A deputada Daniella (PSB) anunciou que a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia, da qual é presidente, vai debater com todos os órgãos governamentais responsáveis a questão do valor das taxas cobradas quando da apreensão de veículos em razão de apresentarem irregularidades na documentação.
O anúncio foi feito durante aparte ao pronunciamento do deputado Eric Costa (PSD), que apresentou projeto de lei nesse sentido, o qual se encontra em tramitação na Casa. “Nós vamos puxar essa discussão para dentro da comissão. Precisamos chamar os órgãos responsáveis para debater conosco e, juntos, buscarmos uma solução para que todos os maranhenses sejam respeitados e beneficiados”, afirmou a deputada.
Segundo a parlamentar, este tema é de grande relevância porque aflige milhares de famílias maranhenses que têm veículos apreendidos e que pagam caro para tê-los de volta. “Vamos solicitar os esclarecimentos necessários aos órgãos responsáveis das várias esferas de governo para que possamos entrar em um denominador comum”, concluiu.

O deputado Roberto Costa (MDB) ocupou a tribuna para destacar a importância dos serviços prestados pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão. Ele disse que o HTO está completando sete anos de funcionamento, sendo, atualmente, referência em cirurgia ortopédica de alta complexidade no Estado.
“Indiscutivelmente, o nosso Sistema Único de Saúde, que é gerido pelo Governo do Estado, tem conseguido avançar muito nas suas ações e nos atendimentos, em todo o Maranhão. Isso é fruto também de uma prioridade que o governador Brandão tem dado à saúde, buscando parcerias com os municípios. Hoje, a rede pública estadual de saúde é a grande referência no Maranhão”, declarou o parlamentar.
Ele acrescentou que o HTO completa sete anos com um saldo de inúmeras consultas e de mais de 25 mil cirurgias realizadas.
“O HTO tem sido reconhecido pelos usuários do SUS. Ele está entre os melhores hospitais do Brasil. Isso é fruto do investimento do governador Carlos Brandão, de todo o Sistema de Saúde do Estado, mas m quero parabenizar, também, o corpo do HTO, na pessoa do doutor Nilton, que tem sido um parceiro importante. Inclusive, faço o registro do reconhecimento do Ministério da Saúde como um hospital de referência que faz exatamente aquilo que foi o seu objetivo: atender à população que necessita desse atendimento com qualidade e resolutividade”, enfatizou Roberto Costa.
O número de roubos e furtos de veículos na Grande Ilha, que abrange os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, registrou uma queda de 28% entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Essa redução representa 360 ocorrências a menos em relação ao ano passado, quando praticamente todos os meses desse intervalo registraram mais de 100 casos.
Este ano, todos os meses registraram uma queda contínua no número de ocorrências, com destaque para fevereiro e agosto, que viram a maior redução percentual em relação ao ano anterior, com 39% cada um.
Esse resultado reflete o trabalho contínuo do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que tem investido em estratégias de inteligência, tecnologia e reforço do policiamento preventivo, ostensivo e repressivo para combater crimes contra o patrimônio.
As ações integradas das forças de segurança têm sido executadas de forma intensificadas e visam desarticular grupos criminosos e ampliar a presença policial nas ruas, o que tem impactado diretamente na queda dos índices de criminalidade, conforme pontua o secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins.
“Estamos intensificando as ações para combater não apenas o roubo e furto de veículos, mas todos os tipos de crimes, de forma integrada e estratégica. O nosso compromisso é garantir mais segurança a toda a população, conforme a determinação do governador Carlos Brandão, que tem investido fortemente em armamento, viaturas, tecnologia, capacitação das forças de segurança e reforma de prédios das nossas polícias. Vamos continuar atuando de maneira firme, com operações planejadas e contínuas, para reduzir ainda mais os índices de criminalidade e promover a tranquilidade nas ruas”, afirmou.
Um exemplo desse trabalho que visa a redução de roubos e furtos de veículos foi a prisão, na última quinta-feira (17), de indivíduos com o apoio de câmeras do sistema de monitoramento coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O veículo havia sido roubado na noite anterior, no bairro Areinha, região central de São Luís.
As câmeras verificaram o veículo, pela primeira vez, na Avenida dos Franceses, próximo ao terminal rodoviário da capital, sentido aeroporto. De imediato, os agentes do Ciops receberam o alerta e acionaram as guarnições da Polícia Militar do Maranhão da região. Em seguida, novas imagens do carro foram captadas na Avenida Guajajaras. A abordagem aconteceu somente no bairro São Raimundo.
A bordo do veículo estavam três indivíduos. Um deles conseguiu fugir da abordagem policial; os outros dois foram capturados e o carro, apreendido. Eles foram autuados pelo roubo do veículo e, ainda, por porte ilegal de uma arma de fogo – que também foi apreendida.
Outro exemplo foi a prisão de três suspeitos realizada pela Polícia Civil do Maranhão, na última quarta-feira (16), em São Luís. A operação, conduzida por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do 4º Distrito Policial de Vinhais, desmantelou um grupo especializado no uso do dispositivo eletrônico conhecido como “Chapolin”, que bloqueia o travamento das portas dos automóveis.
