Fala misógina de Léo Costa contra Iracema Vale causa indignação em Barreirinhas

Um episódio de preconceito e misoginia do candidato a prefeito Léo Costa (Podemos) revoltou moradores do município de Barreirinhas nesta semana. Ele atacou com palavras desrespeitosas a deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a quem chamou de “galinha”, durante discurso de campanha.

O vídeo com a fala preconceituosa do postulante a prefeito viralizou na cidade e causou indignação entre as mulheres barreirinhenses. “Mas, ela tá lá cantando né nem de galo, é de galinha”, afirmou ele, imitando a seguir o som e os trejeitos da ave.

A fala teve repercussão negativa, pois para a maioria, quem desrespeita uma mulher, desrespeita todas. Até porque o motivo do ataque é tão somente pela parlamentar ser mãe do candidato Vinícius Vale (MDB), que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto na cidade.

As lideranças e moradores de Barreirinhas se sentiram atingidas também pela fala misógina, ficaram indignadas e, em resposta ao candidato agressor, gravaram dezenas de vídeos e áudios, que circulam nas redes sociais e aplicativos condenando o discurso.

Em ato no município, mulheres de Barreirinhas se uniram à deputada Iracema Vale e saíram em sua defesa e de todas, gritando a frase: “Respeita a mulher”.

Muitas destacaram a trajetória política e vitoriosa da deputada Iracema Vale (PSB), que é ex-prefeita e primeira presidente da Assembleia em 189 anos de história do Parlamento Estadual.

COMENTÁRIOS

Brandão entrega obra de pavimentação na MA- 006 e realiza série de ações em Grajaú

 

A população de Grajaú, cidade localizada na mesorregião centro maranhense, foi beneficiada neste domingo (22) com a entrega dos serviços de melhoramento e pavimentação da MA-006, no trecho que liga o município à cidade Formosa da Serra Negra. A obra foi entregue pelo governador Carlos Brandão, que aproveitou para vistoriar as obras no Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Grajaú e para participar da cerimônia de inauguração do Hospital Municipal Frei Alberto Beretta.

Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a obra de pavimentação asfáltica na MA-006 tem 80 km de extensão e contou com investimento superior a R$ 42,6 milhões.

A intervenção contou com serviços de reconstrução de base ao longo de todo o trecho. No processo de revestimento asfáltico foi utilizada Areia Asfalto Usinada à Quente (AAUQ) com 8 metros de largura.

“Estamos inaugurando a tão sonhada obra da MA-006. São 80 km de pavimentação que transformou aquela região, a estrada estava literalmente destruída. Fico feliz porque estamos realizando o sonho de mais de 23 anos que é a conclusão dessa estrada”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

A rodovia agora dispõe de nova sinalização horizontal e vertical; sinalização complementar com tachas refletivas (popularmente conhecidas como “olho de gato”) no eixo e nas bordas; pórtico metálico com placas e drenagem superficial e meio-fio com sarjeta e descidas d’águas com dissipador de energia.

A estrada vai dar mais qualidade de vida para moradores da região, como é o caso da dona de casa maria Helena, que mora em Formosa da Serra Negra. “Era muito ruim a estrada. Era só poeira e lama. Agora está todo mundo feliz”, avalia.

O lavrador Raimundo Sousa mora em Formosa da Serra Negra e gastava cerca de 1 hora e 40 minutos no deslocamento até Grajaú. Agora, com a nova estrada, ele gasta apenas 40 minutos no mesmo trajeto.

“Era uma estrada que estava bem estragada. Mas agora concretizou e a gente faz o percurso com menos tempo”, conta.

Centro de Hemodiálise

Na sequência, Brandão e comitiva de governo realizaram vistoria técnica no Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Grajaú. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o equipamento contará com 12 máquinas e capacidade para atender 72 pacientes em três turnos, beneficiando além de Grajaú, cidades vizinhas, como Itaipava do Grajaú, Arame e Formosa da Serra Negra.

A estrutura do Centro de Hemodiálise de Grajaú inclui diversas áreas de suporte ao tratamento, como salas de implante de cateter, estabilização, farmácia satélite e outros espaços essenciais ao cuidado dos pacientes.

“Aproveitamos para entregar o serviço de hemodiálise no município de Grajaú, uma parceria com o município. Estamos entregando 13 cadeiras com equipamentos completos para fazer hemodiálise, evitando que as pessoas se desloquem para Imperatriz, Caxias ou Presidente Dutra”, pontuou o governador Brandão.

O processo de ampliação do serviço estadual de hemodiálise abrange dois novos Centros de Hemodiálise nas cidades de Grajaú e Barreirinhas, além da expansão de serviços em Presidente Dutra, São Luís, Chapadinha e Pinheiro. Com essas melhorias, o número de pacientes assistidos deve crescer em 54,35%, passando de 734 para 1.133 pacientes.

