Buriticupu: Ao lado do povo, Francisca Primo confirma favoritismo em grande ato de campanha

primo2Buriticupu se transformou na maior onda vermelha já vista na cidade. O motivo de tanta aglomeração de pessoas, foi o primeiro ato de campanha da candidata a Prefeitura do município, Francisca Primo, onde a população compareceu em peso para demonstrar seu apoio à candidata do 65.

Francisca Primo, ao lado do seu candidato a vice-prefeito,  Cleber Flor (PR), puxou uma verdadeira multidão pela cidade, confirmando seu favoritismo.

Em outro momento, Primo realizou uma reunião com as mulheres da cidade em sua residência. De lá, saíram em caminhada rumo a vitória, encerrando o dia com uma palestra no bairro do Açude, onde a mesma emocionou seus eleitores, e teve seu plano de governo apoiado pelo seus candidatos a vereadores, que afirmaram acreditar nas palavras da candidata,  já que, o grupo político de Francisca, liderado por Antonio Marcos ( o Primo), sempre cumpriu com suas promessas no município.

 primo

Fotos: Blog do Jô Fernandes

COMENTÁRIOS

Itapecuru: Prefeito Magno Amorim enrolado mais uma vez…

magnoA situação do atual prefeito e candidato a reeleição de Itapecuru, Magno Amorim, vai de mal a pior. Além de ser considerado o pior gestor que a cidade já teve, de não ter feito absolutamente nada de bom pelo município, de ser 100% rejeitado, mais uma bomba cai no colo do gestor.

O Ministério Público solicitou, após verificar irregularidades em licitação de show comemorativo de aniversário da cidade, o afastamento do Prefeito, bem como o bloqueio dos bens dele e de todos os envolvidos na ação civil pública, que são: O secretário municipal de Cultura e Turismo, João Ricardo Ribeiro, e o pregoeiro da Comissão de Licitação, Ricardo Barros Pereira. A ACP também tem como alvos, a empresa JRC Produções e o seu sócio-proprietário, Jaime da Rocha da Costa.

FRAUDES

O Ministério Público do Maranhão constatou que a licitação do show comemorativo de aniversário da cidade, ocorrido em 21 de julho de 2016, com custo total de R$ 133.400,00, apresentou diversas irregularidades.

A sessão pública para o recebimento das propostas para a licitação ocorreu em 20 de julho de 2016, enquanto a prestação dos serviços – o show objeto da contratação com a cantora Márcia Fellipe – foi realizado logo no dia seguinte, em 21 de julho.

Para a promotora de justiça, não houve tempo hábil para a organização da apresentação. “A única licitante a comparecer na sessão pública foi contratada em um dia pelo prefeito e, no dia seguinte, já teve tempo para organizar e trazer o show?”, questionou, na ação, Flávia Nava.

Igualmente foi verificado que, na página da cantora no Facebook, o show em Itapecuru-Mirim já era anunciado desde o dia 27 de junho. “Sem muito esforço de raciocínio, conclui-se que o pregão presencial n° 058/2016 ocorreu de forma ilegal, criminosa e fraudulenta”, afirmou a representante do MPMA.

Outras irregularidades atestadas no procedimento licitatório foram: insuficiência de pesquisas de preços, ausência de comprovação da existência de recursos orçamentários, publicidade insuficiente, além da inexistência de inúmeros documentos exigidos pela legislação.

PEDIDOS

Também foi solicitada à Justiça a condenação de Magno Rogério Siqueira Amorim à perda do mandato de prefeito e que todos os envolvidos sejam condenados à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos, ao ressarcimento integral do dano causado ao erário municipal (R$ 133.400,00), mais os acréscimos legais incidentes no caso; à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de cinco anos, e, no caso específico do prefeito, do secretário municipal e do pregoeiro, ao pagamento de multa civil no valor de 100 vezes o valor da remuneração recebida em agosto de 2016.

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim requereu, ainda, que a empresa JRC Produções (Jaime R. Da Costa – ME) seja condenada ao ressarcimento integral do dano, mais os acréscimos legais incidentes no caso; à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de cinco anos, e ao pagamento de multa civil no valor de 100 vezes a quantia adquirida irregularmente como pagamento dos serviços realizados ao município.

