Incentivador da cultura maranhense, Sá Marques prestigia festejos juninos pelo Maranhão

O São João chegou e o Vereador Sá Marques, incentivador nato da cultura popular maranhense, já começou suas andanças pelos festejos juninos Maranhão afora. Sá Marques é filho da inesquecível folclorista Lili Marques, grande ícone da cultura maranhense, ou seja, o amor pela cultura é de sangue.

A agenda do Vereador Sá Marques começou no sábado (2), onde ele foi prestigiar o batizado do Boi de Morros, um dos grupos mais tradicionais do São João maranhense. O evento, claro, foi realizado na cidade de mesmo nome, onde atraiu muitos políticos e principalmente a Imprensa. Além do vereador Sá Marques, também marcaram presença o deputado estadual Eduardo Braide, e o vereador licenciado e atual Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento Ivaldo Rodrigues, que é o padrinho do Boi de Morros.

Fui um brincante do Boi de Morros, e tenho imenso carinho pelo grupo, e também, todos conhecem o carinho e íntima ligação com a cultura maranhense. No Boi de Morros, assim também, como nas cidades por onde passamos deixei vários amigos. Pra mim, foi um prazer enorme poder estar aqui em Morros, e sempre que possível estarei acompanhando o grupo pelos terreiros do Maranhão“, relatou o vereador.

Já na noite de domingo (03), Sá Marques aproveitou e foi batizar o Boi da Lua, grupo do folclore maranhense também muito importante e conhecido. O evento aconteceu na Rua Antônio Bayma, no bairro do João Paulo, tendo como celebrante do batizado, o padre Haroldo, conhecido em todo o Maranhão por ser um religioso amante do folclore maranhense. Já a escolha do Vereador Sá Marques como padrinho da brincadeira, foi por conta da identidade com o grupo, com a cultura maranhense, e claro, com o bairro do João Paulo.

Como todos sabem, sempre fui um grande incentivador da cultura popular, empenhado como vereador desta cidade que respira cultura, este Estado que tem uma cultura forte, uma das minhas bandeiras de luta jamais poderia deixar de ser a cultura. E não só como vereador, mas como já disse anteriormente estou inserido na cultura local desde sempre. É de berço! Sou um apaixonado pela cultura maranhense. É bom lembrar que a minha mãe, a saudosa Lili Sá Marques, fazia aqui no bairro do João Paulo, o maior encontro de bois de orquestra de São Luís, porque não do Maranhão. Evento que ocorreu durante décadas. Portanto, a nossa família tem na veia a questão da cultura popular. Sempre dedicarei total apoio, atenção, com as atividades culturais, em especial com as regionais. Quero aqui também, em nome do Boi da Lua, como padrinho dessa grandiosa brincadeira, desse adorado grupo, agradecer a todos que estiveram presentes, a comunidade do João Paulo, aos moradores de outros bairros que vieram prestigiar está bela festa, aos profissionais da imprensa, em nome de José Raimundo Rodrigues, um dos grandes incentivadores da cultura maranhense, e que sempre ajudou também na divulgação das atividades culturais promovidas pela minha querida e saudosa mãe Lili Sá Marques. De forma que estou muito feliz e vamos aproveitar essa maravilhosa festa que é o São João do Maranhão”, destacou Sá Marques.

A festa atraiu um grande público, e além da grande apresentação do Boi da Lua, contou também com a presença de grupos de Dança Portuguesa, Vila Real e Raízes de Portugal, e o melhor da seresta, forró e bolero com Andrezinho dos Teclados.

Deixe uma resposta