Os suspeitos, monitorados pela polícia na região da Cohab, foram flagrados enquanto furtavam objetos do interior de um carro estacionado. Após a ação, eles se deslocaram em um veículo modelo HB20 e foram abordados pouco depois pelos policiais, que encontraram o dispositivo eletrônico e os pertences furtados. Os três suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional.
Foi inaugurado na tarde da última sexta-feira (18), o mais novo espaço do museu “Memorial José Sarney”. A sala multimídia “Saraminda” coaduna com o processo de modernização dos salões já existentes, contemplando mudanças a fim de promover acessibilidade e integração entre os diferentes tipos de acervo.
Esse momento marca uma nova fase da instituição, com a inclusão de novos e modernos ambientes, além de experiências imersivas que, através de recursos tecnológicos, despertam reflexões fundamentais sobre a história nacional.
Entre as novidades, está a repaginação do Salão da República, que apresenta uma exposição rica e detalhada em que o público revisita as mais diversas transformações políticas e históricas do Brasil. “Colocar a tecnologia e a inovação à serviço da democratização desse acervo é fundamental para que todas as pessoas possam, ao acessá-lo, ter o conhecimento do que foi a história e como foi que o país se desenvolveu, como que o país caminhou rumo à uma democracia plena. Com a integração de todos os acervos da FMRB, é possível percorrer esse caminho histórico nessa imersão e a partir daí, fazer opções mais claras de defesas, de lutas contínuas pela preservação da democracia”, pontuou Kécio Rabelo, presidente da FMRB.
Já o Salão das Nações reúne obras de arte, artefatos históricos e símbolos recebidos pelo ex-presidente José Sarney, refletindo o processo de restabelecimento da diplomacia brasileira após os 21 anos de regime militar.
Na sala Saraminda, é possível observar documentários sobre diferentes aspectos da história do Brasil entrelaçados à vida do maranhense que conduziu a redemocratização do país. “Eu confesso que foi uma grande emoção ver todo esse processo, essa condensação de fatos históricos resumidos, de maneira notável e que eu vi e relembrei desses momentos, senti o coração bater mais forte”, afirmou o patrono da FRMB, o ex-presidente José Sarney, ao conhecer o novo espaço.
Ao longo do memorial são disponibilizados outros recursos tecnológicos, como tablets e fones de ouvido que apresentam na íntegra, documentos históricos, relatos inéditos do ex-presidente, bem como discursos marcantes lidos por José Sarney.
Dessa forma, o único acervo presidencial no Nordeste promove uma integração entre o passado e o presente, sob diferentes formatos promovendo uma experiência que, além de multissensorial, é acessível.
O deputado estadual Davi Brandão está organizando a segunda edição do evento “Um Dia das Crianças com Tio Davi” em Bacabal. A festa, que acontece neste sábado (19), a partir das 17h, no Centro Cultural , tem como objetivo celebrar o Dia das Crianças, proporcionando diversão, brincadeiras, entrega de brinquedos e sorteio de prêmios.
Em 2023, o evento ocorreu em 12 de outubro, no bairro Terra do Sol. Este ano, a festa será realizada no dia 19 de outubro, a partir das 17 horas, no Centro Cultural de Bacabal. O deputado estará presente, assim como diversas lideranças políticas locais, com a expectativa de reunir centenas de crianças para um momento de muita alegria e diversão.
Durante o evento, as crianças poderão brincar, participar de atividades lúdicas e desfrutar de vários tipos de lanches. Além disso, haverá sorteios de brinquedos, garantindo que cada criança tenha a chance de levar para casa uma lembrança especial.
O deputado Davi Brandão ressaltou a importância do evento.
“Levo muito a sério meu compromisso com ações como essa, que fazem a diferença na vida das pessoas. No ano passado, realizamos uma edição linda para o Dia das Crianças, e este ano faremos um evento ainda mais especial, sempre buscando levar alegria e preservar a magia da infância para nossas crianças bacabalenses”, disse o parlamentar.
O evento promete ser uma celebração muito especial do Dia das Crianças, assim como foi a edição anterior, e é aguardado com grande expectativa.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou neste domingo (13) que irá antecipar o pagamento do piso da enfermagem aos profissionais da saúde do estado. O anúncio veio após o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão, que acelera o repasse financeiro aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, de acordo com o piso nacional.
Em suas redes sociais, Brandão também prestou homenagem aos trabalhadores e agradeceu aos deputados pela aprovação do PL. “O complemento do piso será pago até o dia 15 de outubro. Aproveito para agradecer o empenho dos deputados na aprovação do PL, que altera a lei originária do piso, permitindo antecipar ainda mais o pagamento nos próximos meses. Reforço o nosso compromisso com essa categoria tão importante para a nossa rede de saúde pública”, postou o governador.
O governo do Maranhão enviou à Alema o Projeto de Lei que altera a Lei Estadual nº 12.043, de 20 de setembro de 2023, com o objetivo de acelerar e desburocratizar o repasse do complemento financeiro para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem no estado.
