Saque do PIS/Pasep pode ser realizado até 30 de junho

Termina na sexta-feira, 30 de junho, o prazo para sacar o abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O abono se refere ao ano-base 2015 e pode variar de R$ 78 a R$ 937, patamar atual do salário-mínimo. O valor depende do tempo trabalhado formalmente em 2015.

O abono PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil. O primeiro destina-se a trabalhadores do setor privado e o segundo a servidores públicos. O Ministério do Trabalho alerta que, encerrado o prazo para o saque, os valores não requeridos são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Têm direito ao benefício trabalhadores inscritos nos programas há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, destaca-se que é necessário que os trabalhadores tenham tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Saque
Para retirar o abono, o trabalhador que tiver o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. No entanto, caso não tenha o cartão, o valor pode ser recebido em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação.

No caso dos servidores públicos, deve ser verificado se o Pasep foi depositado em conta. Se isso não for realizado, é necessário se dirigir a uma agência do Banco do Brasil portando o documento de identificação.

COMENTÁRIOS

Mais Cultura e Turismo Lençóis Maranhenses inicia no dia 7 de julho

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está preparando uma programação especial para as férias no estado, trata-se do Mais Cultura e Turismo Lençóis Maranhenses, que prevê programações artísticas e culturais durante os finais de semana do mês de julho na cidade de Barreirinhas.

A programação será realizada sempre às sextas e sábados, começando no dia 7 de julho. Shows locais e nacionais, lancha cultural, apresentações teatrais, aulões de zumba e muito mais prometem animar os dias na cidade que é o portal de entrada dos Lençóis Maranhenses. “Essa região já fica muito movimentada no mês de férias por conta das belezas naturais, então resolvemos incrementar a programação no local para que maranhenses e turistas também se divirtam e conheçam melhor a nossa cultura, movimentando ainda mais a nossa economia criativa”, explicou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

No primeiro final de semana a atração principal será o cantor Jorge Vercillo, e também teremos o cantor Carlinhos Veloz, Kambada do Forró, Forró do Xeleléu, Cacuriá de Dona Teté, Banda Filhos da Areia e Dj Júnior Pará. Durante o dia a programação fica por conta dos aulões de zumba e de apresentações teatrais, tudo na Beir-Rio. No final de semana seguinte a programação será comandada pelo grupo Criolina, além da Banda Chorando Calado, Companhia Encantar, Tambor de Crioula Arte Nossa, o cantor Mano Borges, grupo Tripa de Bode e Dj Speto.

No final de semana de encerramento, a grande atração será o cantor Chico César, além do cantor George Gomes, a banda Raiz Tribal, o grupo Vira Jazz, grupo Lamparina, o cantor Pepê Júnior e o Dj Claudinho Polary.

Programação Dia 7 de julho (sexta-feira)

20h30 – Cacuriá de Dona Teté
21h30 – Banda Filhos da Areia
22h30 – Forró do Xeleléu
Abertura e intervalos – Dj Júnior Pará

Dia 8 de julho (sábado)

20h30 – Carlinhos Veloz
21h30 – Jorge Vercillo
22h30 – Kambada do Forró
Abertura e intervalos – Dj Júnior Pará

Dia 14 de julho (sexta-feira)

20h30 – Tambor de Crioula Arte Nossa
21h30 – Mano Borges
22h30 – Tripa de Bode
Abertura e intervalos – Dj Speto

Dia 15 de julho (sábado)

20h30 – Chorando Calado
21h30 – Criolina
22h30 – Cia Encantar
Abertura e intervalos – Dj Speto

Dia 21 de julho (sexta-feira)

20h30 – Vira Jazz
21h30 – Grupo Lamparina
22h30 – Pepê Júnior
Abertura e intervalos – Dj Claudinho Polary

Dia 22 de julho (sábado)

20h30 – George Gomes
21h30 – Chico César
22h30 – raiz Tribal
Abertura e intervalos – Dj Claudinho Polary

COMENTÁRIOS

Casal do Maranhão é preso após furtar 29 celulares em festa na Bahia

Uma jovem de 20 anos e outro de 26, moradores de São Luís (MA), foram presos na madrugada desta segunda-feira (26), na cidade de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, com 29 celulares furtados na festa “Forró do Sfrega”.

