Raposa: Pela primeira vez na história, população participa de debate do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, realizou nesta terça-feira (21), a primeira audiência pública, realizada pela gestão municipal, para a proposta de elaboração do Plano Plurianual (PPA) para vigência nos próximos quatro anos (2022-2025). O evento, que aconteceu na Chácara da Arlete Pontes, foi aberto para a sociedade civil e seguiu todos os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Um dos princípios básicos do Plano Plurianual é a transparência, com base nisso, o secretário de Administração e Planejamento, Geisiel Gomes Braz, apresentou a todos as despesas do município, apontou as dificuldades que a gestão encontra e uma projeção até o ano de 2025.

Em seu discurso, o prefeito Eudes Barros ressaltou a importância da Audiência Pública e da participação popular na construção dos objetivos. “Eu não quero um plano de ação só para ficar no papel, eu quero um plano de ação que possa ir para a prática, por isso é importante o que está acontecendo aqui hoje, é a primeira vez que isso acontece aqui em Raposa. Estou à disposição de cada um, estou à disposição da nossa sociedade, do poder legislativo, estou à disposição de todos que fazem parte da nossa equipe de governo”.

Na ocasião, os secretários municipais de Educação, Verismar Gomes; Infraestrutura, Pedro Alcântara; Assistência Social, Cássia Barros e Saúde, Romilson Froes destacaram as ações realizadas das respectivas secretarias e o planejamento de médio prazo que desejam realizar, beneficiando o município.

A participação popular no PPA 2022/2025, por meio de sugestões, foi realizada também a partir de um questionário disponível no site da Prefeitura de Raposa até o dia 29 de agosto de 2021, quando todos tiveram a oportunidade de opinar quanto a destinação de recursos e apresentar demandas que devem ser assistidas pela gestão pública. Entretanto, quem não conseguiu responder o questionário no site, teve a chance de fazer nesta manhã, por meio de um formulário distribuído.

Acompanharam a audiência pública, também, o secretário de Agricultura, Vônei Moraes; Esporte e Lazer, Patrícia Souza; Cultura, Pereira Filho e o adjunto, Ediel França; Comunicação, Udes Filho; secretário adjunto de Pesca, Joubert Amorim; o diretor do SAAE, Kadson Kós.

O presidente da Câmara Municipal de Raposa, vereador Beka Rodrigues, que também fez parte da mesa que abriu a audiência pública, ressaltou a importância do evento e do amplo debate do PPA junto à comunidade. Se fizeram  presentes os vereadores Daniel Fernandes, Ribamar Silva, Iran Lisboa, Doutor, Elenildo Rocha, Irmão Moreira e Zanno.

Deixe uma resposta