O projeto trouxe mudanças na redação do §3º do artigo 6º da norma, que trata dos repasses de Assistência Financeira Complementar da União aos Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades filantrópicas, conforme previsto no artigo 198 da Constituição Federal, com a redação atualizada pela Emenda Constitucional nº 127, de 2022.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o esforço para contemplar a categoria. “Por determinação do governador Carlos Brandão, nós temos procurado realizar o pagamento entre os dias 26 e 30 do mês. Com a proposta do Projeto de Lei, a ideia é efetivar o recebimento antes deste período”, ratificou o secretário.

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (11), ao Bom dia Mirante, da TV Mirante, o deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal Roberto Costa (MDB) disse que já conseguiu o aval do governador Carlos Brandão (PSB) para buscar sua viabilidade à presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
Além de Brandão, Roberto Costa conta com o apoio incondicional da presidente da Assembleia, Iracema Vale.
“Estive com o governador Carlos Brandão e com o presidente do meu partido MDB, Marcus Brandão. Houve uma sinalização e um incentivo de ambos, onde recebi o aval para me viabilizar. Vou continuar conversando com todos os colegas prefeitos, eleitos e reeleitos para chegarmos a um consenso”, revelou Roberto Costa.
Vale ressaltar que o MDB se fortaleceu significativamente nas últimas eleições municipais, passando de sete para 37 prefeitos eleitos, o que fortalece sua posição nas tratativas. O deputado também destacou a importância do apoio de seu partido para garantir uma liderança unificada à frente da FAMEM.

Roberto Costa ao lado do Prefeito eleito de Barão de Grajaú, Gleydson Rezende, que, ao que tudo indica, marcharão juntos nessa eleição da Famem
O ainda Prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, em entrevista exclusiva para o Blog da Cristiana França na manhã desta quinta-feira (10), fez um balanço das eleições municipais de 2024, onde conseguiu fazer o sucessor e demais prefeitos pelo Maranhão.
Ele aproveitou para revelar o desejo em montar uma chapa majoritária para disputar o Governo em 2026.
Assista o vídeo abaixo:
Nos dias 11 e 12 de outubro, o Multicenter Negócios e Eventos em São Luís se transformará no palco da celebração cervejeira, reunindo o melhor da cerveja artesanal maranhense. A partir das 18h, os amantes de cerveja e chope terão a oportunidade de explorar uma diversidade de rótulos únicos das cervejarias locais.
O festival não será apenas uma experiência gustativa, mas também cultural, com uma praça de alimentação repleta de delícias típicas, apresentações musicais e concursos. Organizado pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), com correalização do Sebrae e apoio do SESI, SENAI, FIEMA, Bobclean e Só Saúde, o evento promete ser inesquecível. Para participar, basta contribuir com 1 kg de alimento e realizar a inscrição na plataforma Sympla.
A Oktoberfest, originalmente celebrada em Munique desde 1810, conquistou o mundo, adaptando-se às culturas locais. No Brasil, a Oktoberfest Blumenau é a mais famosa, enquanto no Maranhão, esta será a terceira edição, após os eventos de 2018 e 2019.
Este ano, o festival contará com as cervejarias Mattu – Nano Cervejaria, Hopsbeer, Dailha, Urra Beer, Chopp Herr Agnes Express, Cervejaria Dona e Mitológica. Além disso, marcas como Psiu, Gin Luar, Cachaça Lorena e Amo Vinho também marcarão presença. A trilha sonora ficará por conta de Jamilson Jackson e Raiz Tribal na sexta-feira, e Original Fire e Enjoy no sábado, com o DJ Walter Jr animando ambos os dias. E não podemos esquecer dos food trucks na área externa, garantindo que ninguém fique com fome! Venha brindar e celebrar a cultura cervejeira no Maranhão com muita diversão e sabor!
Faça sua inscrição gratuita AQUI e leve o Kg de alimento no dia do evento!

João Alberto de Souza continua fazendo história na política do Maranhão. Ex-Senador, Ex-Governador, Ex-Deputado Federal, Ex-Deputado Estadual, Ex-Vice-Governador, Ex-Prefeito e nestas eleições de 2024, conseguiu eleger-se o vereador mais votado da história de Bacabal, sua terra tão querida e amada.
No último dia 06 de Outubro, João Alberto obteve 2.591 votos em uma disputa muito acirrada em Bacabal, que também elegeu Roberto Costa (MDB) Prefeito com 30.790 votos.
Do alto dos seus 89 anos, completados no dia 01 de Outubro, esse mandato de vereador era o que faltava para João Alberto encerrar sua carreira na política com chave de ouro, conquistando todos os mandatos possíveis no Maranhão, feito raríssimo, diga-se de passagem.
Nesta campanha, João Alberto contou com uma equipe aguerrida, organizada, que não poupou esforços para levá-lo ao pódio da Câmara Municipal de Bacabal. E deu certo. Deu tão certo que a legenda ainda fez mais dois, totalizando cinco vereadores do MDB. A Câmara de Bacabal conta com 17 vagas.
Como diz seu slogan de campanha, “Experiência e Paixão”, são qualidades que ele tem de sobra.