COMENTÁRIOS

Ex prefeito Tadeu Palácio é alvo de ação de improbidade administrativa

tadeu palácioA 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão de primeira instância, que recebeu ação civil de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da capital, Tadeu Palácio. O Ministério Público (MPMA) sustenta que teria havido desvio de finalidade praticado por Palácio, prefeito em 2007, e Paulo Helder Guimarães de Oliveira, então procurador-geral do Município, quando a UTE Porto do Itaqui Geração de Energia teria conseguido obter do Município um decreto que admitisse a instalação de termoelétrica como de uso especial.

O entendimento unânime do órgão colegiado do TJMA é de que há indícios suficientes de autoria e materialidade da prática do ato de improbidade e que o ex-prefeito terá plena oportunidade de exercer seus direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa.

De acordo com os autos, em 13 de fevereiro e 30 de março de 2007, a empresa requereu ao Município a expedição de licença de uso e ocupação do solo para instalação da termoelétrica a carvão mineral – pedido negado com alegação de que tal atividade não estaria prevista na Lei de Zoneamento Urbano da cidade.

Segundo o MPMA, a UTE Porto do Itaqui logrou êxito ao tentar obter a admissão da termoelétrica como de uso especial, porém com a suposta prática de ilegalidades.

O órgão ajuizou a ação contra o ex-prefeito, uma vez que, à época no cargo, teria desconsiderado pareceres emitidos pelas instâncias técnicas do Município que opinavam pela inviabilidade do empreendimento. Em relação ao então procurador-geral do Município, o órgão afirma que teria dispensado, sem nenhum fundamento, a oitiva do Instituto da Cidade, cuja previsão consta do Plano Diretor. Ele e a empresa são litisconsortes no agravo de instrumento ajuizado pelo ex-prefeito.

O relator, desembargador Raimundo Barros, informou que Palácio recorreu, com pedido de efeito suspensivo, contra a decisão do Juízo da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, nos autos da ação de improbidade. A decisão de primeira instância rejeitou embargos de declaração opostos por Paulo Helder Guimarães de Oliveira, para manter a decisão de recebimento do pedido formulado na ação e considerou o transcurso do prazo sem manifestação do ex-prefeito para apresentar contestação.

O ex-prefeito pediu que a decisão fosse reformada, pois, segundo ele, não existem indícios mínimos do elemento subjetivo dolo para a prática do disposto no artigo 11 da Lei de Improbidade e, que o ato estaria revestido do prévio pronunciamento jurídico da Procuradoria Geral do Município, razão pela qual entendeu que a petição inicial da ação de improbidade deveria ser liminarmente rejeitada.

Raimundo Barros disse não existir razão para modificar o entendimento de 1º Grau. Explicou que a decisão está em conformidade com norma da Constituição Federal e que foram observados os requisitos necessários ao oferecimento e recebimento da peça acusatória.

O relator acrescentou que vários documentos embasam a inicial da ação civil ajuizada pelo Ministério Público. Disse que a tese de inexistência de atos de improbidade é matéria a ser debatida no bojo da instrução da ação. Citou entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, de acordo com o parecer ministerial, negou provimento ao agravo do ex-prefeito. Acompanharam o voto do relator o desembargador José de Ribamar Castro e o juiz José Brígido Lages (convocado para compor quórum).

COMENTÁRIOS

Raposa: Talita Laci tem candidatura impugnada; Régia Laci poderá ser a substituta

talitaA candidata a prefeita de Raposa pelo partido PCdoB, Talita Laci, durante a campanha eleitoral de 2012, foi multada nos valores de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por ter descumprido decisão judicial que determinou a suspensão do ato de realização de passeatas e caminhadas, com a utilização em massa, de camisas vermelhas com o símbolo e o nº 65 do PCdoB.

