A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), promoveu, nos dias 25 e 26 de maio, reuniões técnicas com as Assessorias de Planejamentos estratégicos dos órgãos da administração direta e indireta, com o objetivo de compartilhar informações referentes à elaboração e gestão dos instrumentos de planejamento. O evento, que aconteceu na sala de reuniões do Palácio Henrique de La Roque, contou com um número expressivo de servidores do Estado.
Na quinta feira (25), a abertura dos trabalhos ocorreu com a explanação do subsecretário da SEPLAN, Marcello Duailibe, que apresentou o panorama geral da situação fiscal do Estado, e destacou a importância do evento para o fortalecimento do planejamento governamental.
Os temas abordados durante a reunião, que foram apresentados pelo secretário adjunto de Planejamento, Roberto Matos, foram divididos nos seguintes tópicos: “Visão Geral do Planejamento Governamental”, “Gestão dos Instrumentos de Planejamento”, e “Plano de trabalho 2017”.
Logo após, a assessora especial da Seplan, Raphaela Sereno, exibiu as ações de “Melhoria Contínua” que a Secretaria pretende implementar para fortalecer o planejamento dos órgãos executores, com destaque para o levantamento das demandas por treinamentos, que serão ofertados pela SEPLAN aos técnicos das ASPLAN’S.
Ainda no dia 25, foram apresentados pelo Supervisor de Monitoramento e Avaliação, Claudio Braga, o “Monitoramento no Sistema Informatizado de Planejamento, Coordenação e Avaliação – SISPCA”, e o “Balanço sobre a Avaliação do PPA de 2016 e as melhorias para 2017”. Por fim, o Superintendente de Programas, Domingos José Carneiro Neto, demonstrou a “metodologia para Revisão do PPA”, prevista para ocorrer em meados de Agosto do exercício corrente.
Já no segundo dia de reunião, na sexta-feira (26), os trabalhos foram retomados com a apresentação dos Principais aspectos da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2018, feita pelo superintendente de Assuntos Fiscais, Eduardo Pereira.
A Superintendente de Gestão de Planos e Orçamentos, Tânia Macatrão, deu continuidade à matéria orçamentária, ao tratar sobre o Acompanhamento do Orçamento 2017 e elaboração da LOA 2018. A agenda do evento foi concluída com o “ Estudo de Caso sobre a Experiência da UEMA no processo de Planejamento e Orçamento, apresentado pelo Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento, Paulo Ronchi.
De acordo com o Secretário-Adjunto Roberto Matos, os trabalhos apresentados nas reuniões, visam a melhoria na execução e uma melhor avaliação dos resultados alcançados na implementação das políticas públicas, além de aproximar os técnicos participantes do processo de planejamento governamental e possibilitar o compartilhamento e pactuação do cronograma de trabalho da Secretaria Adjunta de Planejamento e Orçamento – SPLAN, para o ano de 2017.
“As reuniões foram muito produtivas e permitiram que fosse apresentado o novo modelo de acompanhamento que o setor realizará junto aos órgãos executores, que, a partir deste mês de Junho, passarão a contar com uma maior presença do corpo técnico da SEPLAN in loco, atuando na orientação e no levantamento de informações atinentes às matérias do planejamento e orçamento”, ressaltou o secretário-adjunto.
Roberto Matos destacou ainda, a importante contribuição da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que apresentou o seu modelo de gestão e planejamento o qual, na ocasião, serviu como benchmarking para os demais órgãos presentes, que participaram ativamente fazendo questionamentos e apresentando suas experiências.
A próxima reunião técnica está marcada para acontecer na cidade de Imperatriz, direcionada ao corpo técnico da UEMASUL, no próximo dia 07 de Junho.






