São José de Ribamar: Filho de Julinho Matos tem candidatura indeferida pela Justiça

Assim como o pai Júlio Matos, o Julinho (PMDB), que teve sua candidatura a prefeito de São José de Ribamar frustrada pela Justiça Estadual, por ter contas rejeitadas relativas à gestão da Maternidade Benedito Leite, Júlio Filho (PMDB), que pretendia concorrer a uma vaga na Câmara, teve seus planos frustrados pela Justiça Eleitoral.

julinho filhoFoi publicado na tarde deste sábado, dia 03, no Mural Eletrônico da Justiça Eleitoral, o indeferimento do registro da sua candidatura. De acordo com o documento publicado, Júlio Filho (PMDB) foi impedido por irregularidade na prestação de contas das eleições de 2012 (Confira Cópia do Documento). A decisão foi da juíza da 47ª Zona Eleitoral, Teresa Cristina de Carvalho Pereira Pereira Mendes.

Já Julinho Matos, o pai, após ter uma liminar derrubada pela desembargadora Ângela Salazar, ficou naturalmente inelegível. Ele conseguiu registrar candidatura e até ficar de fora da lista dos inelegíveis por conta de uma liminar que conseguiu na primeira instância da Justiça. No entanto, após a derrubada da liminar, requerida pela Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) é questão de horas para a Justiça Eleitoral oficializar o impedimento também do pai, o Julinho.

Na última sexta-feira, dia 02, foi protocolado, no Mural Eletrônico da Justiça Eleitoral, intimação para que Julinho apresente alegações a respeito da decisão da Justiça do Estadual, que derrubou a liminar e o tornou inelegível.

Apesar dos sérios problemas com prestação de contas, eleitorais e de gestão, que os dois enfrentam, tanto o pai como o filho continuam fazendo campanha eleitoral, ludibriando o eleitor, assim como já ocorreu em eleições anteriores.

COMENTÁRIOS

Professor Sá Marques e Wellington: Juntos por São Luís

O professor Sá Marques, fortíssimo candidato para ocupar uma das 31 cadeiras no Legislativo municipal a partir do ano que vem, vem consolidando e fortalecendo sua candidatura por toda São Luís. Além do apoio em massa de professores, estudantes, policiais e folcloristas, Sá Marques tem toda a admiração também dos jovens, principalmente dos seus alunos (e ex também).

samarques22

Dono de um carisma único, o professor, que também é advogado, é daqueles que acreditam em um futuro melhor, com mais oportunidades, com muita educação e trabalho.

Dentre os seus projetos dentro da vereança, estão a busca de recursos para desenvolver projetos sociais comunitários junto ao município, bem como a defesa implacável dos servidores públicos.

Desde quando foi liberada a campanha, de fato, o professor tem se reunido com lideranças de várias comunidades, fazendo panfletagem em Escolas, Faculdades, e conversado pessoalmente com a população. De acordo com ele, a receptividade tem sido positiva, uma vez que sua candidatura recebe mais adesões a cada dia.

sa marques

Professor Sá Marques conversa com a comunidade da Vila Maranhão

Sá Marques faz parte da coligação que tem o candidato a Prefeito de São Luís, Wellington, denominada “Por amor a São Luís”. Parceiros de longas datas, Wellington e Sá Marques, uma vez eleitos, garantem ter atitude para resolver, construindo assim, uma nova história na Política!

sa marques e well

COMENTÁRIOS

Levantamento da Folha de São Paulo mostra Raposa na lista das cidades mais eficientes do Brasil

A cidade de Raposa, no Maranhão, é um dos municípios mais eficientes do Brasil. A afirmação é resultado de um levantamento feito pela Folha, em conjunto com o Datafolha, que mostra quais prefeituras entregaram mais serviços básicos à população, usando menor volume de recursos financeiros, levando em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569 de todos os municípios do país.

Segundo os números apresentados pelo Jornal Folha de São Paulo, na edição do último domingo (28), o município de Raposa aparece na posição 603º e obteve a nota 0,523, ficando à frente da capital São Luís, que obteve a nota de 0,457, como mostra o gráfico abaixo.

raposa1

Na classificação, que é excelente, foram levados em conta os indicadores de Educação (0,659), Saúde (0,538), Saneamento (0,434), Receita (0,062). Numa escala que vai de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes.

