É HOJE! Arraial Solidário da Inclusão e Solidariedade

Hoje é o grande dia do Arraiá Solidário da APAE, um evento que se destaca na busca pela inclusão e solidariedade. Com apoio do vereador Ribeiro Neto (PSB) o arraial é uma oportunidade única para contribuir com a ampliação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana, garantindo que mais pessoas tenham acesso aos serviços essenciais que transformam vidas.

Programação Cultural

A festa contará com apresentações especiais, começando com o Boi Mimoso da APAE, um grupo cultural formado por mais de 70 jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla. Também teremos a animada quadrilha Sertão APAExonado, que promete encantar o público com suas danças vibrantes. Além disso, a programação inclui:

– Cacuriá Mirim
– Banda Dois é Bom
– Boi de Maracanã
– Boi Pirilampo
– Boi da Redenção
– Ribão Doludo
– Mestre Manequinho
– Damaris Tuanny

*Delícias Típicas*

Não poderia faltar muita comida típica nas barracas da Barraca APAExonada e dos alunos do curso de Fisioterapia do CEST. Os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de delícias que estarão esperando por todos.

*Área Kids e Feira de Mães Empreendedoras TEA*

Para os pequenos, haverá uma área kids especial, repleta de diversão. E a Feira de Mães Empreendedoras TEA, projeto de incentivo a renda criada pelo vereador Ribeiro Neto, oferecerá um espaço de visibilidade para essas mulheres incríveis, mostrando e vendendo seus produtos.

*Entrada e Estacionamento*

A entrada para o evento é gratuita, e haverá estacionamento exclusivo para o público, facilitando o acesso e garantindo a comodidade de todos.

*Participe!*

Venha participar desta festa linda, cheia de alegria e com um propósito incrível. Juntos, podemos fazer a diferença e apoiar a APAE de São Luís na sua missão de promover a inclusão e oferecer um atendimento especializado de qualidade. Contamos com a sua presença para tornar este evento ainda mais especial!

COMENTÁRIOS

Davi Brandão Entrega Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman a Ministro dos Esportes André Fufuca

Em uma cerimônia solene realizada ontem na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Davi Brandão, (PSB), entregou a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao Ministro do Esporte, André Luiz de Carvalho Ribeiro, conhecido popularmente como André Fufuca.

A honraria, proposta por Davi Brandão, visa reconhecer a significativa contribuição de Fufuca para o desenvolvimento do Estado do Maranhão e do Brasil. André Fufuca, nascido em 27 de agosto de 1989, em Santa Inês, Maranhão, iniciou sua carreira política de forma notável ao se tornar, em 2010, o deputado estadual mais jovem do Brasil, aos 21 anos.

Formado em medicina, Fufuca rapidamente se destacou na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde presidiu a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e liderou a Comissão de Saúde. Sua atuação foi marcada pela defesa do municipalismo e pela luta incessante por melhorias na saúde pública do estado.

Em 2014, Fufuca avançou para a esfera federal ao ser eleito deputado federal com 56.879 votos. Durante seu mandato, ele ocupou cargos de destaque, como o de segundo-vice-presidente da Câmara dos Deputados, posição em que chegou a presidir a Casa em duas ocasiões. Seu espírito de liderança e compromisso com o diálogo e a responsabilidade levaram-no a ser eleito Quarto-Secretário da Câmara, destacando-se pela sua atuação equilibrada e efetiva.

Em 2023, a convite do presidente Luís Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério do Esporte, aos 34 anos, com a missão de democratizar a prática esportiva no país. Seu trabalho no ministério inclui a promoção do esporte olímpico, paradesporto e esporte amador, sempre com uma visão inclusiva e educativa. Durante a cerimônia, o deputado Davi Brandão destacou a importância da homenagem.

“A entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao Ministro André Fufuca é uma forma de reconhecer sua qualificação, compromisso e os grandes serviços prestados em prol da população maranhense. Sua dedicação e paixão pelo desenvolvimento do esporte no Brasil são inspiradoras e merecem nosso reconhecimento e gratidão”, disse o parlamentar.

A Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman é uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Maranhão, destinada a personalidades que se destacam pelo seu trabalho em benefício do estado e do país.

