Governo inicia temporada oficial dos festejos juninos na próxima sexta-feira (12)

O Governo do Maranhão realiza a abertura da programação oficial dos festejos juninos na próxima sexta-feira (12), na Praça Maria Aragão. Articuladas sobre um projeto chamado ‘São João de Todos’, as festividades deste ano reafirmam o compromisso da gestão estadual com cultura popular, que movimentará parte considerável da população maranhense, durante um total de 18 dias em 20 arraiais espalhados na região metropolitana de São Luís.

saojoao

Junto à Prefeitura de São Luís, por meio de parceira inédita para realização do São João, o Governo do Estado dá o ponta pé inicial à temporada junina em meio a uma cerimônia com tom de homenagem no Arraial da Praça Maria Aragão, a partir das 19h.

“A homenagem a Humberto do Boi de Maracanã, e a Donato do Boi de Axixá permite com que o São João do Maranhão seja visto não como um evento pontual, mas como um espaço de trocas que propiciem aprendizagem e vivência do patrimônio cultural. Somado a isso, reunimos esforços e preparamos um projeto que distribui de forma mais democrática os arraiais, tornando possível congregar diferentes públicos”, expôs a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.

A titular da pasta reforçou o novo formato da temporada junina, adotado pelo governo Flávio Dino, assim como as novidades que estão sendo preparadas para o público. Dentre elas, o Arraial do Ipem, que este ano volta a funcionar no espaço social do servidor público estadual no bairro no Calhau. O Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira também é outro espaço onde o Estado retorna de forma intensiva.

O Parque, que vinha sendo administrado por terceiros, é um dos destaques do ‘São João 2015’, e faz parte, junto com o Arraial da Maria Aragão e o do Ipem, dos três arraiais de referência que o Governo do Estado prepara para o período junino deste ano.

“A retomada da realização dos festejos juninos, em espaços como estes, demonstram o elevado grau de preocupação que o governador Flávio Dino tem com a questão da descentralização de ações políticas nas mais diferentes áreas”, pontou a secretária de Cultura, Ester Marques.

Programação

Com uma programação definida para ter início a partir do dia 12 de junho, exclusivamente na Praça Maria Aragão, o ‘São João de Todos’ ganhará impulso a partir do dia 19 de junho, período tradicional de maior movimentação nos arraiais da capital, e quando entrarão em funcionamento os seguintes espaços da grade oficial do governo no São João 2015: Ipem, Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Viva Anjo da Guarda, Viva Bairro de Fátima, Viva Cidade Operária, Viva Coroadinho, Viva Desterro, Viva Estiva, Viva Ipase, Viva João Paulo, Viva Liberdade, Viva Monte Castelo, Viva Vila Embratel, Viva Vinhais, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Casa do Maranhão e Praça da Saudade/Madre Deus.

Funcionando até o dia 29 de junho, com uma média de seis apresentações por noite passarão pelos arraiais do Governo do Estado um total de quase mil grupos folclóricos entre Bumba Bois, Tambores de Crioula, Quadrilhas Juninas, Danças do Coco, Cacuriás, Danças Portuguesas e shows musicais que completam a grande festa chamada ‘São João de Todos’.

Toda esta programação detalhada será distribuída nos arraiais, por meio das agendas culturais e também no portal exclusivo do Governo do Estado para o São João.

Deixe uma resposta