O prefeito de Raposa, Clodomir dos Santos, falou sobre o levantamento: “Estes números provam que nossa gestão trata o dinheiro público com respeito e seriedade, e por isso, estamos conseguindo atingir nossos objetivos, que é atender bem a  população”, frisou.

Apenas 27 municípios maranhenses atingiram esse patamar, são eles: Presidente Médici, Raposa, Pindaré-Mirim, Trizidela do Vale, Pedreiras, Paraibano, João Lisboa, Campestre do Maranhão, Timon, Governador Archer, Passagem Franca, Axixá, Lima Campos, Miranda do Norte, Davinópolis, Turilândia, Guimarães, Esperantinópolis, Bacabal, Jatobá, Mirinzal, São João dos Patos, Imperatriz, São José dos Basílios, Tufilândia, Cedral e Vitorino Freire.

COMENTÁRIOS

Chineses reafirmam interesse por investimentos no Maranhão

Em mais um passo das negociações com os chineses, duas empresas do gigante asiático voltaram a reafirmar interesse em investir no Maranhão. Desde o ano passado, o Governo do Maranhão vem negociando com as empresas, em um trabalho intersetorial de várias secretarias de Estado, sob coordenação do vice-governador Carlos Brandão. Hoje, a empresa voltou a reafirmar, durante audiência com a delegação do novo presidente Michel Temer, o interesse no investimento de R$ 9,75 bilhões para instalação de uma siderurgia no estado.

empresarios_chineses

As tratativas para instalação do empreendimento no Maranhão tiveram início ainda no primeiro semestre de 2015, quando o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão receberam a visita do cônsul da China para o Nordeste Wang Xian e dos vice-cônsules, Zhang Xiangyan e Zhang Re para diálogo sobre as oportunidades de investimentos no estado.

Em agosto do ano passado, o Governo do Maranhão assinou protocolo de intenções com Zhang Shengsheng, CEO da CBSteel, empresa chinesa constituída para investimentos no Brasil.

A tratativa para a instalação de investimentos no Maranhão tem sido uma prioridade do Governo do Estado, que amplia diálogos e firma parcerias de cooperação técnico-científica que facilitam a troca de informações para instalação de empreendimentos no estado.

“Todas as negociações traçadas com o governo da China confirmam o compromisso do Governo do Maranhão em trazer para o nosso estado emprego e renda para os maranhenses”, afirma o vice-governador Carlos Brandão. “É um projeto de governo que reúne as condições necessárias para que o ramo da siderurgia se instale de forma positiva, atendendo aos critérios dos governos federal e estadual”.

Além dos investimentos da CBSteel, o Maranhão também avança na consolidação de investimentos de R$ 1,5 bilhão para implantação de um terminal multicargas em parceria com a China Communications Construction Company (CCCC).

COMENTÁRIOS

Eliziane Gama, Fábio Câmara e Zé Luís Lago ainda aguardam julgamentos de suas candidaturas

Há um mês das Eleições Municipais, os candidatos a Prefeito de São Luís, Eliziane Gama, Fábio Câmara e José Luís Lago, ainda não tiveram seus registros de candidaturas julgados, como mostram os dados do Tribunal Superior Eleitoral.

fabio, eliziane e ze luis

Dos nove postulantes a cadeira principal do Palácio Lá Ravardiére, seis já tiveram seus registros de candidaturas julgados e deferidos, são eles: Wellington do Curso, Edivaldo Holanda Jr, Claudia Durans, Eduardo Braide, Rose Sales e Valdeny Barros.

julgamentos

COMENTÁRIOS

Açailândia recebe mais uma etapa do Programa ‘Mais Asfalto’

A cidade de Açailândia, localizada a cerca de 70 quilômetros de Imperatriz, recebe mais uma etapa do Programa ‘Mais Asfalto’, do Governo do Estado.  São sete quilômetros e meio de pavimentação que contemplam os bairros Nova Açailândia, Centro, Jardim de Alá, Bom Jardim e Jacu. A previsão de término é para o próximo mês.

Açailandia223Com o asfalto, melhora o acesso a pontos importantes, como a escola Raimundo Telefre Sampaio e o Sesi/Senai. Outro benefício é o bem-estar de quem mora no local.  “Aqui a poeira era demais. E no inverno muita lama acumulava na rua e na porta da gente. Com esse asfalto, resolve tudo isso, e ainda tem a questão da saúde, porque a água acumulada juntava muito mosquito”, disse o motorista Antônio Newton Tavares.

Na primeira etapa do programa, realizada no ano passado, Açailândia foi beneficiada com dez quilômetros de pavimentação, contemplou 22 ruas, melhorando a qualidade de vida dos moradores dos bairros Jardim de Alá, João Paulo e Cikel.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto com a pavimentação melhoram, além das condições de acesso, outras áreas. “Com as ruas pavimentadas, as ambulâncias e as viaturas da polícia conseguem chegar mais rápido aos seus destinos. Então, além de levar melhores condições de acesso à população, a ação leva mais segurança e saúde”, avaliou.

Outras cidades da região recebem o ‘Mais Asfalto’. Em Imperatriz, estão sendo executados 15 quilômetros de asfalto em vias urbanas, ajudando na melhoria das condições de infraestrutura. Desde o início da gestão Flávio Dino, o município recebeu mais de 40 quilômetros de ruas pavimentadas e recuperadas. Já em Davinópolis são cinco quilômetros, nos bairros Centro e Santo Amaro, beneficiando mais de sete ruas. Nas duas cidades, a estimativa do término das obras é para setembro.

COMENTÁRIOS

Teori Zavascki arquiva inquérito contra Lobão na Lava- Jato

BRASÍLIA — O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira o inquérito da Operação Lava-Jato que investigava o senador Edison Lobão (PMDB-MA). A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na semana passada, Janot enviou parecer à corte afirmando que não havia elementos suficientes para justificar a continuidade das apurações.

lobão

A investigação foi aberta com base no depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores da Lava-Jato. Costa disse que Lobão solicitou R$ 1 milhão em reunião ocorrida possivelmente em 2008. O dinheiro sairia dos contratos da estatal.

Segundo Janot, a investigação não foi capaz de encontrar provas que corroborassem ou refutassem os depoimentos de Costa e de outro delator, o doleiro Alberto Youssef. O procurador afirmou que persistem “até mesmo dúvidas em relação a circunstâncias essenciais dos fatos aqui versados, tais como o local da entrega dos valores solicitados, bem coma o período no qual teria ocorrido a solicitação”.

Além desse inquérito, há outros três da Lava-Jato no STF abertos contra Lobão. A Polícia Federal sugeriu o arquivamento de um deles, em que a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney também é investigada. Mas Janot pediu a realização de mais uma diligência: o fornecimento da relação de hóspedes de um hotel em São Paulo em 2010. Teori autorizou o pedido. Nesse inquérito, Lobão é suspeito de ter pedido R$ 2 milhões a Paulo Roberto Costa para a campanha de Roseana ao governo do Maranhão em 2010.

Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Deputado tem celular clonado

O deputado estadual Marco Aurélio divulgou na tarde desta quinta-feira (01), via rede social, que o chip do seu aparelho celular foi clonado. Ele alertou ainda, caso alguém ligue em seu nome, para que a pessoa não atenda e nem responda a mensagens. O parlamentar informou também que já está tomando as devidas providências.

celular clonado

COMENTÁRIOS

Wellington 11 garante investimentos concretos na saúde, educação, segurança pública e turismo

O deputado estadual e candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), concedeu entrevista a Rádio Mirante AM nesta quinta-feira (01). Durante o bate-papo com o jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, Wellington respondeu questionamentos, inclusive dos ouvintes; apresentou suas propostas para a capital maranhense garantindo que, como prefeito, a partir de janeiro, fará investimentos concretos e massivos nas áreas da saúde, educação e segurança pública.

“Iremos recuperar a rede municipal de ensino, informatizá-la, oferecer merenda de qualidade e boas condições de trabalho aos professores. A rede de saúde também será otimizada, com foco principal na atenção básica. Iremos investir na segurança pública, que é de competência dos governos estadual e federal, ampliando o efetivo da guarda municipal e desenvolvendo outras ações parceiras. Serão feitos investimentos corretos, concretos, os quais serão sentidos rapidamente pelo cidadão”, afirmou.

well11

Wellington também garantiu cumprir as leis que regem os setores da cultura e turismo, implantando novas ferramentas, como o plano municipal de turismo, que possam fazer com que as duas atividades funcionem como economias criativas geradoras de emprego e renda.

