O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas) ampliou o quadro de associadas. A ri2all, empresa maranhense de chás funcionais, ingressou como a primeira do ramo. O Sindibebidas, filiado à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), agora reúne 40 empresas, das quais cinco contam com liderança feminina.A ri2all foi fundada pela sommelier de chá e acadêmica de Nutrição, Nádia Moura, em junho deste ano. Ela desenvolve blends com ingredientes da Amazônia e Cerrado, como mate verde orgânico, urucum, pimenta rosa, abacaxi e hortelã. Blends são misturas criativas de dois ou mais ingredientes (chás, ervas, flores, frutas, especiarias, óleos) para criar sabores únicos com propósitos específicos, como relaxar, energizar e focar.
Inovadora, a empresa ri2all produz chás zero caloria, sem glúten, açúcar, conservantes ou aditivos. Blends como ‘Pausa Serena’ combinam capim-limão orgânico, goldenberry e jasmim com aroma de tangerina. ‘Aconchego’ une rooibos, casca de cacau, anis estrelado e cardamomo. A linha ‘Vitalidade’ traz chá verde com hibisco, guaraná e laranja doce. Há ainda a inovadora “tea beer” Brinde Suave, com mate verde, lúpulo, gengibre e cravo, em lata ou long neck. A empresa venceu o primeiro lugar na Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina.
Filiada há apenas dois meses ao Sindibebidas, Nádia Moura destacou que a associação trouxe valor à marca, abriu mercado e gerou indicações. “Com a ri2all eu transformei um hobby em negócio e outros empreendedores podem inovar muitas vezes com ideias que já existem dentro da própria família, como é o meu caso. Recomendo que as pessoas busquem apoio dos sindicatos do seu setor, do Sebrae e em editais para alavancar seus negócios”, recomendou a empresária.
EMPREENDEDORISMO FEMININO – À frente do Sindibebidas desde junho de 2024, Tânia Miyake se tornou a primeira mulher a liderar a entidade no Maranhão. Sócia da Cervejaria Dona, a empresária foi uma das primeiras mulheres cervejeiras da América do Sul. Atualmente, são 40 empresas associadas ao Sindibebidas.
“O nosso objetivo é aumentar o número de associadas de todos os segmentos de bebidas (água, refrigentante, cachaça, gin, tiquira, cerveja artesanal e chá), além de aproveitar o potencial gigantesco que o Maranhão tem em relação às cervejarias artesanais, que hoje são em número reduzido e estão concentradas em São Luís, Imperatriz, Balsas e Timon”, explicou a presidente do Sindibebidas e diretora da FIEMA.
O Sindibebidas auxilia micros e pequenas empresas. Uma das iniciativas que participa é o Projeto Inova Sindicatos, realizado pela FIEMA com apoio institucional do SEBRAE. O projeto atua no sentido de identificar necessidades dos segmentos, realiza ações que abrangem treinamentos em gestão, apoio a festivais de bebidas, caravanas de conscientização sobre consumo de bebidas legais e seguras, além de missões comerciais nacionais e internacionais. “O associativismo proporciona uma série de benefícios às empresas industriais, a exemplo do acesso a serviços de saúde e segurança no trabalho proporcionados pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), cursos profissionalizantes e consultorias do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e ainda acesso ao programa de Jovem Aprendiz e capacitações empresariais realizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA). Todas essas entidades integram o Sistema FIEMA”, frisou Tânia.





