Que o PMDB se apequenou, não tem nomes considerados bons o suficiente para disputar a eleição para Prefeito da capital este ano, todo mundo sabe. É de conhecimento geral também que a pré-candidatura do vereador Fábio Câmara a Prefeitura não se sustentará até o início de Agosto, período onde se encerram as convenções, até porque, o mesmo sofre forte resistência dentro do seu próprio partido.

Roberto Costa e Fábio Câmara não se entendem de jeito nenhum, e nas eleições, a relação fica muito pior!
Bom, tal qual como aconteceu em 2012, quando dias depois do vereador Fábio Câmara declarar apoio a João Castelo, o deputado Roberto Costa (seu rival), aos 45° do segundo tempo, declarou apoio ao então candidato Edivaldo Jr (até hoje, ninguém entendeu o motivo), o mesmo imbróglio acontece novamente, só que, desta vez, o pretenso candidato vem dos quadros do PMDB, partido que já virou a “Casa da Mãe Joana” faz tempo. Digo isso porque a confusão lá só aumenta a cada dia. Enfim!
Uma ala do partido defende candidatura própria (qualquer uma que não seja a de Câmara, claro), outra quer fazer coligações e a outra segue indecisa. O fato é que o Partido está mais “perdido do que cego em tiroteio”, e está só esperando a hora certa pra “dar o bote”, se é que vocês me entendem!
Aguardemos cenas dos próximos capítulos!
As festas juninas típicas do Nordeste atraem turistas para a região e aumentam o tráfego nas rodovias federais que dão acesso a estados como Paraíba e Pernambuco entre os meses de junho e julho. Por isso, uma campanha de conscientização aos motoristas por um trânsito mais seguro é promovida pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Em razão das festividades, as ações educativas estarão concentradas nos cinco locais onde acontecem os maiores eventos juninos do País: nos Municípios pernambucanos Recife e Caruaru, e paraibanos, João Pessoa , Campina Grande e Patos.
Com o tema: Colocar vidas em risco não é acidente. É crime, a campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade em geral, mas principalmente os motoristas amadores e profissionais para conscientizá-los acerca da responsabilidade ao volante. A ideia é sensibilizar o público para a prevenção de acidentes causados por imprudência, como excesso de velocidade, desobediência a sinalização e consumo de bebidas alcoólicas antes de pegar a estrada.
Descanso
Além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, os viajantes amadores ou profissionais também devem fazer pausas periódicas para o descanso, não excedendo o tempo na direção e respeitar as normas de trânsito, como manter a velocidade permitida pelas vias.
As imagens escolhidas incentivam a reflexão sobre a gravidade e a extensão das consequências causadas pelas atitudes imprudentes ao volante, bem como no fato de ser crime contra a vida e a sociedade.
Neste ano, a iniciativa se estenderá até 20 de julho, com inserções de banners em veículos na internet e spots nas principais rádios e mídias externas. A escolha do formato de divulgação decorre do grande alcance do público, local e nacional, vias mídias on line, especialmente.
Férias escolares
O período da campanha também coincide com a época de férias escolares, quando muitas famílias planejam viagens e utilizam as rotas rodoviárias federais. Este público também foi incluído no projeto da campanha, como forma de estimular os motoristas ocasionais a se atentarem aos cuidados necessários para garantir a segurança durante o trajeto nas autoestradas do país.
Confederação Nacional dos Municípios
O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu enviar para a Justiça de Brasília a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.

Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão contraria um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.
“Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobrás. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, coma finalidade de impedir e de aviltar a colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público”, afirma Teori.
O ministro justifica a decisão apontando que além de os fatos terem ocorrido em Brasília, “há outros motivos que militam pela fixação da competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal”, como o fato de a delação de Cerveró tramitar no Supremo.
Na denúncia contra o ex-presidente Lula apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o ex-presidente “papel central” na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar “embaraçar” as investigações da Operação Lava Jato.
O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral, em novembro do ano passado. Em uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de uma fuga para fora do País para que o ex-diretor da Petrobrás não contasse o que sabia ao Ministério Público.
Também foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício, o assessor do ex-senador Diego Ferreira e o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro.
Teori decidiu enviar o caso à primeira instância porque Delcídio perdeu o foro privilegiado após ter o mandato cassado pelo Senado. A decisão atendeu a um pedido da defesa de André Esteves.
Estadão
As vésperas das eleições municipais, os partidos já se mobilizam e lançam seus pré- candidatos a prefeitos e vereadores. Em Matões, aproveitando o momento, o PSB, Partido da prefeita Suely Pereira, lançou, na tarde deste sábado (25), a pré-candidatura de Ferdinando Coutinho a Prefeito. Coutinho é o atual vice-prefeito da cidade.