Talita Laci foi notificada, na época, pela Justiça Eleitoral, para efetuar o pagamento das multas eleitorais por propaganda irregular, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de ter seu nome inscrito na dívida ativa e no cadastro eleitoral, conforme atestam mandados de citação assinados por Talita.

processo talita

Embora tenha sido devidamente notificada pela Justiça Eleitoral para efetuar o pagamento das multas eleitorais, Talita Laci manteve-se inerte, deixando expirar o prazo legal de 30 dias, sem pagar as referidas multas.

processo talita 2

processo3

Ocorre que, pela legislação eleitoral, as multas só poderiam ser pagas ou parceladas antes do registro da candidatura, para que pudesse ter condições indispensáveis de registrabilidade de sua candidatura.

No entanto, Talita Laci, inadvertidamente, protocolou o pedido de registro de sua candidatura na Justiça Eleitoral sem tomar qualquer providência com relação às referidas multas eleitorais.

Assim, em razão da falta de pagamento das multas eleitorais ser uma condição insanável, sem “jeitinho” a situação é de completo desespero dos 65, pois a candidata deve ser rifada da disputa eleitoral deste ano, por absoluta falta de atenção nas regras eleitorais. Em razão do indeferimento iminente da candidatura de Talita, já se cogita à “boca miúda” que o candidato da coligação dos 65 deve ser a mãe da impugnada, Régia Laci, ou o irmão, Leonardo.

Blog da Ellen Nascimento

COMENTÁRIOS

Viaturas com alta tecnologia aprimoram atuação policial no Maranhão

As 279 viaturas já entregues pelo governador Flávio Dino às Forças Policiais do Estado – serão 300 até o final deste ano, já apresentam importantes resultados. Com tecnologia embarcada e sistema de comunicação integrado, os veículos, aliados ao incremento de 1.500 novos policiais militares e civis, permitiram o posicionamento estratégico do sistema de Segurança do Maranhão e a redução de importantes marcas, como o número de homicídios em torno de 20% no período entre janeiro e junho de 2016 se comparado ao mesmo período de 2014, aumento na apreensão do número de drogas, entre outros.

Para o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira, a ostensividade das viaturas é perceptível e já oferece mais segurança à população. “Se o cidadão sabe que uma viatura está em determinado local, ele cria uma referência e isso faz com que ele tenha um conforto, porque sabe que, se precisar, ele pessoalmente poderá acionar a polícia com facilidade. As viaturas estão sendo distribuídas nas unidades que têm maior abrangência. Com essas viaturas, além de manter o policiamento que já existe, vamos ampliá-lo”, afirmou o comandante da PM.

pm

Além do incremento em quantidade, os novos veículos entregues pelo Governo do Maranhão reforçam a segurança no estado com a qualidade da tecnologia disponível e adequação dos veículos para o trabalho, como destacou o secretário Jefferson Portela.

“Diferente do que existia antes, em que tínhamos carros de passeio pintados como viaturas, agora temos veículos adequados para esse trabalho ostensivo. Carro de passeio não pode ser viatura e é para isso que nós estamos trabalhando”, destacou.

Veículos

Os carros, todos do tipo pick-up ou semi-pick-up e nos modelos Duster e Pajero Dakar são equipados com cinco câmeras capazes de realizar o monitoramento em todo o perímetro em que a viatura se encontra, inclusive à noite, em ambientes com baixa luminosidade.

As câmeras e imagens podem ser remotamente controladas pelo Ciops, o que, na opinião do soldado do 8° Batalhão da PM, Rafael Araújo de Sousa, é uma segurança a mais para o policial em serviço. “Estamos aqui, mas sabemos que várias equipes acompanham nosso trabalho, podemos ser avisados e acompanhamos sobre tudo que acontece também nos outros pontos, é um trabalho em equipe que com certeza dá bons resultados”, afirmou.

Além disso, o sistema de transmissão e armazenamento de imagens possibilita ao policial receber informações sobre suspeitos de onde estiverem. Possuem ainda função de rastreamento; tabletes para monitoramento das operações em tempo real; GPS e sistema de localização. “Esse sistema é importante porque auxilia no desenho de rotas e rastreamento dessas viaturas, mostrando os caminhos que elas percorrem e fornecendo informações”, informou o Comandante Geral da PM, Frederico Pereira.

