A candidata à Prefeitura de Raposa, Talita Laci (foto), mostrou mais uma vez sua fragilidade e despreparo dentro da política, além, claro, da falta de respeito para com os raposenses. A filha do Laci era esperada na rodada de entrevistas realizada pela TV Difusora, com os quatro candidatos, na manhã deste sábado (24), ao vivo, mas, simplesmente, ao estilo de Edivaldo Jr, ela não apareceu.
Mas a sua ausência foi estratégica, haja vista que, como todos sabem, Talita Laci não tem preparo nenhum para discorrer sobre Política, até porque, quem manda mesmo é o Pai, e sabedora também, que não conseguiria explicar os inúmeros estragos que protagonizou durante sua pífia e desastrosa passagem pela Prefeitura da cidade, preferiu não arriscar e deu aquele famoso e velho “furo” na emissora.
Que coisa feia, candidata!

Cadeira vazia: Apresentadores anunciaram a ausência de Talita Laci durante o Programa “Resenha”, na TV Difusora
Em tempos como o nosso, em que a palavra da maioria dos políticos vale tanto quanto a do vendedor de poções milagrosas da feirinha popular da esquina, uma voz se destaca em meio à tagarelice geral: trata-se do advogado e militante social Marco Antônio Silva Costa, candidato a vereador em São Luís. Mas o que há de diferente em Marco Antônio? O que sua candidatura representa? E por que deveríamos ouvi-lo em vez dos outros?

A resposta pode estar na trajetória pessoal de Marco Antônio, marcada pela ética e pelo compromisso com as causas sociais. A isso poderíamos acrescentar sua extrema inteligência e competência profissional, comprovadas ao longo de anos de trabalho como advogado em diversas instituições públicas e privadas do Maranhão. Mas tudo isso representa apenas a parte mais externa e conhecida do candidato. Aquela que qualquer cidadão, ao menor contato com Marco Antônio, pode facilmente comprovar.
O que, de fato, diferencia Marco Antônio dos outros candidatos é aquilo que não se pode mensurar em 30 segundos de fala no rádio ou na TV; é aquilo que não se pode perceber no brilho superficial de olhares e rostos transformados pelo photoshop; é aquilo que não se pode avaliar no tapinha nas costas nem no cafezinho na padaria do bairro; é aquilo que não se pode medir numa conta na farmácia ou numa promessa de emprego para o filho da vizinha; é aquilo, enfim, que não se pode medir num número vazio e repetitivo empurrado cérebro abaixo dos eleitores.
O que torna, pois, Marco Antônio digno de nossa atenção e de nosso voto é sua profunda humanidade, seu caráter, sua honestidade, seu companheirismo, sua amizade sem olhar receita. Sua sensibilidade em relação à nossa cultura popular, sua história livre de máculas, negociatas, propinas ou favores espúrios. Sua vontade de ajudar os semelhantes, de construir uma cidade melhor. Que outros valores poderíamos exigir de um homem público, além de visão política, conduta exemplar e vontade de servir à comunidade?
Pois Marco Antônio reúne todos esses atributos e muitos outros que só aqueles que conviveram com ele anos e anos podem confirmar. Não é à toa que, a cada dia, mais e mais pessoas abraçam essa causa, aderem a esse projeto, à medida que vão conhecendo melhor o candidato 3124. Sua candidatura não representa apenas um projeto pessoal, mas um sonho de todos os que desejam uma Câmara Municipal atuante e renovada. Uma São Luís Melhor.
Ivandro Coêlho, professor e jornalista.
O elevado reconstruído pelo Governo do Estado, como parte da obra de duplicação da MA-203, a Estrada do Araçagi, já está liberado e em pleno uso pelos motoristas. A construção tornou mais rápido e seguro o trânsito nesta região, por onde passam diariamente centenas de pessoas que se deslocam entre os municípios da Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O primeiro trecho liberado foi a pista superior, que faz a ligação entre o bairro Araçagi e a MA-204.

Esta semana a parte inferior do elevado também foi concluída e liberada para o tráfego dos motoristas. Com isso, quem segue para Raposa deve utilizá-lo e não precisa mais fazer desvios no cruzamento entre as rodovias MA-203 e MA-204, como era feito antes. “Aqui já teve muito acidente grave, com mortes, mas agora o trânsito ficou bem mais seguro e esperamos que fique ainda melhor”, afirma o vigia e pedreiro Antônio Carlos Oliveira, que mora perto da rodovia.
A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) vai incluir também a recuperação do canteiro central e a construção de calçada, com sarjeta, meio-fio e ciclovia. O canteiro central inicialmente construído na área, na gestão anterior, está sendo readequado para ficar mais estreito e permitir que haja mais espaço nas faixas de circulação de veículos na rodovia.