Ferdinando tem a responsabilidade de dar continuidade ao grande trabalho feito ao longo de dois mandatos da prefeita Suely Pereira, que transformou a cidade de Matões, em um modelo de zelo e administração.
“Nosso grupo escolheu Ferdinando Coutinho para ser o próximo prefeito, por que é uma pessoa de palavra e que honra seus compromissos” disse a prefeita Suely Pereira.



Em um ato que reuniu mais de 4 mil pessoas, foi dada a largada para a pré-campanha, com a presença dos prefeitos Léo Coutinho de Caxias, e Luciano Leitoa de Timom,. Também participaram do grande encontro, o deputado federal Rubens Pereira Jr, e o deputado estadual Rafael Leitoa, além de secretários, vereadores e assessores.
O pré-candidato a prefeito de São Luís Wellington do Curso (PP), está realizando uma série de visitas às entidades representativas e de classe. Na manhã desta sexta-feira (24), a visita foi ao Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, no Palácio Episcopal, no Centro Histórico da capital.
Dentro desta agenda, o encontro foi debatido por vários temas, tais como: Campanha da Fraternidade 2016, Combate às Drogas, Turismo, Saneamento Básico, ocupação do solo, revitalização do Centro Histórico, Reforma Política entre outros assuntos em pauta na sociedade atual.
Wellington fez questão de parabenizar a Arquidiocese de São Luís pela realização da Campanha da Fraternidade 2016, que este ano abordou a vasta temática: Casa Comum, nossa responsabilidade.
“O lema deste ano que traz a saudação de Amós, diz, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). O tema teve um grande objetivo de chamar atenção do povo para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.”, diz Wellington do Curso.
Na oportunidade, o Arcebispo Dom Belisário, falou sobre reforma política e ressaltou que a cidade de São Luís precisa de mudanças e mais cuidado.
“Nós precisamos cuidar mais da nossa cidade. O turismo aqui tem muitas vantagens, belezas que atrai o povo. O turismo dá emprego, o nosso forte é o turismo, mas tem pouco investimento, poucos cuidados. E precisamos cuidar do nosso Centro Histórico”, contou o Arcebispo.
Concordando com a palavra do Arcebispo, Wellington ainda destacou que o Centro Histórico de São Luís está abandonado e sem cuidados. “Podemos perceber que nem os próprios ludovicenses não estão vindo visitar o Centro Histórico, a insegurança toma conta; acúmulo de lixo em alguns locais devido à falta de limpeza regular; além da não preservação de alguns prédios, por isso, o Centro Histórico precisa ter mais investimento no turismo e mais zelo para que volte a ser mais frequentado”, disse Wellington do Curso.
Essa visita foi à primeira de uma série de encontros com lideranças. O próximo encontro será com o presidente da Assembleia de Deus em São Luís, José Guimarães Coutinho, e com o Presidente da OAB/MA, Tiago Diaz, agendados para a próxima semana.
O governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, estiveram em Imperatriz na noite de quinta-feira (23) para lançar mais uma etapa do programa ‘Mais Asfalto’. Em solenidade realizada no pátio da igreja Cristo Salvador, o Governo do Estado anunciou a pavimentação das vias dos bairros Anhanguera, Buriti e Bacuri, que, além do asfaltamento, receberão terraplanagem, meio fio, sarjeta e sinalização.

A segunda etapa do ‘Mais Asfalto’ em Imperatriz terá investimentos de R$ 6 milhões em 15 km de asfalto para ajudar na melhoria das condições de infraestrutura do município. A primeira etapa investiu mais de R$ 12 milhões na drenagem e pavimentação de 23 km de vias urbanas, que aumentaram a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.
Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou que não há um único setor da vida social, política e econômica de Imperatriz e da Região Tocantina que não tenha a presença do Governo do Estado.
“Todos os eventos culturais e esportivos da cidade tem o nosso apoio. Nós estamos terminando a obra do hospital, e vamos inaugurar no mês de agosto. Que é um sonho. Estamos concluindo ajuda para abrir a UPA do São José. Estamos fazendo a escola do Parque Alvorada, reformamos três escolas, além de 23 km de asfaltamento e outras tantas ações”, ressaltou.
O governador Flávio Dino reforçou que os investimentos nos municípios da Região Tocantina continuarão acelerados e anunciou benefícios, para breve, em Davinópolis, Lajeado Novo, Sítio Novo, entre outros. “Vamos entregar uma lenda, que é a Estrada do Arroz, e, em Imperatriz, vamos construir uma Beira-Rio que seja um cartão postal à altura da cidade”, reiterou.
Para Clayton Noleto, o Governo do Estado tem trabalhado fortemente para a melhoria da mobilidade urbana da cidade de Imperatriz. “A segunda etapa do ‘Mais Asfalto’ começou lá no bairro Vila Nova, depois indo pro Santa Lúcia pela Euclides da Cunha, que foi feito recapeamento. A Avenida Itaipu, também há muito tempo esperada, será entregue já agora”, explicou.

