TJ do Maranhão vai sediar XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça

O Tribunal de Justiça do Maranhão sediará, entre os dias 6 e 8 de agosto, o XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). Realizado pela Federação Nacional dos Comunicadores da Justiça (FNCJ) em parceria com o TJMA, o evento ocorrerá no Blue Tree Hotel, no bairro Calhau, em São Luís, e reunirá profissionais da comunicação de todo o país.

O evento é voltado a jornalistas e assessores de comunicação do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, dos tribunais de contas e instituições.

Com o tema “Do viral ao vital: o poder da comunicação na construção da Justiça”, o congresso propõe reflexões sobre o papel estratégico da comunicação institucional, especialmente em um cenário marcado por avanços tecnológicos, redes sociais, desinformação e novos formatos de interação com a sociedade.

A Comissão Organizadora Local do Conbrascom 2025 tem como coordenadores os servidores da Assessoria de Comunicação do TJMA, Paulo Falcão (Assessor-chefe) e  Andréa Colins.

A Diretoria do Conbrascom para o biênio 2023-2024 é formada pela presidente Débora Diniz, do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil; vice-presidente Maria Cecília Cruz, do Tribunal de Justiça de São Paulo; diretora de comunicação Mariana Xavier, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; diretora financeira Bianca Felippsen, da Defensoria Pública do Ceará; diretora secretária Lídia Nercessian, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás); diretora de relações institucionais Taciana Cuadros, da Revista Justiça e Cidadania; e diretora de capacitação Grazielle Paiva, também da Defensoria Pública do Ceará.

Já a Comissão Organizadora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025 é composta por Luciano Augusto Souza Andrade (coordenador – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás), Taciana Giesel Cuadros (coordenadora – CNJ), Janaina Ribeiro Soares (membro – Ministério Público do Estado de Alagoas) e Rafael Duarte Ferreira Guerra Alencar (membro – Defensoria Pública do Estado do Amapá).

PROGRAMAÇÃO

A programação conta com oficinas, palestras, plenárias, painéis temáticos e encontros setoriais, reunindo nomes de destaque na comunicação pública e institucional. Entre os/as palestrantes confirmados/as estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino; a filósofa e escritora Djamila Ribeiro; a jornalista Dani Arrais; o especialista em inovação no setor público André Tamura; a especialista em Comunicação, Marketing e Redes Sociais, Mariana Xavier, entre outros/as.

Também integra a programação a tradicional cerimônia do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que reconhece os melhores projetos de comunicação desenvolvidos pelos órgãos do Sistema de Justiça. A solenidade de premiação será realizada no dia 8 de agosto, às 20h, no Villa Reale Buffet, em São Luís.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento e os/as participantes filiados e filiadas à FNCJ têm acesso a benefícios como descontos especiais e isenção de taxas na inscrição de projetos para o prêmio nacional.

Confira a programação AQUI.

Deixe uma resposta