O plano de Saúde Bradesco Saúde S/A terá que pagar indenização por danos morais por ter negado a cobertura de cirurgia bariátrica a uma cliente. A autora da ação, E. J. P., ressaltou na ação que é portadora de Diabetes e Obesidade GRAU II, tendo o índice de massa corporal (IMC) em 37,8 Kg/m², e de outros problemas, a exemplo de dislipidemia, esteatose hepática, síndrome metabólica, Gama GT elevado e Colelitíase e apneia obstrutiva. Por causa disso, foi recomendada a ela a realização de cirurgia de gastroplastia por videolaparoscopia.
A decisão é da 11ª Vara Cível de São Luís e a empresa foi condenada a pagar R$ 10.000,00 (dez mil reais). Destaca a parte autora na sentença que o plano se negou a cobrir o procedimento cirúrgico, mesmo tendo pareceres médicos que apontaram a necessidade de se fazer tais cirurgias. Por fim, requereu que o plano de saúde assumisse o custo da intervenção médica e indenização por danos morais. Citada, a ré ofereceu resposta, na qual sustentou, em síntese, a existência de doença preexistente, devendo ser respeitado o prazo de carência estipulado em contrato, logo, agiu a operadora de plano de saúde no exercício regular do direito, tendo em vista a previsão estampado no instrumento contratual.
De mais a mais, noticiou a inexistência de danos morais, por haver legalidade em sua conduta. O Judiciário ressalta que foi designada audiência de conciliação, na qual as partes foram incentivadas a composição amigável, sem êxito. Em seguida, as partes dispensaram a produção de provas, solicitando, dessa forma, o julgamento da ação.
Destaca a sentença: “Inicialmente, cabe ressaltar a informação trazida pelas partes, onde a demandante foi submetida a intervenção médica postulada havendo, nesse ponto, perda parcial e superveniente de um dos objetos da ação, qual seja, a obrigação de fazer consubstanciada no pedido de autorização. Entretanto, mantém-se hígido a possibilidade exame do pedido remanescente, isto é, indenização por danos morais em virtude na negativa da conduta. A controvérsia da presente demanda gira em torno da negativa da cobertura alusiva a intervenção cirúrgica e o material necessário para realização da cirurgia”, observando que trata-se de caso a ser apreciado à luz do Código de Defesa do Consumidor, na medida em que se trata de relação de consumo.
O Judiciário constatou que, de fato, a demandante foi diagnosticada com quadro de obesidade mórbida, sendo-lhe prescrita a realização de cirurgia bariátrica (Gastroplastia por Vídeolaparoscopia). Face a isto, o plano de saúde deixou de autorizar o procedimento com base na alegação de preexistência de doença. A Justiça enfatiza que, para que o plano de saúde se exima da cobertura da doença preexistente, é fundamental que tenha realizado o exame admissional do consumidor (anuente), assim, não pode prevalece a “negativa de cobertura às doenças e às lesões preexistentes se, à época da contratação de plano de saúde, a operadora não exigiu prévio exame médico admissional”.
“Vale ressaltar que a obesidade, pura e simples, não é doença. Os riscos à saúde decorrente da obesidade desenvolvem-se de forma lenta e gradual, sendo impossível afirmar que a segurada, antes do ingresso no plano, apresentava um quadro clínico que indicava a cirurgia bariátrica, a sustentar a assertiva de que a requerida ocultou, deliberadamente, doença preexistente. Se estivesse efetivamente preocupado em não ser induzido em erro, o réu deveria, antes de admitir em seu plano de saúde qualquer pessoa indiscriminadamente, exigir a realização de exames pré-admissionais”, relata a sentença.
O Judiciário cita a Resolução Normativa nº 262 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, e define que as operadoras de planos de saúde terão de fornecer cobertura para a cirurgia bariátrica por vídeo aos pacientes que apresentam tal enfermidade. Para fundamentar a decisão, a Justiça observou nos autos que a autora preenche os requisitos autorizadores para a realização de cirurgia bariátrica, tendo em vista que restou suficiente comprovado seu estado clínico de saúde agravado por causa da obesidade, conforme relatório médico existente nos autos. Além disso, a necessidade urgente de realização da cirurgia foi confirmada ainda pelos relatórios da nutricionista, da psicóloga, e de endocrinologista.