De acordo com o secretário, nesta intervenção nos bairros Anhanguera, Buriti e Bacuri serão feitos 4 km de ruas e avenidas, que serão totalmente asfaltadas e receberão drenagem onde for necessário. “O Governo trabalha com qualidade, com seriedade e aplicando corretamente o dinheiro público. É realmente possível fazer esse trabalho hoje”, enfatizou Clayton Noleto.
Porto Franco
No mesmo dia, o governador Flávio Dino esteve em Porto Franco, onde inaugurou o Centro Integrado de Comercialização da Agricultura Familiar, obras de recuperação asfáltica de ruas do bairro Entroncamento, realizadas pelo programa ‘Mais Asfalto’, sistema de abastecimento de água do bairro Jardim Europa e entrega da emergência do Hospital Municipal Anderson Marinho, que atende Porto Franco e municípios vizinhos.
“Estamos aqui visitando essa belíssima obra, deste Centro de Comercialização, fruto de uma parceria com o governo federal, quero agradecer a presidente Dilma Rousseff, que destinou esses recursos para cá, e o deputado Domingos Dutra que destinou emendas. A ação do Governo do Estado, mediante a doação dos kits, das barracas, da capacitação dos produtores e vendedores e a ação do Município foi focada justamente na entrega desses bons resultados à população”, disse o governador Flávio Dino.
“Essas obras resultam exatamente desse pacto que eu tenho com as lideranças políticas aqui de Porto Franco, que nos cobram muito, e corretamente, justamente para que Porto Franco receba esses investimentos, de modo que estamos atentos aos principais temas que dizem respeito à vida do povo e as ações do nosso governo”, completou Flávio Dino.
A Prefeitura Municipal de Raposa, através da Secretaria de Educação, continua investindo na melhoria de suas escolas. A volta às aulas, após as férias do meio do ano, para os estudantes da rede municipal de ensino, será muito mais prazerosa do que os anos anteriores, conforme relato dos próprios estudantes.
Com a aquisição de 2.520 conjuntos de cadeiras e carteiras pela Secretaria de Educação, o mobiliário das salas de aulas deu outro tom nas escolas e vai ajudar os alunos e professores. Os conjuntos de cadeiras e carteiras estão sendo distribuídos nas unidades de ensino das escolas Urbanas e da zona rural. São móveis específicos para o ensino fundamenta, com kit de mesa e cadeira, com altura diferenciada para os alunos. A substituição das cadeiras e carteiras de madeira, faz parte de um projeto de melhoramento e qualificação do ensino em toda a rede municipal.
A meta, de acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Ivone, é oferecer conforto e assegurar o bem estar aos estudantes, que passam no mínimo quatro horas sentados. Os novos conjuntos são mais confortáveis, além de oferecerem melhor anatomia e uma boa durabilidade. Ainda, segundo a Secretária, os recursos para a aquisição foram frutos de uma parceria com o Ministério da Educação, através de recursos do FNDE.
Já o prefeito Clodomir destacou o papel da administração, que é direcionar a política educacional e dar melhores condições de trabalho.
“Essa ação vai proporcionar aos nossos alunos mais comodidade, gerando com isso, uma melhoria no aprendizado, além de melhores condições de trabalho para os nossos educadores”, pontuou o gestor.
Material em números:

