São Luís completa 404 anos nesta quinta-feira, 8 de setembro. Graças aos esforços do Governo do Estado, este ano a população ludovicense poderá comemorar o aniversário da cidade em uma situação diferente de alguns anos atrás, com avanços em segurança, educação, saúde, mobilidade, saneamento e programas de impacto social, visando o desenvolvimento da capital maranhense.
Só em segurança, o governo estadual investiu cerca de R$ 46 milhões, com o objetivo de resgatar a capital dos piores índices de violência urbana do Brasil. Muito já foi feito em 1 ano e 8 meses de gestão na área, a começar pela convocação de 1.500 novos policias, entre militares, civis e bombeiros. Paralelo a isso, o governo concedeu 2.300 promoções para servidores do sistema de Segurança Pública.
O incentivo a categoria foi fortalecido com a aquisição de 300 novas viaturas, implantação de um moderno sistema de radiocomunicação digital nos veículos policiais, além da ampliação e qualificação do sistema de videomonitoramento e da central de monitoramento, tecnologias importantes para a qualificação das investigações criminais.
Enfrentamento à crise na segurança
Em planejamento estratégico, o ‘Pacto pela Paz’, envolvendo o patrulhamento de ruas, avenidas e ações de prevenção nas escolas e comunidades, resultou em marcas importantes, como a redução em 20% do número de homicídios no primeiro semestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2014. Outro dado significativo foi a redução de 25% no número de assaltos à ônibus em agosto, através da Operação ‘Busca Implacável’, executada pela Polícia Militar nos transportes coletivos de São Luís.

Novas viaturas reforçarão os investimentos feitos para reestruturar o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. Foto: Karlos Geromy/Secap
Para combater a crise penitenciária, o governo reestruturou o sistema prisional, com investimentos nas políticas de ressocialização, oferta de trabalho e educação aos apenados. O resultado foi a queda de 100% no índice de homicídios no Complexo de Pedrinhas em 2015, dado que se manteve o mesmo em 2016. Mais de 3.500 agentes penitenciários também foram capacitados, entre temporários, efetivos e auxiliares.
Investimentos em educação
Outro setor que recebe especial atenção do Governo do Estado é a educação. Só em São Luís, 107 das 118 escolas estaduais foram totalmente reformadas, por meio de investimentos de R$ 16,8 milhões, beneficiando, assim, 5.488 alunos. Os educadores também foram contemplados, com aumento salarial de 13% aos professores no ano passado, e acréscimos nas gratificações dos gestores escolares.
Os alunos, por sua vez, passaram a contar com o auxílio do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), que por meio de investimentos de R$ 2,4 milhões, já beneficiaram quase 90 mil alunos da capital na compra de material escolar e fardamento. O programa é destinado a estudantes de baixa renda com idades entre 4 e 17 anos.
Inovação científica e tecnológica
Em reforço ao ensino técnico, o governo estadual investiu mais de R$ 300 milhões, possibilitando a implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A capital foi contemplada com uma Unidade Plena, no Centro, e três bases Vocacionais: duas na Praia Grande e outra no Anjo da Guarda.
Para ampliar o acesso ao ensino superior, foi criado o projeto ‘Aulões do Enem’, que promove aulas preparatórias ao Exame do Ensino Médio (Enem), beneficiando mais 1,2 mil estudantes. Outros projetos inovadores merecem destaque, como ‘Cidadão do Mundo’, que promove intercâmbio a estudantes da rede pública, e o ‘Lumiar’, levando ensino de robótica, eletricidade básica, astronomia, games e planetário para os jovens.
Saúde e saneamento
Na área da saúde, foram inaugurados novos serviços em unidades de referência, realizadas reformas nas Unidades em Pronto Atendimento (UPAs) e investimentos em parceria com a gestão municipal. Só para a reforma do Hospital da Criança, administrado pelo município, foram investidos R$ 10 milhões. Merece destaque, também, a criação do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, para atendimento de crianças com condições neurológicas especiais, como a microcefalia.

