As redes sociais são o maior alvo das ações na Justiça Eleitoral para remoção de conteúdo, segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo, que considerou 484 processos abertos nas eleições de 2014, em todo o país, indicou que 56,9% das demandas visavam postagens em espaços como Facebook, Twitter e Youtube. Segundo os dados preliminares divulgados na última sexta-feira (26), os blogs vêm em seguida como alvo preferencial das ações (12%), depois as páginas da administração pública direta (11,4%) e os portais de notícias (9,7%).
Em caráter liminar, 66% das ações propostas foram deferidas, pelo menos parcialmente. Nas sentenças, o índice de deferimento se reduz ligeiramente e fica em 62%. Enquanto nos acórdãos, quando o caso é apreciado por um grupo de magistrados, o índice de aceitação dos pedidos de remoção de conteúdo é de 58%.
A maior parte das ações foi iniciada por partidos ou coligações (46,7%) e, em seguida, estão as demandas feitas diretamente por candidatos (30,3%) e pela imprensa (22,8%). A maior parte dos réus nos processos eram os próprios candidatos (43,6%), depois as pessoas físicas, com 17,7% e os provedores que oferecem plataforma ao conteúdo (14,6%).
Os dados que compõem a pesquisa, foram coletados a partir de todos os processos disponibilizados online pelos tribunais regionais eleitorais das 27 unidades da federação, e pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Agência Brasil
Emoção. Essa foi a palavra do último sábado (27). Depois de muitas lutas e sempre perseverante, tendo toda confiança em Deus, o futuro vereador Umbelino Junior consolidou a sua campanha, não apenas em uma reunião de pessoas, mas sim, em um encontro de milhares de “amigos”.
O lançamento da sua candidatura à vereador de São Luís não poderia ter sido melhor. Todos que estiveram presentes, puderam presenciar a emoção estampada no semblante de cada um. Palavras ditas com tanta simplicidade, envolvendo todo o sentimento de mudança que a cidade necessita. Umbelino iniciou sua fala pedindo a Deus força, saúde e coragem, para continuar essa caminhada árdua, porém, satisfatória, pois ele sabe que foi chamado para cumprir um projeto de Deus!

Estiveram presentes grandes autoridades, onde o futuro vereador, Umbelino Junior, recebeu o apoio incondicional da candidata a prefeita Eliziane Gama, onde a mesma declarou que Umbelino Junior é o “Seu vereador”. “É necessário revigorar as nossas esperanças, e a nossa resposta deverá vir das urnas, e a escolha certa para todos nós é, de fato, Umbelino Junior, pois ele mostrou força, garra e muita determinação ao longo desta caminhada que está só começando, estando preparado para representar cada um de nós na câmara municipal de São Luis”, assegurou a pepessista.
Além de Eliziane Gama, estiveram presentes o futuro vice prefeito e vereador atuante por 7 mandatos, José Joaquim, confirmando seu apoio à Umbelino Junior, onde afirmou que o Umbelino têm a ética como seu diferencial. Quem também declarou apoio total a candidatura de Umbelino Jr, foi o ex deputado estadual, governador, prefeito e atual deputado federal, João Castelo.

Candidatos a vereadores que abriram mão de suas candidaturas para somar com a família Umbelino, estiveram dando seu apoio também. Todos pedem, todos clamam por 23 000!
O evento foi realizado na sede do Botafogo do Anil, e sem dúvida nenhuma, foi um dia que ficará marcado na história de São Luís. Umbelino Jr agradeceu a todos aqueles que estiveram presentes, líderes de todas as comunidades de São Luís, dos amigos agricultores aos empresários, assim como a população em geral, que prestigiou em peso a grande inauguração do comitê do candidato.
O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), da coligação “Aliança Democrática Ribamarense”, que reúne 20 partidos, visitou na última semana, mais de 20 bairros da cidade, na atividade de campanha denominada “Chegou Chegando”.
Por onde passou, Luis Fernando recebeu o carinho dos moradores. Muitos seguiram nas caminhadas com o candidato majoritário, com o vice, Eudes Sampaio, com os candidatos a vereador e demais correligionários.
“Por onde passei, recebi declarações de apoio e reconhecimento pelo trabalho que fiz, não só referente aos seis anos que administrei o município, mas por tudo que consegui para São José de Ribamar desde que entrei na vida pública”, disse o candidato.

Por onde passa, Luís Fernando recebe demonstrações de carinho…
Apesar do curto período de campanha, no máximo 40 dias, efetivamente, o objetivo do candidato e da equipe de campanha, é percorrer os mais de 130 bairros de São José de Ribamar.
De terça-feira (23) a domingo (28), Luis Fernando percorreu ruas dos bairros Juçatuba, Bom Jardim, Andiroba dos Gouveias, Vila Roseana Sarney, Mestre Antonio, Mangueirão, Parque Araçagy, Village Araçagy, São Benedito, Quinta, Cidade Alta, Sarney Filho II, Vila Marlene, Matinha, Nova Terra, Recanto da Paz, Santa Terezinha, Vilas Cafeteira, Karol, Kiane e Isabel, Maiobinha e J. Câmara.

E a popularidade e o reconhecimento só aumentam..!
Nas conversas com os moradores, olhando no olho do cidadão, Luis Fernando reforçou o discurso que tem sido o tom da campanha, o de reconstruir São José de Ribamar. “Recursos são sempre escassos para quem trabalha. Mas, mesmo assim é possível fazer muita coisa. É lógico que um prefeito não pode tudo, mas pode muito. E como já fizemos, vamos fazer de novo em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou o tucano.
O candidato à prefeitura de São Luís da Coligação “Por Amor a São Luís” Wellington11(PP) e o vice Roberto Júnior(PSB) cumpriu mais uma agenda de campanha nesse fim de semana.
Na tarde da última sexta-feira,26, ele participou da inauguração do comitê da vereadora Luciana Mendes. No mesmo dia, pela noite, foi a vez do candidato Foguinho. No sábado pela tarde, o candidato do PP prestigiou o encontro do candidato a vereador Rondelson Abreu do PSD.
Cerca de 400 pessoas, participaram do evento organizado pela vereadora Luciana Mendes. Num breve discurso, ela convocou todos os presentes para no dia 02 de outubro votarem em Wellington11 que é o melhor candidato para administrar São Luís. Também participaram do evento lideranças comunitárias e políticas, entre elas o deputado federal Andre Fufuca, presidente estadual do PP no Maranhão.
No bairro do São Cristóvão Wellington foi recebido por moradores e pelo candidato a vereador Foguinho. O encontro foi numa rua de terra que nunca foi asfaltada. O candidato a prefeito pelo PP foi recebido com muita alegria e expectativa. Ele se sentou juntamente com os moradores num pequeno terreno, ao lado um esgoto que corria a céu aberto.
Wellington disse que é preciso eleger um prefeito de atitude e com coragem para resolver os problemas da cidade”, vocês precisam eleger um prefeito que tenha atitude para mudar essa realidade, que leve dignidade para a população. Como pode uma rua dessa nessas condições, com esgoto correndo a céu aberto. Isso precisa mudar e depende de vocês”, afirmou.
No sábado,27, foi a vez da Vila Palmeira receber o próximo prefeito de São Luís, Welington11. O candidato a vereador Rondelson Abreu disse que os moradores da VP não podem mais perder tempo votando em quem deixa para trabalhar apenas no ano da eleição. ” Wellington sim é um homem sério, trabalhador, honesto e único com condição de trabalhar pela nossa cidade. Então vamos todos entrar nessa luta e eleger Wellington prefeito desta cidade”.
Em todos os eventos que participou Wellington pediu o empenho de todos para eleger seus candidatos a vereador para formar uma Câmara Municipal forte.” precisamos resolver os problemas da cidade e para isso precisamos eleger nossos vereadores. Precisamos de uma Câmara forte e que trabalhe pelo povo junto comigo”.
A obra de duplicação de um trecho de três quilômetros na rodovia MA-203, na Estrada do Araçagy, vai melhorar a mobilidade para milhares de pessoas que diariamente utilizam a estrada para se deslocar entre os municípios da ilha. O fluxo de veículos é intenso na área e os motoristas já sentem a melhoria no tráfego, com a liberação da pista superior do viaduto entre as rodovias MA-203 e 204, o que tornou o trânsito mais seguro.
A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), vai incluir também a recuperação do canteiro central e a construção de calçada e ciclovia. O canteiro central que tinha sido construído na área, durante a gestão anterior, era excessivamente largo, e teve as dimensões reduzidas para que a estrada pudesse ter três faixas em cada lado.
Além da duplicação da Estrada do Araçagy, os moradores da região também serão beneficiados com a pavimentação de parte das pistas que ligam os bairros à rodovia. Serão cem metros de pavimentação em cada rua, totalizando, junto com a duplicação, quase 7 km de pavimento novo. O trânsito na área também vai ficar mais seguro com dois retornos de quadra que serão criados, um deles na entrada para a praia do Araçagy. Nos dois locais, a Sinfra vai instalar sinalização com placas e avisos, além de semáforos.
“A rodovia não será apenas duplicada, mas terá uma completa requalificação, que vai tornar mais ágil e seguro o tráfego intenso registrado diariamente ali”, explica o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Começam hoje as festividades do 12° Matões Fest, evento cultural que acontece na cidade de Matões há vários anos. As chamadas novenas, já começaram desde o último dia 19 de Agosto, com a realização de várias missas.
Já nesta sexta-feira (26), a abertura do evento ficará por conta do Pe. João Carlos, que iniciará o Festejo do Divino Espírito Santo, com momentos de muito louvor e oração. O evento, assim como ano passado, está tendo total apoio do Governo do Estado, e é uma realização da Prefeitura de Matões e Paróquia N.S. da Conceição e Divino Espírito Santo.

Já para os apaixonados por forró, a animação fica por conta da cantora estourada no Maranhão, Márcia Felipe. Já no sábado, a Mara Pavanely e Farra da Gordinha cantarão seus maiores sucessos para o público matoense. E no domingo, a banda Solteirões do Forró, promete não deixar ninguém parado no grande encerramento do Matões Fest 2016.



A Polícia Federal indiciou nesta sexta (26) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob suspeita de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no inquérito que investiga o tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo.
Este é o primeiro indiciamento de Lula na Operação Lava Jato. O petista também é investigado em outros inquéritos, ainda em andamento.
Segundo a Polícia Federal, Lula e sua mulher, Marisa Letícia, “foram beneficiários de vantagens ilícitas, por parte da construtora OAS, em valores que alcançaram R$ 2,4 milhões”.
Marisa também foi indiciada, sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A PF investigou a reforma do tríplex no condomínio Solaris, construído pela cooperativa Bancoop. O imóvel foi adquirido pelo OAS e recebeu reformas da empreiteira, uma das acusadas de corrupção no esquema da Petrobras.
A investigação da PF apontou que o tríplex estaria reservado à mulher de Lula, e foi reformado para beneficiar a família do petista.
Móveis e eletrodomésticos foram incorporados ao apartamento, cuja reforma custou R$ 1,1 milhão e foi tocada, segundo a investigação, por um ex-diretor da OAS, Paulo Gordilho.
“A OAS chegou a abrir até centro de custos específicos em sua contabilidade para controlar as despesas, com o apelido de ‘zeca pagodinho'”, destaca o relatório do indiciamento, assinado pelo delegado Márcio Anselmo.
Além disso, a OAS também pagou a mudança do acervo de Lula em Brasília, após o término do seu mandato presidencial. Segundo a PF, R$ 1,3 milhão foram gastos no contrato de transporte, feito em nome da construtora, mas destinado ao ex-presidente.
“Curiosamente, ao invés de realizarem o ato por intermédio do Instituto Lula, buscou-se a ocultação do real titular do contrato mediante a ‘contratação direta’ pela OAS, beneficiária direta do esquema de desvios de recursos no âmbito da Petrobras”, escreveu Anselmo.
Fonte: O Estadão
O governador Flávio Dino entregou, nesta quinta-feira (25), a área de vivência do Terminal da Ponta da Espera, que deverá oferecer mais conforto aos usuários dos serviços de ferryboats. Durante a solenidade de entrega do novo equipamento, que contou com a participação do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, o governador anunciou novos investimentos no setor, como a abertura da licitação para reconstrução do Cujupe. Na oportunidade, a equipe de Governo também realizou visita ao berço 108, do Porto do Itaqui.

