Ações do governo estadual melhoram o serviço de transporte na região metropolitana de São Luís

Garantir ao cidadão um transporte público estadual com mais possibilidades de acesso e melhor qualidade, priorizando a inclusão social. É com este foco que a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) vem executando suas ações. Criada na gestão Flávio Dino, a MOB regula e fiscaliza este serviço, além de promover ações diretas de infraestrutura no transporte urbano.

Desde o início de suas atividades, em 2015, uma série de programas foi colocada em atividade, com destaque para ações que universalizaram o transporte intermunicipal, alcançaram maior parcela da população e promoveram a inclusão de pessoas com deficiência. O presidente da MOB, Arthur Cabral, lembra que o serviço público de transporte é que tem maior alcance para a população e tem utilização diária, principalmente nas áreas urbanas.

mob1

“O que estamos fazendo no governo Flávio Dino é proporcionando qualidade de vida ao cidadão e resgate da cidadania com um amplo processo de reestruturação do serviço, pois o abandono era grande. Estamos empenhando grandes esforços para requalificar o setor”, disse Arthur Cabral. A implantação de novas linhas de coletivos, instituição de serviços diferenciados, fiscalização do setor e atendimento à população estão na lista de atribuições da agência estadual.

Como ações inovadoras realizadas pela agência em um ano e meio de atividades está o programa ‘Expresso Metropolitano’, que serve os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa tornando mais rápidas as viagens entre estas cidades e também para a capital. Por meio deste serviço são feitas em médias 40 viagens por dia beneficiando cerca de quatro mil usuários em cada linha. Ou seja, uma estimativa de 12 mil pessoas transportadas diariamente.

Em Paço do Lumiar a comunidade solicitou a alteração do roteiro, o que foi prontamente atendido pela MOB. Com isso, aumentaram os destinos do transporte dando mais possibilidades de viagens à população. O serviço será ampliando com a Linha Expressa IV para atender a área Itaqui Bacanga, uma das mais populosas de São Luís. “Essa nova linha vai integrar o transporte ferryboat ao rodoviário, levando os usuários do ferry até o Terminal Rodoviário de Passageiros”, explica Cabral.

Os veículos dos Expressos possuem ar condicionado, poltronas acolchoadas, capacidade para até 70 passageiros por viagem e plataforma para pessoas com deficiência. A identificação do roteiro é em led, garantindo melhor visibilidade. Os veículos são integrados ao aplicativo Meu Ônibus – monitoramento remoto, feito a partir de GPS.

Deixe uma resposta