A polícia chegou ao casal após denúncia de uma das vítimas registradas na delegacia da cidade. Eles foram seguidos através do GPS do aparelho furtado e localizados em um ônibus, quando tentavam sair da cidade.

O veículo em que o casal estava foi abordado pela polícia em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o casal confessou que fazia parte de uma quadrilha do estado do Maranhão que havia se deslocado para Senhor do Bonfim especificamente para praticar os furtos na festa.

Eles informaram ainda que dois casais integrantes da quadrilha já haviam retornado de carro para o Maranhão, na noite de domingo (25). O casal preso foi levado para a delegacia de Senhor do Bonfim, onde estão à disposição da Justiça.

Com informações do G1

COMENTÁRIOS

Prefeito Luis Fernando inicia tratativas para implantação da Escola Militar no Parque Vitória

Acompanhado do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Pereira, o prefeito Luis Fernando visitou na última sexta-feira (23) as instalações da escola municipal do Parque Vitória, onde será instalado o Colégio Militar Tiradentes e o terreno, localizado ao lado da escola, que vai abrigar a Companhia de Polícia da área.

A visita, de acordo com o prefeito Luis Fernando, teve o objetivo de definir ações iniciais para a instalação da escola, anunciada inclusive na visita do Governador Flávio Dino quando da entrega de urbanização da Avenida Nossa Senhora da Vitória. Com mais essa escola, São José de Ribamar terá a terceira escola militar. As duas primeiras foram implantadas no início do ano, na sede do município e a outra no Parque Jair.

“Convidamos hoje o cel. Pereira para conhecer as instalações da escola, acomodações e demais espaços tanto interno quanto externo. A partir desse movimento vamos agora estabelecer o protocolo para a assinatura do termo que vai celebrar a parceria, onde a prefeitura por meio da secretaria de educação assume a parte pedagógica, e a cúpula da polícia militar assume a administrativa”, explicou o prefeito.

Segurança – Na oportunidade, o prefeito visitou ainda o terreno onde será construído, pela prefeitura, um prédio para abrigar a Companhia de Polícia do Parque Vitória, subordinada ao Batalhão de Polícia do Cohatrac.

“Além da escola militar que vai formar as nossas crianças e jovens com disciplina e programas voltados à cidadania, também visitamos o terreno que vai abrigar a companhia. Não tenho dúvida que a parceria estabelecida, Prefeitura e Governo do Maranhão, vai trazer inúmeros benefícios para a população, sobretudo nas áreas da segurança e educação”, concluiu.

COMENTÁRIOS

Projeto de Lei de Júnior Verde cria Guardas Municipais em todos os municípios maranhenses

Na próxima semana, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) protocolará o Projeto de Lei que cria a estrutura da Guarda Municipal nos municípios maranhenses que não possuem a instituição. O Projeto será encaminhado diretamente a cada município. Atualmente, apenas 78 das 217 cidades maranhenses dispõem de Guarda Municipal.

No último dia 22, o parlamentar conduziu uma reunião da Comissão de Segurança Pública na Assembleia, e iniciou as discussões sobre a implantação das Guardas Municipais. Serão agendados ciclos de debates para ampliar o tema, sugeridos pelo deputado Levi Pontes (PCdoB).

A reunião contou com a presença de representantes de entidades ligadas às Guardas Municipais e de gestores da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). “Estamos totalmente à disposição para participar desse ciclo de debates. Acredito que é um caminho para avançarmos”, declarou o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota Silva.

A Comissão de Segurança Pública deliberou que a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, também deverá amplamente discutida. “Enviaremos a minuta desse projeto a todos os municípios que não possuem Guardas Municipais. É de extrema importância que essas instituições sejam implantadas, pois contribuem muito para fortalecer a segurança pública no nosso Estado”, destacou Júnior Verde.

As Guardas Municipais só podem ser criadas pelos municípios, e possuem poder de polícia, delegado pelo executivo municipal por meio de leis complementares. A atuação ocorre através de atividades comunitárias de segurança urbana e apoiando os órgãos policiais estaduais e federais, quando necessário.