Nas grandes rotatórias, as viaturas configuram uma ação de presença, contemplando o aspecto de visibilidade da polícia e viabilizando o policiamento nas áreas adjacentes. “Em cada viatura, há um cartão-programa, que desenha toda a movimentação da viatura durante o dia, sinalizando quando deve haver paradas e rondas”, disse o coronel Pedro Ribeiro, que destacou o alcance desta ferramenta.

Com a chegada das novas viaturas, a Polícia Militar do Maranhão pôde realizar operações de ostensividade como a Malha Metropolitana, que cria referenciais para a população de pontos em que há viaturas nos principais corredores de São Luís, a Operação Poseidon, em que forças-tarefas atuam em pontos críticos mapeados com antecedência, a Cerco Total, de combate a homicídios e a mais recente, Busca Implacável, que realiza buscas e revistas com foco na redução de assaltos a ônibus.

“Tivemos também o incremento de policiais numa Polícia que estava há sete anos sem concurso público. Também adquirimos novas armas e essa reestruturação tem permitido uma maior atuação da segurança, e toda essa ação está sendo expandida, também, para o interior”, afirmou o Coronel Pereira.

Resultados

O modelo de gestão e planejamento desenvolvido no Maranhão permitiu uma redução de 7,8% nos índices de criminalidade já no primeiro ano de gestão do governador Flávio Dino, superando a meta estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que para cada ano tem como meta reduzir os índices de criminalidade em 5% e ao fim de quatro anos totalizar uma redução de 20%.

COMENTÁRIOS

Desespero? Instituto “esquece” de colocar o nome de Wellington em pesquisa eleitoral

É grande o desespero da oposição em relação a candidatura de Wellington do Curso a Prefeitura de São Luís. Na tentativa de desqualificar e desestabilizar o nome de Wellington, que, diga-se de passagem, só cresce a cada dia, o Instituto Data M iria mandar fazer pesquisa eleitoral sem o nome do candidato. Pode?

datam

Imagem que vazou nas redes sociais, mostra que, somente 7 dos 9 nomes de candidatos, constavam no questionário. Wellington e Zé Luís Lago estariam fora da pesquisa.

Diante do ocorrido, Wellington já protocolou, na tarde desta segunda-feira (22), um pedido de investigação contra a empresa Data M, alegando que seu nome não constava na pesquisa.

Protocolaremos também ação de suspeição junto ao TRE, sobre as pesquisas realizadas por este instituto e seus contratantes”, garantiu Wellington do Curso.

Vale lembrar que, desde o dia 18 de Julho, o nome de todos os candidatos registrados devem fazer parte de qualquer pesquisa eleitoral que venha a ser realizada.

Ciente da polêmica a qual se envolveu, o proprietário da Data M, José Machado, para se “limpar”, afirmou que tudo não passou de “erro técnico”.

Sei…

b9f3328c-8e9f-4d41-8abd-232ecb6f73bf

COMENTÁRIOS

Imperatriz: Ao lado do governador Flávio Dino, deputado Marco Aurélio comemora inauguração do hospital macrorregional

maitzEm solenidade realizada na noite desta sexta-feira (19), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), esteve em Imperatriz para entregar o novo Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, que a partir de agora será referência em alta complexidade e tratamento oncológico da Região Tocantina.

O deputado estadual professor Marco Aurélio (PCdoB) destacou os investimentos que o governo do Maranhão tem feito em prol da melhoria na saúde da Região Tocantina e comemorou por mais essa conquista. “A conquista vai além da construção física do prédio, pois o principal são os serviços que serão disponibilizados à nossa população a partir desta inauguração. De forma estratégica, melhorará a média a alta complexidade e o tratamento oncológico, ampliando também os leitos de UTI para nossa região”, enfatizou.

