Pesquisadores de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte visitam Casa de Apoio Ninar

Treze pesquisadores dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte visitaram, na quarta-feira (24), a Casa de Apoio Ninar, em São Luís. O serviço da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece acolhimento a crianças com problemas de neurodesenvolvimento e seus familiares. Os pesquisadores integram o Comitê de Julgamento do edital Prêmio Fapema Sergio Ferreti 2018.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhado da diretora da unidade, a médica neuropediatra Patrícia Sousa, recebeu os treze pesquisadores na Casa de Apoio Ninar e ressaltou que o interesse dos profissionais mostra a importância da unidade para a saúde pública de todo o país. “A gente celebra o que já fez e continua implantando mais serviços novos, inéditos e com um cuidado especial com nossas crianças. Assim vamos construindo uma nova história na área da saúde no estado”, afirmou.

A diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Silvane Magali Vale Nascimento, ressaltou durante a visita que o Prêmio Fapema reúne inúmeras propostas sobre crianças maranhenses nas áreas da saúde e educação, assim como propostas com foco no atendimento e monitoramento do desenvolvimento infantil.

“Grande parte das propostas apresentadas são voltadas para a área da saúde, mais especificamente para a síndrome decorrente do vírus da zika. As propostas mostram a preocupação dessas pessoas em perceber e observar de perto as alternativas que esses projetos informam sobre a doença no Maranhão. Esses pesquisadores ficaram muito interessados em conhecer de perto o trabalho da Casa de Apoio Ninar”, afirmou Silvane Magali.

Os pesquisadores visitaram toda a estrutura de atendimento da Casa de Apoio Ninar, onde são oferecidos acolhimento e assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. “Ouvimos muito falar sobre a Casa de Apoio, mas ficamos ainda mais maravilhados ao conhecermos de perto esse trabalho”, destacou o pesquisador Bartolomeu Cruz Viana Neto, da Universidade Federal do Piauí.

Participaram da visita os pesquisadores José Linderberg Rocha Sarmento, Alexandre Carneiro Leão de Mello, Mário de Andrade Lira Júnior, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Bartolomeu Cruz Viana Neto, José Francisco dos Reis Sobrinho, Elcida de Lima Araújo, Roseana de Almeida Freitas, Elba Maria Nogueira Ferraz Ramos, Marta Maria Coelho Damasceno, Edwar de Alencar Castelo Branco, Josefa Jackline Rabelo e Luís Távora Furtado Ribeiro.

Deixe uma resposta