Escreve o juiz na sentença: “Desse modo, não há justificativa plausível para a requerida para negar cobertura da cirurgia bariátrica de que necessita a autora, portanto, o procedimento ora postulado é devido, posto que restou demonstrado sua urgente necessidade. Com efeito, a decisão sobre necessidade do tratamento, aí incluído o tipo de cirurgia, assim como o procedimento a ser adotado, cabe ao responsável pelo acompanhamento clínico da autora. De outra banda, ficou evidenciado, através dos laudos e exames clínicos mencionados acima, a necessidade da intervenção cirúrgica declinada na petição inicial”, citando julgamentos de casos similares.
Para o Judiciário, a indenização por danos morais têm uma finalidade compensatória, ao lado da sua função pedagógica, de modo a permitir que os transtornos sofridos pela vítima sejam mitigados pelo caráter permutativo da indenização, além de imprimir um efeito didático-punitivo ao ofensor. Estes aspectos devem ser considerados sem perder de vista, entretanto, que a condenação desta natureza não deve produzir enriquecimento sem causa. Diante disso, faz jus a parte demandante a indenização por danos morais.
E conclui o Judiciário na sentença: “Ante o exposto, fundamentado no art. 487, inciso I, do Código de Processo Civil, julgo parcialmente procedente o pedido da parte autora, no sentido de condenar o Bradesco Saúde S/A ao pagamento da importância de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a título de compensação pelos danos morais causados. O valor da condenação deverá ser corrigido monetariamente pelo INPC, a contar desta data, acrescidos de juros legais de 1% ao mês a partir da citação, por tratar-se de ilícito contratual”, complementando que ficou prejudicado o pedido de obrigação de fazer, tendo em vista que a autora já realizou a cirurgia.
A bancada do Maranhão na Câmara Federal, sob a coordenação do deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB), reverteu, nesta terça-feira (25), o corte de R$ 224 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o Maranhão. A alegação do Governo Federal é que este valor seria referente à devolução de repasses adiantados em dezembro de 2016 ao Estado e municípios. “Ao ver o tamanho da mobilização, o Governo Federal recuou e concordou em editar a medida provisória. Portanto, o repasse, previsto para o dia 30 de abril, está garantido”, disse Rubens Junior.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União, na Portaria nº 565, de 20 abril de 2017, e atinge também os estados do Ceará, que perdeu R$ 164 milhões; Bahia, com a perda de R$ 70 milhões; e Paraíba, que tem que devolver R$ 35 milhões. “Com a negociação, a eventual diferença do Maranhão será parcelada, diluída durante todo o ano, e não subtraída de forma abrupta e inesperada, causando grande prejuízo aos nossos educadores. Seria algo extremamente danoso”, ressaltou o deputado federal.
Toda a articulação para reverter a situação do corte do repasse federal começou na segunda-feira (24), quando a bancada maranhense se reuniu com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, em Brasília (DF). Na terça-feira (25), os deputados federais tiveram audiências com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e com os ministros da Educação, Mendonça Filho; e de Governo, Antônio Imbasshay. “A medida provisória congela o corte e permite o parcelamento de forma moderada. Foi uma vitória de toda a bancada, que lutou de forma articulada e unida para proteger os interesses do Maranhão”, comentou Rubens Junior.
Ainda de acordo com o deputado, os parlamentares maranhenses tiveram as garantias políticas que poderiam ser exigidas no momento, por parte do presidente da Câmara. Rodrigo Maia destacou que a medida provisória será editada até a próxima quinta-feira (27). Caso isso não ocorra, a bancada maranhense poderá apresentar um Projeto de Lei, que será votado no plenário da casa na próxima semana.
Corte causaria grandes danos para o Maranhão
Sobre a devolução de repasses realizados em dezembro de 2016, o coordenador da bancada maranhense na Câmara, Rubens Junior, destacou que a lei deverá ser cumprida, mas com pagamentos de forma diluída e moderada. “O Governo do Estado, quando recebeu o valor a mais, ficou cauteloso, pois sabia que poderia ter uma perda futura. O governador Flávio Dino já estava preparado. Mas isso é uma particularidade da gestão estadual, que está fazendo uma administração austera, preparada para estes momentos”, pontuou.
“Já em relação aos municípios, a regra não vale. Foram as gestões anteriores que receberam o valor, e não tiveram o mesmo comprometimento dos prefeitos recém-eleitos. Muitos gastaram esse recurso, ainda que forma leviana, e outros concederam aumentos. O corte seria prejuízo para essa nova safra de prefeitos. Um verdadeiro caos, que iria sacrificaria a administração de muitas prefeituras no Maranhão”, finalizou.