O contador Ricardo Neto, que passa todo dia nesse trecho da estrada, diz que agora está bem melhor para ir ao trabalho. “Além de mais tranquilo, ficou até mais rápido para chegar ao serviço”, elogia. A gerente Conceição Ferreira também confirma que o trânsito já melhorou na região. “Era muito perigoso aqui e agora está mais calmo e bem melhor para todos que passam nesse ponto da estrada”, diz.
A duplicação vai ser feita em três quilômetros da rodovia e também levará melhorias às ruas transversais. Cada uma das vias que dão acesso à MA será beneficiada com 100 metros de pavimentação, o que vai totalizar, junto com a duplicação, quase sete quilômetros de asfaltamento novo. Serão criados dois retornos de quadra sinalizados com semáforos, um deles na entrada para a praia do Araçagi.
O Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, ressalta que esta é uma intervenção essencial para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana. “Esta rodovia é uma importante via de ligação entre os municípios da ilha e com as adaptações que estamos fazendo no projeto de duplicação, vamos garantir ainda mais espaço para o tráfego, com mais segurança para todos”, explica.
O primeiro debate eleitoral televisivo, realizado na noite desta quinta-feira (22), pela TV Guará, deu e ainda está dando muito o que falar. Primeiro, só pra variar, o prefeito Edivaldo Jr faltou o encontro, (ele se ausentou de todos os debates promovidos, até agora), e ainda mandou recado dizendo que só irá aos “tradicionais” debates da TV Difusora e Mirante, mostrando claramente seu desrespeito não só com a emissora dos Albuquerque, mas também, para com a população ludovicense, que não quer ver ele apenas em caminhadas cheias de papagaios de pirata ao seu lado, mas sim, ouvir propostas e explicações sobre o que aconteceu nesses últimos três anos, quando estava sumido da cidade. Mas, enfim!

Cadeira de Edivaldo Jr vazia, mais uma vez
Com as presenças de Eliziane Gama, Eduardo Braide, Wellington, Rose Sales e Fábio Câmara, o debate começou com Eliziane querendo “enquadrar” Wellington sobre seu partido, o PP, que, na minha opinião, é um debate que não leva nada a lugar nenhum, até porque, essa questão de partido não faz a mínima diferença. Wellington respondeu que ele mesmo escolheu o partido, e que ele é diferente, encerrando esse assunto que já está mais do que enjoado.
Aproveito para destacar também, o desempenho de Rose Sales, do PMB, que falou muito bem, discutiu propostas, e ainda deu uma “lapadazinha” em Eliziane, onde perguntou de sua aliança com João Castelo, a quem a pepessista chamava de “Caostelo”. Gama apenas ignorou, disse que ele fazia sim, parte do seu projeto, e aproveitou para falar sobre ações que fazem parte do seu plano de governo. Nada de interessante até então!
Quem chegou mesmo disposto a “destruir” seus adversários, foi o deputado robótico Eduardo Braide, que, arrogante e de nariz empinado, partiu pra cima principalmente do candidato Wellington, que, com a ausência do Prefeito, se tornou o alvo da noite.
Braide foi provocativo o tempo todo, desrespeitoso, agressivo, e no final, implorou para os telespectadores levarem ele para o segundo turno.
Falando em Wellington, o deputado, escolhido como alvo da noite, respondeu a todas as perguntas dos seus adversários.
Já Fábio Câmara, ao seu estilo “não tenho nada para mostrar”, foi um fiasco no debate.
Lembrando que faltam nove dias para a realização do 1° turno das Eleições 2016.
Os dois outros debates marcados serão na TV Difusora (dia 27) e TV Mirante (dia 30).

Wellington do Curso (PP)
Manhã
Grava programa eleitoral
16h – Faz caminhada no Vinhais
Concentração:Bar Nosso Canto
18h30 – Encontro com a Juventude no Hotel Ponta D’Areia
20h30 – Reunião no Bairro de Fátima – Travessa Neiva Moreira S/N
Eliziane Gama (PPS)
08h – Gravação na TV Assembleia
10h – Apresentação de Propostas para área de Saúde
14h – Encontro com lideranças.
16h – Caminhada com as Mulheres – Bairro Liberdade
19h – Reunião com lideranças
Fábio Câmara (PMDB)
09h – Encontro com moradores do Maracanã.
17h – Motocada.
18h – Reunião com moradores do Belira.
19h – Encontro com moradores da Mauro Fecury I.
20h – Reunião com moradores da Vila Itamar.
Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
Manhã – Trabalha normalmente como Prefeito
17h – Caminhada na Cidade Operária, às 17h.
Concentração: Em frente ao Shopping do 10, na unidade 203, primeira rua à direita após a feira, às 16h.