Hospital da Criança terá capacidade de atendimento dobrada com a conclusão da obra. Foto: Francisco Campos
Por meio do Programa ‘Mais Saneamento’, foi entregue a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais, em benefício de 350 moradores de 48 bairros da capital, para contribuir com a elevação gradativa do índice de esgoto tratado para 40%. No total, o ‘Mais Saneamento’ tem o objetivo de subir de 4% para 70% o tratamento do esgoto de São Luís, visando a melhoria da balneabilidade das praias. Outras ações do programa incluem a despoluição do Rio Pimenta, e a construção da ETE Anil, já em fase avançada.
Mobilidade
Diversas ações foram já realizadas para melhorar a mobilidade da capital. O Programa ‘Mais asfalto’ foi responsável pela pavimentação de mais centenas de ruas em diversos bairros de São Luís, e por meio do ‘Interbairros’, 14 vias estão sendo construídas, totalizando 21,4 quilômetros em ruas e avenidas. As ações foram executadas pelo governo estadual, em parceria com a gestão municipal.
Melhorar o acesso de pessoas com deficiência a mobilidade também é preocupação do governo. Por meio Projeto ‘Travessia’, foi disponibilizado o transporte gratuito em veículos adaptados para cadeirantes e pessoas com microcefalia. O transporte intermunicipal também foi incrementado com o Expresso Metropolitano, com a implantação de linhas expressas interligando a capital aos municípios São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e mais recentemente o Terminal da Ponta da Espera ao Terminal Rodoviário de São Luís.
Geração de emprego e renda
Para proteger a economia local, o Governo do Estado lançou programas importantes para geração de emprego e renda. Por meio do ‘Mais Empregos’, empresas receberão descontos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ao gerar empregos formais, e na venda de material de construção para famílias de baixa renda, mediante crédito do ‘Cheque Minha Casa’. O ‘Mais Empregos’ envolve, ainda, a geração de postos de trabalho na pavimentação de vias urbanas, por meio do ‘Mutirão Rua Digna’, a ser executado em parceria com entidades comunitárias.
Por meio do ‘Mais Renda’, o governo estadual fornece equipamentos adequados e treinamento para vendedores de lanches na capital. Na primeira etapa, 400 famílias foram beneficiadas só em São Luís, e garantidas mais outras mil vagas na próxima fase do programa. “Apesar da gigantesca crise política e econômica no país, estamos conseguindo resultados que garantem a melhora efetiva da qualidade de vida da nossa população”, disse o governador Flávio Dino sobre o conjunto de ações.
O Professor Sá Marques, candidato do PHS a uma vaga de vereador nestas eleições, foi até as praias de São Luís, neste feriado de 7 de Setembro, em busca de votos. Em uma abordagem bastante positiva nas Praias do Aracagy e do Meio, o professor foi de mesa em mesa, conversou com as pessoas, e distribuiu seu material de campanha!


O candidato a Prefeito de Raposa, Eudes Barros, e seu candidato a vice-prefeito, Afonso, protagonizaram uma caminhada histórica na cidade de Raposa, na tarde desta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência. Carros, motos, e a população em geral se concentraram em frente ao Comitê central de Eudes Barros, e de lá, caminharam pelas ruas de Raposa.
Durante sua longa caminhada, que abrangeu as ruas da Glória, Lavanderia, Travessa da Paz 1 e 2, além da Avenida Principal, Eudes Barros recebeu apoio e afagos carinhosos de seus apoiadores, na certeza da vitória no dia 2 de Outubro. O grande ato finalizou na Praça Chico Noca.

Ao som de ” Agora, o meu voto é certo, voto Eudes Barros, é o 22, no dia 2 de Outubro, voto 22, ele é progresso, é de confiança, Eudes Barros é o Prefeito da mudança”, jovens, adultos e crianças cantavam e dançavam na caminhada mais bonita, mais alegre e mais azul da cidade de Raposa.
Sem dúvida nenhuma, uma caminhada para ficar na história de Raposa!
Em Matões, o trabalho não para. A prefeita da cidade, Suely Pereira, entregou mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez, no povoado Santo Antônio, na manhã desta terça-feira (06).
“Melhorar a vida do nosso povo continua sendo o nosso compromisso. Seguiremos trabalhando firme até o último dia do meu mandato, entregando mais obras para melhorar mais ainda a qualidade de vida da população”, reiterou Suely Pereira.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), foi uma homenagem a Lolita Batista, agente de saúde da cidade, que faleceu ano passado.

Com esforços incessantes, o Governo do Maranhão tem trabalhado para manter as praias de São Luís próprias para banho. O último laudo divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), já demonstra alguns resultados desses esforços, com a liberação de 90% dos pontos de banho em praias de São Luís e São José de Ribamar.