A entrega desta honraria a André Fufuca reafirma seu papel fundamental no cenário político e seu compromisso contínuo com o progresso da sociedade. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos, que celebraram a trajetória exemplar de André Fufuca e seu impacto positivo na política brasileira e no desenvolvimento do esporte nacional.

COMENTÁRIOS

Deputados Miltinho Aragão e Adelmo Soares são empossados na Assembleia Legislativa

Deputados Miltinho Aragão e Adelmo Soares são empossados na Assembleia Legislativa

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), deu posse, na sessão plenária desta quinta-feira (13), no Plenário Nagib Haickel, aos novos deputados Miltinho Aragão e Adelmo Soares, ambos filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Eles substituem, respectivamente, os deputados Daniella (PSB) e Rafael (PSB), que pediram licença para tratar de interesses particulares.

A solenidade contou com a presença, dentre outras autoridades, do diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente licenciado da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, prefeito de São Mateus; do diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcos Brandão; e do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

A chefe do Parlamento Estadual, Iracema Vale, parabenizou e deu as boas-vindas aos novos parlamentares. “Sejam bem-vindos à Casa do Povo. Desejamos a ambos um bom trabalho em favor do povo do Maranhão”, ressaltou.

Adelmo Soares e Miltinho Aragão ficaram na suplência de deputado estadual nas eleições de 2022, tendo Adelmo Soares obtido 34.365 votos e Miltinho Aragão, 29.337 votos.

Pronunciamentos

Em seu pronunciamento, Miltinho Aragão disse que veio para contribuir com a grandeza do Maranhão e caminhar lado a lado com o governador Carlos Brandão (PSB).

“Não arredarei um minuto dessa nobre missão de, ao lado do governador Brandão, trabalhar incessantemente para desenvolver cada vez mais o Estado do Maranhão. Agradeço a todos que contribuíram para que eu chegasse aqui e poder representar, com muito orgulho, não só a população de São Mateus, mas todo o povo maranhense”, afirmou.

Por sua, Adelmo Soares manifestou alegria e felicidade em retornar à Assembleia Legislativa. “Iniciamos uma nova jornada em defesa dos interesses do povo maranhense, principalmente da população de Caxias. Nosso propósito é continuar a luta por uma sociedade melhor”, disse Adelmo.

COMENTÁRIOS

“Arraial do Povo”! Turilândia divulga programação oficial do São João 2024

A programação do São João de Turilândia contará com diversas atrações, entre shows, apresentações de quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras e muito mais. Serão 10 dias de muita alegria e animação para todas as idades.

No dia 20 de junho, a abertura oficial do arraial contará com a apresentação de uma grande atração nacional , que promete animar o público com os sucessos do momento. Além disso, haverá a tradicional queima de fogos, marcando o início das festividades.

Nos dias seguintes, diversos artistas de renome nacional estarão no palco do Arraial do Povo. Serão shows de sertanejo, forró, axé e outros ritmos para agradar a todos os gostos. Também haverá espaço para as atrações locais, valorizando os talentos da região.

As quadrilhas juninas serão uma parte importante do evento, com apresentações que encantarão o público. As cores vibrantes, as coreografias elaboradas e as belas indumentárias são características marcantes das quadrilhas de Turilândia.

A gastronomia típica do São João também estará presente no evento. As barracas de comidas e bebidas oferecerão delícias como canjica, pé-de-moleque, pamonha, milho assado, além das tradicionais comidas de arraial, como caldos, tapiocas e churrasco.

O São João de Turilândia é um evento aguardado ansiosamente pelos moradores da região e por turistas que visitam a cidade nessa época do ano. A festa é conhecida pela sua organização impecável, segurança e animação, o que garante momentos inesquecíveis para quem participa.

Portanto, marque na agenda: de 20 a 30 de junho de 2024, todos os caminhos levam a Turilândia para celebrar o São João. Venha se divertir, dançar, comer e aproveitar essa festa que promete muita alegria e diversão.

COMENTÁRIOS

Tudo pronto para o lançamento da pré-candidatura de Marcel Curió a prefeito de Governador Nunes

A pré-candidatura de Marcel Curió à prefeitura de Governador Nunes Freire promete movimentar a política local. O evento de lançamento será realizado neste sábado, 15, no Coqueiro Verde, localizado no centro da cidade.

