Rubens Jr. critica ‘laranjal’ em campanhas municipais

rubens jr2A previsão de que as eleições municipais de 2016 seria um teste de integridade para como os candidatos iriam financiar suas campanhas, vem se confirmando da pior forma possível, é como avalia o deputado federal e vice-líder do PCdoB na Câmara, Rubens Pereira Jr.

Levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou diversas irregularidades em doações eleitorais, totalizando cerca de R$ 226 milhões.

Entre os volumes expressivos doados e que estão sob investigação dos órgãos reguladores passam desde indícios de incapacidade econômica na doação à CPF’s de pessoas mortas que estavam sendo usados para doações.

“É essa a mudança que queremos para nosso sistema político? Estamos na primeira campanha eleitoral após a proibição de que empresas doem a políticos. O sistema de ‘laranjal’ não pode prosperar e merece ser punido com rigor pelos órgãos fiscalizadores”, criticou Rubens Jr.

Apesar disso, Rubens vê com entusiasmo o fortalecimento das instituições que descobriram as fraudes: “O que o TSE e TCU fizeram foi um cruzamento de dados públicos das doações. Ainda não foi o suficiente para barrar os espertinhos, mas já é um avanço no combate ao crime de caixa dois”, pontua. “Uma das saídas para extinguirmos essa prática nefasta é cada vez mais usarmos da tecnologia para cruzamentos de dados com um sistema único por exemplo”, comenta Rubens Jr.

O vice-líder lembra ainda, que uma das propostas em debate na comissão que prevê as 10 medidas de combate à corrupção é exatamente o endurecimento do uso do caixa dois.

O TSE repassou as informações coletadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e aos juízes eleitorais. Caso as irregularidades se confirmem, elas podem eventualmente levar à impugnação de candidaturas.

Deixe uma resposta