Subsecretário da Sinfra, Italo Augusto, inaugura primeiro trecho da MA-225 ao lado de Carlos Brandão

Urbano Santos completou 95 anos com uma grande festa e destaque para entrega de obras de infraestrutura. Com reunião de diferentes lideranças, incluindo deputados, vereadores, prefeitos e secretários de Estado, as solenidades contaram ainda com a presença do governador Carlos Brandão e da presidente da Assembleia, Iracema Vale, que tem um apreço muito especial pela região, já tendo sido prefeita da cidade.

A lista de entregas contou com a reforma do Centro de Ensino Ester Flora de Araújo e da nova quadra poliesportiva coberta da unidade, que irá desenvolver habilidades de centenas de jovens, fortalecendo o eixo público da educação maranhense. Entretanto, o ponto alto do dia foi a entrega da MA-225, no trecho que liga a cidade até o povoado Café Sem Troco. Ao todo, foram 25 km de nova pavimentação, uma via completa, devidamente sinalizada e que transforma o tráfego na região.

Para deixar o momento ainda mais marcante, o governador fez o anúncio de novos 41 KM para concluir a ligação até Sobradinho, em Barreirinhas. A obra será executada, novamente, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, SINFRA MA, que teve como representante o subsecretário Italo Augusto, um jovem carismático e que apesar do comportamento mais reservado, tem uma notável competência na gestão da pasta, atraindo elogios de muitos líderes municipais.

“Essa é uma rodovia regional, importante para toda região do Munim, do Baixo Parnaíba, e dos nossos Lençóis Maranhenses. O primeiro trecho está entregue e, agora, iniciaremos uma nova obra para conclusão da via. Um investimento de extrema importância e que, acima de tudo, entrega bem-estar para comunidade que passa a se deslocar com mais facilidade e rapidez.”, declarou.

A Secretaria é o atual carro-chefe da gestão Brandão e ao que parece, segue muito bem representada. Em afirmação do próprio governador, são mais de 500 obras em andamento, com novos investimentos lançados a todo instante. A infraestrutura parece estar em boas mãos e há expectativas muito positivas de que este time eleve o status do Maranhão dentro do cenário de desenvolvimento nacional.

COMENTÁRIOS

Sob liderança de Dudu Diniz, Câmara de Ribamar realiza Avaliação de Desempenho pela 2ª vez consecutiva

Sob a liderança do vereador Dudu Diniz, a Câmara de Ribamar promoveu, pela segunda vez consecutiva, a Avaliação de Desempenho para servidores efetivos. Esta iniciativa, estabelecida pelo Decreto n. 003, fixa critérios, normas, procedimentos e instrumentos para avaliar o desempenho dos servidores, visando a ascensão funcional. A gestão de Diniz na presidência da Câmara tem se destacado por suas conquistas visíveis e benefícios para os servidores.

O presidente enfatizou a importância da valorização contínua dos funcionários desde o início de seu mandato.

“Nosso mandato tem valorizado os servidores da Câmara desde o início, e, pela segunda vez consecutiva na história da Casa, faremos essa valorização sob nossa gestão. Os servidores podem contar conosco”, afirmou Diniz.

O processo de avaliação iniciou-se em 3 de junho e deverá seguir um cronograma que, em atendimento ao Decreto n°03/2023, foi publicado no Mural da Câmara Municipal. A avaliação está sendo conduzida por uma comissão altamente qualificada, composta por duas servidoras efetivas do quadro de pessoal da Câmara Municipal e uma suplente.

COMENTÁRIOS

Grande ato político marca anúncio de Fillipe Marreca como pré-candidato a Prefeito de Itapecuru Mirim

Na noite do último sábado, 8, foi lançada oficialmente a pré-candidatura de Fillipe Marreca à Prefeitura de Itapecuru Mirim (MA) pelo Partido Renovação Democrática (PRD).

O evento de lançamento da pré-candidatura ocorreu no clube BB Show e reuniu cerca de 5.000 pessoas.

Em pronunciamento durante o evento, o vice-presidente nacional do PRD, Júnior Marreca, anunciou a pré-candidatura do filho como alternativa para retomar a atenção, o cuidado e respeito que o povo de Itapecuru merece.