Rose Sales (PMB)
Manhã ‐ Fala ROSE ‐ Eixo do Itaqui Bacanga
Tarde ‐ Corpo a Corpo ‐ Macauba, Lira e Belira
Noite ‐ Fala ROSE na Praça do Panteon
Valdeny Barros (PSOL)
07h30 ‐ Participa de panfletagem próximo ao portal da UFMA
09h ‐ Participa panfletagem e comício relâmpago no Sá Viana
10h ‐ Participa panfletagem e comício relâmpago na Vila Bacanga
17h ‐ Participa de panfletagem próximo ao portal da UFMA
“Aqui parece coisa de primeiro mundo. A todo momento é assistente social, nutricionista e enfermeiros acompanhando tanto o paciente quanto a família”, contou Jedaías Souza, marido da professora Rosilene Silva, 44 anos. A imperatrizense foi uma das pacientes operadas durante a Caravana Mais Saúde, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação oferece diversos serviços de saúde e o mutirão de cirurgias integra as atividades.
Previamente agendadas, as cirurgias estão sendo executadas no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. Um total de 56 procedimentos – entre cirurgias de Hérnia, colecistectomia (vesícula), laqueadura e histerectomia – serão realizados até sábado como parte da programação da Caravana Mais Saúde. Além de moradores de Imperatriz, os procedimentos estão sendo realizados em pacientes de outros municípios como Governador Edson Lobão, Montes Altos, Lajeado Novo, Campestre, Porto Franco, Carolina, Senador La Roque e João Lisboa.
Os beneficiados com as cirurgias comemoram a realização do mutirão e destacam a qualidade dos serviços prestados. “Aqui é bom desde a parte da cozinha até aqui no quarto. Isso é muito bom para a recuperação do pacientes, pois quando a gente se sente bem tratado ficamos mais seguros e tranquilos, o que certamente contribui bastante para o nosso bem estar”, disse Rosilene Silva que fez uma histerectomia.
O comerciante Josimar Sena Ribeiro, 49 anos, contou que aproveitou a oportunidadd para operar a Hérnia que foi diagnosticada. “A gente não pode guardar doença para não evoluir. Gostei muito do atendimento e da estrutura da unidade. Aqui está excelente. Estávamos precisando de um hospital desse em Imperatriz. Outro dia levei minha mãe para operar em Araguaína e a estrutura lá é que nem a daqui, só que lá é particular”, disse.
O diretor administrativo da unidade, Felype Hanns, explicou como foram selecionados os pacientes e o fluxo de atendimento durante o mutirão. “Os pacientes, que vieram encaminhados das secretarias municipais pela gerência regional de saúde, passam por triagem para verificar a validade dos exames pré-operatórios. Depois, o paciente passa por consulta de avaliação com o cirurgião, o cardiologista e o anestesista”, destacou.
E finalmente chegou o tão aguardado primeiro debate entre os prefeituráveis da nossa querida Ilha do Amor. O encontro acontece na sede da TV Guará, nesta quinta-feira (22), a partir das 22h.
Estão sendo aguardadas as presenças de Eliziane Gama, Fábio Câmara, Rose Sales, Eduardo Braide, Wellington e do atual prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Jr, que, diga-se de passagem, já faltou a todos os debates promovidos até agora. Por isso, a grande questão é: Será que Holandinha vai finalmente “dar as caras” no debate, ou vai fugir novamente?
Mas, voltando ao debate, é mais uma chance que o eleitor ludovicense terá para começar a se decidir em quem votará no dia 2 de Outubro próximo, haja vista que parte do eleitorado maranhense ainda permanece indefinido, principalmente os jovens.
Ação conjunta articulada pelas polícias Civil e Militar vai garantir a segurança nestas eleições, prevenindo e combatendo crimes comuns do período. A Operação ‘Eleições 2016’ tem como estratégia reforçar o policiamento em regiões com histórico de crimes eleitorais e impedir que o processo eleitoral seja prejudicado. Nesta quarta-feira (21), as primeiras equipes foram enviadas aos municípios de Bacabal, Matinha e Bom Lugar, onde já foram relatadas situação de compra de votos e violência e coação a eleitores e adversários políticos. O trabalho é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).

A delegada-adjunta de Polícia Civil, Adriana Amarante, explica que a prioridade são as cidades onde há incidência e maior possibilidade de situações, e, ainda, onde há pouco efetivo, como em caso de municípios atendidos pelas delegacias regionais. “São cidades em que constatamos problemas relacionados às eleições e o trabalho da polícia será no sentido de que este processo transcorra sem incidentes para que os eleitores tenham garantidos os seus direitos de votar”, enfatiza.