A hemodiálise é um procedimento indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. O procedimento é feito por meio de uma máquina que filtra e limpa o sangue realizando o papel que o rim doente não pode executar.

“Vai diminuir o sofrimento de muita gente que demanda por serviços de hemodiálise, não só em Grajaú, mas em toda a região. É um sonho, uma necessidade. Grajaú agradece”, destacou o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda.

Hospital Municipal

Brandão encerrou a agenda de trabalho em Grajaú, participando da solenidade de inauguração do Hospital Frei Alberto Beretta, obra executada pela Prefeitura Municipal, que contou com a doação de equipamentos mobiliários e hospitalares cedidos pelo Governo do Estado.

A unidade de saúde homenageia o frei e médico italiano Alberto Beretta (1916-2001), que em 1949 passou a fazer parte da Prelazia de Grajaú, no Maranhão. Na bagagem, Beretta trouxe livros e grande quantidade de equipamentos e remédios. Em solo maranhense, Alberto Beretta abriu imediatamente um ambulatório nas dependências do convento capuchinho de Grajaú. O sonho de frei Alberto era a construção de um hospital cômodo e moderno na cidade.

“Depois de sete anos de construção do hospital municipal, entramos com esta parceria para equipar, tanto com mobília, quanto como equipamentos hospitalares, para que o hospital possa funcionar bem”, concluiu Brandão.

A agenda de inaugurações em Grajaú contou com a presença dos secretários de Estado Paulo Casé (Desenvolvimento Social), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), Vinícius Ferro (Planejamento e Orçamento), além do deputado federal Rubens Pereira Júnior e do deputado estadual Ricardo Arruda.

COMENTÁRIOS

Ribeiro Neto mostra força popular durante grande caminhada na Vila Palmeira

Na manhã deste domingo (22), o vereador Ribeiro Neto (PSB) mobilizou sua militância e simpatizantes para uma caminhada expressiva pelas ruas do bairro Vila Palmeira.

O evento, que contou com uma participação ativa da comunidade, reafirmou o apoio ao parlamentar, que há quase quatro anos atua em prol da região por meio de indicações e requerimentos, além de do seu projeto social “Jovens do Futuro”, que oferece gratuitamente aos moradores aula de zumba e em breve aulas de luta marcial.

Ao final da caminhada, em entrevista exclusiva ao blog, Ribeiro Neto expressou sua satisfação em poder interagir diretamente com a população.

“É muito gratificante passar de casa em casa e sentir o carinho das pessoas. Isso nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais empenho”, declarou.

A ação reforça a proximidade do vereador com os eleitores e fortalece seu trabalho à frente das demandas da Vila Palmeira.

COMENTÁRIOS

Desesperado com a derrota na eleição em Bacabal, Marcos Miranda ataca tenente-coronel Leila

O candidato da oposição na cidade de Bacabal, Marcos Miranda, mostrou mais uma vez sua verdadeira face de violência e agressividade, agora contra a tenente-coronel Leila.

Na manhã deste domingo (22), durante visita a um Povoado, Marcos Miranda, que já tem mais de 60 processos na sua ficha corrida, incluindo agressão, destilou todo seu ódio em direção a tenente-coronel Leila, ex-diretora do Colégio Militar, e que é a primeira mulher bacabalense a assumir o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar de Bacabal.

Sempre em tom de ameaça e com os dedos em riste, Marcos Miranda, em uma tentativa clara de intimidação, acusou a tenente-coronel Leila de receber propina e fez ameaças:

“Você vai ver quando eu for prefeito dessa cidade”, ameaçou Marcos Miranda, no auge do seu descontrole.

Desesperado com a perda iminente da eleição em Bacabal, Marcos Miranda não consegue mais esconder seu lado opressor e prepotente e ataca quem passar pela sua frente.

Após a péssima repercussão dos ataques por ele cometidos a Tenente-coronel Leila, com uma enxurrada de comentários negativos, Marcos Miranda retirou a publicação das redes sociais.

Veja no vídeo abaixo :

 

COMENTÁRIOS

Multidão vibra nas ruas em apoio a Dudu Diniz em grande caminhada pelos bairros da Vila Flamengo e Vila Operária

Na última sexta-feira (20), uma verdadeira multidão coloriu as ruas dos bairros Vila Flamengo e Vila Operária, em São José de Ribamar, em apoio ao candidato Dudu Diniz (PSB) para prefeito e Edson Júnior (MDB) para vice-prefeito. Com bandeiras erguidas e vozes unidas, os ribamarenses demonstraram que a força da mudança já tomou conta da cidade.

A cada passo, a campanha de Dudu Diniz cresce, não só nas ruas, mas no coração de quem acredita em um futuro melhor para São José de Ribamar. O amarelo, cor que simboliza a transformação, já pintam o cenário político da cidade.