COMENTÁRIOS

“Ele está pronto para a batalha de todos os maranhenses”, diz Flávio Dino sobre Humberto Coutinho

O governador Flávio Dino visitou, neste sábado (24), em Caxias, o amigo e parceiro político de todas as horas, deputado Humberto Coutinho (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Flávio declarou estar “emocionado com a vibrante recuperação de Humberto Coutinho, que se encontra muito bem-disposto e pronto para me ajudar na grande obra de reconstrução do Maranhão”.

O governador destacou, também, a relação com o presidente da Assembleia. “Todos sabem que Humberto, mais que um amigo e presidente da Assembleia Legislativa, é o copiloto do meu governo e sua presença na Assembleia é decisiva para as vitórias do povo maranhense que, manifestamente, tem apoiado nossas ações para melhorar ainda mais nosso estado”, afirmou Flávio Dino.

O Presidente da Assembleia Legislativa se emocionou com a visita do amigo e governador do Estado, Flávio Dino. “Tenho pelo Flávio uma estima única. Ele é o governador e líder político de todos nós. Sua inteligência, capacidade política e administrativa, além da generosidade pessoal, o coloca acima de todos os políticos. Recebê-lo aqui na minha casa, em Caxias, encheu a mim e à Cleide de alegria e satisfação. Por isto, disse ao governador que estarei no comando da Assembleia nos próximos dias para conduzir os projetos de grande alcance social do Governo do Estado que beneficiam milhares de maranhenses, como o projeto Juros Zero, já aprovado, e o projeto Mais Alfabetização”, declarou.

Na visita do governador, o presidente Humberto solicitou que o Governo do Estado continue apoiando financeiramente a Maternidade Carmosina Coutinho, que atende toda a Região dos Cocais, pleito prontamente atendido pelo governador, que garantiu que a Secretaria de Saúde repassará os recursos necessários para a manutenção da equipe de profissionais que trabalham naquela entidade hospitalar.

Juntos, o governador Flávio Dino e o presidente da Assembleia Legislativa reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando por todo o Maranhão e, especialmente, pela Região dos Cocais, com ações que já melhoraram o padrão de vida de todos os maranhenses e inúmeros projetos sociais e econômicos que estão mudando a face social do nosso estado.

COMENTÁRIOS

Denúncia: Viatura do Choque faz segurança particular em Posto de São Luís

O Blog da Cristiana França recebeu uma denúncia, de que uma viatura da PM do Choque estaria fazendo segurança particular no Posto Bacanga, onde os donos são os mesmos da empresa que administra os FerryBoats.

Ainda de acordo com o leitor denunciante “Quando um cidadão comum chama a polícia, não tem viatura, mas para fazer segurança particular, tem“.

Com a palavra, a Polícia Militar do Maranhão.

COMENTÁRIOS

Governo avança na construção do Hospital do Servidor, em São Luís

A ampliação do Hospital Carlos Macieira, anexo III, Hospital do Servidor, está em ritmo acelerado. Com 45% da obra concluída, os 230 colaboradores da Covap Engenharia trabalham diariamente para construir um espaço de, aproximadamente, 11.200m² onde funcionará um moderno e bem equipado aparelho público. O novo hospital faz parte das medidas do Governo do Maranhão para reestruturar o modelo de atenção à saúde do servidor público estadual.

Com investimento na ordem de R$ 50 mi, o Hospital do Servidor irá atender cerca de 110 mil servidores público estaduais. Essa construção é um antigo pedido da classe trabalhadora que lutava para ter um local digno para atendimento. Para a enfermeira Ana Amélia, 56, que  trabalha há 15 anos no prédio do HCM, o novo hospital vai trazer melhor qualidade aos serviços prestados.

“A construção do Hospital do Servidor é de grande valia porque, afinal, é uma briga de muitos anos e eles têm todo o direito. No prédio, vou fazer 20 anos trabalhando, sendo 15 como técnica. Acompanhei a luta para a construção desse hospital e esperamos que o atendimento melhore” afirma a enfermeira.

Ritmo da obra

Cumprindo o cronograma de ação, a equipe de trabalho agora está fazendo a rampa de acesso, cobertura metálica, divisórias de gesso, reboco interno e de fachada, assentamento de alvenaria interna e platibandas, além de instalações prediais  (sanitária, hidráulica, elétrica, ar condicionado, som e tv instalações de combate a incêndio e de gases medicinais). Para o próximo mês, o quadro operacional será mobilizado para dentro da estrutura.

