Com um incremento de mais de R$ 100 milhões em obras de reforço da vazão no Sistema Italuís, São Luís terá o volume de água dobrado, com o objetivo de resolver o problema de intermitência ou rodízio do abastecimento na capital. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (15), pelo governador Flávio Dino, durante o lançamento do programa “Água para Todos”, no qual foram apresentados os investimentos na área, para todo o Maranhão, no biênio 2015-2016. O ato aconteceu no pátio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e contou com a presença do prefeito Edivaldo, de secretários estaduais e municipais, vereadores, deputados, entre outras autoridades políticas e empresariais.
Além das intervenções para ampliar o volume de água bombeado para o abastecimento da capital, dezenas de poços já começaram a ser perfurados, pelo governo do Estado, por meio da Caema, em diversos bairros da cidade, para reforçar o abastecimento de água em São Luís, em caráter emergencial.
O prefeito Edivaldo destacou os benefícios que os investimentos no sistema de abastecimento trarão para São Luís. “É, sem dúvida, um incremento substancial, no intuito de solucionar um problema de décadas enfrentado pela população, que é a falta de água em suas casas. Vemos aqui mais uma importante contribuição do governo do Estado para nossa cidade nesta área de saneamento, que juntamente com as ações de infraestrutura e limpeza que estamos realizando, trarão para a população mais qualidade de vida de forma integrada e integral”, disse Edivaldo.
Para ampliar o abastecimento de água oriundo do Sistema Italuís, será instalada uma elevatória intermediária na altura do Km 22 da BR-135, dividindo a adutora em dois trechos, o que proporcionará um incremento de vazão de mil litros por segundo. O lançamento do edital para contratação dos projetos será em julho deste ano, segundo informou o diretor da Caema, Davi Telles.