Além da presença de Marcel Curió, grandes lideranças políticas locais estarão presentes, assim como representantes do estado e da região. A expectativa é de que o lançamento da pré-candidatura seja marcado por discursos inflamados e propostas para o desenvolvimento da cidade.

Marcel Curió é um político com experiência na administração pública, tendo sido prefeito de Governador Nunes Freire de 2013 a 2016. Sua volta à cena política desperta o interesse de muitos cidadãos, que esperam por mudanças significativas e melhorias para a cidade.

O evento de lançamento da pré-candidatura de Marcel Curió é apenas o primeiro passo de uma jornada eleitoral que promete ser acirrada. Os próximos meses serão de intensa campanha, com propostas, debates e mobilização da população.

COMENTÁRIOS

Novo procurador-geral de justiça será empossado na segunda-feira, 17 de junho

O Ministério Público do Maranhão vai realizar na próxima segunda-feira, 17 de junho, às 10h, no Multicenter Sebrae, em São Luís, a cerimônia de posse do procurador de justiça Danilo José de Castro Ferreira no cargo de procurador-geral de justiça. Ele vai substituir Eduardo Nicolau à frente do MPMA.

A solenidade vai contar com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes da sociedade civil, além de membros e servidores do Ministério Público brasileiro.

Primeiro lugar na lista tríplice, na eleição realizada em 20 de maio, Danilo Castro foi nomeado pelo governador Carlos Brandão para comandar o MPMA no biênio 2024-2026.

O quê: solenidade de posse de Danilo Castro no cargo de procurador-geral de justiça

Quando: 17 de junho, segunda-feira, às 10h

Onde: Multicenter Sebrae, em São Luís

COMENTÁRIOS

Assembleia condecora ministro André Fufuca com Medalha Manuel Beckman

Assembleia condecora ministro André Fufuca com Medalha Manuel BeckmanO ministro dos Esportes, André Fufuca, foi homenageado, na manhã desta quinta-feira (13), com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a maior comenda do Poder Legislativo maranhense. A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), conduziu os trabalhos de concessão da honraria, que foi proposta pelo deputado estadual Davi Brandão (PSB).

Participaram ainda da mesa os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB) e Davi Brandão (PSB); o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o diretor institucional da Alema, Marcus Brandão; e o prefeito da cidade de Bacabal, Edvan Brandão.

A solenidade, realizada no Plenário Nagib Haickel da Assembleia Legislativa do Maranhão, contou ainda com a participação de diversas autoridades políticas locais.

Na ocasião, a presidente Iracema Vale destacou que André Fufuca é um exemplo a ser seguido de uma liderança jovem e um político comprometido com o país e com o Maranhão.  “Ele está encarando uma missão em todo o país, que é o de democratizar as práticas esportivas. É com muito orgulho que o Parlamento concede a maior honraria desta Casa”, completou a parlamentar.

Homenagem

A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Davi Brandão, autor da proposição que concedeu a homenagem a André Fufuca. “Esperamos que esse reconhecimento sirva também como um incentivo para que continue com o seu excelente trabalho, sempre pautado pela ética, dedicação e amor”, disse.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual da Casa Civil, Sebastião Madeira, que na ocasião representou o governador Carlos Brandão (PSB), falou sobre a importante trajetória do homenageado.

“O Maranhão todo se orgulha do seu trabalho, da sua trajetória e de como você desenvolve tão bem as missões que lhes foram confiadas. O deputado e ministro Fufuca tem um ativo de imenso valor, além do talento na política e competência no exercício do seu mandato e do Ministério”, destacou

Bastante emocionado, André Fufuca agradeceu a todos os presentes pela homenagem, que foi aprovada de forma unânime pelos 42 deputados. “É um prazer imenso voltar para a Assembleia. A Casa onde eu comecei na política e que tenho um carinho muito grande. Receber essa condecoração, a mais importante do Poder Legislativo, é um fato que nos enche de orgulho, alegria e, acima de tudo, responsabilidade”, disse o ministro.

Perfil

André Fufuca nasceu em Santa Inês, no dia 27 de agosto de 1989. Médico de formação, entrou para a política em 2010, ano em que foi eleito deputado estadual aos 21 anos – o deputado mais jovem do país à época.

