PF realiza operação contra desvios de dinheiro público na Prefeitura de Cachoeira Grande

Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou uma operação que visa combater um suposto grupo criminoso especializado em fraudes em licitações que teria desviado dinheiro público no município de Cachoeira Grande, administrado pelo Prefeito Raimundo César Castro (foto acima).

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Luís, São José de Ribamar, Bacuri e Cachoeira Grande, após determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal. Os alvos são empresários de três empresas que teriam sido beneficiados no esquema e a pregoeira do município, mas o nome deles não foi informado pela PF.

Policiais federais em frente a Prefeitura de Cachoeira Grande durante operação Deterrimus — Foto: Divulgação/PF

A investigação

Chamada de ‘Deterrimus’, a operação é resultado de uma investigação que teve início a partir de dados do Ministério Público de Contas do Maranhão. Nas apurações, um processo de licitação para a contratação de uma empresa para comprar material de limpeza e descartáveis para as secretarias municipais teria sido direcionado para beneficiar empresários.

Ao todo, os contratos somam R$ 430.023,77 e parte da quantia pode ter sido desviada. Segundo a PF, além de confirmar as suspeitas do Ministério Público de Contas, há ainda a grande chance das empresas envolvidas na licitação serem de fachada.

A PF afirmou também que foi identificada existência de ligações financeiras entre os empresários que participaram da licitação e muitos deles ostentavam padrão de vida e patrimônio que não eram compatíveis com a estrutura das empresas que supostamente administravam. Eles também receberam benefícios assistenciais em 2020 e 2021, indicando serem laranjas que atuam na estrutura criminosa.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados podem responder pelos crimes de fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa, com penas que somadas podem chegar a 21 anos de prisão.

G1 Maranhão

Deixe uma resposta