“Itapecuru vive um momento que nos traz preocupação. E cuidar desse povo que sempre nos acolheu tão bem, sempre foi um compromisso para nós. Então, lançamos o nome de Fillipe como uma alternativa de esperança para o povo que quer voltar a ter oportunidade, a ter suas ruas pavimentadas, conquistar uma casa própria, ter acesso a serviços básicos… esse é o centro de nossa atenção. E garantimos a cada um que veio aqui nos apoiar, que Fillipe vai honrar esse compromisso e retomar a história que iniciamos em Itapecuru”, destacou Marreca, que também é ex-prefeito de Itapecuru.

Fillipe que é médico obstetra e ginecologista, atuante a mais de 10 anos no Hospital Regional de Itapecuru, ressaltou em seu discurso que cuidar das pessoas sempre foi seu propósito de vida e é a motivação para estrear na vida pública.

“Cresci vendo meu pai cuidando das pessoas! Estar aqui nesse momento me faz reviver tudo o que eu vivi na infância e o que eu vi Júnior Marreca mudar na vida das pessoas, quando abriu as portas da sua casa e surgiu como esperança na vida de cada itapecuruense. Eu tenho orgulho de ser filho do melhor prefeito que Itapecuru já teve e hoje me orgulho em dizer que sou pré-candidato a prefeito dessa cidade, para dar continuidade ao legado do melhor prefeito de Itapecuru, com o compromisso maior de cuidar de cada um de vocês!”, declarou ao povo que prestigiou o momento.

Demonstrando apoio à pré-candidatura, diversas lideranças marcaram presença no ato: o deputado federal, Marreca Filho, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca, o  prefeito de Timbiras, Dr. Antonio Borba, além dos pré-candidatos a vereador do município.

Com o anúncio, Itapecuru vislumbra uma opção de gestão com peso em todas as esferas do poder, ao passo que o irmão do candidato, Marreca Filho está no segundo mandato na Câmara Federal e Júnior Marreca tem posição de gestão no Governo do Estado, ao lado do governador Carlos Brandão, em uma das pastas mais estratégicas, a Secretaria de Indústria e Comércio, demonstrando a força política do grupo Marreca não somente em Itapecuru, mas no Maranhão.

COMENTÁRIOS

Davi Brandão Oferece Curso Preparatório em São Luís Gonzaga do Maranhão

Em uma ação voltada para a educação e a capacitação profissional, o Deputado Estadual Davi Brandão, (PSB) está trazendo para São Luís Gonzaga do Maranhão o “Preparadão Concurso São Luís Gonzaga”. As incrições serão de 10 à 13 de julho, na praça da Bandeira, ao lado dos Correios.

O curso acontecerá no Centro de Ensino Nazaré Ramos, no dia 15 de junho, das 8h às 12h30 e das 14h30 às 17h. Com a presença de professores de renome, como Eduardo Henrique e Márcio Borges, que ministrarão aulas de Português, e Pedro Filho e Arquimedes, responsáveis pelas aulas de Matemática.

“Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade real de capacitação para os moradores de São Luís Gonzaga do Maranhão. Sabemos que a preparação é a chave para o sucesso em concursos públicos, e queremos que as pessoas estejam pronta para essas oportunidades,” afirmou o Deputado Davi Brandão.

O preparadão é uma iniciativa que visa preencher uma lacuna importante na preparação dos jovens e adultos da região, proporcionando ferramentas essenciais para a conquista de uma vaga no serviço público.

“Estamos trazendo os melhores professores para garantir um ensino de qualidade e dar aos nossos concurseiros a melhor preparação possível,” destacou Davi Brandão.

As aulas serão intensivas e focadas nas principais disciplinas cobradas em concursos públicos. “Estamos empenhados em transformar a educação e criar oportunidades para todos,” completou o deputado. As vagas são limitadas, e a expectativa é de alta demanda, dada a relevância e a qualidade dos professores envolvidos. “Não perca essa chance de investir no seu futuro. Venha se preparar com a gente e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação,” finalizou Davi Brandão.

Para mais informações sobre inscrições e detalhes do curso, os interessados podem entrar em contato diretamente pelo número de WhatsApp (99) 98169-0661.

COMENTÁRIOS

Vereador de São Luís está internado com bactéria nos olhos; Assessoria emite nota

O vereador de São Luís, Álvaro Pires, está internado para tratar uma bactéria alojada na região dos olhos.  De acordo com a Assessoria do parlamentar, seu estado é considerado estável.

