Moradores da Liberdade e de outros 12 bairros adjacentes receberam neste sábado (11) serviços nas áreas de saúde, qualificação, esporte e lazer, turismo, cultura e infraestrutura, levados ao bairro pela Prefeitura de São Luís em mais uma edição do “Todos por São Luís”. Durante o mutirão, que foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo e pela primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, equipes das secretarias municipais e entidades parceiras ofertaram à comunidade uma série de ações, facilitando e levando para mais perto da população os serviços da Prefeitura em todas as áreas.
Na ocasião, o prefeito Edivaldo dialogou com a comunidade e acompanhou de perto a prestação dos serviços. “O grande sucesso do programa se dá porque ele é construído a partir de reuniões com a comunidade. É ela que diz quais ações devem vir para o bairro. Estamos aqui conversando com a população e ouvindo as demandas da região. Durante toda a semana, a Prefeitura se fez presente no bairro contemplado com o programa, já com as primeiras ações. Temos aqui um grande envolvimento da comunidade, todos participando desta ação”, destacou Edivaldo, que ainda adiantou que no próximo sábado (18) o “Todos por São Luís” acontecerá no bairro Vicente Fialho.
O programa, idealizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), tem como parceiros o governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA). Ele já percorreu oito bairros da capital, ampliando o acesso do cidadão a serviços básicos e aperfeiçoando os canais de diálogo e interlocução com a população, na perspectiva de fortalecimento da cidadania local. Por determinação do prefeito, a ação, que inicialmente acontecia uma vez por mês, passou a ser realizada todos os sábados.
Ao longo da semana os moradores participaram de oficinas de informática básica, artesanato – confecção de bolsas com materiais reciclados -, bombons regionais, panificação, sorvete, sucos alternativos, entre outras. O objetivo do programa é também gerar renda e emprego para a comunidade local com a oferta de capacitação em diferentes áreas e para diferentes públicos.