Em 2014, Fufuca elegeu-se deputado federal pela primeira vez e, naquele mesmo mandato, foi eleito segundo-vice-presidente da Câmara dos Deputados, ocasião em que presidiu a Casa por duas vezes. Na eleição da Mesa Diretora seguinte, foi conduzido, por votação, ao cargo de quarto secretário, destacando-se por uma gestão caracterizada pelo diálogo.

No ano de 2022, André Fufuca foi reeleito para seu terceiro mandato como deputado federal e, pela segunda vez, eleito líder do Partido Progressistas, uma das maiores legendas da Câmara Federal.

Convidado pelo presidente Lula para assumir o Ministério do Esporte, André Fufuca foi empossado no cargo aos 34 anos, em 13 de setembro de 2023, com o compromisso de trabalhar para democratizar a prática esportiva no País.

COMENTÁRIOS

Brandão comemora avanço no ranking nacional de saúde

O Maranhão avançou do 16º para o 12º lugar no ranking nacional de saúde, do ano 2022 e 2023. O dado reflete a melhoria dos índices de saúde no estado, com significativo progresso nos indicadores de atenção primária.

De acordo com o levantamento realizado pelo programa Previne Brasil, do governo federal, o Maranhão saltou da nota 6,1 para 8,5, superando o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“Esse resultado é fruto dos investimentos contínuos do programa Cuidar de Todos e da entrega de equipamentos de saúde para os 217 municípios do estado”, destacou Carlos Brandão. “Estamos criando um cenário muito promissor para 2024, 2025 e 2026”.

A subida no ranking representa melhores práticas na qualidade de atenção primária à saúde e na cobertura da população, e, ainda, comprova os resultados positivos dos investimentos que vêm sendo feitos. Mais de 859 mil equipamentos, insumos e kits de saúde bucal já foram entregues para os 217 municípios maranhenses, beneficiando mais de 2 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 2.540 equipes de Saúde da Família no estado.

O programa apresenta eixos como “Atenção Primária”, “Ações de Saúde”, “Oftalmo”, “Saúde Animal”, “Cirurgias”, “AVC – Cada Segundo Importa” e “Telemedicina”. O governador Brandão ressaltou ainda que o Maranhão está no caminho para alcançar números históricos na saúde preventiva, reafirmando o compromisso do governo com a melhoria contínua dos serviços de saúde pública em todos os municípios maranhenses.

COMENTÁRIOS

Ribeiro Neto solicita recuperação asfáltica para ruas do Conjunto Angelim

Em sessão realizada nesta segunda-feira, 10, o vereador Ribeiro Neto apresentou um requerimento à Câmara Municipal de São Luís, solicitando a recuperação asfáltica das ruas onze e doze, localizadas no Conjunto Angelim.

A proposta foi endereçada ao Prefeito Eduardo Braide e ao Secretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), David Col Debella.

Situação das Ruas Onze e Doze

As ruas mencionadas no requerimento têm enfrentado sérios problemas de infraestrutura. Moradores do Conjunto Angelim relatam que as vias estão repletas de buracos e apresentam uma pavimentação bastante deteriorada, dificultando o trânsito e aumentando o risco de acidentes.

“Estamos há anos convivendo com essa situação. É um sofrimento diário para quem precisa passar por aqui”, declarou João Almeida, residente local.

A má condição das ruas tem impacto direto na vida dos moradores, que enfrentam dificuldades para sair de casa, especialmente em dias de chuva, quando a situação se agrava com alagamentos.

A moradora Maria dos Santos explicou que, além dos danos aos veículos, a segurança dos pedestres também está comprometida. “É perigoso andar por aqui, principalmente à noite, por causa dos buracos e da falta de iluminação adequada”, disse.

Repercussão do Pedido

A iniciativa de Ribeiro Neto foi bem recebida pelos habitantes do Conjunto Angelim, que esperam uma resposta rápida e efetiva das autoridades municipais. O vereador destacou a importância da recuperação asfáltica para a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

“Nosso objetivo é garantir que todos os moradores possam se locomover com segurança e dignidade. A recuperação dessas ruas é fundamental para isso”, afirmou.

A população do Conjunto Angelim aguarda ansiosamente pela implementação das melhorias solicitadas, na expectativa de que essa ação traga alívio e melhores condições de vida para todos os residentes.