A Região Tocantina vem recebendo constantes investimentos em diversos segmentos, como exemplos de ações voltadas para a área da saúde podemos citar a recém inaugurada UPA do Bairro São José, que teve firme participação do deputado Marco Aurélio com a destinação de emenda e articulação, em parceria com o governo do estado, prefeitura de Imperatriz e governo federal. Além da nova Casa da Gestante Dra Eimar de Andrade Melo, espaço  acolhedor e digno para o público materno infantil.

mahospital

A nova unidade de saúde, instalada na Avenida Pedro Neiva de Santana agora será referência no tratamento de câncer para 43 cidades maranhenses das regionais de saúde de Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda e Balsas. O hospital recebe o nome da médica Ruth Noleto, segunda médica a atuar em Imperatriz. O governo então presta essa homenagem a sua história de vida. “Para uma obra especial, nós precisávamos de um nome especial. Para uma obra importante, um nome importante que fosse respeitado e lembrado como uma referência do passado para inspirar a construção do futuro e o nome que a gente encontrou foi Dra. Ruth Noleto e por isso nós agradecemos a vocês todos”, finalizou o governador Flávio Dino.

hospitalruthnoleto

COMENTÁRIOS

Coordenador de campanha de Edivaldo responde a vários processos por corrupção

weverton rochaDesde os tempos em que militou na União Municipal dos Estudantes (UMES), o hoje deputado federal Weverton Rocha (PDT) coleciona polêmicas. Político maranhense apontado pelo Portal da Transparência como campeão de processos, Weverton preside o partido de Edivaldo Holanda Jr e também coordena a campanha do prefeito.

Weverton Rocha responde a vários processos. É acusado de causar dano ao erário em alguns dos processos. Em outros é apontado por praticar improbidade administrativa e também responde pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato.

O coordenador da campanha de Edivaldo Holanda Jr ficou famoso ao ser nomeado secretário de governo de Jackson Lago. Aliás, até hoje a família de Jackson acusa Weverton de ser um oportunista e de manchar a memória do home que lhe garantiu visibilidade política. Abaixo uma declaração da viúva de Jackson.

clay lago

Após sair do governo Jackson, Weverton assumiu o cargo de deputado federal e integrou o governo Dilma. Em uma espécie de “tradição”, o pedetista voltou a ser acusado por corrupção. De acordo com as denúncias, cobrava propinas para a liberação de convênios.

Quando comandava a pasta de esportes no Maranhão, Rocha se envolveu em diversos escândalos. Sendo, inclusive, acusado de desviar colchões de desabrigados. Rocha foi inocentado da denúncia, mas isso não apaga o coincidente “flerte” do deputado federal com a Justiça e com o noticiário policial.

weverton e edivaldo1

Apesar do grande número de polêmicas, nenhum dos episódios supera a demolição do ginásio Costa Rodrigues. Por ordem de Weverton, o ginásio foi demolido a um custo milionário de R$ 5 milhões de reais. Obra que prejudicou por anos o esporte na capital maranhense.

O constante envolvimento com estas situações delicadas em que dinheiro público simplesmente some já lhe sagraram o apelido de “Weverton Tocha”, entre a classe política. E não se engane, não há relação com as Olímpiadas.

Após tudo isso, Edivaldo Holanda Jr achou conveniente manter Weverton Rocha como “mandatário” de sua gestão.

Blog do Linhares

COMENTÁRIOS

Aplicativo para celular garante ser um poderoso aliado em campanhas eleitorais

Um aplicativo de celular está dando o que falar nestas eleições municipais. Trata-se de um sistema desenvolvido exclusivamente para o candidato trabalhar, de forma mais interativa, suas divulgações de campanha, facilitando de forma simples e rápida, a comunicação entre ele e o seu público. Funciona assim: Todo o conteúdo do candidato a prefeito ou vereador nestas eleições, como por exemplo, visitas, discursos, fotos, vídeos, músicas, jingles, reuniões, programa de governo, agenda de campanha, estará disponível em apenas um clique no aplicativo, que deverá ser instalado de graça em todos os smarthphones disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além, claro, da exclusividade que o candidato terá em ter um aplicativo só seu.

