No último dia 13 de Agosto, a assistente social e mestra em Políticas Públicas, Mariana Almeida lançou o livro “Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar- Uma análise sobre os desafios e entraves na implementação da Família Acolhedora em São Luís”, em uma live realizada na internet. A obra literária teve a orientação da Professora e Doutora Lília Penha Viana Silva. “Quando trabalhei na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), coordenei por mais de quatro anos a área de Acolhimento, portanto, a produção do meu livro vem dessa experiência. Quando comecei a realizar pesquisa cientifica sobre o Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras para crianças e adolescentes, eu mergulhei nesse processo, pois eu realmente queria que ela se tornasse um livro. Fiz isso por meio do Mestrado que realizei no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFMA. Depois disso, publiquei o resultado dessa pesquisa para que o maior número de pessoas pudesse ter acesso a essas informações, pois envolve não só a Política de Assistência Social, mas também outras Políticas Públicas, como também o Sistema de Garantia de Direitos, por meio de Conselhos Tutelares, Ministério Publico, Defensoria Pública e Poder Judiciário”, revelou.
Autora de primeira viagem, já que essa é sua primeira obra publicada, Mariana afirma que um dos seus maiores desejos é continuar trabalhando para que as famílias mais vulneráveis continuem sendo alcançadas pelo poder público, não como uma prática assistencialista, mas como um direito constituído que cada uma delas possui.
Apoio familiar e sonhos futuros
Casada com o arquiteto Ferdinand Carvalho, mãe de Maria Fernanda de sete anos, serva fiel de Deus, Mariana se prepara para ser mãe pela segunda vez. Desta vez, ela espera João Fernando. Muito ligada a família, ela conta que o apoio da sua foi fundamental.
“Sabemos que o processo não é fácil. Foi exatamente um ano e meio de dedicação, pois são inúmeras as dificuldades existentes durante todo o desenvolvimento, mas não desisti, pelo contrário, cada dia mais Deus me dava mais forças para continuar, para finalizar essa obra, e hoje, graças a Ele, deu tudo certo e o melhor de tudo, o livro já é um sucesso”, declarou a assistente social.
Daqui pra frente, ela conta que vai continuar trabalhando e pesquisando sobre a garantia de direitos humanos, sobretudo de crianças e adolescentes.
“Pretendo evidenciar cada vez mais as problemáticas sociais e mostrar as possíveis alternativas para tais garantias de direitos. E, a partir de novas experiências e novas pesquisas, pretendo publicar outros livros. Aproveito para agradecer de coração a todos que me apoiaram desde o início e principalmente após o lançamento do meu livro, que já é um sonho realizado. Obrigada a todos por todas as mensagens de incentivo, carinho, fé e amor, meu muito obrigada”, disse.
Para adquirir o livro, é só entrar em contato com a autora pelo telefone (98) 9 8417- 3351 (que também é WhatsApp) ou pelo seu perfil no Instagram: mariana_mcalmeida. Vale ressaltar que eles também estão disponíveis para venda nas principais plataformas digitais.






