Traição na alta cúpula da OAB do Maranhão?

Desde que o atual presidente da OAB-Maranhão, Thiago Diaz, assumiu em entrevista à revista Maranhão Hoje, que vai tentar a reeleição em 2018, ele vive um verdadeiro inferno astral. Sua decisão desagradou grande parte do grupo que o ajudou a vencer a eleição de 2015.

Prova disso, foi a criação, na última semana, do Movimento de Defesa e Valorização da Advocacia (MDVA), criado por advogados descontentes com o trabalho e posicionamento do atual presidente. Entre os fundadores, estão o ex-Presidente da Comissão das Pessoas Portadoras de Deficiência, Moreira Serra; o ex-Presidente da Comissão de Legislação Participativa, Aldenor Rebouças e o ex-Vice-Presidente da Comissão de Direito Empresarial, Aurélio Baldez, todos da atual gestão.

A titular do blog recebeu informações, em primeira mão, de um Conselheiro Seccional – “que se recusa a abandonar o barco como um rato” – nas suas palavras, é que todos os ataques que Thiago vem sofrendo ultimamente, vem daquele que até outro dia se declarava seu “irmão”: o atual Vice-Presidente, Pedro de Alencar.

De acordo com a fonte,  Aldenor e Fernando Pinto (atual Secretário-Geral da Caama) estão batendo em Thiago desse jeito para preparar o terreno para Pedro em 2018, pois Pedro tem medo de pegar a pecha de traíra. “Nos bastidores, todos sabem que Pedro está cooptando todo mundo da atual gestão a abandonar Thiago, deixando-o isolado e sem grupo para tentar a reeleição”, confidenciou o conselheiro.

Analisando as postagens semanais de Aldenor em suas redes sociais, é fácil perceber isso, como em seu último texto, quando afirma que Thiago, o “tirano”, cancelou compromisso de novos advogados, que não poderia participar, para “abafar o brilho” do vice-presidente Pedro Augusto Alencar.

Já Fernando Pinto, que recentemente denunciou severas irregularidades na Caixa de Assistência dos Advogados, como falta de transparência e democracia nas decisões da diretoria, foi reverenciado pelo próprio Vice-Presidente em atuação pela comissão de prerrogativas, presidida justamente por Pedro.

A Comissão de Prerrogativas foi, aliás, o pretexto para a primeira crítica pública de Pedro à Thiago, ainda que de forma indireta. Em entrevista a um programa de TV local, Pedro afirma que, mesmo passando todo o trabalho da sua comissão para comunicação da OAB, esta nunca divulga nada, inclusive esbravejando que é Vice-Presidente da OAB, o que mostra o recado claro para a única pessoa acima dele na hierarquia da Casa, o Presidente Thiago Diaz.

Resta agora saber se Thiago vai aceitar toda essa conspiração daquele que era seu braço direito, ou tomará alguma atitude para preservar a metade do mandato que ainda lhe resta.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

Deixe uma resposta