Durante o primeiro semestre deste ano, o Governo do Maranhão registrou 6.841 atendimentos na Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís. Além de 732 partos, a unidade de saúde ofereceu acompanhamento médico e procedimentos como curetagem e internação clínica obstétrica. Desde o ano passado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está investindo na recuperação da infraestrutura das unidades de saúde e no tratamento humanizado dos pacientes.
Com média atual de mais de 120 partos mensais, a Maternidade Nossa Senhora da Penha registrou aumento de 62% em relação ao ano passado. “Esse aumento é reflexo de um conjunto de esforços, que inclui reestruturação dos espaços e equipe médica qualificada. Resultados como esse refletem a preocupação do governador Flávio Dino em oferecer um atendimento de qualidade para a população, assegurando os direitos de cada cidadão”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Reformada em setembro de 2015, a Maternidade Nossa Senhora da Penha possui 30 leitos, enfermaria, salas de pré-parto e parto e atende a gestantes referenciadas das Unidades de Saúde da Família (USFs). A maternidade conta ainda com equipe de 161 profissionais capacitados para o atendimento, entre eles obstetras, enfermeiras, pediatras, anestesistas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem e administrativos.
A enfermeira Marcya Maria de Souza explicou como funciona o atendimento na sala de pré-parto. “As mães chegam ansiosas e, muitas vezes, agitadas. Aqui a gente faz um acompanhamento completo, conversa com as famílias e tranquiliza as parturientes. Temos os instrumentos necessários para isso. É muito gratificante realizar esse trabalho”, destacou.
A maternidade beneficia cerca de 250 mil habitantes de 58 bairros da região Itaqui-Bacanga. “Achei aqui muito confortável. As enfermeiras têm todo um cuidado com a gente e dão todo o acompanhamento necessário”, afirmou Denise dos Santos, 17 anos, mãe do Ariel Lucas. “Moro aqui perto, no Sá Viana, e para mim essa é uma estrutura muito boa. Fiquei muito emocionada ao ouvir o choro do meu bebê e ver que tudo tinha dado certo”, concordou Thayse Rodrigues, 18 anos.
Para Francineide Cunha, 30 anos, a maternidade é referência em estrutura e qualidade. “Foram muito atenciosos comigo. Conheço os meus direitos e aqui eles foram respeitados. Observei também que aqui é um ambiente limpo e organizado. Isso tudo faz diferença no tratamento e ajuda na recuperação. Vim ter meu bebê aqui porque me falaram muito bem dessa maternidade”, explicou Francineide.
É de informação do próprio Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL, a DESCONVOCAÇÃO da Assembleia Geral que estava marcada para acontecer na próxima terça-feira, 28 de Junho, às 14 horas e 30 minutos, na Associação Comercial.
O cancelamento da referida Assembleia, que teria como pauta deixar a categoria ciente da liminar do Tribunal de Justiça do Maranhão, que concedeu, em favor do município de São Luís, imediata suspensão do movimento grevista, sob pena do pagamento de multa diária, no valor de 10 mil reais, se dá em razão do aguardo de ulterior decisão a ser protocolada no agravo n° 0297402016 ajuizada pelo SINFUSP/SL, cuja finalidade é a revogação da tutela que foi, inicialmente, favorável ao município de São Luís.
Ilegalidade da greve
Na tarde da última terça-feira, 21, o SINFUSP/SL recebeu uma liminar do Plantão Judiciário de 2° grau, do Tribunal de Justiça do Maranhão, através do desembargador Raimundo Barros, que concedeu, em Ação Declaratória combinada com obrigação de fazer, em favor do município de São Luís, imediata suspensão/sustação do movimento grevista, sob pena do pagamento de multa diária, no valor de 10 mil reais.
A alegação do município de São Luís se baseia na justificativa de que os servidores, ao realizarem um Ato de Mobilização na segunda-feira, 20, na porta da Câmara Municipal, caracterizou-se como paralisação, comprometendo, assim, os trabalhos.
O deputado federal Weverton Rocha, no afã de defender o indefensável, ou seja, seu aliado, o prefeito Edivaldo Holanda Jr, parece que perdeu a noção da realidade, falando uma besteira atrás da outra. Recentemente, o parlamentar gravou um vídeo onde disse que “São Luís não pode arriscar nestas eleições, pois nenhum dos candidatos que estão postos contra o Edivaldo administrou alguma cidade, alguma secretaria ou qualquer outra coisa que seja“.
Pois bem, deputado! O senhor apenas esquece que os adversários de Edivaldo hoje são parlamentares que tem vida pública ativa, cada um com seu histórico. O senhor esquece também que a população de São Luís não aguenta mais a catastrófica gestão do prefeito Edivaldo, que simplesmente “acordou no tempo” depois de três anos de gestão. Isso é um absurdo! E vamos parar de botar culpa na gestão do ex prefeito João Castelo, tá feio, deputado! Todos nós sabemos como Edivaldo recebeu a Prefeitura, mas desde então, já se passaram quatro anos, tempo suficiente para o prefeito trabalhar, o que, infelizmente, ele nunca conseguiu fazer!
Voltando aos comentários digamos, infelizes, proferidos pelo deputado, só tenho uma coisa a dizer: São Luís não pode se arriscar é votando novamente em uma “mudança” que nunca veio, em promessas que nunca serão cumpridas e nem discurso ultrapassado de uma pessoa que foi eleita para comandar a Ilha do Amor, mas que nunca passou de um fantoche nas mãos dos aliados! Isso é que não pode, deputado.
E tenho dito!