Governo do Maranhão apoia e realiza festas juninas em bairros de São Luís

Em uma ação que visa democratizar a cultura regional, em especial atividades da temporada junina do Maranhão, o Governo do Estado está apoiando a realização de arraiais de 15 bairros em São Luís. Desde esta quinta-feira (23), o ‘São João de Todos’ está presente em vários Vivas e outras praças da cidade animando os festejos juninos. O total do investimento é de R$ 7 milhões para as unidades dos Vivas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo (Sectur).

Governo apoia arraiais em bairros de São Luís (3)O recurso está sendo distribuído entre os Vivas do João Paulo, Cohajap, Cidade Operária, Vicente Fialho, Bairro de Fátima, Liberdade e João de Deus, e arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda. Além dos oficiais que estão acontecendo no Ipem (Calhau), Vila Palmeira, Praça Maria Aragão (Centro) e na Praça Nauro Machado (Centro Histórico). Também será dado apoio ao festejo de São Marçal, que acontece no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo.

O investimento é utilizado para a instalação da estrutura de palcos, equipamentos elétricos, custeamento de brincadeiras que fazem parte da programação do São João, entre outros custos. “A ação é louvável, pois, com o apoio do Governo do Estado, a gente pode manter a tradição do nosso arraial. Estamos em ritmo de festa e prontos para festejar mais um São João”, disse a representante do arraial do Largo de Santo Antônio, Rosa Reis.

Presidente do Conselho Cultural e Comunitário da Cidade Operária, Eliseu Matos, reforçou a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Sectur, na realização da festa no bairro. “É maravilhoso porque, sozinho, não se consegue erguer um arraial com essa estrutura. É fundamental para a comunidade ter o apoio do governo. Isso alavanca as oportunidades para a nossa comunidade”.

Antecipando a festa, o Largo de São Pedro saiu na frente e começou mais cedo, desde o início da semana. Todos os outros arraiais seguem até o dia 29 de junho.

No dia 30, no João Paulo, acontecerá o encerramento oficial das festividades juninas de São Luís, com a tradicional festa de São Marçal, que reúne dezenas de grupos de bumba meu boi na avenida que leva o nome da festa. “A alegria, a tradição e a animação em cada uma dessas comunidades justifica os investimentos que vem sendo realizados para realizar a temporada junina”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Os espaços oferecem ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras da cultura popular maranhense, além de comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense.

Para garantir a participação de toda a família no ‘São João de Todos 2016’, o Governo está projetando espaços específicos para a criançada, além dos tablados e palcos tradicionais onde se apresentarão as brincadeiras da cultura maranhense.  Numa ação que visa democratizar a festa, a Sectur está, também, estruturando uma programação infantil, nos arraiais oficiais.

Deixe uma resposta