De acordo com o último laudo, compreendendo medições realizadas entre 20 e 28 de agosto, foi constatado que, dos 21 pontos verificados, 19 apresentaram níveis de bactérias de enterococcus abaixo do que determina a Resolução nº 274/00, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A metodologia considera as águas das praias próprias para o banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras colhidas no mesmo local, ao longo de cinco semanas, indica a presença de, no máximo, 100 enterococcus/100 mL.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, a probabilidade é de que as condições de banho melhorem cada vez mais, devido a um planejamento que vem sendo executado pelo governo estadual desde o início do ano passado, por meio da Sema e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), visando a recuperação da balneabilidade na Ilha.
Plano de recuperação da balneabilidade
Segundo Coelho, o plano envolve uma intensificação das vistorias em prédios, bares e outros estabelecimentos por parte da Sema para coibir o lançamento de esgoto in natura, mediante aplicação de multa. Em outra frente, a Caema tem feito a retirada de tubulações de esgoto nos rios, praias e na Lagoa da Jansen, e reduzido o despejo de poluentes, com a instalação de novas elevatórias e estações de tratamento de esgoto, a exemplo da ETE Vinhais. As ações fazem parte do Programa ‘Mais Saneamento’.
“No início da gestão, o governador pediu a nossa atenção para conseguirmos reverter esse problema da balneabilidade das nossas praias. Temos feito reuniões semanais, junto com a equipe da Caema, para condução e acompanhamento dessas ações. Isso nos levou a esse resultado final, com um aumento do número de pontos liberados para banho”, ressaltou Coelho.
O candidato a prefeito de São Luís pela coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), visitou na manhã desta terça-feira (06) o Mercado Central, no Centro. Acompanhado de candidatos a vereador, Wellington visitou todos os setores do Mercado, recebeu apoio, ouviu reivindicações e muitas reclamações dos feirantes.
Como ex-feirante, que conhece de perto as dificuldades de quem vive o dia-a-dia das feiras e dos mercados, Wellington se comprometeu em tirar da gaveta o projeto de reforma do Mercado Central. “Vamos reformar o Mercado Central! Isso não é uma promessa, é uma certeza”.
Com mais de 150 anos de existência, o Mercado Central de São Luís passou a ser um ponto turístico, mas há muito tempo encontra-se abandonado pelo poder público e os turistas já não aparecem mais.
Cliente conhecido, Wellington parou em um boxe e tomou café com bolo antes de conversar com os comerciantes. Eles mostraram muita indignação com a situação em que o Mercado se encontra e acusaram o atual prefeito de não cumprir o que prometeu.
“O prefeito esteve aqui na campanha e prometeu que reformaria nosso Mercado, mas depois que se elegeu, sumiu e nos deixou na mão. Acreditamos e confiamos em Wellington”, disse uma comerciante.