Abaixo, a nota emitida pela Assessoria:

COMENTÁRIOS

Governo do Maranhão reinaugura Museu do Palácio dos Leões e Galeria dos Governadores

Um dos bens arquitetônicos e culturais mais importantes da história do Maranhão foi reaberto para visitação pública na quinta-feira (6), o Museu do Palácio dos Leões, localizado na sede do Governo do Estado, na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís. No local, também foi reinaugurada a Galeria dos Governadores do Maranhão, solenidade que reuniu o governador Carlos Brandão e ex-chefes do Executivo Estadual.

A reforma do Museu do Palácio dos Leões, executada pelo Governo do Maranhão, durou nove meses e foi coordenada pela primeira-dama do Estado, Larissa Brandão. Além de readequação dos espaços físicos, serviços de manutenção e recuperação do acervo, o espaço foi totalmente adaptado para garantir a visitação de pessoas com deficiência. Entre as adaptações estão a audiodescrição das obras, sinalização em braile e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou que a reinauguração do museu é fundamental para preservar a história do Maranhão.

“Todas as obras que estão expostas aqui são importantes, pois são um retrato da nossa história. Este museu recebe alunos, turistas, pessoas do Brasil e do mundo interessadas em conhecer mais da cultura e história do Maranhão. E todos os visitantes saem impressionados com a beleza dos quadros, da mobília e todo o acervo. E o museu sendo mantido em boas condições mantém também a nossa história viva e é isso que o nosso governo está fazendo”, assinalou o governador Carlos Brandão.

A primeira-dama, Larissa Brandão, explicou sobre a reforma do museu. “Desde o início do governo nós tivemos esse olhar sensível para o museu e eu acredito que precisávamos deixar esse legado, principalmente para os nossos jovens, que precisam ter acesso e conhecer essa história”, afirmou.

Com a reinauguração do museu também foi reinaugurada a Galeria dos Governadores do Maranhão. Entre os convidados de honra estava o ex-governador do Estado José Sarney, que esteve no cargo de 1966 a 1970.

“Este palácio é a história do Maranhão, onde a cidade de São Luís foi fundada, pois aqui foi construído o forte que deu origem à cidade e a partir de onde o Maranhão foi se desenvolvendo. O Maranhão faz parte de momentos decisivos da história do Brasil. E a galeria mostra o pedaço dessa história que cada um ajudou a construir, por isso, eu estou muito honrado de estar aqui hoje”, disse José Sarney, que também foi presidente da República de 1985 a 1990.

Também participaram da solenidade os ex-governadores José Reinaldo Tavares (2003 a 2007) e Arnaldo Melo (2014 a 2015). A viúva do ex-governador Jackson Lago (2007 a 2009), Clay Lago, recebeu a homenagem em seu nome.

Anna Carolina Vieira, curadora de bens culturais do Palácio dos Leões, falou sobre as visitações. “Nosso funcionamento segue como anteriormente, de terça-feira a domingo, de 9h às 17h. E os agendamentos são feitos por meio do Instagram do Museu do Palácio dos Leões”, contou.

Museu do Palácio dos Leões
O Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo Estadual e residência do governador do Estado do Maranhão, conta com uma ala de visitação pública que apresenta ao público os salões nobres com exposições permanentes de obras que datam dos séculos XV ao XX.

Mobiliários, telas, porcelanas, esculturas, pratarias e gravuras são algumas das peças encontradas durante a visitação mediada.

O acervo abriga ainda a pinacoteca de Arthur Azevedo, com obras de diversos artistas nacionais e internacionais como Victor Meirelles, Antônio Parreiras, Augusto Off, Louis Lartigau entre outros.

Como instituição que preserva o bem patrimonial público, o acervo artístico-cultural do museu promove o acesso ao público a obras de inestimável valor histórico e artístico de forma gratuita.

COMENTÁRIOS

Preços de presentes para o Dia dos Namorados podem variar mais de 300%, aponta Procon/MA

Com o aumento da procura de presentes para o Dia dos Namorados, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizou mais uma pesquisa de preços. O levantamento coletou valores de mais de 40 itens entre flores, livros e joias. A maior variação encontrada foi de 321,05%.

“Sabemos que pelas leis do livre mercado o aumento da procura para essas datas especiais pode acabar aumentando também os preços dos produtos. O Procon/MA se antecipa, coletando esses preços, verificando o respeito às normas consumeristas nos estabelecimentos e principalmente entregando ao consumidor esse levantamento com os valores, para poder escolher o que melhor se adequa ao seu orçamento”, explicou a presidente do órgão, Karen Barros.

A pesquisa de preços foi realizada no período de 1º a 5 de junho e incluiu 14 fornecedores entre floriculturas, livrarias e joalherias.