“O Hospital do Servidor é uma obra singular, pois sabemos o quanto a classe lutou durante anos para ter seu direito adquirido e agora o governador Flávio Dino vem realizar esse pedido que vinha desde a gestão passada. Vamos construir um hospital moderno e bem equipado para que os servidores sejam atendidos como devem, com qualidade e dignidade” descreve o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

Hospital do Servidor

A construção do Hospital do Servidor tornou-se necessária após a antiga unidade destinada aos servidores estaduais, o Hospital Carlos Macieira, ter sido cedido à pasta de Saúde pela gestão anterior. A cessão transformou a unidade destinada exclusivamente aos servidores estaduais em hospital referência para toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), gerando controvérsias e protestos na justiça, movidos por entidades de classe.

Acesso

Para ter acesso aos serviços do Hospital do Servidor é preciso apresentar o contracheque mais recente e a carteira de identidade. É necessário, também, que contribua para o Fundo Estadual de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben).  No caso de atendimento a dependentes, o servidor também deve levar a documentação com foto.

COMENTÁRIOS

Arraial da Holandeses começa nesta sexta-feira (23)

O festejo junino mais animado deste São João começa nesta sexta-feira (23). Trata-se do Arraial da Holandeses, que acontecerá no Espaço 1000 Jardins, no Calhau. A abertura está prevista para as 19h. O arraial se estenderá até o dia 09 de Julho, com várias atrações para todos os públicos.

Confira a programação deste fim de semana:

Sexta-Feira (23): 
Dança Coutry Festa de Rodeio
Cacuriá do JHON
Quadrilha junina tcho pai
Boi Lendas e Maggia
Boi Brilho da Terra
Boi Brilho do Amanhecer
Forró Pe de Serra
Vitor Privadao e Forro Privado
Espaço Kids

Sábado (Dia 24) :
Cacuriá Alma Gêmea
Dança portuguesa Raizes de Portugal
Quadrilha Flor do Sertão
Cacuriá do ASC
Boi Novilho Branco
Forro Pé de Serra
Espaço Kids

Domingo (Dia 25): 
Boi valentes da ilha
Dança portuguesa Vira Lusitanos
Boi Brilhoso do Sol e Mar
Cacuriá da Cor do Pecado
Forró Pé de Serra
Espaço Kids

COMENTÁRIOS

Projeto Senado 2018: Waldir Maranhão segue “atirando” pra todos os lados…

O deputado federal Waldir Maranhão é aquele famoso brasileiro que não desiste nunca. Depois de grudar no governador Flávio Dino, na esperança de conseguir pelo menos ser um dos candidatos ao Senado apoiado pelo Governo, agora o deputado corre pelo Maranhão afora em busca de apoios.

Como todos sabem, a briga pelas duas vagas disponíveis para o Senado Federal em Outubro de 2018 vai ser de cachorro grande, já que a quantidade de postulantes ao cargo é gigantesca.

Diante disso e sabendo que não será tarefa fácil, Waldir Maranhão foi “bater” no São João lá em Zé Doca, atrás do deputado estadual dos 100 mil votos, Josimar de Maranhãozinho, que vem a ser irmão da Prefeita Josinha, e claro, aproveitou para ter uma conversa de “pé de ouvido” com Josimar.

Já no último dia 14 de Junho, Waldir se fez presente na reinauguração da Concha Acústica da Lagoa da Jansem, mais uma oportunidade de aparecer,  até porque, pra ele, pode ser de dia, de noite, de madrugada, não importa, o negócio é ser visto, pois como já diz o ditado “Quem não é visto, não é lembrado”.

Lago dos Rodrigues

E como na política o jogo é de Vale Tudo, o deputado anda abraçando todas as oportunidades que aparecem. Na semana passada, ele participou de uma Cavalgada na cidade de Lago dos Rodrigues, tudo em busca de votos.

Queimado do jeito que é, sem credibilidade do jeito que é, sem grupo do jeito que é… Será mesmo que WM pensa que sairá candidato? E pior, que pode levar uma vaga?

Sei não… !

COMENTÁRIOS