A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tomou posse em uma cerimônia oficial, nesta segunda-feira (18). Com isso, ela – que é a primeira mulher a chefiar a PGR – passa a substituir Rodrigo Janot, que deixa o cargo após quatro anos na chefia do Ministério Público Federal (MPF).
A cerimônia de posse de Raquel Dodge , inicialmente, estava prevista para às 10h30, mas o horário foi alterado para garantir a presença do presidente da República, Michel Temer, na cerimônia.
Em seu discurso, a nova procuradora-geral da República ressaltou que o povo mantém a esperança por um País melhor, acompanha investigações e julgamentos, e não só espera mas também cobra resultados.
Afirmou também que seu trabalho será pautado para “que haja mais esperança nos nosssos passos do que tristeza nos nossos ombros”. Ela garantiu que ninguém estará acima ou abaixo da lei e cumprimentou Rodrigo Janot por seu trabalho.
“Recebo com humildade o precioso legado de serviço à pátria, forjado pelos procuradores-gerais da republica que me antecederam, certa de que o Ministério Público deve promover justiça, defender a democracia, zelar pelo bem comum e pelo meio ambiente, assegurar voz a quem não a tem e garantir que ninguém esteja acima da lei e ninguém esteja abaixo da lei”, discursou ela.
Aos presentes, Raquel Dodge disse que “os órgãos do sistema de administração de Justiça têm no respeito e harmonia entre as instituições a pedra angular que equilibra a relação necessária para se fazer justiça em cada caso concreto”.
A cerimônia acontece na sede da PGR, em Brasília. Além de Temer e Raquel, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também estão presentes.
Com informações do IG