“O sentimento de mudança é palpável. A cada dia, mais e mais pessoas se somam a essa jornada de esperança e renovação. Não tenho dúvidas de que juntos vamos transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos,” declarou Dudu, emocionado com o apoio caloroso da população.

A caminhada contou com a presença de lideranças importantes, como o atual vice-prefeito Júnior Lago, o deputado estadual Jota Pinto, o ex-prefeito Luís Fernando, além de diversos candidatos a vereadores e, claro, a participação vibrante das pessoas, e de toda a comunidade.

COMENTÁRIOS

Professor Sá Marques arrasta multidão no João Paulo e reafirma posição como principal liderança da região


Na manhã deste sábado (21), o professor Sá Marques e o candidato a prefeito Duarte Junior protagonizaram um impactante ato político ao liderarem uma impressionante caminhada pelas ruas do bairro João Paulo e Caratatiua. Em meio a uma atmosfera vibrante e repleta de entusiasmo, a dupla recebeu uma avalanche de apoio e carinho da comunidade local e comerciantes.

A caminhada atraiu uma multidão engajada e motivada, que demonstrou seu apoio de forma calorosa aos candidatos Sá Marques e Duarte Junior. Entre sorrisos e acenos, os eleitores manifestaram publicamente apoio aos candidatos, em uma evidente declaração de confiança e união em torno de suas propostas e ideais.


Cada passo dado pelos líderes políticos, era ecoado em aplausos e gestos de incentivo, alimentando a esperança de dias melhores e fortalecendo o laço entre representantes e representados.

Diante desse cenário emblemático, a figura do Professor Sá Marques ressurge com firmeza, destacando-se não apenas como um candidato, mas como uma liderança inspiradora e capaz de unir corações e mentes para um bem comum.

Toda a comunidade do João Paulo, Caratatiua e adjacências celebram hoje não apenas uma caminhada, mas sim a consolidação de uma liderança comprometida e capacitada a conduzir os pleitos das comunidades.

COMENTÁRIOS

Roberto Costa realiza mega caminhada “ Por Amor a Bacabal”

 

A manhã deste sábado (21) vai ficar marcada na história de Bacabal. O candidato a Prefeito Roberto Costa promoveu uma gigantesca caminhada pelas principais ruas da cidade, ao lado de amigos , lideranças , apoiadores e correligionários, levando mensagens de paz, amor e gratidão ao povo bacabalense.

Participaram da agenda ainda, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e o Ministro dos Esportes, André Fufuca, além do Prefeito Edvan Brandão, do candidato a vice-prefeito Dr Emílio, e o deputado estadual Davi Brandão.

Por onde passava, Roberto Costa era aclamado e surpreendido ouvindo palavras de carinho, gestos de vitória e muitos corações, já que sua campanha está sendo marcada pelo “Faz o Coração”.

O ministro André Fufuca disse do valor que Roberto Costa tem e que o conhece de muitos anos, sempre levando todos os tipos de benefícios possíveis para Bacabal.

“O conheço há mais de 20 anos, fomos colegas na Assembleia e meu carinho e respeito pelo Roberto é imenso, pois sei da sua competência, dignidade e trabalho, e por isso , ele merece chegar nessa Prefeitura para fazer muito mais, pois é um nome qualificado, tem experiência, é ficha limpa e o mais importante, ama essa cidade” , declarou André Fufuca.

Já Orleans Brandão, que veio representando o governador Carlos Brandão, falou da importância em ter um Prefeito aliado aos projetos do Governo e disse não ter dúvida nenhuma que Roberto Costa é o melhor para Bacabal.

“Essa caminhada não poderia receber outro nome: Por Amor a Bacabal, pois Roberto tem muito , mas muito amor por essa cidade. Quero lembrar vocês que ele também tem o apoio do Governo, da Assembleia e o mais importante: do povo de Bacabal, e eu tenho certeza que fará um trabalho ainda maior nessa cidade que ele tanto ama, com vários projetos que visam a qualidade de vida de toda a população, estamos juntos”, destacou Orleans Brandão.

Ao final da caminhada, Roberto agradeceu a todos que participaram do ato e disse que o sentimento é de gratidão.

“ Hoje eu só quero agradecer a todos vocês que estão aqui com a gente e lembrar que faltam 15 dias para a eleição. Por onde nós andamos , a gente sente o carinho, o amor e a consideração do povo de Bacabal. Vocês são sabedores que eu não trabalho só em época de eleição , mas de janeiro a janeiro, e tenho certeza que, se for da vontade de Deus e de vocês, serei Prefeito dessa cidade para fazer muito mais. Muito obrigado a todos e vamos a vitória no dia 6 de Outubro”, finalizou Roberto Costa.

