Projeto Curiar: FMRB recebe estudantes de escolas públicas municipais de São José de Ribamar

O primeiro dia de visitação dos estudantes das escolas de São José de Ribamar à Fundação da Memória Republicana Brasileira aconteceu na manhã da última segunda-feira (4). A iniciativa faz parte do projeto Curiar, momento que marca uma aproximação das escolas com o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade de São Luís.

A visitas serão realizadas nos turnos matutino e vespertino entre os dias 4 e 7 de julho e 11 e 14 do mês corrente. Durante o roteiro, os estudantes aprendem de forma lúdica e divertida sobre a história presente no acervo do Museu da Memória Republicana. A criançada também tem a oportunidade de conhecer mais sobre o poeta maranhense Gonçalves Dias na exposição presente no Convento, que conta sobre a vida e obra desse expoente do romantismo brasileiro.

Desta forma, o projeto tem como objetivo impulsionar o estímulo à propagação da arte, cultura e educação, colaborando na imersão e preservação da memória de escritores maranhenses.

No encerramento da visita, os estudantes participam ainda de uma atividade educacional gamificada em “O desafio da Carta – Bicentenário de Gonçalves Dias”. Assim, vivenciam um aprendizado lúdico que segue uma proposta dinâmica e interativa.

Desenvolvido pela estagiária de Pedagogia Lidiane Rocha dos Santos, sob orientação da diretora Educacional da FMRB, Tatiane Lindoso, o jogo assume sua importância por meio da garantia de autonomia e geração de conhecimento através de metodologias ativas.

O encerramento das visitas das escolas de São José de Ribamar está previsto para o dia 14 de julho, mas o calendário de agendamentos segue aberto para as instituições e público em geral.

Deixe uma resposta