Variações

O item que apresentou a maior variação foi o buquê de flores do campo com 12 unidades em embalagem especial. O item custa R$ 38,00 no Ponto das Flores (Cohama) e R$ 160,00 na Flora Fogaça (Cohafuma).

O buquê de rosas nacional com embalagem especial e adicionadas flores como astromélia, tango e outras, também bastante procurado, teve preços que variaram 144,44%, saindo a R$ 90,00 na Aroma de Flores (Angelim) e a R$ 220,00 na Art Flores (Vinhais).

Entre os livros pesquisados, a depender dos títulos, há opções de R$ 9,99 a R$ 99,90. Já entre as joias, feitas de materiais como aço, prata e ouro, os preços variam de R$ 69,00 a R$ 699,00.

A pesquisa completa está disponível no site procon.ma.gov.br.

COMENTÁRIOS

Eduardo Nicolau apresenta balanço de gestão após comandar o Ministério Público por 4 anos

Em entrevista coletiva realizada na manhã da última sexta-feira (07), o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, apresentou o balanço da gestão dele à frente do Ministério Público do Maranhão, no período 2020-2024. Os jornalistas puderam esclarecer as dúvidas sobre a atual administração, as ações desenvolvidas pelo MPMA e os próximos desafios institucionais.

Também estiveram presentes a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ednarg Marques; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves; a chefe de Gabinete do PGJ, Thereza Muniz; o assessor especial do PGJ, Fábio Mendes; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Luiz Muniz Rocha Filho, e os procuradores de justiça Joaquim Lobato e Fátima Travassos.

“Nossa gestão sempre foi pautada pela transparência e pelo diálogo direto com os jornalistas. Entendemos o papel estratégico e essencial da imprensa na defesa da democracia e no acompanhamento das questões coletivas. Por isso, fiz questão de realizar esse encontro para apresentar as principais realizações do Ministério Público nos últimos quatro anos”, afirmou Eduardo Nicolau.

O procurador-geral de justiça destacou que assumiu a chefia da instituição em 2020 e classificou o período da pandemia como um dos mais desafiadores de sua carreira, pois exigiu articulação com outras instituições e um cuidado redobrado na fiscalização com os gastos públicos e a correta aplicação dos recursos da saúde. “Além disso, desenvolvemos ações de estímulo à vacinação contra a Covid e ampliamos a fiscalização nos postos e unidades de saúde”.

Nicolau citou, ainda, o diálogo e parceria com outras instituições do sistema de justiça e da sociedade civil; controle dos recursos públicos; capacitação de gestores municipais sobre a nova Lei de Licitação; investimentos no Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); ampliação da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência em Imperatriz e São Luís; investimentos em tecnologia (aquisição de computadores, modernização do centro de dados e controle de credenciais de acesso).

Em relação à qualidade de vida e recursos humanos, foi criado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, desenvolvido pela Comissão de Gestão Ambiental.

Foram criados o Grupo de Atuação Especializada de Combate à Sonegação Fiscal, o Centro de Apoio Operacional do Tribunal do Júri, o Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher) e o Escritório de Proteção de Dados.

Já a defesa dos direitos humanos e das vítimas ganhou destaque com a elaboração do Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos (Padhum); atuação em rede para implantação da Patrulha Maria da Penha em 22 municípios; desenvolvimento da ferramenta online MPU Salva Vidas; criação do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV) e implantação da Ouvidoria do Idoso e da Mulher. Também foram realizadas 448 ações educativas, entre cursos, palestras, seminários e oficinas, totalizando mais de 23 mil pessoas atendidas.

A infraestrutura ministerial foi ampliada com a reforma das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Carolina e Timon. Foram inauguradas as novas sedes do MPMA em 13 cidades: Araioses, Santo Antônio dos Lopes, Lago da Pedra, Cururupu, Estreito, Coroatá, Loreto, Mirador, São Domingos do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Itinga do Maranhão, Pastos Bons e São José de Ribamar.

A aquisição de três imóveis no Centro Histórico de São Luís – Agência Central dos Correios, imóvel na Rua da Estrela e Solar do Ribeirão – contribuiu para ampliar a estrutura do Ministério Público.

Outro avanço no atendimento à população foi feito com a criação das sete Promotorias Distritais da Cidadania: Centro, Cohatrac, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Divineia, Cidade Operária e Zona Rural. Além disso, foram adquiridos dois trailers, por meio da parceria com a Vale.

Na área da comunicação institucional, a identidade visual foi reformulada, assim como o site e a intranet. A instituição realizou, ainda, o Prêmio MPMA de Jornalismo 2023.