COMENTÁRIOS

Em Santa Inês, justiça manda suspender pesquisa que apontava liderança de Felipe dos Pneus

A corrida eleitoral em Santa Inês ganhou mais um capítulo polêmico. A Justiça Eleitoral determinou a retirada imediata de uma pesquisa divulgada pelo Jornal Imparcial, realizada pelo Instituto Exata, que colocava o candidato à reeleição Felipe dos Pneus (Progressistas) em grande vantagem sobre sua principal adversária, Solange Almeida (PL). A pesquisa, que havia sido divulgada há dois dias, mostrava Felipe com 46,57% das intenções de voto no cenário estimulado, quase 20 pontos à frente de Solange, que aparecia com 26,3%.

A decisão foi tomada pelo juiz Raphael Leite Guedes, da 57ª Zona Eleitoral de Santa Inês, que acatou a representação que apontou diversas irregularidades na pesquisa. Dentre as falhas apontadas estavam a discrepância entre o total de entrevistas e a soma por gênero, dados desatualizados e a amostra da zona rural sub-representada. Além disso, a pesquisa trazia perguntas tendenciosas, que poderiam favorecer diretamente o candidato Felipe dos Pneus.

O ponto que mais chamou a atenção do juiz foi a inclusão de perguntas que simulavam cenários inexistentes, especulando a desistência de candidatos ou um segundo turno, o que não faz sentido em Santa Inês, que possui apenas 63 mil eleitores — muito abaixo do número necessário para que ocorra uma segunda rodada de votação, como previsto na Constituição. Segundo o magistrado, esse tipo de abordagem poderia confundir o eleitorado e, por isso, a pesquisa foi classificada como “tendenciosa” e “enganosa”.

Com a decisão, o Instituto Exata tem até duas horas para suspender a divulgação da pesquisa, sob pena de multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento. A pesquisa já havia sido amplamente divulgada nas redes sociais e em sites de notícias, mas agora deve ser retirada do ar. O juiz também deu prazo de dois dias para que o instituto apresente sua defesa e encaminhou o processo para parecer do Ministério Público Eleitoral.

Este é mais um revés para a campanha de Felipe dos Pneus, que enfrenta uma disputa acirrada com Solange Almeida. A retirada da pesquisa gera ainda mais questionamentos sobre a lisura das estratégias adotadas pela desesperada campanha de reeleição de Felipe.

Acesse a decisão aqui

COMENTÁRIOS

Médico expõe esquema envolvendo candidata a vereadora Denise Fonseca, da Igreja Adventista

O médico Reges Júnior fez fortes acusações contra a pré-candidata a vereadora Denise Fonseca, da Igreja Adventista de São Luís, em seu perfil no Instagram. Segundo ele, Denise estaria envolvida em um esquema financeiro aplicado contra a empresa Biovisão, levantando sérias questões sobre sua ética e integridade.

Denise, que representa a Igreja Adventista, foi denunciada à Polícia Civil, e o caso está sendo investigado. A acusação de fraude vai de encontro aos princípios da igreja, causando desconforto entre os fiéis.

A comunidade adventista, surpresa e desapontada, espera respostas sobre as alegações contra Denise, que deveria ser um exemplo de conduta moral.

COMENTÁRIOS

Vídeo: Jagunços de Marcos Miranda tentam intimidar apoiadores de Roberto Costa em Bacabal

Faltando apenas 16 dias para o grande dia da eleição municipal 2024 e o que todos já sabiam, vai ficando cada vez mais evidente na cidade de Bacabal. A campanha do candidato da oposição, Marcos Miranda, recheada de violência e tentativas de agressões, haja vista seu histórico de mais de 60 processos, ganhou mais um capítulo na manhã desta sexta-feira (20), onde jagunços que trabalham para Miranda, tentaram intimidar e impedir uma motocada de apoiadores da campanha do candidato Roberto Costa pelas ruas de Bacabal.

A ação contou, inclusive, com a presença do próprio Marcos Miranda, que acompanhou de perto toda a movimentação violenta de seu grupo (veja na foto acima).

No vídeo gravado por pessoas que estavam presentes no local, podemos ver claramente a intimidação e o descontrole por parte de apoiadores de Marcos Miranda, onde colocaram um carro no meio da rua, impossibilitando que os motoqueiros apoiadores do 15 passassem pelo local.

Marcos Miranda, que é Ex-Prefeito de Bom Lugar, enfrenta uma série de condenações por crimes cometidos contra o erário público, que resultaram em penas por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa.

Sua trajetória é marcada pelo medo, intimidação, ameaças, desequilíbrio, truculência, agressões e violência, e o povo de Bacabal não aceita isso.

Veja o vídeo abaixo:

COMENTÁRIOS