A ação teve início esta semana com o planejamento e diversas reuniões de trabalho e foi pensada devido às várias denúncias que chegam à polícia. Boa parte vem da própria população, fruto do trabalho do policiamento local e por meio do Ministério Público e poder Judiciário. “Neste fim de semana outros municípios receberão mais equipes e a operação será intensificada na semana da eleição com todo o nosso contingente de reforço. Tudo para garantir uma eleição tranquila”, reitera Adriana Amarante.
Na Polícia Militar, todos os comandantes foram acionados para mobilizar seu efetivo e alinhar as estratégias a serem executadas nas Eleições 2016. O comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira e o subcomandante Jorge Luongo, reuniram com os demais comandos a fim de definir o método de ação. “As cidades do interior receberão reforço significativo de policiais que serão deslocados da capital. Estamos finalizando as metas para que a polícia exerça seu papel de garantir a ordem e a segurança do processo eleitoral”, reforçou o coronel Pereira.
O comandante geral da PM ressaltou, ainda, que as polícias estão unidas com o objetivo de fazer o melhor para o cidadão. “Vamos garantir que todos possam participar de forma democrática e tranquila desse importante momento de cidadania, para escolher seus representantes”, reiterou. As eleições acontecerão no dia 2 de outubro, e, no Maranhão serão pouco mais de quatro milhões de eleitores indo às urnas para escolher seus representantes nos poderes legislativo e executivo – prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O planejamento será compartilhado entre as instituições de justiça participantes e as polícias com fins a prevenir os atos ilegais. Na lista de irregularidades mais denunciadas estão cavaletes com propaganda dos candidatos no meio da rua, distribuição de brindes e outdoors divulgando os candidatos. Todas as denúncias são enviadas ao Ministério Público e à fiscalização de propaganda para as medidas cabíveis.
As denúncias podem ser feitas ainda pelo Pardal, aplicativo gratuito criado pelo TRE-MA, que permite à população fazer denúncias de todo o estado. Para fazer a denúncia, o eleitor deve registrar em vídeo, foto ou áudio a irregularidade e enviar pelo aplicativo. O denunciante precisa informar nome e o CPF, mas pode requerer sigilo desses dados.
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso, na manhã desta quinta-feira (22/9), na 34ª fase da Operação Lava-Jato, apelidada de Arquivo X. Mantega foi localizado pelos policiais no hospital Albert Einsten, em São Paulo, acompanhando a mulher que faria cirurgia. Equipes da Polícia Federal cumprem hoje 49 mandados judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Os crimes investigados são de corrupção, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Para os investigadores, em 2012 Mantega atuou diretamente junto ao comando de uma das empresas para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partido político da base aliada da então presidente Dilma Rousseff. “Estes valores teriam como destino pessoas já investigadas na operação e que atuavam no marketing e propaganda de campanhas políticas do mesmo partido.”
A polícia bateu à casa de Mantega para cumprir um mandado de busca e apreensão e outro de prisão temporária, por cinco dias. Mas o ex-ministro ele não estava em sua residência, apenas um menor de idade e uma empregada, segundo fontes ouvidas pelo Correio. O advogado de Mantega, José Roberto Batocchio, disse ao jornal que ainda está tomando pé da situação.
O jovem Rômulo Franco, filho do ex deputado estadual e atualmente secretário de Governo da Prefeitura de São José de Ribamar, mas que continua no ostracismo, Alberto Franco, é daquelas pessoas persistentes: há vários anos, luta por uma cadeira na Câmara Municipal. O mais longe que conseguiu chegar, foi na primeira suplência, onde atualmente, está assumindo o mandato de vereador.
Nestas eleições municipais, o pai de Rômulo está investindo mundos e fundos na campanha do filho, a fim de eleger o rebento a qualquer custo, afinal, é agora ou nunca! Mas o “apoio de peso” mesmo apareceu durante caminhada realizada nesta terça-feira (20), no Centro de São Luís. Eis que apareceu o Prefeito mais queimado dos últimos tempos no Estado do Maranhão: Gil Cutrim, para dar uma “força” pra Rômulo.
Como todos sabem, a população de São José de Ribamar não vê a hora de Cutrim deixar a cidade, já que o gestor fez apenas uma coisa durante todo seu mandato: destruiu o município.
Em release distribuído à imprensa, o ato reuniu “centenas de pessoas”, a maioria, claro, vindas de São José de Ribamar, para dar maior volume a caminhada. Quem também compareceu ao evento, foi o advogado Edson Junior, erradamente citado como candidato a vice-prefeito da cidade balneária, que, como todos sabem sua candidatura, assim como a de Julinho Matos, foi indeferida.
Talvez, se o candidato a vereador Rômulo Franco aparecesse sozinho, sem o pai e muito menos o prefeito queimado Gil Cutrim, que não agrega em nada na sua campanha, suas chances se ampliaram na Ilha do Amor.
Quem sabe!
