A ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney(MDB) disse que ocupará o cargo de Secretária de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos de forma temporária. A filha de Sarney foi nomeada pelo governador Carlos Brandão para o lugar antes ocupado por Raimundo Cutrim.
“A minha nomeação para o cargo de Secretária de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos, trata-se de atendimento a uma convocação do nosso grupo político para missão específica relacionada ao início do período legislativo, a ser cumprida em breve período para, em seguida, retornar ao exercício do mandato de deputada federal”, disse Roseana.
Roseana está em tratamento de saúde e recebeu orientações para não viajar, precisando permanecer no Maranhão por um tempo. No entanto, o período de sua licença médica é inferior a 121 dias, o que impede que o suplente assuma o mandato. Contudo, quando um parlamentar é nomeado para um cargo de secretário ou ministro, ocorre imediatamente a licença, com a convocação do suplente para o posto.
Assim, ao ser nomeada secretária, Roseana permite que o suplente Hildo Rocha assuma o mandato, o que fortalece a candidatura de Hugo Motta (Republicanos), originário do MDB, à presidência da Câmara, que já conta com o apoio do presidente Lula. Para evitar qualquer risco, o MDB se comprometerá a não deixar a vaga de Roseana em aberto garantindo o voto de Hildo em Motta.