Após permanecer três semanas de janeiro nos bairros Divinéia, Cidade Olímpica e Vila Embratel, em São Luís, o Viva Cidadão está realizando atendimento, este mês, por meio das Unidades de Atendimento Móveis (UAMs), em outras localidades da capital.
Desde sábado (30) oferece diversos serviços a moradores das áreas do Rio Anil, Vila Esperança, João de Deus e Sol e Mar. O atendimento acontece das 8h às 17h, até o dia 19 de fevereiro, com intervalo apenas durante o período de carnaval.
Na comunidade do Rio Anil o atendimento, iniciado no último sábado durante a ação do programa ‘Todos Por São Luís’, permanece na União de Moradores do bairro, localizada na Rua 15, Nº 23.
Na Vila Esperança a unidade móvel está instalada no campus do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), na Avenida dos Curiós; no bairro Sol e Mar, na Associação de Moradores, na Rua da União; e no João de Deus, no Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, na Av. Tales Neto, 87 A.
Os moradores estão tendo acesso a emissão de Carteira de Identidade (RG), inscrição e consulta do Cadastro de Pessoa Física (CPF); e aos serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, faturas, 2ª via de contas, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.
“O Viva Cidadão está desenvolvendo estratégias para intensificar, cada vez mais, o acesso da população à documentação básica e outros serviços de estado, tantos nas unidades fixas, como nas unidades móveis. Logo após o período de carnaval, iremos retomar as Rotas da Cidadania, levando os serviços para os demais municípios do estado”, explica Mari-Silva Maia, diretora geral do Viva Cidadão.
Atendimento em números
Durante o mês de janeiro as unidades móveis realizaram 3.851 atendimentos. Deste total, 267 atendimentos foram realizados durante o “Todos Por São Luís”, programa de ações de natureza social, cultural e de cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís.
Para a coordenadora do programa, Camila Holanda, a parceria com outros órgãos do Governo do Maranhão para oferta dos serviços está agregando mais valor a ação. “O objetivo do Governo do Estado é que estas parcerias sejas fortalecidas a cada edição do ‘Todos Por São Luís’, para que cada vez mais cidadãos tenham seus direitos garantidos”, afirmou.
Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitaram a oportunidade para atualizar a documentação, como fez Luana Ramos, moradora do Angelim, que precisava atualizar a carteira de identidade. “Me casei recentemente e precisava fazer a mudança do nome no meu RG. Mesmo com muita gente procurando o serviço, eu consegui atualizar meu documento e fui bem atendida”, disse.
A procura pelos serviços do Viva Cidadão aumentou consideravelmente no mês de janeiro nas 16 unidades fixas localizadas em São Luís, Imperatriz, Carolina, Açailândia, São Bento, Pedreiras, Balsas, Caxias, Presidente Dutra, Coroatá, Santa Inês, Pinheiro, Bacabal e Viana.
Ao todo foram contabilizados, em janeiro, mais de 260 mil atendimentos. Entre os serviços, emissão de carteira de identidade e os serviços do balcão do cidadão. “Para este mês estamos nos preparando para manter este volume de atendimento, visto que teremos o carnaval e é um período em muitos documentos são extraviados”, explicou Mari-Silva.
O Viva Cidadão é um órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) que reúne em suas unidades os serviços públicos por meio de parceria com demais órgãos de estado e de outras esferas. Para mais informações acesse o site www.vivacidadao.ma.gov.br.