COMENTÁRIOS

Urbano Santos: Iracema Vale comemora entrega de trecho da estrada que liga a cidade a Barreirinhas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou das comemorações em alusão aos 95 anos de emancipação política do município de Urbano Santos, celebrado nesta segunda-feira (10). As festividades, que incluem uma série de inaugurações de obras, entre elas a primeira etapa da estrada que liga o município a Barreirinhas, contou também com a presença do governador Carlos Brandão, de deputados, secretários e outras autoridades estaduais e locais.

Nesta segunda-feira (10), a programação de inaugurações de obras iniciou pela entrega do Mercado Municipal de Urbano Santos, um novo espaço voltado ao abastecimento hortifrutigranjeiro e ao incentivo à produção agrícola familiar local. Em seguida, a comitiva participou da inauguração da Quadra Poliesportiva Ester Flora, na Avenida São Sebastião, ampliando o acesso ao esporte e ao lazer da juventude urbanosantense.

Em Urbano Santos, Iracema Vale comemora entrega de trecho da estrada que liga a cidade a Barreirinhas

Fechando a programação de inaugurações de obras na região, a presidente da Alema acompanhou o governador Carlos Brandão na entrega da primeira etapa da estrada que liga Urbano Santos a Barreirinhas. Ela, que foi prefeita de Urbano Santos por dois mandados consecutivos, ressaltou seu amor pela cidade e a importância dos investimentos feitos no município, destacando principalmente a entrega do primeiro trecho da estrada que liga a cidade a Barreirinhas.

“Um sonho se realizando no aniversário da minha querida Urbano Santos: os primeiros 20 km da estrada que liga Urbano Santos a Barreirinhas estão entregues. Essa estrada vai aproximar ainda mais os Lençóis Maranhenses a outros pontos do estado. Esse é um sonho antigo da região, e eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa grande realização. Agradeço ao meu governador Carlos Brandão por nos apoiar em mais esse projeto e ao prefeito Clemilton Barros por cuidar tão bem da nossa cidade”, disse Iracema Vale, acrescentando também que, ainda hoje, a ordem de serviço para a segunda etapa da estrada será assinada.

O governador Carlos Brandão elencou diversas obras já realizadas no município, como o Viva/Procon e o Restaurante Popular, por exemplo. “Cada vez que viemos a Urbano Santos trouxemos serviços públicos essenciais para a população. Mas hoje, no aniversário do município, estamos homenageando a cidade com presentes que representam muito para os moradores, contemplando a infraestrutura local e essa estrada que é tão importante não só para Urbano Santos, como para todo o Maranhão”, disse.

Parcerias

O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, exaltou as parcerias celebradas com o Governo do Estado e a atenção dada pela deputada Iracema Vale à cidade, no sentido de promover melhorias em diversas áreas no município, como infraestrutura, abastecimento d’água, agricultura, entre outras. “A situação dos espaços que foram reformados era lastimável, mas hoje, graças ao trabalho desempenhado por nossa gestão, com a parceria do governador Brandão e da deputada Iracema, vivemos uma nova realidade, e eu só tenho a agradecer”, afirmou o gestor.

Participaram também das festividades em Urbano Santos os deputados estaduais Neto Evangelista, Roberto Costa, Antônio Pereira, Soldado Leite, Osmar Filho, Davi Brandão, Francisco Nagib, Ana go Gás, Mical Damasceno, Jota Pinto e Wellington do Curso, além do deputado federal Aluísio Mendes; dos secretários estaduais Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas) e Rubens Pereira (Articulação Política), do diretor-geral da Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa, entre outras autoridades.

Presente ao evento, o deputado Roberto Costa comentou a importância das obras entregues à população urbanosantense e a disposição da presidente da Assembleia em incentivar o crescimento socioeconômico daquela região. “Seu apoio tem sido fundamental para a ampliação dos investimentos nessa região. O governo entrega hoje a primeira etapa da estrada de Barreirinhas, que teve a intervenção e o poio significativo da deputada Iracema para a sua efetivação”, disse o parlamentar.

Ainda como parte da programação alusiva ao aniversário da cidade, acontecem também nesta segunda-feira eventos culturais e atos religiosos.

COMENTÁRIOS