Construções de pontes facilitam fluidez nas cidades

Investir na infraestrutura de uma cidade é garantir um maior desenvolvimento para o local. Atualmente, a construção de pontes tem sido essencial para ligar polos afastados pela natureza e que necessitam de um elo para encurtar caminhos e aumentar o desempenho de inúmeros setores com a mobilidade urbana. Há mais de cinco décadas no mercado, o Grupo Parente, precursor da Petra Construtora, associa a sua marca a obras grandes, modernas e eficazes. Como é o caso da ponte sobre o Rio Poti, em Teresina-PI.

portoCom 190 metros de extensão, a ponte é um importante instrumento para fluidez no trânsito de Teresina. O projeto da Petra foi revisado para que a natureza no local fosse preservada. “Todas as obras da Petra seguem um rigoroso cuidado com o meio ambiente. No caso dessa ponte, mantivemos não só a preservação da margem do Rio Poti e dos canais laterais, mas também com toda a área de lazer e de esportes dos moradores da localidade”, informou o engenheiro Lourival Parente Filho.

Complementando o empreendimento, a Petra também foi responsável pelas obras de drenagem superficial com bueiros, meio-fio e bocas de lobo, além da pavimentação asfáltica de todo o trecho, guarda rodas e guarda corpo nas passarelas laterais na extensão da ponte. O obra é um sistema viário unindo os bairros do Mocambinho e Pedra Mole, na Zona Norte da capital piauiense.

Mesmo com forte desempenho no mercado de construção civil, atualmente a Construtora Petra se destaca na atuação com energia eólica nos Estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A expectativa é que o mercado possa abrir ainda mais portas para esse campo de atuação, uma vez que a falta de água afetou a produção de energia por meio de usinas hidrelétricas. A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos, que é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares.

HISTÓRIA

Nessa atual formatação, a Petra está no mercado desde 1997, porém sua história começou com a primeira empresa do grupo, a Parente Construtora, em 1964. De lá para cá, a empresa herdou um acerco técnico, não somente na incorporação da equipe de profissionais da Parente, mas também na inclusão de experiência e de conhecimentos acumulados ao longo de décadas de atuação na construção civil. Não é à toa que a empresa é certificada com o ISO 9000, pela qualidade dos seus serviços.

Na bagagem do Grupo Petra, estão obras como o Estádio Castelão, em São Luís; o Estádio Albertão, em Teresina; a grande reforma e modernização do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís; o Teatro Municipal de Uberlândia-MG, projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer; o Shopping da Ilha, em São Luís; o metrô de Fortaleza; o Tribunal de Justiça do Piauí, entre tantos outros empreendimentos.

De acordo com o engenheiro Lourival Parente Filho, o sucesso está na transparência e na qualidade dos serviços. “Os engenheiros e técnicos da Petra estabelecem um canal de diálogo constante com as empresas contratantes e demais parceiros para que as soluções encontradas atendam às necessidades e expectativas. As decisões são sempre tomadas em conjunto e fazem parte do compromisso com a qualidade que é uma das características das obras que levam a marca da empresa”, concluiu.

Deixe uma resposta