Outra comerciante, que vende comida, declarou que “as promessas são feitas desde a época de Jackson Lago, mas nunca cumpridas”. Segundo ela, “o prefeito João Castelo foi outro que prometeu e sumiu. E esse atual prefeito é o pior. Nosso Mercado já foi frequentado por turistas que vinham comprar nossas frutas, especiarias e nosso artesanato, mas há muito tempo eles não aparecem mais”, declarou.
Durante diálogo com Wellington, alguns comerciantes e fregueses falaram que, tendo eles o poder de decisão do prefeito da capital, além da reforma do Mercado Central, teriam como prioridade para São Luís os graves problemas na saúde pública, que está abandonada.
“Se eu fosse prefeita minha prioridade seria a saúde. A atual gestão transformou nossa saúde em um caos. Eu sou uma idosa e preciso ir pra uma fila na madrugada para conseguir marcar uma consulta. Isto é desrespeito uma vergonha”, disse dona Maria, freguesa.
Ao declarar apoio a Wellington, o feirante João do Açougue não poupou criticas ao prefeito, que segundo ele não merece continuar na prefeitura. “Ele nos abandonou, prometeu e não cumpriu. Lá fora, é só chover pra alagar tudo e ele ainda tem coragem de ir para TV dizer que acabou com os alagamentos. Vamos trocar e acredito que Wellington é o nome certo”.
O deputado-federal Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) apareceu em um levantamento feito pelo site político Congresso em Foco, como um dos parlamentares que esteve em todas as sessões de votação deste ano na Câmara Federal.
O primeiro semestre legislativo de 2016 foi marcado por questões e debates polêmicas, como a análise do impeachment da presidente Dilma Rousseff e no momento em que três deputados ocuparam a presidência da Câmara.
Foram analisadas as presenças em todas as sessões de 2016 até hoje. Ao todo, 81 parlamentares (16% do total) registraram presença em 100% das sessões destinadas a votação. Rubens Jr. é um dos deputados que esteve presente nas 54 sessões deliberativas deste ano.
“É importante ressaltar para a sociedade que ir para as sessões é uma obrigação de todos nós. Precisamos de um parlamento preparado para fazer o bom debate já que aqui estamos decidindo o futuro do nosso país”, destacou Rubens Jr.
Ranking Atlas Político
Em maio deste ano Rubens apareceu na 6ª posição no ranking do Atlas Político como um dos parlamentares mais competentes no ano de 2015.
O ranking avaliou os 513 parlamentares na Câmara dos Deputados, nos quesitos campanha responsável, ativismo legislativo, fidelidade partidária, debate parlamentar e representatividade.
Wellington do Curso (PP)
09h – Reunião externa e grava programa eleitoral
16h – Visita a jornais impressos
19h – Reunião com lideranças do polo Coroadinho
Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
Manhã – Trabalha normalmente no cargo de prefeito
Tarde – Caminhada na Cidade Operária, Unidade 205. Início às 17h.
Noite – Reúne com lideranças.
Eduardo Braide (PMN)
08h ‐ Caminhada na Cidade Olímpica
14h ‐ Gravação de programa eleitoral
19h ‐ Reunião com a comunidade da Cidade Olímpica
Eliziane Gama (PPS)
8h – Grava Programa Eleitoral
10h – Reunião coordenação de campanha
16h – Abraço ao Centro Histórico
18h – Lançamento de Candidatura na Vila Embratel
Fábio Câmara
08h – Expediente na Câmara de São Luis.
17h – Entrevista na Rádio Capital.
20h – Reunião com moradores da Vila Formosa.
Rose Sales (PMB)
10h – Promotoria da educação Luciane Belo
14h Atendimento político
15h Corpo a corpo COHATRAC
19h Panfletagem CEUMA TURU/FAMA
Cláudia Durans (PSTU)
07h – Panfletagem na Central de Abastecimento do Maranhão (CEASA)
10h – Entrevista ao Programa Avesso (TV Guará)
15h – Sabatina na TV Guará Noite – Panfletagem na Faculdade Estácio de Sá e depois Cegel
Valdeny Barros (PSOL)
09h ‐ Gravação de programas de Rádio em TV
15h – Participa de oficina de cartolinas na Praça João Lisboa
16h – Participa de caminhada e panfletagem na Rua Grande
19h – Participa de plenária organizativa com coordenação de campanha na sede do partido
Com o objetivo de reforçar e agradecer o fundamental apoio prestado pelas forças federais para garantia de eleições tranquilas em municípios considerados de risco, o desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, esteve reunido na manhã desta segunda- feira (05), com os oficiais do 24° Batalhão de Infantaria Leve.

Durante o encontro, o comandante do 24º BIL, tenente coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, informou que nesta semana inicia uma atividade muito importante, que é capacitar aqueles que chefiarão as tropas autorizadas a funcionar nas eleições. “Muitos já têm essa experiência, mas outros pela primeira vez participarão e por isso precisam estar bem preparados para esta missão especial”, explicou.
A reunião fez parte do cronograma do estágio preparatório para a operação de garantia da votação e apuração eleitoral em 2016. Durante uma hora, o presidente do TRE-MA expôs o planejamento das eleições aos militares, focando a apresentação na quantidade de eleitores, juízes, servidores e colaboradores envolvidos no processo, além de ter relatado situações enfrentadas quando funcionou como juiz em comarcas do interior do estado.
Para 2016, o Regional deferiu pedido de força federal para 44 cidades e cabe ao Tribunal Superior Eleitoral autorizar este envio. As cidades que pediram foram: Amarante do Maranhão, Araioses, Água Doce do Maranhão, Arame, Bacuri, Barra do Corda, Fernando Falcão, Benedito Leite, Bequimão, Bom Lugar, Buriti, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cajari, Carolina, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Guimarães, Lago da Pedra, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Mirador, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Buriti Bravo, Penalva, Pinheiro, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Santa Helena, Turilândia, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Vicente Férrer, Tuntum, Tutóia e São Mateus.
O primeiro turno das eleições 2016 ocorre no dia 2 de outubro, das 8h às 17h.
Eleitores de 97 municípios de 13 estados brasileiros terão apenas um candidato ao cargo de prefeito para votar no dia 2 de outubro. Os números estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acessados no sistema DivulgaCandContas 2016 ou no Repositório de Dados Eleitorais.
De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Sul é o estado com mais cidades com apenas um candidato à Prefeitura: 32. Em seguida, estão os estados de São Paulo (17), Minas Gerais (16), Paraná (14), Santa Catarina (5), Goiás (4), Mato Grosso (2), Paraíba (2), Ceará (1), Mato Grosso do Sul (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1) e Tocantins (1).
Os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe não registraram nenhum município com apenas um candidato a prefeito.
Em 2016, não há eleição no Distrito Federal e em Fernando de Noronha.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral