Pré-São João de Todos atrai turistas em seu primeiro dia de festa

Com a primeira prévia do São João de Todos realizada nesta sexta-feira (1º), São Luís começou a entrar no clima da mais importante festa popular do Maranhão, com seus ritmos, cores, gastronomia e muita diversão. A programação, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), contou com apresentação de Bumba Meu Boi, quadrilhas e shows no Praia Grande (Centro Histórico) e Cohajap, reunindo milhares de pessoas.

No Canto da Cultura (Praia Grande) o público aplaudiu a apresentação do grupo de forró Raimundinho Pé no Chão, e logo depois o brilho e as toadas do Boi Pirilampo encheram de ritmos o centro histórico, encantando o público que dançou e brincou até o fim da apresentação.

O ritmo do forró não deixou a brasiliense Marina Longaray e nem o maranhense Carlos Otávio Rêgo parados, os dois não resistiram à tentação e foram contagiados pelo som.

“Amei chegar aqui no Centro Histórico e encontrar o colorido. A cidade é linda e muito musical, estou encantada pela cultura, gastronomia e por tudo que o Maranhão pode oferecer. O Otávio e eu nos divertimos muito, dançamos até não aguentarmos mais, então essa festa não poderia ser melhor”, falou a turista.

A secretária adjunta de Cultura da Sectur, Vanessa Leite, disse que a prévia faz parte do projeto ‘São João de Todos 2018’ e tem por objetivo antecipar a grande festa divulgando o que será feito dentro dos arraiais oficiais.

“As prévias juninas servem para medir a temperatura da cidade, a ansiedade, a expectativa não só do ludovicense mas também do turista que está chegando à cidade. Quem chega aqui irá comtemplar a verdadeira cultura maranhense, pois estamos trazendo grupos que representam toda a diversidade cultural”, ressaltou Vanessa Leite.

Temporada oficial

A temporada oficial do São João de Todos 2018 será realizada de 15 de junho a 1º de julho com festejos em vários pontos de São Luís e Imperatriz. Na capital os arraiais oficiais serão no Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado), Vila Palmeira, Praça Maria Aragão e Nauro Machado no centro histórico (somente às sextas-feiras).

Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras que valorizam a riqueza e diversidade de expressões da cultura popular, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

Deixe uma resposta