O candidato progressista criticou a política salarial do funcionalismo público praticada pelo atual prefeito. De acordo com ele, Edivaldo Jr. realiza uma administração pautada nas conveniências políticas e de total desprezo aos servidores.

“Foram várias greves ao longo destes quase quatro anos. Prova cristalina de que o prefeito que aí está governa para poucos, não dando a atenção devida aos servidores e, principalmente, ao povo. Implantaremos planos de cargos e carreiras. Ofereceremos condições dignas de trabalho para todas as categorias”, disse.

Wellington 11 demonstrou preocupação para com a atual situação dos bairros que formam a área Itaqui-Bacanga.

Segundo ele, a região, habitada por mais de 300 mil pessoas, tem tudo para ser um polo gerador de renda e com economia forte.

“Infelizmente, nesta região o que impera é a violência. Criaremos uma Secretaria específica que atuará no desenvolvimento de ações que fomentem a geração de emprego e crescimento econômico na área, inclusive levando em conta as atividades executadas pelo Porto do Itaqui”.

Wellington finalizou afirmando que sua candidatura surgiu da vontade do povo e, por conta disso, fará, a partir de janeiro, um governo sem amarras, sem apadrinhamento.

“É claro que integro um grupo político e os seus atores irão contribuir conosco. No entanto, nossa administração será formada por quadros qualificados, técnicos competentes nas suas respectivas áreas. Não iremos lotear a prefeitura de São Luís atendendo, tão somente, critérios ou conveniências políticas. Todos que apoiam nossa candidatura sabem disso. Governaremos para todos, com diálogo permanente com o povo e participação dos segmentos organizados da sociedade”.

COMENTÁRIOS

São José dos Basílios é contemplado com reconstrução do “Escola Digna”

Nesta quarta-feira (31), o Centro de Ensino Darcy Vargas, localizado em São José dos Basílios, foi reinaugurado pelo Governo do Maranhão e entregue à comunidade escolar do município. O prédio atende 272 estudantes e foi um dos contemplados pelo programa “Escola Digna”.

São-Jose-dos-Basilios

Na unidade escolar foram investidos R$ 601.402,33 para recuperação de estruturas como paredes, pisos, telhados, salas de aula, além da ampliação e criação de novos espaços, como destacou a gestora da unidade Tani Barbosa Pereira Costa.

“Hoje a gente está recebendo a nossa escola oficialmente. Passou por uma reforma excelente. Teve algumas ampliações. Ganhamos bibliotecas e banheiro para funcionários que não tínhamos”, informou.

Para a professora, a reconstrução marca um novo período na história da unidade de ensino. “Olhando o antes e depois, a gente pode dizer que hoje a gente tem uma escola digna. Temos uma escola de qualidade. A gente tem visto depoimento de ex-alunos dizendo que querem voltar, meninos da escola particular comentando que não tem essa estrutura na escola deles. Por isso queremos agradecer ao governador, que nos ouviu, atendeu ao nosso pedido de socorro e hoje entrega essa escola”, declarou.

O estudante Felipe Alves, do 3° ano do Ensino Médio, também destacou como a reforma vai influenciar em sua relação com a escola. “Quero agradecer ao governo porque essa reforma vai trazer um benefício para a gente. Agora a gente vai poder aprender melhor num ambiente melhor, com um bom clima, graças ao ar – condicionado que foi instalado”, falou o aluno.

Apenas entre essa terça-feira (30) e quarta-feira (31), cinco escolas reconstruídas pelo Governo do Maranhão foram entregues. Além de São José dos Basílios foram entregues escolas em Chapadinha, Peritoró, Zé Doca e Caxias.

Até o fim desta primeira fase do programa ‘Escola Digna’ serão reconstruídos e reformados mais de 60 Centros de Ensino, em 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões irão beneficiar diretamente mais de 40 mil estudantes, além de professores e funcionários das unidades escolares. Além das reformas, 300 escolas já passaram por manutenção em todas as regiões do estado.

COMENTÁRIOS