do mês de abril e será apresentado pela jornalista Daucyana Castro, que também assina a produção, em parceria com o radialista Francisco Colombo. “Com entrevistas, reportagens, notícias, agenda do órgão, entre outros quadros, o objetivo é aproximar a comunidade do Ministério Público e, entre outras coisas, mostrar de que forma ele atua”, explicou Daucyana Castro.

Durante a gravação do piloto, a jornalista recebeu, no estúdio, Marco Antônio Amorim, diretor de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Maranhão, que falou sobre o programa de combate à corrupção encabeçado pelo órgão.

COMENTÁRIOS

Flávio Dino vistoria obras do Minha Casa, Meu Maranhão e define data de entrega de apartamentos

Ainda na metade deste ano, os primeiros moradores dos residenciais Jomar Morais e José Chagas poderão começar a mudar de casa e também de vida. A notícia foi dada pelo governador Flávio Dino após vistoria realizada nesta terça-feira (13), às obras dos conjuntos habitacionais construídos pelo Governo do Estado em São Luís.

No total, 1.360 apartamentos serão entregues pelo Minha Casa, Meu Maranhão até o final do ano, e, com eles, equipamentos de lazer, educação e urbanização para a cidade.

“Nós vamos fazer a entrega ainda nesse primeiro semestre de alguns blocos, para algumas famílias que estão em situação mais emergencial, e até o final do ano todos estarão aqui”, afirmou o governador sobre o Residencial José Chagas, localizado na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha. “Com isso nós teremos benefício direto para essas famílias e também para a urbanização da cidade”, completou.

O Residencial José Chagas vai abrigar 256 famílias que moravam em palafitas na área que compreende o São Francisco, Ilhinha e Vila Jumento, em São Luís. Já no Jomar Morais, construído nas imediações do Sítio Piranhenga, 1.104 unidades abrigarão quem também vivia em condições de vulnerabilidade social nos bairros da Liberdade, Camboa e entorno da Avenida Jackson Lago.

As obras são executadas por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). “De forma inédita o Governo do Maranhão faz investimentos na área de habitação em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o governador Flávio Dino decidiu aportar recursos e o Governo do Estado deu a contrapartida para a construção dessas moradias”, comentou a secretária titular da Secid, Flávia Alexandrina.

Moradia

No Sítio Piranhenga, os 1.104 apartamentos estão divididos em dois tipos. O primeiro tem aproximadamente 35 m², correspondente a 33 blocos, com 32 apartamentos e 4 pavimentos.

Além desses, outra planta, adaptada para cadeirantes, idosos e pessoas com locomoção reduzida, conta com 24 apartamentos com 40 m², divididos em 2 blocos com 3 pavimentos. Todas as unidades têm dois quartos, banheiro, sala de estar/jantar e cozinha/área de serviço.

“Essas obras também levam um conjunto de melhorias para o entorno, que nós diagnosticamos necessários, como uma Escola de Ensino Fundamental, vias, praças, entre outros”, completou a secretária.

No José Chagas, também haverá apartamentos completamente adaptados para pessoas com deficiência. Serão blocos de 32 apartamentos, totalizando 256 unidades, com área útil de mais de 50m².

Empregos

Financiados via fundo de Arrendamento Residencial do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica, e de contrapartida do Governo do Estado, os empreendimentos tem investimento de R$ 100 milhões, que estão gerando mais de 1.000 empregos diretos.

O pedreiro George Lopes estava desempregado há quatro anos e também é morador da região. Além do emprego para os sustento da família, a obra representa uma esperança para famílias do bairro.

“É muito significativo, a gente precisa de emprego, manter a família, alimentar os filhos e ver essa obra aqui é bom porque além de oferecer trabalho, a gente sabe que vai morar aqui quem precisa”, comentou.

COMENTÁRIOS

Publicada lei que libera R$ 2 bi aos Municípios

Os Municípios finalmente poderão contar com o valor de R$ 2 bilhões de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) em seus cofres municipais. A Lei 13.633/2018, que libera o recurso aos Entes locais, foi publicada nesta terça-feira, 13 de março, no Diário Oficial da União (DOU). A medida havia sido sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia nesta segunda-feira, 12. Não foi divulgada a data em que será feito o repasse.