Nesta segunda (24), o deputado estadual Marco Aurélio esteve em audiência com os secretários de Saúde, de Infraestrutura e Educação do Estado, Carlos Lula e Clayton Noleto e Felipe Camarão, respectivamente. Na reunião com Clayton Noleto, foi discutida a criação do museu histórico de Imperatriz, cuja realização passará por ampla discussão com a sociedade e terá engajamento da Secretaria Estadual de cultura, bem como da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Uemasul.
“Reforcei também a busca pela reforma da delegacia de Itinga, bem como a construção de uma pista para realização de exames de tráfego no terreno em pertencente à CIRETRAN de Açailândia, a exemplo de Imperatriz, que já está em construção a pista no pátio da Circunscrição Regional de Trânsito, CIRETRAN”, ressaltou.
Durante a reunião com Carlos Lula, o deputado reforçou as pautas as quais ele já vem lutando, a exemplo da busca pela implantação da oncologia infantil em Imperatriz, além de avanços no processo para aquisição de ambulâncias para os municípios de Governador Edison Lobão, Montes Altos e São Pedro da Água Branca. O deputado destinou emendas parlamentares contemplando aquisição de ambulâncias para municípios, que já serão priorizados.

“Avançamos ainda, nesta reunião, em pautas que recebi em audiência com gestores de escolas estaduais, da URE de Imperatriz, há alguns dias, onde recebi demandas de diversas escolas, às quais apresentei ao secretário e o mesmo já estará encaminhando providências: construção de uma guarita no C.E. Graça Aranha, construção de um refeitório no Colégio Militar Tiradentes, construção ou recuperação de muros em diversas escolas da região, além de outras necessidades“, reiterou o parlamentar.
Educação

Já na tarde desta terça-feira (25), o parlamentar se reuniu com o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão e os secretários adjuntos Rosyjane de Paula e Anderson Lindoso, onde discutiram a implantação da primeira escola em tempo integral em Imperatriz.
“Mostramos a necessidade de tal investimento, como instrumento de proteção de nossa juventude. O governo Flávio Dino está criando uma forte rede de ensino em tempo integral, tanto em escolas da SEDUC, quanto no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia – IEMA, e em breve teremos uma excelente novidade para a Educação, para a Juventude, para Imperatriz”, destacou Marco Aurélio.
Por fim, o deputado agradeceu a atenção dos secretários.
“Agradeço imensamente a atenção dos secretários por acolherem os pleitos que levamos. Agradeço também ao apoio que todo o governo Flávio Dino tem dado às causas de nossa região Tocantina”, finalizou.
Ainda estamos em Abril de 2017, mas as articulações para as eleições de 2018 já começaram desde o ano passado. São inúmeros os políticos que pretendem alçar voos mais altos em Outubro do ano que vem. Dentro dessa leva, está o atual vice-prefeito da cidade de Imperatriz, Alex Rocha, que também é pastor da Igreja Comunidade Nova Vida (CNV). O vice-prefeito tem se articulado fortemente nos bastidores e tem conseguido apoios importantes em prol da sua candidatura.
Alex Rocha, que é do PTN, foi eleito vice-prefeito nas eleições municipais de 2016 pela coligação “Juntos por Imperatriz”, ao lado do hoje Prefeito, delegado Assis Ramos, e o acordo, ainda na época, foi do Prefeito apoiar o nome de Alex para deputado estadual em 2018, acordo este, que depois de alguns ajustes, segue firme e forte.
As cidades maranhenses obtiveram, na manhã desta terça-feira (25), uma importante vitória. O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema (Tuntum), conseguiu, junto ao governo federal, a garantia de que será editada uma Medida Provisória parcelando o pagamento dos recursos referentes ao ajuste do Fundeb 2016.
A conquista obtida por Cleomar Tema beneficia não apenas os municípios maranhenses, que foram penalizadas com um corte de R$ 177 milhões, mas também os governos do Maranhão, Ceará, Bahia e Paraíba, que perderam R$ 47 milhões, R$ 164 milhões, R$ 70 milhões e R$ 35 milhões, respectivamente.
A garantia do parcelamento, o que diminuirá os impactos financeiros causados principalmente as prefeituras, foi dada a Cleomar Tema e aos integrantes da bancada maranhense em Brasília – dentre eles os deputados federais José Reinaldo Tavares, Weverton Rocha, Rubens Pereira Júnior, Juscelino Filho e Júnior Marreca – pelo ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy.