COMENTÁRIOS

Brandão lança São João do Maranhão 2024 e anuncia mais de 700 atrações locais

O Governo do Estado lançou a programação do São João do Maranhão 2024, no Ginásio do Ipem, no bairro Calhau, e contou com apresentações juninas e coletiva de imprensa com a presença do governador Carlos Brandão, da primeira-dama Larissa Brandão e do secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Com um investimento de R$ 53 milhões, a programação deste ano contará com mais de 700 atrações locais, além de 20 nacionais custeadas pela iniciativa privada. O Maior São João do Mundo terá início nesta quinta-feira (6) com o tradicional Cortejo Junino reunindo diversos grupos de bumba boi que se concentrarão na Praça Deodoro e depois percorrerão as ruas do Centro Histórico.

“Cada dia que passa nós consolidamos essa marca da cultura maravilhosa do Maranhão, que tem um potencial gigantesco. É algo que precisa de incentivo para crescer, para se desenvolver e atrair o povo do Brasil e do mundo para o nosso estado. O São João maranhense está consolidado e quero que ele fique cada vez maior e mais organizado”, ressaltou o governador.

Em São Luís, a festança junina contará com arraiais no João Paulo, Bairro de Fátima, Praça das Mercês, Santo Antônio, João de Deus, Vila Palmeira, Ipem, Cidade Operária, Maiobão, Parque da Juçara, Cohatrac e Liberdade.

COMENTÁRIOS

Sucesso total no evento do Batizado da quadrilha Rosas Juninas

No último sábado, dia 1º de junho, a Quadra da Vila Isabel foi tomada por uma onda de alegria, cores e tradições juninas. O evento fez parte da terceira edição do Arraial das Comunidades, reunindo a comunidade para uma noite inesquecível de celebração cultural. As apresentações foram cuidadosamente planejadas para garantir um uma imersão na cultura maranhense.

A Primeira atração foi o Tambor de Crioula, liderado por Domingos Alves. Com muita dança e o som característico dos tambores, o grupo celebrou a rica cultura maranhense, deixando uma marca vibrante na noite. Logo após, o tradicional Boi de Axixá trouxe toda a magia e a tradição do bumba-meu-boi, encantando o público com suas coreografias e figurinos vibrantes. O grande destaque da noite foi a apresentação dos donos da festa, a Quadrilha Rosas Juninas.

Com trajes coloridos e coreografias bem ensaiadas, a quadrilha fechou o evento com chave de ouro, envolvendo todos em uma atmosfera de pura alegria e celebração. Com o tema “Meu Coração de Diamante” traz referencia a busca incessante por riqueza e poder, mas, o verdadeiro diamante é o o amor entre as pessoas que ultrapassam dimensões. Leila Naiva, do Boi de Axixá, expressou sua satisfação em ter comparecido ao evento da Quadrilha Rosas Juninas:

“Foi uma honra participar deste evento maravilhoso. Ver a energia e alegria das pessoas celebrando nossa cultura é algo que aquece o coração.”

Viviane, moradora das proximidades, falou sobre a felicidade de estar prestigiando este belo São João.

“Estou muito feliz por fazer parte desta festa tão bonita. É maravilhoso ver nossa comunidade se unindo para celebrar nossas tradições.”

Weslley Martins, da Quadrilha Rosas Juninas, destacou a importância da cultura local:

“Fazer parte da organização dessa festa é um desafio, mas também uma grande satisfação. Ver nossa cultura sendo valorizada e compartilhada é muito gratificante.”

Um dos organizadores, Wendell Martins, compartilhou sua felicidade em participar deste evento e ressaltou o papel dos patrocinadores:

“É uma grande alegria ver a comunidade reunida, celebrando nossas raízes culturais de maneira tão especial. O sucesso deste evento só foi possível graças ao apoio essencial dos nossos patrocinadores: Marting, Família Martins e Tercafé. Agradeço a todos que colaboraram para que esse evento fosse um sucesso.”

Mas, com a palavra final, o presidente da quadrilha, Hugo Monteiro, ressaltou o grande orgulho que essa cultura traz para a comunidade e, sem sombras de dúvidas, é o principal entretenimento da comunidade. A Associação Social e Cultural Arcanjos – ASCA é a responsável pelo belíssimo evento que trouxe as ruas mais de 2 mil pessoas que puderam desfrutar da cultura maranhense de forma gratuita.

COMENTÁRIOS