O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) promove a Semana da Construção Civil, com programação intensa que inclui blitzen do SESI para promoção da saúde dos trabalhadores nos canteiros de obras e empresas do setor e apresentação do SENAI sobre os programas ‘Aprendendo a Construir” e “Elas Constroem”. Já nos dias 21, 22 e 23/11, acontece o Festimóveis, no Shopping da Ilha. O Feirão funcionará das 10h às 22h e reunirá estandes da Caixa Econômica Federal, de grandes incorporadoras, construtoras e fornecedores para comercialização de imóveis de alto padrão e de moradias populares, além de workshops sobre BIM, sistemas construtivos e pesquisas de mercado para orientar empreendedores e consumidores.Segundo o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, a expectativa é de que o Festimóveis impulsione negociações imediatas , incluindo cotações e assinatura de contratos com financiamento disponível no local e gere impactos significativos para o setor. Há ainda a expectativa do lançamento, pelo Governo do Estado, do Programa Cheque na Mão. A iniciativa prevê aporte de recursos para utilização na compra do primeiro imóvel. A medida, de acordo com estudos do Observatório da Indústria do Maranhão, pode ampliar o mercado em mais de 40% e contribuir para um volume de negócios superior a R$ 500 milhões.
Para o Sinduscon-MA, o Festimóveis é o momento ideal para lançamento do Programa Chave na Mão, já que tem como expectativa a visitação de mais de 30 mil pessoas e contará com a presença dos principais players da cadeia da construção civil maranhense. O Programa Chave na Mão já é considerado uma das maiores ações sociais de moradia do Brasil e incrementará a geração de milhares de emprego e geração de renda.
SAÚDE E PROFISSIONALIZAÇÃO – As blitzen que o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realiza como parte da Semana da Construção Civil começaram dia 10 e seguirá até dia 19/11. As ações ocorrem em diversas empresas e obras estratégicas da região. São incluídos os serviços de orientação nutricional, circuito de saúde e oficina de saúde bucal. No dia 13/11, serão atendidas a Construtora Lua Nova, na obra Golden Green Beach, e a Construtora Castelucci, na obra Villa Di Carpi, com serviços que incluirão orientação nutricional, circuito de saúde e oficina de saúde bucal. Nos dias seguintes, outras ações estarão programadas para empresas como o GDR e Ergus, com foco similar em promoção da saúde.
Durante a ação realizada nesta quinta-feira (13), na Construtora Lua Nova, a enfermeira do trabalho Kézia Pinheiro destacou que o objetivo das ações é promover saúde, bem-estar e qualidade de vida diretamente no ambiente de trabalho. “Parcerias como essa são essenciais para fortalecer as empresas e garantir mais segurança, disposição e produtividade aos trabalhadores da indústria”, ressaltou.
Entre os mais de 20 colaboradores atendidos estava Francisco de Assis, de 66 anos, carpinteiro da obra. Ele participou das ações de aferição de pressão arterial e recebeu orientações nutricionais. O engenheiro civil da construtora, Carlos de Alcântara, avalia a ação de forma positiva, destacando que ela oferece aos operários a oportunidade de receber orientações importantes mesmo em meio à correria do cotidiano. “Trazer esse tipo de atendimento para dentro do canteiro de obras é uma forma de aproximar o cuidado com a saúde da rotina dos trabalhadores”, disse Carlos.
O SENAI Maranhão também terá participação destacada na Semana da Construção Civil 2025, apresentando os programas Aprendendo a Construir e Elas Constroem para as empresas do setor e o público visitante. As iniciativas visam qualificar e incluir profissionalmente os trabalhadores, especialmente as mulheres, na construção civil, oferecendo cursos gratuitos e promovendo a inserção no mercado de trabalho. O SENAI Distrito Industrial conduzirá as apresentações e demonstrará os serviços e ensaios laboratoriais da área, disponibilizados em condições especiais para as empresas participantes.
Além disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) realizará ações que fortalecem a formação profissional, a inovação tecnológica e a diversidade no setor, estimulando o desenvolvimento sustentável e a competitividade das indústrias da construção civil no Maranhão.