O parcelamento deverá ser dividido entre 10 a 12 parcelas, de acordo com o entendimento defendido pela entidade municipalista.
Cleomar Tema, que encontra-se em Brasília desde ontem, comemorou a vitória.
“Graças ao empenho da bancada maranhense e a sensibilidade do governo federal, conseguimos ultrapassar este obstáculo, que poderia inviabilizar a educação de todo o Maranhão”, disse o presidente da Federação.
Nessa jornada em Brasília, além da bancada, Tema conseguiu agregar apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e destacou que foi uma luta árdua, mas que valeu pelo resultado.
Parlamentares maranhenses ressaltaram, após a decisão do governo federal, o poder de articulação do presidente da FAMEM, que mostrou muito desprendimento, agilidade e dinamismo num momento de crise como esse.
O presidente Michel Temer vai exonerar todos os ministros que tiverem mandato na Câmara dos Deputados para possam votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência. A exoneração deve ocorrer dias antes da votação no plenário da Casa, prevista para a segunda semana de maio. Antes, o relatório de Arthur Maia (PPS-BA) será votado na comissão especial criada para discutir o tema.

A decisão de Temer foi anunciada pelo ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, após reunião do presidente com a equipe ministerial na tarde de hoje (24), no Palácio do Planalto. “É um reforço. É como se fosse reforçar o time em campo. Vai ficar mais reforçado ainda com a ação efetiva e presente dos ministros na Câmara dos Deputados”. Imbassahy, inclusive, será exonerado para reassumir seu mandato pelo PSDB.
A equipe de ministros de Temer conta com 14 deputados federais. Mas, neste caso, apenas 13 deputados terão voto, uma vez que Raul Jungmann (PPS-PE), ministro da Defesa, é suplente de Mendonça Filho (DEM-PE), que será outro a deixar temporariamente seu cargo para voltar à Câmara.
“O governo vai jogar todas as forças no sentido da aprovação da reforma da Previdência”, disse Mendonça Filho. Para ele, a decisão de voltar à Câmara para votar “afirma o compromisso daqueles que ocupam função nos ministérios no sentido de ajudar uma reforma decisiva para o futuro do Brasil”, disse. “É uma reforma que, sem ela, o Brasil vai afundar”, completou.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão disponibilizou nesta segunda, 24 de abril, lista com os nomes dos 54.371 eleitores do Estado que terão o título cancelado, caso não regularizem a situação até o dia 2 de Maio. O motivo do cancelamento é que estes eleitores não votaram ou justificaram o voto por 3 eleições consecutivas. Só em São Luís, são 10.303 eleitores nesta situação.
Antes de se deslocar até um cartório eleitoral, o eleitor pode confirmar no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, clicando no banner “títulos passíveis de cancelamento”, se está nesta condição. Ele pode ainda ligar para o número 0800 098 5000 (de segunda a sexta, das 8 às 18h) ou ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.
Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado como uma eleição. Já o parágrafo 6º do Provimento n.º 1/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto”.
No entanto, é importante destacar que os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.
O que levar
Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

Obras na Concha Acústica da Lagoa estão em fase final. Foto: Divulgação
O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, vistoriou no último sábado (22), as obras de revitalização e ampliação do complexo da Lagoa, construção e revitalização da orla do Araçagi e recuperação das rodovias que cortam a região Metropolitana de São Luís.
A primeira parada da vistoria foi no complexo da Lagoa que recebe serviços de manutenção e requalificação para continuar sendo um espaço de valorização cultural. Lá, a Sinfra recupera toda a estrutura da concha acústica, incluindo palco, camarim, piso, banheiro externo, arquibancada com capacidade para mil pessoas, calçada do entorno, além da revitalização da academia.
No complexo a secretaria também está ampliando a praça das crianças que receberá um novo brinquedo em formato de foguete. “Estamos aqui na Concha acústica no complexo da Lagoa da Jansen que foi totalmente revitalizada pelo governador Flávio Dino e que, agora, poderá ser novamente utilizada pela comunidade em geral para a realização de eventos culturais,” disse Clayton Noleto.
Praia do Araçagi

Secretário Clayton Noleto vistoriou as obras da orla do Araçagi. Foto: Divulgação
O segundo ponto visitado foi a obra da Praia do Araçagi, em São José de Ribamar. Os serviços são realizados na principal via de acesso à orla, com o investimento de R$ 2 milhões na construção de um calçadão, ciclovia, praça e uma via de trânsito larga, com duas pistas, em dois sentidos. A revitalização já está gerando mais renda para comerciantes e mais opções de lazer para a população.
