Celebração por São Pedro reuniu multidão em vários pontos da cidade

As celebrações por São Pedro tomaram conta de São Luís ontem (29). No largo que leva o nome do santo, localizado no bairro da Madre Deus é realizado um dos mais tradicionais arraiais da cidade e atraiu uma multidão desde a vidada do dia. Em vário outros pontos da capital maranhense o “São João de Todos” também lembrou o dia do santo.

Já virou tradição as brincadeiras de São João do Arraial de São Pedro começarem no dia 28 e continuarem, em forma de homenagem ao santo, até o dia 29, dia do santo. Pela manhã, brincantes, músicos, devotos e admiradores protagonizaram uma festa única.

Tranquilidade, fé e devoção marcaram a procissão a São Pedro, realizada na tarde desta quarta-feira (29), em São Luís. Foto: Karlos Geromy/Secap

Eram pessoas que vinham de praticamente todos os bairros de São Luís. Uns pediam bençãos, proteção, e, outros, subindo as escadas da capela de joelhos, rezando, queriam apenas agradecer. Gente como dona Silvana Souza, aposentada e no auge dos seus 76 anos, que, muito emocionada, rezava dentro da igreja de São Pedro.

Raissa Paiva, 22 anos, estudante, moradora do bairro da Cohama, estava com seus amigos e se disse sentir-se bastante influenciada ao perceber a energia de alegria presente no bairro centro da capital maranhense e relatou sua experiência.

“Acredito que as pessoas que aqui estão se realizam plenamente neste dia. Elas sentem-se indivíduos participantes de sua cultura, assim como eu me sinto agora”, disse ela, acompanhando a apresentação do Boi de Maracanã com suas matracas.

A tarde, às 13h, os devotos deram início a procissão Marítima que carregava a imagem de São Pedro partindo do cais da Praia Grande para logo depois de uma hora retornar para a procissão terrestre passando pelas ruas da capital maranhense até voltar para a igreja do santo. Enquanto isso, diversos shows culturais se apresentam no Arraial que fica diante da Capela de São Pedro.

A festa que homenageia São Pedro contempla uma união de muitos admiradores. Há, em síntese, uma reunião de pensamentos filosóficos dissonantes e, paradoxalmente, unidos exatamente por isso, pelo devotamento livre e multiforme, pelo encantamento de adultos e crianças e pelas demonstrações de honra e fé.

“São João de Todos”

O Arraial de São Pedro é um dos 11 arraiais realizados por comunidades e bairros em São Luís apoiados pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Esses apoios tiveram início no último dia 23, véspera de São João e encerraram ontem (29) no dia de São Pedro.

2 Resposta para Celebração por São Pedro reuniu multidão em vários pontos da cidade

Deixe uma resposta