Como já informou a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor deve ser utilizado em favor dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social. A publicação especifica quanto deve ser destinado a cada setor: R$ 600 mil para a Educação, R$ 1 milhão para a Saúde e R$ 400 mil para a Assistência Social. Por esta razão espera-se que o total seja pago em três transferências, uma de cada pasta.

A Confederação comemora a publicação da lei e reforça que o valor, ainda sem data divulgada para o crédito, deve significar um alívio para os Municípios que aguardam a liberação do valor desde novembro de 2017.

A CNM esclarece que o recurso não poderá contar para o atingimento dos mínimos constitucionais de Saúde e Educação. Isso porque não tem origem determinada em impostos, como o Fundo De Participação dos Municípios (FPM).

Veja a publicação da Lei AQUI.

Saiba quanto seu município irá receber, acessando AQUI.

Com informações da Confederação Nacional dos Municípios

COMENTÁRIOS

Simone Limeira assume Diretoria na Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), empossou, na manhã desta terça-feira (13), a nova diretora de Documentos e Registros, Simone Limeira.

Othelino Neto disse que ficou feliz por Simone Limeira ter aceito o convite de fazer parte da equipe de diretores em sua gestão, tendo em vista a relação pessoal e política que possuem. “Temos o propósito de resgatar o Maranhão de um histórico ruim em diferenças sociais, é um desafio, mas estamos confiante de que Simone vai acrescentar bastante”, afirmou.

Othelino Neto contou que Simone Limeira tem um belo currículo e passou por diversos cargos. “Ela inclusive esteve na assessoria especial do Governo do Estado. Pelo seu histórico, preparo e forma ativa, tenho certeza que fará um bom trabalho na Diretoria de Documentos e Registros”, ressaltou.

Por fim, o presidente, também, comentou sobre o processo de mudança nos cargos de direção da Casa. “É um processo natural. Quando um presidente toma posse, sempre se mudam as direções de assessoramento. Vamos ajustando as peças até que se adequem ao nosso perfil”, revelou.

GRAJAÚ

Simone Limeira disse que recebeu com alegria o convite do presidente Othelino e que vai desenvolver o seu trabalho com muita responsabilidade. “Já conheço a equipe e pude comprovar que é excelente e ativa. Só temos a contribuir e não deixar nada a desejar, por isso me coloco à disposição de todos, com muita dedicação e carinho”, afirmou.

Simone pontuou, ainda, a demonstração de prestígio e o reconhecimento que o presidente Othelino tem com a população de Grajaú. “Grajaú está, sem dúvidas, bem representada na Assembleia”, disparou.

PRESENÇAS

Além de familiares e lideranças políticas de Grajaú, estiveram presentes no ato de posse o diretor de Relações Institucionais da Assembleia, Rubens Pereira; o diretor-geral da Mesa, Bráulio Martins; o chefe adjunto do Gabinete Militar, Marcelo Jinkings; e o procurador-geral da Casa, o advogado Tarcísio Araújo.

CURRÍCULO

Simone Limeira é formada em Letras, tem MBA em gestão pública, foi secretária de Habitação do município de Grajaú e ocupou o cargo de assessoria especial do Governo do Estado.

COMENTÁRIOS

Sá Marques se manifesta sobre retirada de representantes do Conselho da Polícia Civil

O vereador Sá Marques se manifestou sobre a possível retirada de todos os representantes de entidades do Conselho de Polícia Civil, conforme o substitutivo ao Projeto de Lei 365/2017 (PL), enviado à Assembleia Legislativa pelo Governo do Estado. De acordo com o PL, o Conselho da Polícia Civil será composto por 10 membros, onde todos serão nomeados exclusivamente pelo governador do Estado.

O parlamentar, que também é policial civil, é totalmente contra tal decisão e, em solidariedade aos colegas da Polícia Civil, pede que o Governo repense essa prática, segundo ele, anti-democrática, de retirar as entidades representativas do Conselho da Polícia.

Em respeito ao passado de defesa de democracia do governador, solicito que o mesmo mantenha a sensibilidade que sempre teve para com os movimentos sociais e para com a representatividade e a democracia, e reveja seu posicionamento“, pediu o vereador Sá Marques.

O Projeto de Lei 365/2017, que altera a organização administrativa da Polícia Civil do Maranhão, deverá ser votado na sessão da próxima segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa.

COMENTÁRIOS