Durante a vistoria a equipe da Sinfra conversou com o comerciante da praia do Araçagi, Cléber Lima que destacou a importância dos investimentos. “A obra está muito boa aqui, já está beneficiando muita gente. O movimento já está aumentando por conta da construção da orla”, destacou.
“É bom conversar com a comunidade. Hoje conheci seu Cléber que perguntou sobre a iluminação, estacionamento e expliquei a ele que nós vamos ter pontos de estacionamento, iluminação especial e o disciplinamento do espaço em parceria com a prefeitura de São José de Ribamar”, destacou o secretário Clayton Noleto. A área compreende um calçadão, estacionamento, estrutura de contenção de maré, iluminação e espaço de vivência e segue em mais duas etapas com a construção de outros 1.200 metros de calçadão.
Rodovias da Região Metropolitana
O último ponto da vistoria foram rodovias que cortam a Região Metropolitana de São Luís. Mesmo com o intenso período chuvoso, as equipes da Sinfra vêm trabalhando nas ações de pavimentação das MAs 201 (Estrada de Ribamar) e 202 (Estrada da Maioba).

Secretário Clayton Noleto vistoriou as obras das rodovias que cortam a Grande Ilha. Foto: Divulgação
As duas rodovias recebem um investimento de R$ 11 milhões. Os serviços contemplam revitalização do canteiro central, serviços de drenagem, reconstrução das sarjetas, valetas, canaletas e meios-fios. Ainda são realizados os serviços de manutenção da sinalização horizontal, vertical e lateral, incluindo tachas, tachões reflexivos, balizadores, marcadores de perigo e delimitadores.
Ao todo, serão recuperados 26,7 km de estrada.O diferencial desta obra é o processo de microrevestimento, técnica de rejuvenescimento da pista, que evita o desgaste, aumenta a vida útil do asfalto, além de ser 50% mais econômica em relação aos recursos tradicionais executados na manutenção e conservação das rodovias. São 13,7 km de microrevestimento na MA-201 e 8 km na MA-202.
“A MA-201, Estrada de Ribamar, já recebeu a aplicação do microrevestimento de 18 km e a MA-202, Estrada da Maioba, tem previsão de 8 km de aplicação de microrevestimento, faltando apenas 3 km. Na MA-203 que vai para a Raposa nós já fizemos o recapeamento asfáltico e em pouco tempo vamos fazer o recapeamento da MA-204. Tudo isso representa o grande esforço do governador Flávio Dino para melhorar a mobilidade urbana na Ilha”, explicou Clayton Noleto.
A visita foi encerrada nas obras da rotatória da Forquilha que vem sendo realizadas para aumentar a fluidez no trânsito para mais de 20 bairros da Região Metropolitana.
R$ 1.758.295,93 (um milhão, setecentos e cinquenta e oito mil, duzentos e noventa e cinco reais e noventa e três centavos). Esse é o valor que a Prefeitura de Formosa da Serra Negra, comandada pelo dentista Janes Clei, irá gastar com contratação de empresas para fornecimento de material de expediente no município.
Foram contratadas quatro empresas para fornecimento dos materiais, que irá durar apenas dez meses, de acordo com o Diário Oficial do Estado.
Dentre as empresas beneficiadas, a que abocanhou um contrato maior foi a DISTRIBUIDORA J D C LTDA – ME, com sede em Imperatriz, cidade localizada a mais de 300 quilômetros de Formosa da Serra Negra. Tal empresa assinou um contrato de mais de meio milhão para fornecimento de material de expediente com a Secretaria de Saúde, comandada por Cláudio Vale de Arruda Junior.
Veja os extratos dos contratos abaixo:








Todos os contratos foram assinados no dia 21 de fevereiro pelos secretários das pastas beneficiadas.
O mercado financeiro espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4,04% este ano. Essa é a sétima redução seguida na projeção, de acordo com pesquisa semanal – Boletim Focus – do Banco Central (BC) feita junto a instituições financeiras e divulgada às segundas-feiras, em Brasília. A estimativa da semana passada era 4,06%.
Com a inflação em queda e a economia em recuperação, a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2017, é 8,5% ao ano. Essa também é a projeção para o final de 2018 (8,5% ao ano). Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano.
Reflexos nos preços
A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.
A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) foi ajustada de 0,40% para 0,43%, em 2017. Para o próximo ano, a projeção segue em 2,5% ao ano.