Unicef: Raposa adere ao Programa Busca Ativa Escolar – Fora da Escola Não Pode!

Reconhecendo o valor que a educação tem na vida da criança e do adolescente, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), aderiu, na manhã da última quinta-feira (12), ao programa “Busca Ativa Escolar – Fora da Escola Não Pode!”, inciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para garantir que todos estejam na escola.

A solenidade de abertura aconteceu na Escola Santo Antônio e a mesa foi composta pelo prefeito Eudes Barros, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros; o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Márcio Greik; o secretário de Saúde, Romilson Froes; a presidente do Conselho Tutelar de Raposa, Josenilde Santos; o professor Ribamar Portela, articulador pedagógico regional da URI São Luís, representando Secretaria de Estado da Educação.

Também estavam na mesa, a professora e secretária municipal de Educação, Verismar Gomes; a coordenadora de Programas Federais no município, professora Owilma Albuquerque, e a gestora da Escola Maria Reis Trindade, professora Marta Cleya.

No município, o programa será desenvolvido com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, que utilizarão uma plataforma gratuita com a finalidade de combater a exclusão escolar, por meio de identificação, registro, controle e acompanhamento das crianças e adolescentes, garantindo a permanência destes na escola.

Na ocasião, Verismar Gomes apresentou o programa às autoridades, professores e representantes das demais secretarias presentes, mas antes deixou que as lágrimas escorressem pelo seu rosto, por poder presenciar a participação marcante dos profissionais da educação no evento. E bem lembrou os desafios que a Educação tem enfrentado diante do cenário pandêmico causado pela Covid-19, no entanto, a SEMED adotou novos formatos de ensino, como por exemplo, a criação da plataforma AVAR.

“Raposa já está fazendo adesão à campanha desde 2018, mas agora em 2021 nós vamos dar uma atenção toda especial, pelo momento que nós estamos vivendo. Pelos 18 meses de pandemia, que trouxeram um prejuízo muito grande para a educação no Brasil”, relatou a secretária de Educação.

Verismar também destacou que, apesar do cenário, ainda foi possível conseguir 84% da participação dos alunos nesses oito meses e que a expectativa é resgatar os 16% que restam.

Emocionado pelas palavras de uma gestora que demonstra paixão pela educação, por vim de uma família em que as irmãs são educadoras, assim como sua esposa, o prefeito Eudes Barros relembrou o compromisso que assumiu com a população e não tem medidos esforços para buscar melhorias na educação. Além disso, o gestor afirmou que Raposa irá receber 14 milhões destinados a melhorias para a cidade.

“Quando esse dinheiro cair nas contas da prefeitura, não tomarei nenhuma iniciativa sem antes conversar com cada um de vocês que conhecem a nossa realidade. Estou muito feliz, nós estamos trabalhando e queremos o melhor, mas esse melhor que está acontecendo hoje na educação devemos a todos vocês, a toda a nossa equipe da educação. Uma equipe formadas por pessoas compromissadas e que querem fazer a diferença”, afirmou.

Deixe uma resposta