O sistema conta também com o envio de PUSH, que são mensagens de texto enviadas de forma gratuita a todos os usuários do seu aplicativo de campanha, informando a agenda de campanha, com horários e locais de reuniões ou eventos.

aplicativo celular

Tudo o que o candidato fizer, estará a um click em todos os celulares em tempo real, sua mensagem terá um alcance maior de pessoas e poderá ser compartilhada entre os usuários em qualquer rede social. Você economiza tempo e sua mensagem chegará de forma eficaz, contribuindo para o debate da democracia. É o candidato a um click do seu eleitorado.

Mais informações no site da ArtFull Sites e Aplicativos, onde tem uma série de utilidades que podem auxiliar você e sua equipe de marketing na sua campanha.

Redes sociais:
https://www.facebook.com/ArtFullAplicativos
https://www.instagram.com/artfullaplicativos
Instagram – @artfullaplicativos
Informações pelo fone e WhatsApp:  (99) 98140-8888 ou (98) 99902-9158

COMENTÁRIOS

Eleições 2016: População ribamarense vibra no primeiro comício em apoio a Luis Fernando…

A noite do último sábado, 20, ficou marcada como uma noite de esperança em São José de Ribamar. Milhares se reuniram no primeiro comício em apoio ao candidato a prefeito da cidade, Luis Fernando Silva (PSDB), e ao seu vice, Eudes Sampaio (PTB).  O ato cívico da coligação “Aliança Democrática Ribamarense”, aconteceu em frente à famosa Praça do Cruzeiro, na Avenida Gonçalves Dias.

Foto 2 _Primeiro Comício de Luis Fernando

Tanto nos discursos de dezenas de candidatos ao Legislativo Municipal, que disputam as eleições nas quatro coligações que apoiam Luis Fernando, quanto na vibração do público em prol da reconstrução da cidade e no forte discurso do candidato, ficou provado que a população deseja ansiosamente por um novo momento administrativo e político.

Foto 3 _Primeiro Comício de Luis FernandoNum desabafo, Luis Fernando rechaçou as mentiras que foram espalhadas contra sua candidatura, desde a pré-campanha e que até hoje continuam a ser disseminadas por meia dúzia maledicentes. Até mesmo no sábado espalharam na cidade que o comício não aconteceria.

“Não é a voz maldosa e mentirosa de meia dúzia de maus políticos que faria com que eu desistisse da candidatura. Enquanto eu viver, São José de Ribamar estará no meu coração. Mesmo depois de ser prefeito corri atrás de recursos para a nossa cidade. E foi nesse momento que conseguimos o IFMA, o Centro Tecnológico e recursos para asfaltar as nossas ruas”, lembrou o candidato.

Luis Fernando justificou que é candidato, principalmente pela sua indignação contra o caos que se instalou na saúde, educação, infraestrutura e nas políticas de geração de emprego e renda no município.

“São José de Ribamar precisa voltar às paginas dos jornais, das revistas e da mídia estadual e nacional com boas notícias, como aconteceu em Maio de 2010, quando a revista Veja destacou o município com o maior crescimento econômico entre as cidades que escolheram como opção de políticas econômicas a produção de alimentos. Chegamos a receber do governo federal o prêmio de melhor programa de saúde bucal entre as cidades do Nordeste Brasileiro. São essas notícias que irão voltar a ser divulgadas sobre nossa cidade, não a queda na qualidade da educação, do atendimento na saúde e sobre os buracos e lixos que tomam conta das nossas vias públicas”, asseverou.

Foto 1 _Primeiro Comício de Luis Fernando

Para o candidato a vice-prefeito, Eudes Sampaio, São José de Ribamar precisa voltar a ter dignidade. “Nosso povo precisa voltar a ter orgulho de ser ribamarense”, disse.

Além do apoio maciço da população, que espontaneamente participou do comício, fizeram questão de marcar presença os candidatos de outras cidades como Talita Laci (PCdoB – Raposa) e Domingos Dutra (PCdoB – Paço do Lumiar), além do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB) e o deputado federal Hildo Rocha (PMDB).

“Fiz questão de vir aqui declarar meu apoio ao Luis Fernando por ser testemunha do amor e da dedicação que ele tem com São José de Ribamar”, pontuou o peemedebista.

COMENTÁRIOS