Mestra em Políticas Públicas, Mariana Almeida lança livro com o tema “Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar”

No último dia 13 de Agosto, a assistente social e mestra em Políticas Públicas, Mariana Almeida lançou o livro “Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar- Uma análise sobre os desafios e entraves na implementação da Família Acolhedora em São Luís”, em uma live realizada na internet.  A obra literária teve a orientação da Professora e Doutora Lília Penha Viana Silva. 
Formada desde 2008, Mariana é uma daquelas profissionais que tem um brilho no olhar quando fala da área a qual decidiu seguir na vida. Ela conta que sempre foi, digamos assim, inquieta com as injustiças e problemas sociais, e que foi justamente  esse um dos motivos que a levou a ser Assistente Social.
Sempre quis lutar pela garantia de direitos para pessoas menos favorecidas social e economicamente. Já tenho 13 anos de formada e desde então sou funcionária pública, onde tive a oportunidade de trabalhar em alguns municípios do Estado, sempre na área de Política Pública de Assistência Social”, destacou.
Atualmente, ela é servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES). 
A área que Mariana trabalha hoje é a Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Assistência Social, que cuida dos Serviços de Acolhimento para pessoas que precisam de algum tipo de abrigo, serviu de inspiração para a produção da obra literária, pois essa é uma temática pouco discutida e trabalhada entre os operadores do Direito.

Quando trabalhei na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), coordenei por mais de quatro anos a área de Acolhimento, portanto, a produção do meu livro vem dessa experiência. Quando comecei a realizar pesquisa cientifica sobre o Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras para crianças e adolescentes, eu mergulhei nesse processo, pois eu realmente queria que ela se tornasse um livro.  Fiz isso por  meio do Mestrado que realizei no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFMA. Depois disso,  publiquei o resultado dessa pesquisa para que o maior número de pessoas pudesse ter acesso a essas informações, pois envolve não só a Política de Assistência Social, mas também outras Políticas Públicas, como também o Sistema de Garantia de Direitos, por meio de Conselhos Tutelares, Ministério Publico, Defensoria Pública e Poder Judiciário”, revelou.

Autora de primeira viagem, já que essa é sua primeira obra publicada,  Mariana afirma que um dos seus maiores desejos é continuar trabalhando para que as famílias mais vulneráveis continuem sendo alcançadas pelo poder público, não como uma prática assistencialista, mas como um direito constituído que cada uma delas possui.

Apoio familiar e sonhos futuros

Casada com o arquiteto Ferdinand Carvalho, mãe de Maria Fernanda de sete anos, serva fiel de Deus, Mariana se prepara para ser mãe pela segunda vez. Desta vez, ela espera João Fernando.  Muito ligada a família, ela conta que o apoio da sua foi fundamental.

Sabemos que o processo não é fácil. Foi exatamente um ano e meio de dedicação, pois são inúmeras as dificuldades existentes durante todo o desenvolvimento, mas não desisti, pelo contrário, cada dia mais Deus me dava mais forças para continuar, para finalizar essa obra, e hoje, graças a Ele, deu tudo certo e o melhor de tudo, o livro já é um sucesso”, declarou a assistente social.

Daqui pra frente, ela conta que vai continuar trabalhando e pesquisando sobre a garantia de direitos humanos, sobretudo de crianças e adolescentes.

Pretendo  evidenciar cada vez mais as problemáticas sociais e mostrar as possíveis alternativas para tais garantias de direitos. E, a partir de novas experiências e novas pesquisas, pretendo publicar outros livros. Aproveito para agradecer de coração a todos que me apoiaram desde o início e principalmente após o lançamento do meu livro, que já é um sonho realizado. Obrigada a todos por todas as mensagens de incentivo, carinho, fé e amor, meu muito obrigada”, disse.

Para adquirir o livro, é só entrar em contato com a autora pelo telefone (98) 9 8417- 3351 (que também é WhatsApp) ou pelo seu perfil no Instagram: mariana_mcalmeida. Vale ressaltar que eles também estão disponíveis para venda nas principais plataformas digitais.

Deixe uma resposta