“Nós estamos investindo no bem-estar de todos os usuários dos serviços de ferryboat. Nós temos a licitação para o transporte, estamos fazendo obras na Ponta da Espera, investimento que já ultrapassou R$ 1 mi, em equipamentos de apoio a passageiros, acesso, acessibilidade para pessoas com deficiência e informações para os clientes e consumidores. E agora vamos fazer a licitação, que será concluída em outubro, para reconstrução do porto do Cujupe, será um investimento de quase R$ 13 mi para que haja uma estação de passageiros adequada, a altura do que os moradores da baixada maranhense e de outras regiões do estado que usam o ferry possam usufruir”, explicou governador Flávio Dino.
Orçado em R$ 979 mil, o novo espaço instalado no terminal de passageiros de transporte marítimo conta com salão de espera equipado com lanchonete, banheiros e fraldário, TVs e telas de informação sobre embarque e desembarque, wi-fi e acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida. Também foram construídos vestiários para funcionários, além de melhorias nas instalações de segurança, com câmeras e sistema de combate a incêndio. O novo espaço oferece melhorias para servidores do Porto e para quem aguarda nos carros a hora do embarque.
“Agora os passageiros que embarcam com veículos nos ferryboats também passam a contar com uma área segura e confortável, já que é na parte superior do terminal que os veículos são organizados para esperar o horário da viagem”, afirmou o presidente da Emap, Ted Lago. Antes esses usuários precisavam caminhar cerca de 250 metros para ter acesso a banheiros e lanchonete.
O Governo do Maranhão também atuou na melhoria do acesso ao terminal. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), toda a pista que liga a Avenida dos Portugueses (BR-135) até a entrada da Ponta da Espera foi recuperada.
Enquanto isso, no Terminal do Cujupe a obra de construção de novas passarelas está sendo concluída e começou o processo de licitação de uma obra maior, que vai transformá-lo em terminal multimodal, contemplando também o transporte rodoviário. No total, a Emap está investindo R$ 12,3 milhões nos dois terminais e não poderia ser diferente, já que eles são o maior elo da comunidade com a empresa, que responde pela infraestrutura e pela segurança dos terminais.
Aproveitando a entrega da área de Vivência do Terminal da Ponta da Espera, o governador realizou visitar ao berço 108 do Porto do Itaqui. “Acabamos de visitar o berço 108 no porto do Itaqui e vamos em breve lançar um novo berço. Nos orgulhamos muito em ter um porto muito movimentado e cada vez mais eficiente. E um dos indicadores de eficiência do porto é diminuir o tempo de espera dos navios e com novos berços teremos ainda mais velocidade nas cargas, o que vai atrair ainda mais investidores e aumentar nossa competitividade”, relatou o governador.
Foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Lei Nº 10.480/2016, de autoria do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), que considera de utilidade pública a Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer – AMPARE.
Fundada em 2004, Ampare é uma instituição beneficente que oferece assistência social gratuita para pacientes e familiares na luta contra o câncer, em Imperatriz. A ONG possui uma casa de apoio intitulada Solar da Ampare, que acolhe pacientes e acompanhantes de toda a Região Tocantina, que estão em tratamento na cidade. Conta, ainda, com um escritório, instalado nas mediações do Hospital São Rafael, que atende aos pacientes por meio do SUS, para auxiliar na marcação de consulta e acompanhamento de exames. Além de ajudar aos familiares e pacientes, a Ampare proporciona apoio sentimental e doa, mensalmente, centenas de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social.
Para o deputado, a aprovação da lei confere ainda mais credibilidade ao trabalho realizado pela instituição, além de possibilitar o aumento na captação de recursos por meio da união. “Acompanho o trabalho realizado pela Ampare e sei de sua importância. A associação é mantida atualmente graças a doações de pessoas, empresas e instituições da sociedade civil imperatrizense, a partir de agora, ela terá uma gama maior de possibilidades na captação de recursos, inclusive recursos públicos, o que possibilitará a ampliação de seus serviços”, comemorou Marco Aurélio.
O título de utilidade pública serve como atestação, por parte do poder público, de que as instituições sem fins lucrativos realizam serviços relevantes à sociedade. Somente entidades legalmente constituídas no país podem obter esse título.
De posse do título, a entidade poderá reivindicar, nos órgãos competentes, a isenção de contribuições destinadas à seguridade social e de pagamento de emolumentos (taxas cobradas por cartórios), bem como a imunidade fiscal.
Não há como negar. O candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington do Curso (PP), é diferenciado. Seu carisma único e sua alegria inconfundível fazem dele o candidato preferido do povo. Prova disso, foi a caminhada que ele realizou na última sexta-feira (20), no Centro de São Luís.
Durante a caminhada, Wellington foi aclamado por onde passou, recebendo diversas demonstrações de carinho e apoio de todos que passavam pela Rua Grande.
Detentor de uma simpatia natural, Wellington não precisa de esforço nenhum para ser “aceito” pelo povo, tanto pela sua história de vida, quanto pelo seu comportamento com as pessoas, sem falar da sua conduta ilibada.
Sem dúvida nenhuma, é o candidato mais diferenciado, carismático, simpático, determinado, que já mostrou que tem atitude para resolver e que já conta com o apoio quase que unânime da população ludovicense para chegar ao Palácio Lá Ravardiére.
Não é atoa que os adversários “tremem” só de pensar em ir com Wellington para o 2° turno.