Obras do Hospital da Criança avançam com investimento do Governo do Estado

Por meio de convênio celebrado no mês de outubro de 2015, o Governo do Estado destinou recurso no valor de R$ 10 milhões para a Prefeitura de São Luís, para reforma e ampliação do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança. A parceria representa a integração e articulação interinstitucional para o fortalecimento dos serviços de saúde no Maranhão. A obra, com prazo de entrega para dezembro de 2016, foi iniciada em julho de 2014 e passou a ser realizada com mais eficiência após a parceria.

hospital da criança

Em média, o Hospital da Criança atendia aproximadamente 52,4 mil procedimentos e três mil internações por mês. Após a entrega da ampliação, a expectativa é que esses números sejam duplicados, disponibilizando serviços que, até então, não eram oferecidos na modalidade pediátrica.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a parceria pela construção de um hospital infantil de maior complexidade na capital maranhense corrige um déficit histórico com o público pediátrico, um dos mais vulneráveis. “Além de dobrar a capacidade de atendimento e oferecer assistência customizada ao público infantil, a unidade vai reduzir o gargalo na área e ampliar, por exemplo, a possibilidade de exames de imagem e UTI”, afirmou.

Toda a reestruturação está distribuída em uma área de quatro mil metros quadrados. A obra segue em fase acelerada de levantamento da alvenaria e em algumas dependências já estão sendo colocados piso e reboco das paredes. Após as etapas de construção da estrutura e a parte da fundação – que são as mais demoradas desse tipo de obra –, a construção tende a ser feita em menor tempo, assegurando o prazo de entrega do hospital.

AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS

O Hospital da Criança passa a ter quatro andares; 178 leitos de internação; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; laboratório de análises clínicas; cento de diagnóstico e imagem; e mais 25 enfermarias.

O hospital vai ganhar um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte e, ainda, passará a oferecer serviços completos de diagnósticos por imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada. Assim, as crianças internadas no local não precisarão mais ser transferidas a outras unidades, tendo a oportunidade de completar todo o diagnóstico e tratamento no Hospital da Criança.

5 Resposta para Obras do Hospital da Criança avançam com investimento do Governo do Estado

Deixe uma resposta