Governo promove reunião de alinhamento e cria comitê gestor para implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública

O Governo do Maranhão, por meio de representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), promoveu uma reunião, na terça-feira (27), de alinhamento para criação do Comitê Gestor da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública).

O objetivo do encontro foi apresentar e evidenciar as necessidades de implantação de uma Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, que possui eixos temáticos fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

A subsecretária da Seplan, Caroline Sousa, representando a secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota, reiterou a importância de mais esse passo para a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública.

“Esse momento é de grande valia, pois, a partir desse alinhamento é possível a criação da comissão interna da Seplan, que continuará desenvolvendo ações sustentáveis, como a ação, criada em 2019, que nos gerou redução no consumo de copos descartáveis. Iremos buscar, também, a redução no consumo de energia, água e papel e inserir, cada vez mais, a responsabilidade ambiental nos processos internos da Secretaria”, destacou Caroline Sousa.

Participaram também da reunião, as servidoras da Seplan Karina Coqueiro, assessora do Meio Ambiente e responsável pelo projeto A3P; a coordenadora de Licenciamento Ambiental, Paula Verônica Santos; o assessor da Secretaria Adjunta do Tesouro e Contabilidade (Satec), Eduardo Pereira; a coordenadora da Unidade Executora de projetos (UEP), Daniela Maia; o superintendente de Programas, Raphael Vidal; a chefe da Asplan, Suely Cruz; e a gestora de Atividades Meio, Izabel Melo. Presentes, também, representantes da EGMA, Oscar Costa, Sahra Vilanova e a professora Áurea Prazeres.

Curso

A ação antecede o curso “Educação ambiental e sustentabilidade na gestão pública”, que será ministrado por Paula Verônica Santos na próxima segunda-feira (2) e prossegue até o dia 6 de agosto.

As aulas serão ministradas ao vivo, por videoconferência, na plataforma de aprendizado EGMA virtual, das 19h30 às 21h30. O ambiente de aprendizagem da EGMA é: ead.egma.ma.gov.br

A formação é direcionada aos servidores públicos estaduais e municipais de todas as áreas. Tem como objetivo a conscientização e a difusão de conhecimentos sobre práticas sustentáveis na Gestão Pública.

Desse modo, serão apresentados conceitos e fundamentos referentes a educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, dentre outros. As inscrições podem ser realizadas no portal (egma.ma.gov.br). Ao final do curso, os alunos terão direito ao certificado de 20 horas emitido pela EGMA.

De acordo com a coordenadora de Licenciamento Ambiental da UEP, Paula Verônica Santos, o curso representa o segundo módulo do processo de formação para a implantação da A3P.

“É um avanço muito grande, não só para essa agenda, pois ele também reforça um conjunto de ações descentralizadas para a consolidação da ampla agenda ambiental do Governo do Estado do Maranhão”, explicou a coordenadora.

Deixe uma resposta