Homens são as principais vítimas da violência no Brasil

 

De cada dez pessoas que morreram no Brasil em 2013, pelo menos uma foi vítima de um ato de violência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que acabam de ser divulgados.

Em mais de 80% dos casos, a vítima foi um homem. Ao todo, mais de 98 mil brasileiros do sexo masculino morreram por causas violentas no ano passado contra 19,2 mil mulheres. O estado de São Paulo lidera em números absolutos de mortes violentas. No ano passado, 23,7 mil pessoas faleceram por causas não naturais no estado.


O estado do Amapá registrou 390 mortes do tipo em 2013, mas detém a maior proporção de vítimas da violência. De cada 100 óbitos no estado, 16 foram devido à violência.

No Rio Grande do Norte, 79,3% dos jovens vítimas da violência com idade entre 15 e 24 anos eram homens. Na Bahia e no Sergipe, a proporção era de 78,9% e 78,1%. No Rio Grande do Sul, 55,6% dos jovens mortos nesta faixa etária eram mulheres.

Segundo o estudo, quase metade dos jovens que morreram no ano passado vieram a falecer em via pública. Neste caso, os homens também eram maioria.

Deixe uma resposta